A análise do Bolsa Família

Por Guilherme Silva Araújo

Caro Nassif,

Tenho lido muitos artigos e metodologias sobre os efeitos do programa bolsa-família. Vejo alguns problemas na metodologia utilizada por Kassouf:

1. Ao utilizar os dados do censo de 1998 a 2006, a pesquisa põe dois programas diferentes no mesmo balaio. Apesar de semelhantes, o programa bolsa-família têm condicionalidades diferentes do programa bolsa-escola. Além disso, não ficou claro se, no estudo, Kassouf eliminou os beneficiários do PETI, programa que existe desde 1996 – uma das condicionalidades do programa é a jornada escolar integral.

2. Na metodologia, Kassouf usou variáveis de tendência por estado e efeitos fixos para controlar os fatores não observáveis (melhores recursos familiares, motivação da equipe pedagógica etc.) e melhorar os resultados dos programas. No entanto, não estou certo que considerar efeitos fixos e tendenciais seja suficiente para resolver um problema muito comum na avaliação de políticas públicas, o viés de seleção (como as famílias que participam do programa são pobres, é muito mais comum entre elas a evasão escolar e o trabalho infanto-juvenil; por isto, não devemos comparar diretamente as famílias que participam do programa e as famílias que não participam).

3. Kassouf analisou três impactos do programa (matrículas, evasão e aprovação) sobre as escolas beneficiadas. Quanto às matrículas, as escolas com alunos recebendo benefícios do programa bolsa escola ou bolsa família apresentaram crescimento de 2,8% na taxa de matrícula; a evasão cai 30,9% em média e a taxa de aprovação aumenta 53,3% em média. Os dois primeiros resultados são conhecidos, pois vários estudos apontam nesta direção (maior oferta de vagas no ensino fundamental, por exemplo, é uma das causas deste problema; além disso, as crianças e adolescentes não abandonam mais a escola, mas também não deixam de trabalhar – há resultados positivos, mas também negativos). A elevação das taxas de aprovação é que destoa dos resultados frequentemente encontrados, pois li alguns trabalhos recentes que mostram (baseadas em metodologias mais robustas e melhores bancos de dados) que o programa bolsa-família não teve efeitos significativos sobre o desempenho escolar.

É neste sentido que julgo não ser definitivo os resultados de Kassouf, dadas as dificuldades apontadas pela mesma. O mais adequado é esperar que outros estudos confirmem ou refutem estes resultados. Até o momento, sei que o IPEA conduz estudos semelhantes cruzando dados do cadastro único com dados do IDEB. Abcs.

Luis Nassif

Luis Nassif

Recent Posts

Papa Francisco recebe Dilma Rousseff no Vaticano

Os dois conversaram sobre o combate à desigualdade e à fome. Para Dilma, o papa…

29 minutos ago

Exposição à poluição aumenta o risco de doenças cardíacas em moradores de São Paulo

Os pesquisadores constataram que pessoas que sofrem de hipertensão sofrem ainda mais riscos, especialmente as…

1 hora ago

Vídeo mostra a ação da polícia durante abordagem de Tiago Batan

Caso ganhou repercussão no interior de SP; jovem faleceu após ser baleado na região do…

2 horas ago

Roberto Campos Neto e o terrorismo monetário

É papel do Banco Central administrar as expectativas de mercado, mas o que o presidente…

3 horas ago

Museu do Trabalhador: Alfredo Buso conta como foi preso sem cometer crimes

Ex-secretário de obras de SBC, entrevistado da TVGGN anuncia absolvição do caso e lembra os…

3 horas ago

Justiça suspende julgamento de ex-policial que matou tesoureiro do PT

Defesa alega que comarca pode sofrer interferência devido à repercussão do assassinato e da influência…

4 horas ago