Nível do Cantareira cai pelo 11º dia consecutivo

Jornal GGN – O nível do Sistema Cantareira, principal manancial do Estado de São Paulo, caiu e agora opera com 17,5% do seu volume de água nesta quarta-feira (12), completando 11 dias em queda. O índice considera o acréscimo com as duas cotas do volume morto.
A última vez que o Cantareira registrou aumento em seu volume foi no dia 27 de julho, quando foi de 18,8% para 18,9%. O Sistema abastece mais de 5 milhões de pessoas no Estado.
O Guarapiranga, por sua vez, completou 16 dias consecutivos de queda e hoje opera com 72,8% de sua capacidade. O Alto Tietê tem 16,6% de volume armazenado, já considerando a cota do volume morto.
Do Estadão
Considerado o principal manancial do Estado, o nível do Cantareira caiu e o sistema opera com 17,5% do seu volume de água nesta quarta-­feira, 12. É o que mostra o balanço diário divulgado pela Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp). Com isso, o Cantareira completa 11 dias em queda. O índice considera o acréscimo de dois volumes mortos. A queda foi de 0,3 ponto porcentual ­ estava em 17,5% na terça.

Responsável por abastecer 5,2 milhões de pessoas, o Cantareira registrou aumento no volume armazenado de água pela última vez no dia 27 de julho, quando subiu de 18,8% para 18,9%. Antes disso, os reservatórios que compõem o sistema já haviam passado um mês sem aumentar o nível de água represada.
No cálculo negativo, o Cantareira caiu 0,1 ponto porcentual e está com ­ 11,5%. Já no terceiro índice do sistema, também caiu 0,1 e está em 13,6%.
Outros mananciais. Atualmente responsável por atender o maior número de habitantes de São Paulo (5,8 milhões), o Guarapiranga continua sem receber chuva neste mês. O manancial completou 16 dias de quedas consecutivas nesta quarta. Ele opera com 72,8% da capacidade ­ 0,4 ponto porcentual a menos do que no dia anterior.
Em crise ainda mais severa, o Alto Tietê chegou à sua 14ª baixa. O manancial contabiliza 16,6% do volume armazenado, já considerando 39,4 bilhões de litros de água de uma cota de volume morto. No dia anterior, o índice era de 16,7%.
Os sistemas Rio Grande e Alto Cotia sofreram a maior variação negativa, de 0,6 ponto porcentual, e operam atualmente com 86,6% e 58%, respectivamente. O Rio Claro está em 67,6% ­ 0,5 ponto a menos do que no dia anterior.Leia Mais:http://sao-paulo.estadao.com.br/noticias/geral,sistemas-hidricos-caem-pelo-11o-dia-consecutivo,1742587
Assine o Estadão All Digital + Impresso todos os dias
Siga @Estadao no Twitter
Redação

Redação

View Comments

  • Todo esse golpismo contra
    Todo esse golpismo contra Dilma e o PT é pra tirar a atenção da população diante de mais esse crime cometido pelo PSDB, deixar o estado de SP , empresas, população, escolas , hospitais, a agricultura na seca, sem água pra beber, pra tomar banho e fazer a higiene básica!
    O PSDB depois de quase 30 anos no poder ( seria uma ditadura?) , transformou SP em um território sem água para viver. A Globo, Veja ,Folha, Band, a mídia corrupta safada e tucana nada notícia, nada fala, nada denúncia, nada incomoda.

  • Mas a Billings e os Rios que cortam SP tem água

    Durante mais de 10 anos as Orações Diárias para São José Tarja Preta e para São Geraldo Alquimista tornaram realidade o sonho de transformar São Paulo em País Europeu.  

    Anos se passaram, financiamentos se passaram, dinheiro foi queimado e os Rios de São Paulo continuam numa boa : sujos, imundos, contaminados e impróprios para a vida, que teima em existir. As Capivaras do Pinheiros e Tietê que o digam.

     

Recent Posts

Roberto Jefferson deve voltar à prisão após informe de hospital

Internado desde 2023, o ex-deputado apresenta quadro estável para receber alta; Alexandre de Moraes manteve…

10 horas ago

Lula lembra trabalho da Embrapa na luta contra a fome

Presidente esteve em evento que marcou aniversário de 51 anos de fundação da empresa de…

10 horas ago

Embrapa celebra aniversário fechando acordos estratégicos

Termos de cooperação englobam participação de ministérios e instituições para desenvolver projetos em torno do…

11 horas ago

O legado de 50 anos da Revolução dos Cravos que o partido Chega quer enterrar em Portugal

Arcary explica a "embriaguez social e política que deixa o mundo completamente fascinado" trazida pela…

12 horas ago

Análise: Pagamento de dividendos da Petrobras é vitória do mercado

Valor distribuído pela estatal só não é maior do que o montante pago durante o…

12 horas ago

Reforma tributária: governo define alíquotas e propõe cashback para mais pobres

Fazenda prevê IVA de 26,5% sobre produtos e serviços, exceto os alimentos da cesta básica;…

13 horas ago