“Só Deus me tira daquela cadeira”, diz Bolsonaro na Agrishow

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
[email protected]

Bolsonaro disse que "só Deus" vai tirá-lo da Presidência e criticou STF sobre indulto e demarcação de terras indígenas

Foto: Gabriel Azevedo/Agrishow

Durante a participação na Agrishow, em Ribeirão Preto, interior de São Paulo, o presidente Jair Bolsonaro protagonizou cenas e declarações polêmicas, afirmando que “só Deus” vai tirá-lo da cadeira da Presidência da República, que não irá “cumprir” a demarcação de terras indígenas e chegando a cavalo na feira que é referência tecnológica do setor.

O mandatário quis homenagear o agronegócio, ao usar o cavalo como meio de transporte para chegar à Agrishow, nesta segunda (25). Entretanto, o evento é reconhecido por apresentar o que há de inovações tecnológicas e máquinas do setor.

Jair Bolsonaro, que é pré-candidato à reeleição, abriu seu discurso afirmando: “Quero reforçar aqui. Só Deus me tira daquela cadeira”, antes de partir para as críticas ao Supremo Tribunal Federal (STF), que determinou a prisão ao seu aliado, o deputado Daniel Silveira.

“Se eles [ministros do STF] querem alguma coisa, acham que podem fazer melhor, que se candidatem. Que sejam a chamada terceira via”, disse.

“No passado soltavam bandidos e ninguém fala nada. Hoje eu solto inocentes”, continuou, sobre a graça concedida ao parlamentar, para que ele não cumpra a pena imposta pela Corte.

Também sobre o Supremo, que está prestes a julgar o marco temporal sobre a demarcação de terras indígenas. O processo foi interrompido após um pedido de vista do ministro Alexandre de Moraes e será retomado para julgamento.

Bolsonaro criticou o ministro Edson Fachin, que havia votado contra o marco temporal, que estabelece que indígenas só tem direito à ocupação de terras após a promulgação da Constituição, e não antes.

“Ou entrego a chave para o Supremo, ou não vou cumprir [assegurar a demarcação de terras indígenas]. Eu não tenho alternativa.”

Em outro episódio polêmico no evento no interior de São Paulo, o mandatário “mandou” o ex-ministro Tarcísio de Freitas, candidato ao governo de São Paulo, a subir no palco, depois que Tarcísio sinalizou que não queria se juntar por pedido da organização do evento.

“Estou mandando você subir!”, ordenou expressamente Bolsonaro ao ex-ministro, que então subiu no palcou.

Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador