3 de junho de 2026

O jogo confuso de Kassab

Está confusa a movimentação política do prefeito de São Paulo Gilberto Kassab.

Siga o Jornal GGN no Google e receba as principais notícias do Brasil e do Mundo

Seguir no Google

Ele tem dois anos de prazo para consolidar-se politicamente como força autônoma e poder disputar o governo do Estado em 2014.

Pelas informações de parlamentares paulistas, tentou três caminhos:

1. Aliar-se ao PMDB em troca do controle dos diretórios da capital e de parte dos diretórios do interior.

2. A Michel Temer, informou que o PSB ofereceu-lhe 100% dos diretórios da capital e 50% do interior. Temer duvida dessas promessas. Acha que foi carta colocada por Kassab na mesma para melhorar sua posição nas negociações com o PMDB.

3. Acenou também para lideranças petistas a possibilidade de apoiar um candidato do partido à prefeitura, em troca da indicação de seu nome para Ministro da Dilma e posterior apoio do partido à sua candidatura para governador. Embora a informação tenha circulado na bancada, carece de confirmação.

Por enquanto, há mais problemas do que saídas à vista.

Aos dois partidos interessariam a vinda se Kassab trouxesse junto o governador de Santa Catarina Raimundo Colombo.

Com ele poderia vir uma boa bancada de deputados. Há sinais de que Colombro resistiria a essa aventura. De liderança própria, Kassab tem uma boa bancada de veradores mas poucos deputados. Aí seu preço ficaria caro para o PMDB.

Em qualquer caso, para contornar a lei eleitoral trataria, primeiro, de criar um novo partido e, depois, fazer a fusão – ou com o PSB ou com o PMDB.

No caso do PSB, sua vinda significaria, em um segundo momento, a saída da atual estrutura paulista – especialmente Luiza Erundina e Gabriel Chalita, já integrados à base de apoio do governo. Eles poderiam sair porque a fusão de partidos lhes facultaria esse direito.

Mais ainda: a interlocutores tem dito que, caso saísse candidato a prefeito, José Serra teria seu apoio.

No plano de fundo, a ansiedade de Kassab em antecipar em quatro anos a disputa com Alckmin. Nas próximas convenções o governador paulista assumirá integralmente o controle do PSDB, tanto na capital quanto no interior.

A Serra restará apenas o apoio silencioso do senador Aloysio Nunes, que é suficientemente realista para saber que sua votação, nas últimas eleições, foi devido a um conjunto de circunstâncias que não mais se repetirão. 

Luis Nassif

Jornalista, com passagens por diversos meios impressos e digitais ao longo de mais de 50 anos de carreira, pelo qual recebeu diversos reconhecimentos (Prêmio Esso 1987, Prêmio Comunique-se, Destaque Cofecon, entre outros). Diretor e fundador do Jornal GGN.

Assine a nossa Newsletter e fique atualizado!

Assine a nossa Newsletter e fique atualizado!

Mais lidas

As mais comentadas

Colunistas

Ana Gabriela Sales

Repórter do GGN há 9 anos. Especializada em produção de conteúdo para as redes sociais.

Camila Bezerra

Graduada em Comunicação Social – Habilitação em Jornalismo pela Universidade. com passagem pelo Jornal da Tarde e veículos regionais. É...

Carla Castanho

Carla Castanho é repórter no Jornal GGN e produtora no canal TVGGN

...

Faça login para comentar ou registre-se.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendados para você

Recomendados