Temer deve se livrar da cassação, mas enfrentará crise em seguida, por Helena Chagas

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Jornal GGN – É véspera do início de um julgamento que poderia derrubar mais um presidente. Mas a imprensa e o clima em Brasília não refletem isso. O porquê disso é simples: todos confiam que Michel Temer vai dar um jeito de se livrar da cassação no Tribunal Superior Eleitoral.
Mas a grande pergunta é: se livrar para que? O que espera Temer é uma natural crise de governabilidade e perda de aliados, que pode se dar de maneira mais rápida se ele não entregar as reformas que promete. Renan Calheiros (PMDB), antecipando-se a esse cenário e confiando que Temer será um fracasso na economia, já desembarca do governo. É o que diz Helena Chagas em artigo publicado nesta segunda (3).
Por Helena Chagas
Em Os Divergentes
Nem de longe a mídia desta segunda-feira reflete, na véspera, o clima de um julgamento em que o TSE estaria prestes a cassar a chapa presidencial vencedora em 2014, derrubar o presidente da República e etc. Não reflete porque simplesmente não vai rolar.
Ninguém sabe bem como, e nem por que, mas consolida-se no mundo político a avaliação de que Temer vai escapar. Seja por pedidos de vistas que vão adiando indefinidamente um desfecho, seja pela separação da chapa ou pela mudança próxima na composição do tribunal. O certo é que não há, no cenário, o obrigatório movimento de reorganização das forças políticas que precede esses momentos e estabelece um novo pacto para o futuro.
A pergunta que mais inquieta hoje Brasília é: escapar para quê? Ou seja, qual será o grau de governabilidade e a chance de “sucesso” do governo Temer daqui em diante. Não basta sobreviver. Tem que manter a base coesa e aprovar alguma reforma – quem sabe um pedacinho da Previdência? – para não se transformar em zumbi e chegar à eleição do ano que vem com chance de ver algum aliado ser competitivo.
Esse é o cálculo que os pragmáticos partidos e políticos que inventaram o impeachment fazem hoje: até quando e em que intensidade continuar apoiando um governo que ainda não conseguiu mostrar recuperação da economia e dificilmente sairá do abismo da impopularidade?
Renan Calheiros apressou-se e parece estar fazendo sua aposta. Pode ter sido o primeiro, mas não será o único.
Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

View Comments

  • Cada um fala algo

    Já, ainda hoje, o Walter maierovitch falou que, círculos de poder já vão dando cada evz mais certo que Gilmar Mendes vai cassar Temer e ser eelito indiretamente no lugar. Em suma, tudo pode acontecer, parece até um monte de balões de ensaio sendo soltos, ou, talvez, as negociações e acordões rolando e sendoa atulaizados minuto a minuto...

  • Eles vão  nos comendo

    Eles vão  nos comendo devagarinho. Se não dá de um jeito arranjam outro e vão indo. De golpinho em golpinho, dentro rdo golpe que é de dentro do outro golpe  que se soma ao de onteontem e com mais o de hoje e o amnahã....

Recent Posts

Trump considera sanções contra países que deixem de usar dólar

Taxação cambial, tarifas e restrição a exportações estão entre punições avaliadas pela equipe do candidato…

10 horas ago

Governo federal confirma continuidade da homologação de terras indígenas

Força-tarefa composta por ministérios, Funai, AGU e Incra busca acelerar processo; quatro processos devem ser…

11 horas ago

A conexão Nuland–Budanov–Tadjique–Crocus, por Pepe Escobar

A população russa deu ao Kremlin carta branca total para exercer a punição máxima e…

11 horas ago

Elon Musk vira garoto propaganda de golpe que pagou por anúncio no X

Golpe inventa uma nova empresa de Elon Musk, a Immediate X1 Urex™, que pretende enriquecer…

11 horas ago

Governo Milei segue com intenção de lançar ações do Banco de La Nacion no mercado

Apesar da retirada da lista de privatização, governo Milei reforça intenção de fazer banco oficial…

12 horas ago

Prêmio Zayed de Sustentabilidade abre inscrições globais

Prêmio para soluções sustentáveis passa a aceitar inscrições em português; fundos de premiação chegam a…

12 horas ago