Braços Abertos pode ter reduzido consumo de drogas em quase 70%

Braços Abertos reduziu consumo de drogas em até 70%, diz Haddad

Braços Abertos” reduziu consumo de drogas entre participantes do programa em até 70%, diz Haddad

O prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, ao lado dos secretários de Assistência Social e Segurança Urbana (Foto: PMSP) POR RODRIGO RODRIGUES

Completando trinta dias de lançamento, o prefeito de São Paulo, Fernando Haddad (PT) realizou nesta sexta-feira (14) uma coletiva de imprensa para fazer um balanço do programa “De Braços Abertos”.  

Ele afirmou que a ajuda aos dependentes químicos da chamada ‘Cracolândia’ conseguiu reduzir o consumo médio de crack entre os cadastrados no programa em até 70%. Segundo o prefeito, o número médio de pedras de crack consumidas por cada usuário passou de 10 a 15 para cerca de cinco ao dia, o que dá uma média de 50% a 70% de redução.  

Haddad afirma que, além do trabalho de recuperação dos dependentes químicos, o programa também inclui mudanças na iluminação das ruas que antigamente serviam de ponto de venda de droga e manutenção diária da limpeza e zeladoria das vias.  

Para o prefeito, a iniciativa se mostra um grande sucesso no acolhimento dos dependentes químicos e na mudança da cara da degradada região da Luz. “Nós estamos monitorando, caso a caso, todos os cadastrados no programa. Há pessoas que estão há trinta dias sem usar drogas e outros que tiveram pequenas recaídas. Mas na média conseguimos reduzir no mínimo 50% da dependência e é uma grande vitória para a retomada da vida dessas pessoas”, disse o prefeito Fernando Haddad.

“Às vezes quando você fala em sucesso em um empreendimento, o sucesso é 100%. Então se tiver  ali três pessoas ou dez consumindo, vai se ver ainda a operação como não bem-sucedida. Eu sou mais humilde diante do objeto. É um objeto difícil, complexo de resolver. Se nós avançamos 70%, acho que tem espaço para avançar mais”, declarou Haddad. 

De acordo com o balanço da prefeitura, nos trinta dias de operação do programa “Braços Abertos” foram feitas mais de 3 mil abordagens pelos agentes de saúde da prefeitura e 355 atendimentos médicos para o tratamento dos usuários de droga da região. Ao todo, 149 pessoas iniciaram tratamento de saúde com médicos especialistas para se livrarem da droga.  

O programa “Braços Abertos” tem atualmente 386 beneficiários, que estão tendo cursos de capacitação e trabalhando em frentes de trabalho da prefeitura, onde ganham cerca de R$15,00 por cada dia de trabalho.  Segundo a secretária de Assistência Social, Luciana Temer, cerca de 89% dos participantes do programa têm conseguido manter a freqüência regular nas frentes de trabalho e nos cursos de capacitação. 

 Por conta de algumas recaídas, a prefeitura ampliará a partir da próxima semana o atendimento aos usuários e a oferta de lazer e atividades na região, que se encerravam por volta das 17h00, mas que agora vão funcionar até as 22h00. 

O objetivo, segundo a administração municipal, é aumentar a oferta de atividades aos usuários para que eles passem menos tempo expostos ao problema da droga no retorno aos hotéis depois da jornada de trabalho e cursos.  “Ao oferecer mais atividades, nosso objetivo é fazer com que a noite não contamine o esforço que é feito durante o dia para ajudar essas pessoas”, disse o prefeito. 

A ampliação do programa “De Braços Abertos” também inclui a criação de 80 novas vagas para o trabalho dos dependentes químicos no programa que a prefeitura chama de “Fábrica Verde”, que possibilitará os dependentes químicos a se capacitarem na criação de plantas e cultivo de áreas verdes para alimentar várias praças da cidade.  

O “Fábrica Verde” funcionará fora do perímetro da região central. “O objetivo é que eles rompam o vínculo com aquele território, não fiquem aprisionados naquele quadrilátero onde são expostos às drogas. É uma maneira de facilitar a emancipação dessas pessoas da sua condição atual”, anunciou Fernando Haddad.   Os usuários também passam a ter na próxima semana atendimento odontológico gratuíto.  

Prisões e açõesNos trinta dias de operação na Cracolândia, a prefeitura diz que mais de 4 mil pedras de crack foram apreendidas e 25 traficantes presos, graças ao trabalho em parceria com a Polícia Militar, a Polícia Civil e a Guarda Civil Metropolitana. “Quanto mais os agentes de saúde aprofundam o trabalho, mais fácil é identificar quem está ali apenas como vítima da droga e quem está ali explorando aquela situação e vendendo droga”, diz o prefeito. 

Haddad considerou “totalmente superado” o incidente que ocorreu na região durante uma invasão do Denarc para prender um traficante. Na ocasião, os policiais agiram sem informar a prefeitura e usaram gás de pimenta inclusive contra agentes de saúde que trabalhavam no local.  

De acordo com o prefeito, ele e o governador Geraldo Alckmin entraram em entendimento pessoalmente e restabeleceram os protocolos de conduta na região. O prefeito de São Paulo salientou a parceria com o governador e disse que periodicamente Alckmin frequenta a região para avaliar a situação do programa. 

http://terramagazine.terra.com.br/blogterramagazine/blog/2014/02/14/brac…

 

Luis Nassif

Luis Nassif

View Comments

  • O alvo

    Por essas e outras é que ele (Haddad) virou alvo das "forças políticas do atraso", incluindo aí o MP de Sampa*, além da FSP, ESTADÃO, JB, e cia... ah, e de alguns políticos...

    Do tipo: - Se não cortar esse mal (petista) pela raiz corre o risco do país melhorar e perdermos a nossa hegemonia!!!

    *http://www.diariodocentrodomundo.com.br/investigacoes-do-mp-batem-recorde-no-governo-haddad/

  • Dá para entender claramente por que

    falha/uol, estadinho e tv's bombardeiam diariamente o nosso prefeito: ele é de outra "planeta" em relação aos medíocres/mau intencionados que pululam na política paulista, especialmente no psdb, mas não só... 

  • Lendo os comentários no

    Lendo os comentários no Terra, coisa que a equipe e o próprio Haddad deveriam fazer, percebe-se como o PT é ruim em comunicação.

    A artilharia sempre será pesada, então, ao invés em falar de números, num programa de apenas um mês, fale em conquistas e que ainda é cedo para falar em percentual, mas que os resultados apontam para o êxito do programa.

    Falar em 70% em um mês é pedir para ser ridicularizado nos comentários. PT, seja mais inteligete, e olha que nem precisa ser muito, mas tem que parar de ouvir apenas os petistas, tem que ouvir os críticos, os de bom senso e ler o que os conservadores escrevem para saber dar as resposats.

     

  • Manchete pelo padrão

    Manchete pelo padrão Folha:

    30% dos participantes do programa "Braços Abertos" continuam consumindo drogas.

  • Deixem o homem trabalhar

    Olá tucanos incrustados no TCM, Judicipario, MP... deixem o homem trabalhar!

    A cidade de SP agradece de coração, afinal de contas o povo elegeu Haddad prefeito e não vcs, certo.

  • Xiiii !!!! ferrou !!!!
    Agora

    Xiiii !!!! ferrou !!!!

    Agora mesmo que não vão deixar o Haddad trabalhar.

    Isso poder ter reflexo no Brasil todo.

    Cada fez mais o Haddad está se habilitando para 2018.

  • Novos tempos

    Parabéns à prefeitura de São Paulo. Esse é um trabalho de longo termo, que vai precisar de participação de diversors setores da sociedade paulista; quem sabe alguns não consigam se (re) aproximar dos familiares ? Em todo caso, é muito bom ver que o tratamento, por uma vez, dado aos marginalizados, não é aquele do varrer para debaixo do tapete. 

  • Mal deu um mês e estão

    Mal deu um mês e estão cobrando resultados? Dá tempo só de um relatório de projeto para subsidiar ajustes no programa.

Recent Posts

Trump considera sanções contra países que deixem de usar dólar

Taxação cambial, tarifas e restrição a exportações estão entre punições avaliadas pela equipe do candidato…

8 horas ago

Governo federal confirma continuidade da homologação de terras indígenas

Força-tarefa composta por ministérios, Funai, AGU e Incra busca acelerar processo; quatro processos devem ser…

9 horas ago

A conexão Nuland–Budanov–Tadjique–Crocus, por Pepe Escobar

A população russa deu ao Kremlin carta branca total para exercer a punição máxima e…

9 horas ago

Elon Musk vira garoto propaganda de golpe que pagou por anúncio no X

Golpe inventa uma nova empresa de Elon Musk, a Immediate X1 Urex™, que pretende enriquecer…

10 horas ago

Governo Milei segue com intenção de lançar ações do Banco de La Nacion no mercado

Apesar da retirada da lista de privatização, governo Milei reforça intenção de fazer banco oficial…

10 horas ago

Prêmio Zayed de Sustentabilidade abre inscrições globais

Prêmio para soluções sustentáveis passa a aceitar inscrições em português; fundos de premiação chegam a…

10 horas ago