Política

“Só Deus me tira daquela cadeira”, diz Bolsonaro na Agrishow

Durante a participação na Agrishow, em Ribeirão Preto, interior de São Paulo, o presidente Jair Bolsonaro protagonizou cenas e declarações polêmicas, afirmando que “só Deus” vai tirá-lo da cadeira da Presidência da República, que não irá “cumprir” a demarcação de terras indígenas e chegando a cavalo na feira que é referência tecnológica do setor.

O mandatário quis homenagear o agronegócio, ao usar o cavalo como meio de transporte para chegar à Agrishow, nesta segunda (25). Entretanto, o evento é reconhecido por apresentar o que há de inovações tecnológicas e máquinas do setor.

Jair Bolsonaro, que é pré-candidato à reeleição, abriu seu discurso afirmando: “Quero reforçar aqui. Só Deus me tira daquela cadeira”, antes de partir para as críticas ao Supremo Tribunal Federal (STF), que determinou a prisão ao seu aliado, o deputado Daniel Silveira.

“Se eles [ministros do STF] querem alguma coisa, acham que podem fazer melhor, que se candidatem. Que sejam a chamada terceira via”, disse.

“No passado soltavam bandidos e ninguém fala nada. Hoje eu solto inocentes”, continuou, sobre a graça concedida ao parlamentar, para que ele não cumpra a pena imposta pela Corte.

Também sobre o Supremo, que está prestes a julgar o marco temporal sobre a demarcação de terras indígenas. O processo foi interrompido após um pedido de vista do ministro Alexandre de Moraes e será retomado para julgamento.

Bolsonaro criticou o ministro Edson Fachin, que havia votado contra o marco temporal, que estabelece que indígenas só tem direito à ocupação de terras após a promulgação da Constituição, e não antes.

“Ou entrego a chave para o Supremo, ou não vou cumprir [assegurar a demarcação de terras indígenas]. Eu não tenho alternativa.”

Em outro episódio polêmico no evento no interior de São Paulo, o mandatário “mandou” o ex-ministro Tarcísio de Freitas, candidato ao governo de São Paulo, a subir no palco, depois que Tarcísio sinalizou que não queria se juntar por pedido da organização do evento.

“Estou mandando você subir!”, ordenou expressamente Bolsonaro ao ex-ministro, que então subiu no palcou.

Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

View Comments

Recent Posts

Efeitos da redução da Taxa Selic aprovada pelo Copom, por José Dutra Vieira Sobrinho

Com Selic de 8,5% a TR seria zero e nenhum mutuário do SFH que tivesse…

5 minutos ago

Tapeando o sombreiro, por Daniel Afonso da Silva

Somos todos gaúchos. E vamos juntos superar mais essa. Um pouco da linda arte gaúcha.…

26 minutos ago

Há brutalidade e delicadeza na Amazônia, por Augusto Rocha

Até onde vai a adaptabilidade da região Amazônica à brutalidade da mudança climática? Qual será…

35 minutos ago

Rio Grande e o grande desafio da reconstrução da democracia, por Luís Nassif

É preciso devolver ao país o sonho do pacto nacional de reconstrução, sabendo que uma…

1 hora ago

Novo aumento do Guaíba pode superar pico anterior, prevê hidrologia

Nível já está em repique, aumentou 10 centímetros neste domingo, e chuva intensa com ventos…

15 horas ago

TVGGN: Usuário insatisfeito com operadoras de saúde deve registrar queixa na ANS

Operadoras têm amparo jurídico e atuação política, mas ANS impõe prazo para resposta e pode…

16 horas ago