Política

Relator no TSE vota para condenar Bolsonaro por abuso de poder nas comemorações do 7 de setembro

O ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e corregedor-geral eleitoral, Benedito Gonçalves, votou nesta quinta-feira (26) pela condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) por abuso de poder político e econômico nas comemorações de 7 de setembro de 2022.

Gonçalves votou pela declaração de inelegibilidade de Bolsonaro por oito anos, além de aplicação de multa no valor de R$ 425,6 mil. O ministro, no entanto, foi contra tornar inelegível o candidato a vice na chapa do ex-presidente, Braga Netto, mas propôs aplicação de uma multa, no valor de R$212,8 mi. 

Após o voto do relator, o ministro Raul Araújo abriu divergência e votou pela rejeição das ações. O placar até o momento está empatado em 1 a 1. Os ministros da Corte seguem votando no caso.

As ações

As ações analisadas nesta quinta foram movidas pelo PDT e pela também candidata à Presidência no pleito do ano passado Soraya Thronicke (Podemos-MS).

Conforme o PDT, Bolsonaro realizou atos de campanha, por meio do uso do cargo, para desvirtuar o desfile cívico em 7 de setembro do ano passado, em Brasília, e promover sua candidatura. A legenda sustenta que, além de utilizar a estrutura pública do evento, transmitido pela TV Brasil e custeado com dinheiro público, Bolsonaro conclamou apoiadores a votarem nele.

Já Soraya Thronicke, apontou que o ex-presidente praticou conduta vedada no “grandioso evento, na data comemorativa mais importante do país, transformado em comício com recursos públicos”. 

Em junho, Bolsonaro já foi condenado por abuso de poder político e uso indevido dos meios de comunicação em outra ação, que o tornou inelegível por oito anos, até 2030. Caso haja nova condenação, as penas de inelegibilidade não serão somadas.

Leia também:

Ana Gabriela Sales

Repórter do GGN há 8 anos. Graduada em Jornalismo pela Universidade de Santo Amaro. Especializada em produção de conteúdo para as redes sociais.

Ana Gabriela Sales

Repórter do GGN há 8 anos. Graduada em Jornalismo pela Universidade de Santo Amaro. Especializada em produção de conteúdo para as redes sociais.

Recent Posts

Israel ordena que residentes do centro de Rafah evacuem; ataque se aproxima

Milhares de pessoas enfrentam deslocamento enquanto instruções militares sugerem um provável ataque ao centro da…

11 minutos ago

Governo pede ajuda das plataformas de redes sociais para conter as fake news

As plataformas receberam a minuta de um protocolo de intenções com sugestões para aprimoramento dos…

1 hora ago

As invisíveis (3), por Walnice Nogueira Galvão

Menino escreve sobre menino e menina sobre menina? O mundo dos homens só pode ser…

4 horas ago

A máscara caiu governador Romeu Zema, por Wemerson Oliveira

Como presidente do Sindpol/MG e defensor dos interesses da categoria policial civil, não poderia deixar…

4 horas ago

RS: 136 mortos e 141 desaparecidos

Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) alerta que, a partir deste fim de semana, haverá queda…

5 horas ago

O arcabouço fiscal e a natureza ambígua do Direito, por Fábio de Oliveira Ribeiro

O Direito é um fim em si mesmo, um meio para um fim ou ele…

6 horas ago