A Prova de Vida e as explicações necessárias

Lourdes Nassif
Redatora-chefe no GGN
[email protected]

Jornal GGN – O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) prorrogou o prazo para recadastramento de senha, a Prova de Vida. Assim, aposentados e pensionistas terão mais tempo para se organizarem e, por fim, realizarem a renovação de senha nas instituições financeiras. Este procedimento operacional é também conhecido como Prova de Vida, e tem o fim de conferir e validar os dados dos beneficiários do INSS, garantindo o pagamento de seus direitos.

Com adesão moderada, o prazo foi prorrogado, e a Febraban (Federação Brasileira de Bancos) resolveu ajudar na matéria, vindo a público explicar como se realiza o procedimento, lembrando que é preciso ficar atento aos alertas de convocação dos bancos.

Segundo o INSS ainda faltam 4,5 milhões de pessoas, dentre os 31,2 milhões de beneficiários ativos da Previdência Social, que devem realizar o procedimento de validação de senha. Segundo Walter de Faria, diretor adjunto de operações da Febraban, “os bancos investiram e empenharam todos os esforços para que o processo transcorra de forma organizada, sem causar transtorno à população”. 

Conforme informes da Febraban, a renovação de senha, ou fé de vida, é feita diretamente no banco em que o segurado recebe o dinheiro. Isso facilita a vida do cidadão. “O processo já está organizado entre os bancos. Por exemplo, se o beneficiário do INSS recebe no dia 10, ele terá que realizar a prova de vida no dia 10 ou a partir do momento que o Banco disponibilizar este procedimento”, ressalta Walter.

Quando o beneficiário do INSS vai até sua agência bancária para receber o benefício ou mesmo utilizar os caixas eletrônicos para efetuar saques, receberá, de imediato, um aviso da instituição financeira alertando sobre o recadastramento.  “O aviso do banco pode vir numa mensagem no extrato bancário, ou no momento do saque através do cartão. Mas certamente o banco fará comunicação com os beneficiários que estão próximos de completar um ano para realizar a prova de vida”, diz o diretor adjunto de operações da entidade.

Depois do alerta, o aposentado ou pensionista deverá comparecer ao banco onde seu pagamento é efetuado para proceder a validação da senha. O beneficiário que for correntista do banco onde recebe o benefício também poderá realizar o procedimento nos canais eletrônicos, como os caixas eletrônicos, no internet banking e até mesmo por biometria, caso o banco ofereça o serviço.

SERVIÇO

PERGUNTÃO

As dicas da Febraban, para entendimento da Prova de Vida

1) O que é a renovação de senha/fé de vida?

R. A prova de vida é um procedimento operacional que serve para conferir e validar os dados do aposentado/pensionista, com o objetivo de comprovar sua ‘vida’ e seu direito ao benefício. Também serve para monitorar se os benefícios estão sendo pagos corretamente e combater possíveis fraudes. 

2) Onde é feita a renovação de senha/fé de vida?

R. A renovação de senha/fé de vida é feita na agência do banco onde o beneficiário recebe o seu pagamento. 

3) Quem pode realizar esse procedimento?

R. A aposentados, pensionistas e demais segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), que recebem o benefício do INSS. 

4) Quais documentos são necessários para a realização da renovação de senha/fé de vida?

R. Documento de identificação com foto e de fé pública (ex: Carteira de identidade, Carteira de trabalho, CNH, entre outros). 

5) Existe um dia certo para fazer a prova de vida?

R. O ideal é que o aposentado ou pensionista faça sua prova de vida/validação da senha no dia em que recebe o benefício. Os bancos já estão organizados para realizar esse procedimento. 

6) Como faço a prova de vida/validação da senha? 

R. O aposentado ou pensionista deve procurar o banco em que recebe o benefício. O recadastramento/validação da senha também pode ser feita pelos canais eletrônicos do banco, desde que o cliente seja correntista do banco e tenha as senhas necessárias para o procedimento. 

7) Esse procedimento pode ser feito por biometria?

R. O uso de biometria é facultativo. Os bancos que possuírem essa tecnologia podem utilizá-la. 

8) Posso realizar o procedimento em qualquer banco?

R. Mesmo que você seja correntista de uma agência afastada da região que você trabalha, por exemplo, você pode realizar a prova de vida/validação da senha em qualquer agência do mesmo banco em que é correntista. 

9) Qual é o prazo para realizar o procedimento?

R. A validação da senha deve ser realizada até o dia 31 de dezembro deste ano. 

10) O que acontece se o beneficiário do INSS não fizer a validação da senha?

R. Após o prazo estabelecido, o beneficiário do INSS que não fez o procedimento terá seu benefício bloqueado. 

11) A renovação de senha/fé de vida também pode ser feita por procuração?

R. Sim, desde que o Procurador tenha sido previamente cadastrado pelo INSS. 

12) Se o aposentado não puder ir até a agência por motivo de doença ou por problemas de locomoção, como a renovação de senha/fé de vida será feita?

R. Em caso de impossibilidade do beneficiário, o procedimento poderá ser realizado por procurador devidamente cadastrado no INSS ou representante legal. 

13) O que é necessário para se cadastrar como Procurador no INSS?

R. Para se cadastrar junto ao INSS, o procurador deverá comparecer a uma Agência da Previdência Social (APS), acompanhado pelo beneficiário que passará a representar. Em caso de impossibilidade de comparecimento do segurado, o procurador deverá apresentar Procuração devidamente assinada, conforme modelo disponível (http://www.previdencia.gov.br/forms/formularios/form011.html) na página da Previdência Social na internet (www.previdencia.gov.br), ou registrada em Cartório (se o beneficiário for não alfabetizado) e o atestado médico (emitido nos últimos 30 dias) que comprove a impossibilidade de locomoção do beneficiário, além dos documentos de identificação do beneficiário e do  procurador. 

14) O que deve fazer os segurados que estão no exterior?

R. Deve fazer a renovação por meio de um procurador. Geralmente, esse segurado já tem um procurador que recebe o pagamento por ele no Brasil. 

15) Isto vale para os países em que há acordo previdenciário internacional?

R. Não. Nesses casos, os segurados são convocados e preenchem um formulário na embaixada ou no consulado, envia este documento por meio do banco em que recebe ou diretamente para o INSS que comprova a sua condição de vida. São pagos 14 mil benefícios em Portugal, Espanha, Grécia, Japão, Alemanha, Chile e Itália.

Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

51 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Prova de vida INSS

    Esse assunto tá mal explicado. Quem já fez esse procedimento em algum mês de 2014, necessita fazer novamente? Ou já é para o ano de 2015?

  2. Suspensão de Beneficio

    Bom dia

     

    Como devo proceder com a suspensão do beneficio de uma pessoa que estava doente, veio a falecer no dia 06/01/2015

    e como a esposa é muito humilde e todo o tempo cuidando do marido acamado, não sabia que o prazo iria dia o dia 30/12/2014 para renovar a prova de vida, e está bloqueado o pagamento ref mes de dezembro/2014

    Como devemos proceder? agradeceria que pudesse ajudar essa pessoa

     

    Obrigada

     

     

     

    1. Renovação de senha
      Minha mãe recebe aposentadoria e gostaria de saber se posso leva-la para renovar a senha em qualquer agência Itaú? Sei que o pagamento pode ser bloqueado se não o fizer.

  3. Pensão alimentícia

    Olá. Recebo pensão alimentícia de uma pessoa que é beneficiário do inss. Caso o aposentado não faz a prova de vida eu contunuo recebendo a pensão alimentícia determinada judicialmente e descontada em folha?

    obrigado. jose 

  4. Beneficio Cessado – Amparo Social ao Idoso (88)

    Senhores, boa tarde!

    Por gentileza; gostaria de alguns esclarecimentos no caso de Beneficio Cessado.

    No mês de Setembro/2015 deveria ter realizado a prova de vida, mas isso não ocorreu, pois a pessoa estava ausente do Brasil. Eu como filho, procurei o posto INSS e obtive de como proceder, pois bem;

    Foi providenciado o comprovante de vida atráves do ministerio do exterior no Japão e a procuração devidamente autorizado, no entanto fui dar entrada no INSS e consta como “Beneficio Cessado” neste caso, queria orientações de V.S.as,

     

    Att,

    Jorge Shiga

     

  5. Bloqueio do Beneficio

    Boa tarde!

     minha mãe teve seu beneficio bloqueado, não foi avisada sobre a prova de vida. Como que fica, ela perde este mes seus rendimentos, pois é o unico rendimento que tem,precisa para pagar seu plano de saude e seus remédio.

    Grata pela sua atenção

    Joselia

    1. Você precisa de algum crédito

      Você precisa de algum crédito ou algum financiamento? Você não pagou um banco de volta? Você tem uma conta paga ou dívida? Temos um bom cronograma de reembolso, com baixa taxa de juros de 2%. Para mais informações, entre em contato com REMY CREDIT [email protected]

      Ao preencher um Formulário de Solicitação de Crédito:

      Nome completo: ………
      País / Estado: ……………
      Montante: ……………..
      Período de empréstimo: ……..
      Número de telefone: …..
      O trabalho dele: ………
      Data de nascimento: …….
      Receita mensal: …….
      Sexo: ……….
      ,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,
      Nome da Empresa: REMY CREDIT
      Endereço de e-mail da empresa: [email protected]
      Desejo a todos o melhor,
      REMY FINK

  6. prova de vida x banco x tempo de comunicação

    Gostaria de saber quanto tempo leva para o banco receber no seu sistema que já foi realizado a renovação de prova de vida?

    Acontece todo ano, eu levo a prova de vida e procuração no INSS, até esse processo ser facilitado foi anos e anos, mas enfim, no INSS já não é mais problema.

    Oproblema agora é chegar no banco e o atendente falando que não chegou no sistema do banco essa atualização.

    Portanto, como ocorre essa comunicação? Pois o inss alega estar tudo certo, e o banco não recebeu nada, por conta disso já entrei em confusão com gerente da caixa varias vezes.

  7. prova de vida

    Meu pai recebe auxilio doença mais no momento se encontra preso e ele precisa fazer prova de vida ano que vem gostaria de sabr o que posso estar fazendo sou filha dele e ele precisa continuar recebendo pois com esse dinheiro que ajudamos ele la dentro com higiene comida todas as coisas.

  8. Beneficiário que vai mudar de estado.
    Olá, minha tia mora em Volta Redonda, interior do Rio e precisa vir embora definitivamente para Fortaleza, terra onde nasceu, mas a prova de vida dela será daqui a 5 meses. Ela precisa vir urgente, pois está doente e precisa vir se tratar aqui. Como ela deve proceder para fazer a prova de vida e transferir endereço e tudo mais? Obrigada!

  9. Prova de vida
    Boa tarde o,meu avô esta acamado e sempre recebeu reforma do brasil, e este mes voltou a nao cair na conta gostaria de saber neste caso de acamado se for o caso de ter que fazer prova de vida como,faço e como ,e morando na zona de sesimbra obrigado

  10. REMY CREDIT

    Você precisa de algum crédito ou algum financiamento? Você não pagou um banco de volta? Você tem uma conta paga ou dívida? Temos um bom cronograma de reembolso, com baixa taxa de juros de 2%. Para mais informações, entre em contato com REMY CREDIT [email protected]

    Ao preencher um Formulário de Solicitação de Crédito:

    Nome completo: ………
    País / Estado: ……………
    Montante: ……………..
    Período de empréstimo: ……..
    Número de telefone: …..
    O trabalho dele: ………
    Data de nascimento: …….
    Receita mensal: …….
    Sexo: ……….
    ,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,
    Nome da Empresa: REMY CREDIT
    Endereço de e-mail da empresa: [email protected]
    Desejo a todos o melhor,
    REMY FINK

  11. beneficio bloqueado pelo inss

    Bom dia, eu não fiz a prova de vida e tive meu beneficio bloqueado pelo inss. O que devo fazer para regularizar esse problema ? muito obrigado, um abraço, Carlos Borges Silva

     

  12. Eu também estava tendo um
    Eu também estava tendo um problema semelhante em 16 de junho de 2017, eu quero agradecer a Deus por usar o Dr. Ogume do índio para recuperar o emprego e especialmente para usá-lo para recuperar meu ex. Eu namorei o meu Ex há quase cinco anos e estávamos nos preparando para nos casar, mas algo acontece e tudo está desorganizado, desde então eu busquei uma solução sobre como eu vou recuperá-lo até que meu amigo me apresente para este homem, Dr. Ogume a grande feiticeiro, que lançou um feitiço para eu recuperá-lo, e não só que ele também me ajudou a recuperar meu trabalho. Eu estou tão feliz. Obrigado, o Dr. Ogume, meu Deus, todo o mundo, abençoe você Eu realmente quero recomendar o Dr. Ogume a qualquer um que esteja tendo problemas em sua vida Relatoinship, você pode contatá-lo em: [email protected] OU Email: +919643725649

  13. Prova de Vida do beneficiário do INSS

    Boa noite!

     Minha avó teve seu beneficio bloqueado, não fez a prova de vida. Como que fica, ela perde a parcela atual de sua aposentadoria? Se não perde, caso debloquei assim q fizer a prova de vida, quando terá a parela liberada?

    Grato pela sua atenção

     

  14. Prova de vida

    Tenho dois benefícios (uma pensão por morte do conjuge e outra por tempo de serviço). Ambas estão no mesmo banco/agência. Fiz prova de vida em dezembro/17, mas toda vez que entro no site do banco recebo o aviso para fazer prova de vida. Tenho que fazer de novo, para o outro benefício?

  15. Suspensão de pagt. pensionista / Pagamento Retroativo

    Minha mãe, que é pensionista, teve seu pagamento suspenso (3 meses) por não ter feito o Atestado de Vida no prazo. Após o acerto junto á Agencia Bancária, gostaria de saber se ela receberá os pagamentos dos meses retroativos.

    1. prova de vida

      querida 

       

      temos que brigar para que esse absurdo acabe e os orgaos competendes informatizem essas informaçoes de óbito e nao termos que deslocar o idoso para se apresentar no banco… humilhante 

       

      absurdo 

  16. prova de vida

    Gostaria de saber pq o processo de Prova de Vida que o idoso deve fazer anualmente indo ao banco o que gera um grande transtorno para o idoso pricipalmenta quando impossibilitado por doença , caso contrario deve a familia eleger um responsavel que através de uma procuraçao do cartorio e outra do INSS ira ao banco para realizar a prova de vida do idoso incapaz. Esse processo burocratico é anualmente , caso contrario corre o risco de ter o benefício cancelado, daí sim a coisa piora e muito.

    O que nao entendo é pq nao ha um sistema integrado , Prefeitura/ Serviço Funerario/ Cartorio/ Banco e INSS, onde a partir do obito do cidadao essa informaçao seria automaticamente registrada .Fico pensando no cidadao idoso que é sacrificado para ter o que lhe pertence e ainda naqueles que sem condiçoes de sairem de casa tem que onerar a familia para realizar esse processo que com toda a tecnologia poderia muito bem ser feita entre os orgaos envolvidos. ATÉ QUANDO VAMOS TER QUE SACRIFICAR O IDOSO E SUA FAMILIA ?

    Maria de Lourdes  / SP

  17. prova de vida

    GOSTARIA  DE SABER PQ TEMOS QUE SACRIFICAR O IDOSO OU ALGUEM DA SUA FAMILIA PARA FAZER A PROVA DE VIDA EXIGIDA ANUALMENTE . É UM ABSURDO NAO TERMOS UM SISTEMA INTEGRADO ONDE SERVIÇO FUNERARIO/ CARTORIO/ BANCO / INSS  ONDE A PARTIR DO OBITO A INFORMAÇAO SERIA VEICULADA ENTRE OS ÓRGAOS   ENVOLVIDOS.  AGORA POR CONTA DAS FRAUDES E FALTA DE CONTROLE TEMOS… QUE SACRIFICAR O IDOSO OU SOBRECARREGAR ALGUEM DA FAMILIA FAZENDO A MARATONA EXIGIDA PARA ELEGER UM PROCURADOR ?  ABSURDO ..

    MARIA LOURDES /SP

     

     

     

    1. prova de vida

      Concordo é um país tosco que se acha grande coisa,ainda com leia arcaicas como essas de que um aposentado deve sair de sua casa para provar que existe,só num país que não tem sistema como esse,além disso nos tratam como se o dinheiro que rebemos fosse do governo e não nosso que contribuimos pelo longo da vida,pra depois ter que ser humilhado fazendo provinhas de existência só porque este país não consegue saber quem está vivo por não ter integralidades de internet com cartórios,ou seja um país PIADA DO MUNDO.

  18. prova de vida

    Gostaria de saber pq os sistemas nao estao integrados, Serviço funerario/ cartorio/ inss/ bancos  , para nao precisarmos sacrificar o idoso e seus familiar com essa idas anualmente ao banco ? 

    Até quando teremos que fazer essa cansativa maratorna ? Sera que é muito dificil fazer essa interligaçao para comunicar o óbito do idoso ? 

    Absurdo !!

     

     

  19. Prova de vida
    Meu pai fez transferência do benefício do INSS do estado de São Paulo para o estado do Paraná em dezembro 2017
    Minha dúvida ele tem que fazer a prova de vida

  20. Prova de vida

    sou aposentado no INSS , mas continuo trabalhando e recolhendo para o mesmo INSS.

    Preciso fazer prova de vida?

    Afinal o recolhimento e uma prova de viida

     

     

  21. Boa noite!
    estou no exterior,

    Boa noite!

    estou no exterior, e realizei a prova de vida através do consulado, porém houve um equívoco ao preencher o número do benefício. É possível  o INSS identificar pelo número do CPF? Ou terei de enviar uma nova declaração?

  22. Meu pai teve o seu pagamento
    Meu pai teve o seu pagamento bloqueado ele fez a prova de vida e já se passaram 1 semana e nada do dinheiro cair.. quanto tempo demora pra ele receber ? pra desbloquear?

  23. Prova de Vida no Exterior

    Bom dia.

    Por favor, preciso de uma informação. Sou aposentada em São Paulo/SP e recebo minha aposentadoria através do Banco Itaú. Estou morando temporariamente no Japão e fui no Consulado fazer a prova de vida. Estou com o documento mas não sei para onde devo enviá-lo, uma vez que o Banco onde eu recebo a minha aposentadoria me informou que não encaminham o documento ao INSS. Enviei email para o INSS e para o Atende Fácil de São Caetano do Sul, onde requeri minha aposentadoria mas eles nao retornaram informando para onde devo enviar o documento. 

    Obs.: Se eu enviar a prova de vida para a minha mãe, ela poderá entregar em alguma agencia do INSS, sem procuração?

    Agradeço se puderem me ajudar.

    Atenciosamente, 

    Cláudia Ricci

    1. Somente um procurador poderá

      Somente um procurador poderá levar o documento de prova de vida emitido pelo consulado.

      Afirmo isto pq faço isto anualmente pois sou procuradora de meu concunhado.

       

  24. aposentadoria

    Desde quando aposentadoria é BENEFICIO .Pagamos por ela e agora estamos recebendo .A palavra BENEFICIO

    não cabe para quem recebe aposentadoria .

  25. Perda de pensao
    Minha mae ira viajar para outro pais , se ela ficar anos sem voltar ao Brasil eo beneficio for suspenso por falta de prova de vida, ela consegue recuperar o beneficio provando que esta viva?

  26. Prova de vida
    Bom dia a minha fazia prova de vida todo mes de agosto so que neste mes ela caiu e ficou impossibilitada de ir e acabou falecendo a pensao foi bloqueada mas ficou valores na conta que precisa ser retirado qual o procedimento para retirada destes valores.

  27. Prova de vida
    Não me avisaram que eu tinha que fazer prova de vida, e meu benefício bloqueou
    Aí que eu fiquei sabendo que tinha que recadastrar, então fui até a agência do meu banco e realizei a prova de vida
    Porém até hoje não caiu o dinheiro
    Sendo que eu perguntei pro cara da agência e ele disse que seria desbloqueado automaticamente
    Queria saber quanto tempo leva pra cair esse dinheiro na minha conta.

  28. Fiz a prova de vida e o cara
    Fiz a prova de vida e o cara falou que ia desbloquear automaticamente o dinheiro
    Queria saber se tem uma data prevista pra esse dinheiro cair na conta.. alguém pode me informar?

    1. Prova de vida

      Daniele, vc consseguiu receber apos quantos dias? Fui com meu pai e o dele nao caiu, na agencia informaram que seria no outro dia… Voce conseguiu receber? Demorou quantos dias para cair na conta?…

  29. Boa noite eu deixei uma procuracao pra minha filga mas o banco nao aceitou e tambem nao recibi dois mes porque estoy no exterior gostaria de saber se em portugal faz renovacao de senha e posso voltar receber la no brasil o meu beneficio eu ja fiz prova de vida agora o banco como pra fazer a senha pro banco libera meu pagamento pode ajudar se portugal tem meio de fazer sem ir para o Brasil obrigado boa noite.

  30. Meu benefício previdenciário foi bloqueado , mas não tive conhecimento que estava recebendo desde dezembro de 2016 fiquei sabendo em janeiro que estava bloqueado , fiz a prova de vida e agora está ativo , vou receber dia 2 de julho será que recebo o que não recebi ? Pois solicitei o pagamento não recebido . Alguém por favor me informe , desde já agradeço …

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador