Política

Tarcísio vai ganhando peso na sucessão do bolsonarismo, mostra pesquisa

Após a polêmica viagem à Israel e alavancar preferências dos votantes de Jair Bolsonaro em levantamento anterior, uma nova pesquisa traz novamente o nome do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), como o predileto para herdar o bolsonarismo na disputa presidencial de 2026.

É o que mostra levantamento do Paraná Pesquisas, divulgado nesta quinta (28), onde o governador aparece como o candidato que teria maior viabilidade eleitoral em uma disputa contra o presidente Lula.

Em um hipotético segundo turno, por exemplo, Lula e Tarcísio enfrentariam um empate técnico, com 43,9% das intenções calculadas hoje para o primeiro contra 40,8% do segundo. O cenário ocorreria se o governador fosse ao segundo turno contra o atual presidente e se Jair Bolsonaro declarasse o apoio a ele.

A pesquisa também registrou os dados do primeiro turno, sempre com a liderança para Lula. Em um deles, com nomes que incluem Ciro Gomes (PDT), Simone Tebet (MDB) e Eduardo Leite (PSDB), Tarcísio receberia 23,3% das intenções de voto e o presidente Lula 36,2%.

Outro cenário com possíveis cartas do PL e do bolsonarismo, com Ratinho Junior (PSD), Romeu Zema (Novo) e Ronaldo Caiado (União), Tarcísio ainda seria o favorito para o segundo turno contra Lula.

O instituto realizou as consultas entre os dias 18 e 22 de março, com 2.024 eleitores, em 162 municípios do país, e a pesquisa foi encomendada pelo PP.

No início do mês, o governador viajou a Israel, após a diplomacia do país declarar Lula “persona non grata” de Israel, e mostrou-se aliado do primeiro-ministro Benjamin Netanyahu, que tem sido criticado por Lula pelos ataques contra os palestinos em Gaza.

Há um mês, pesquisa de opinião do Monitor do Debate Político no Meio Digital, realizada entre os apoiadores presentes no ato pró-Bolsonaro no dia 25 de fevereiro, mostrou que Tarcísio é quem deveria herdar o espólio do ex-presidente Jair Bolsonaro, que está inelegível até 2030.

Leia mais:

Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

Recent Posts

Durante visita de Lula, Embraer anuncia investimentos de R$ 2 bilhões

Em São José dos Campos, Lula acompanhou a entrega de um jato comercial modelo 195-E2,…

47 minutos ago

Fux pede vista e interrompe julgamento da desoneração da folha

Cinco ministros votaram a favor da manutenção da derrubada da medida. Com o pedido de…

60 minutos ago

Dia Nacional da Empregada Doméstica, por Solange Peirão

Lenira Maria de Carvalho (1932-2021) é esta doméstica que permaneceu na profissão por mais de…

2 horas ago

Trump considera sanções contra países que deixem de usar dólar

Taxação cambial, tarifas e restrição a exportações estão entre punições avaliadas pela equipe do candidato…

14 horas ago

Governo federal confirma continuidade da homologação de terras indígenas

Força-tarefa composta por ministérios, Funai, AGU e Incra busca acelerar processo; quatro processos devem ser…

15 horas ago

A conexão Nuland–Budanov–Tadjique–Crocus, por Pepe Escobar

A população russa deu ao Kremlin carta branca total para exercer a punição máxima e…

15 horas ago