Movimento feminista barra “ônibus rosa” em São Paulo

Jornal GGN – Na última quarta-feira (23), o movimento Marcha Mundial das Mulheres e diversos coletivos ligados à causa feminina que atuam na cidade de São Paulo, numa audiência conturbada, barraram na Câmara Municipal da capital, o PL (Projeto de Lei) 138/2011, do vereador Alfredinho (PT). 

O projeto institui a obrigatoriedade da reserva de 50% da frota de ônibus da cidade para as mulheres em horários determinados. Essa frota seria identificada com uma faixa rosa e os dizeres “Espaço exclusivo para mulheres”. Segundo o movimento, o espaço das mulheres deve ser o espaço público e que a segregação não vai acabar com a violência cotidiana que sofrem nas ruas e no transporte público.

A audiência foi interrompida diversas vezes pelo presidente da comissão que, segundo o movimento, tentou calar, de forma truculenta, as mulheres e postergar a conclusão do debate. “Mais uma vez, vimos o peso que tem o machismo arraigado em nossos espaços de decisão política, ao debatermos um projeto de lei que diz respeito à violência cotidiana que todas nós sofremos e conhecemos com uma comissão inteiramente composta por homens”.

As mulheres se mobilizaram para dizer: “não vamos aceitar que projetos de lei pautados pela cultura do estupro, que culpabiliza a vítima pela violência sofrida, sejam aprovados em nossa cidade. Defendemos que as mulheres tenham direito à cidade e que os recursos do município sejam direcionados para políticas realmente comprometidas com o combate à violência contra a mulher nas ruas, no espaço doméstico e no transporte público”.

Diante da mobilização, o vereador Alfredinho se comprometeu a tirar o PL 138/2011 de tramitação e a debater, junto ao movimento feminista, uma nova proposta. Para a Marcha a derrubada do PL foi parte da conquista, no entanto, o movimento continuará na luta diária por políticas pública integrais de defesa da mulher.

Com informações da Marcha Mundial de Mulheres

Redação

Redação

Recent Posts

Congresso atende aos interesses do crime organizado ao proibir porte de drogas

À TVGGN, conselheira afirma que PEC das Drogas mantém monopólio de facções sobre a produção…

21 segundos ago

Durante visita de Lula, Embraer anuncia investimentos de R$ 2 bilhões

Em São José dos Campos, Lula acompanhou a entrega de um jato comercial modelo 195-E2,…

1 hora ago

Fux pede vista e interrompe julgamento da desoneração da folha

Cinco ministros votaram a favor da manutenção da derrubada da medida. Com o pedido de…

1 hora ago

Dia Nacional da Empregada Doméstica, por Solange Peirão

Lenira Maria de Carvalho (1932-2021) é esta doméstica que permaneceu na profissão por mais de…

2 horas ago

Trump considera sanções contra países que deixem de usar dólar

Taxação cambial, tarifas e restrição a exportações estão entre punições avaliadas pela equipe do candidato…

14 horas ago

Governo federal confirma continuidade da homologação de terras indígenas

Força-tarefa composta por ministérios, Funai, AGU e Incra busca acelerar processo; quatro processos devem ser…

15 horas ago