Nilson Lage: ou uma “força oculta” se levanta contra o golpe, ou o Brasil vai ser dividido

Por Nilson Lage*

No Facebook

O Brasil se encaminha para a etapa final de um processo que acompanho e prevejo há anos.
Só a idade provecta, a desimportância pessoal e a mídia restrita que uso permitiram que expusesse minha certeza que, por certa, se confirma – assim mesmo porque me recuso a discutir com os apaixonados, os crentes e os convictos, que fazem dos desejos esperança e contam que alguém os realize.

Só um tarado formalista ou um bacharel brasileiro poderiam aceitar que o que ocorre tem algo remotamente parecido com democracia.

O legal não é legítimo: por meios institucionais, essa gente jamais devolverá o poder.
Ao contrário de 1964, quando o golpe foi dado contra o trabalhismo e no contexto da guerra fria, esse objetiva desmontar o Brasil – e o fará.

Quem se opuser será desacreditado, desmoralizado, combatido como criminoso, condenado por crimes quer os tenha ou não cometido, ou terá morte suspeita – provavelmente em desastre de avião, que é o mais fácil.

Radicalizaram.

O dragão da maldade comanda o Judiciário, o Legislativo, o Executivo, a mídia, as igrejas, armou um exército policial paralelo – uma espécie de SS frente a Wehrmacht. A dissidência será contida em guetos, sob pressão social, e se condenará a validar, pela existência, a iniquidade.

Ou uma improvável força oculta (nem poderia, obviamente expor-se) ergue-se com a força dos terremotos por sobre a desinformação da massa e o engano dos letrados – terá que buscar no povo forças para revolver o lixo o e enfrentar águias, hienas e urubus que cercam a carniça – ou .podemos cogitar do fracionamento do país em estados menores que (dou, como exemplo, guardadas nítidas diferenças, a Iugoslávia) poderiam, talvez, viver sob menor pressão e enfrentar com eficácia os problemas sociais que infernizam – e infernizarão cada vez mais – a nossa vida.

*Nilson Lage é professor titular da UFSC

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

View Comments

  • Não é de se duvidar. A dança

    Não é de se duvidar. A dança macabra das "elites" , no compasso dos norte-americanos, pode resultar na consolidação de um totalitarismo modelo século XXI, moldado pela juristocracia e midiocracia ou pelo esfacelamento da república, menos provável.  No atual estágio, a democracia é um paciente em coma induzido.  

  • Guerra fratricida, será o nosso destino .

    Dos que estão nos poderes, poucos são os salafrários que ainda não perceberam este trágico destino dos brasileiros .

  • É, estamos colocando

    É, estamos colocando esperanças nas tais "forças ocultas", porque no mundo real tá tudo dominado. Tem horas que me passam umas coisas pela cabeça e acabo cantarolando Vinicius:

    "Aos sábados em casa tomo um porre
    E sonho soluções fenomenais
    Mas quando o sono vem e a noite morre
    O dia conta histórias sempre iguais"

    Começo mesmo é a me exergar na pele do protagonista do filme Brazil, quando tem aqueles delírios no final, ou da personagem de Bjork, em Dançando no escuro, que também fica sonhando que tudo vai acabar bem.

  • "ou .podemos cogitar do

    "ou .podemos cogitar do fracionamento do país em estados menores que..."

    Nem uma coisa nem outra. Voltaremos in totum a 1890; sem Floriano, Hermes e com muito mais encilhamento. Não interessa ao Império administrar dois ou um monte de estados menores se um único estado faz isso e mantém os outros sob pressão numa aparência de unidade.

    E a tal da força oculta? A mesma que tem comandado desde o desastre de D. Sebastião, quando ainda éramos Portugal, claro.

  • Força oculta

    Pelo acompanhamento dos escritos do professor Nilson Lage pelo Facebook, principalmente nos últimos dias, depreende-se que por "força oculta" (aspeadas pela editoria do GGN) entenda-se aqueles três rapazes vestidos de verde-oliva, azul e branco. Segundo o professor, já estaria havendo uma dissensão quanto a uma possível intervenção. A falta de solução, de horizonte para o fim da crise/agonia seriam as causas dessa dissensão, que certamente se agravaram depois desta semana de vexame internacional do Brasil. Porém, penso que seria uma versão 2017, mais ou menos do tipo em que os três rapazes teriam um colóquio com o ilegítmo, na base do ou dá ou desce (renúncia). Um empurrõzinho, digamos. A julgar pelas declarações do rapaz de verde-oliva na comissão do Senado, impensável os três rapazes convocando uma rede nacional para comunicar a troca da guarda, seria feito tudo do modo mais "institucional" possível. 

  • Ou seja, quase 200 anos

    Ou seja, quase 200 anos depois, a fragmentação da américa espanhola se repetirá na 'américa portuguesa'. E do jeito que não há líderes com capacidade pra juntar um país fraturado, o caminho vai ser cada oligarquia política já garantir o seu estado e vida que segue. E do jeito que a elite dividiu o povo de cima a baixo, não será difícil cada estado culpar o outro por seus problemas e assim conseguir, internamente, apoio para se separar do país. Bem, pra evitar isso precisaríamos de Lincoln...então não há como evitar. Talvez a discussão seja se será uma divisão pacífica ou sangrenta, guerra civil. 

  • A porteira está aberta...

    Qualquer um...

    Não precisa mais ser a CIA...

    Qualquer pais sul-americano, asiático - qualquer país do mundo, empresas e investidores com interesses no Brasil - (A friboi foi UMA DAS empresas que investiram no golpe! E olha que até então não haviam antecedentes da friboi e agora, as empresa mundialmente famosas em  arrebentar paises? Basta especular a moeda e bye bye...) com ferramentas da internet - que plantar asneiras na rede, divide o país!

    Não precisa ser uma superpotência!

    Num país em que o Jornal nacional, Veja, folha e estadão são levados a sério, corre um alto risco de ser golpeado pela internet!

    Tem gente que acredita que o Friboi é do filho do LULA!

    Olhem para as figuras nos "poderes" da república quer julgando, quer criando normas e taxas, absolvendo colegas -  fariam parte tranquilamente de qualquer filme de terror e filme tipo B!

    Qual a diferença entre gilmar dantas e frankenstein, quem seria o drácula?

    E as pessoas honestas estão ai tentando seguir as leis, lutando contra um bando fora da lei, que USA a lei a bel prazer...

Recent Posts

Justiça suspende julgamento de ex-policial que matou tesoureiro do PT

Defesa alega que comarca pode sofrer interferência devido à repercussão do assassinato e da influência…

1 hora ago

IPCA-15 desmente pirações estatísticas de Campos Neto, por Luís Nassif

No acumulado de 12 meses, percebe-se todos os grupos sob controle. A maior influência no…

1 hora ago

Congresso atende aos interesses do crime organizado ao proibir porte de drogas

À TVGGN, conselheira afirma que PEC das Drogas mantém monopólio de facções sobre a produção…

1 hora ago

Durante visita de Lula, Embraer anuncia investimentos de R$ 2 bilhões

Em São José dos Campos, Lula acompanhou a entrega de um jato comercial modelo 195-E2,…

3 horas ago

Fux pede vista e interrompe julgamento da desoneração da folha

Cinco ministros votaram a favor da manutenção da derrubada da medida. Com o pedido de…

3 horas ago

Dia Nacional da Empregada Doméstica, por Solange Peirão

Lenira Maria de Carvalho (1932-2021) é esta doméstica que permaneceu na profissão por mais de…

4 horas ago