Nada de anistia. Basta denunciar Bolsonaro por crime comum e a Câmara aceitar

A ideia aventada por fontes militares, de negociar uma anistia à família Bolsonaro em troca da renúncia do Presidente, seria sinal de falência final das instituições. Significa que um país da dimensão do Brasil não conseguiu, através de suas instituições, defender a população da conduta criminosa de um presidente tresloucado.

Bolsonaro está cometendo diariamente crimes comuns, expondo a população a uma pandemia mortal.

Dado esse histórico, o processo de afastamento poderá ser muito rápido, mais rápido ainda que o de Dilma. Para tanto, bastará o presidente da Câmara Rodrigo Maia aceitar a denúncia e submeter a votação. Conseguindo maioria de dois terços, o caso é remetido ao Supremo. O Supremo autorizando, imediatamente abre-se o processo e Bolsonaro é afastado.

Diz o artigo 86 da Constituição Federal:

Art. 86. Admitida a acusação contra o Presidente da República, por dois terços da Câmara dos Deputados, será ele submetido a julgamento perante o Supremo Tribunal Federal, nas infrações penais comuns, ou perante o Senado Federal, nos crimes de responsabilidade.

  • O Presidente ficará suspenso de suas funções:

I –  nas infrações penais comuns, se recebida a denúncia ou queixa-crime pelo Supremo Tribunal Federal;

II –  nos crimes de responsabilidade, após a instauração do processo pelo Senado Federal.

  • Se, decorrido o prazo de cento e oitenta dias, o julgamento não estiver concluído, cessará o afastamento do Presidente, sem prejuízo do regular prosseguimento do processo.
  • Enquanto não sobrevier sentença condenatória, nas infrações comuns, o

 

Luis Nassif

Luis Nassif

View Comments

  • Essa história da revolta do gado dele, com derramamento de sangue, é pura balela. Disseram o menso quanto à prisão do Lula. Não vai acontecer.

  • Não vai haver anistia dessa vez. Nem pra essa família de celerados, nem pro séquito de tresloucados e nem pro bando de lavajatistas que jogaram o país nesse buraco. Cana pra todos!

  • Se a anistia aos filhos resultaria em não punir aos mandantes do assassinato de Marielle Franco, então seria novamente uma anistia negativa, que alimenta ao abuso, autoritarismo e arbítrio do judiciário, de polícias e de militares. São aspectos negativos de nossa cultura que se mantêm desde a anistia geral e irrestrita pós-ditadura.

    O crime político sobre Marielle Franco não pode ficar sem a punição aos seus mandantes. O público sabe que foi crime político, o povo tem o direito de saber quem mandou matar e deve-se prender os culpados, a fim de dar fim à insegurança e ameaça do estado contra a cidadania plena, comum na cultura política subdesenvolvida brasileira.

    • Quem sustenta bolsonaro..!?! rodrigo maia cometeu uma inconfidência há pouco... quem sempre mandou... os especuladores!!! somos um laboratório. Querem fazer aqui o q não fariam em qq outro lugar!!! confiram a fala do maia... tá lá... límpido. Deem destaque ao q deve... din din!!!

  • É o golpe no golpe. Entra o governo Mourão-Moro-globo (que estes dias saiu das cordas do ringue para ficar socando Bolsonaro)? Mourão já está dando na cara, como se viu no vídeo de Bolsonaro atacando Dória, que a paciência de um general se submetendo a um paraquedista maluco expulso do exército, já está indo longe. Também concordo que não tem esta de anistia a um bárbaro cheio de suspeitas, suposições e provas contra si. O presidente exportador de abacates e seus filhos tem muito crime, desrespeito pela pátria, desserviço com a nação para sair liberado em troca de outra aliança do mal. Ô país que está numa urucubaca, meu. Tinha era que convocar eleições novamente, mas num ano com risco real de não ter nem as municipais, como fazer?

    Precisavam liberar os exames do indivíduo. Do jeito que ele é, estivessem negativados já teria divulgado ou um de seus filhos (que o 03 estranhamente disse para emissora dos EUA que era positivo e recuou). Hoje foi internado em estado grave um de seus seguranças. Vai ser como o caso de um famoso gângster americano que foi pego por um crime lateral. Agora que o STF suspendeu a restrição às informações da MP do mal, os órgãos de imprensa precisam ir cobrar do hospital militar quem são os dois nomes escondidos na lista. Sendo ele, é a prova que falta para encarcerar.

  • O seu Jair está muito confiante na hidroxiclorquina.

    Pergunta que não se cala: o senhor está tomando a substância seu Jair? De onde vem essa certeza?

Recent Posts

“Brasil está pronto para ser uma potência”, diz Lula

Em evento realizado na Embraer, presidente deixou claro que trabalho do governo “é fazer o…

21 minutos ago

Vídeo de Bill Maher sobre a democracia brasileira volta a viralizar; confira

Em janeiro, humorista norte-americano destacou trabalho da Justiça Eleitoral; "crianças deveriam estudar a Constituição do…

35 minutos ago

Prorrogação da desoneração da folha de pagamento contraria interesse público

Estudo da Secretaria de Política Econômica aponta que medida é ineficaz, e seu custo afeta…

3 horas ago

Familiares de João Cândido nunca foram procurados pela Marinha

Único filho vivo do líder da Revolta da Chibata criticou posicionamento da Força, mas diz…

5 horas ago

Paulo Freire lança ‘Clarões da Madrugada’, parte do CD ‘A Mula’

O álbum A Mula é uma obra que mergulha nas tradições folclóricas brasileiras, com destaque para o…

5 horas ago

Brasil retoma produção de insulina após 23 anos

Nova fábrica em Minas Gerais terá capacidade para atender demanda nacional; 1,9 milhão de pacientes…

6 horas ago