A Polícia Federal cumpriu, nesta sexta-feira (27), a terceira fase da Operação Lesa Pátria, para prender e investigar golpistas dos atos do dia 8 de janeiro.
Ao todo, foram determinados 11 mandados de prisão preventiva e mais 27 de busca e apreensão em 6 estados e Distrito Federal. Ainda nas primeiras horas do dia de hoje, 5 dos 11 alvos já tinham sido presos. Eles deverão prestar depoimento ainda nesta sexta.
Em Minas Gerais, os dois presos, Carlos Antunes Barcelos e Marcelo Eberle Motta, participaram dos atos e Motta é o coordenador do movimento “Direita vive!”, em Juiz de Fora, onde o acusado é conhecido por atacar jornalistas.
Em Santa Catarina, foi presa Maria de Fátima Mendonça Jacinto Souza, que aparece em vídeos depredando os prédios públicos.
Para identificar os novos alvos, a PF usou imanges das câmeras dos circuitos internos dos Três Poderes e imagens de drones da PF, gravadas no dia 8. Os investigadores também rastrearam os acusados por trocas de mensagens em plataformas digitais, chegando-se a toda a cadeia do ato golpista, incluindo financiadores e mentores.
Logo pela manhã, o ministro da Justiça, Flávio Dino, anunciou a Operação: “Hoje estão sendo cumpridos, pela Polícia Federal, mais 11 mandados de prisões preventivas e 27 de busca e apreensão contra golpistas e terroristas. A autoridade da lei é maior do que os extremistas.”
A mensagem foi compartilhada também pelo interventor da Segurança do Distrito Federal, Ricardo Cappelli: “A lei será cumprida”, escreveu, no Twitter.
Em nota, a Polícia Federal informou que os alvos na manhã desta sexta são investigados de: abolição violenta do Estado Democrático de Direito; golpe de Estado; dano qualificado; associação criminosa; incitação ao crime; destruição e deterioração ou inutilização de bem especialmente protegido.
Confira quantos mandados de prisão e de busca e apreensão foram feitos em cada um dos estados e no Distrito Federal:
Distrito Federal: 2 de prisão e 4 de busca e apreensão
Espírito Santo: 4 de prisão, 8 de busca e apreensão
Minas Gerais: 2 de prisão, 4 de busca e apreensão
Paraná: 1 de prisão, 1 de busca e apreensão
Rio de Janeiro: 1 de prisão, 9 de busca e apreensão
Santa Catarina: 1 mandado de prisão, 1 de busca e apreensão
“Democracia é coisa frágil. Defendê-la requer um jornalismo corajoso e contundente. Junte-se a nós: www.catarse.me/jornalggn”
Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.
Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.
Será que li direito a matéria do link abaixo?
https://www.google.com/amp/s/revistaforum.com.br/politica/2023/1/26/aquario-estrutura-macabra-do-gabinete-do-odio-que-governo-lula-encontrou-no-planalto-130620.html