A cobertura do avanço do coronavírus nos Estados Unidos

As reações dos governos locais e de Trump, além de companhias aéreas, mostraram o avanço em horas do temor no continente

Donald Trump não quer esperar o resultado do estado, o único que pode virar o jogo – Foto: Isac Nóbrega/PR

Jornal GGN – O avanço do coronavírus no continente americano alarmou as autoridades e, principalmente, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. No país, mais de 70 casos já haviam sido confirmados até este domingo, com a morte de duas pessoas.

As reações dos governos locais e do mandatário, além de companhias aéreas que passaram a tomar medidas para evitar o contágio, como acabar com as tarifas para a modificação de voos por passageiros e o cancelamento de algumas rotas, mostraram o aumento do receio no continente, como mostra a cobertura da ABC News, traduzida abaixo:

Da ABC News

O número global de mortes por coronavírus atingiu quase 3.000, à medida que países ao redor do mundo continuam relatando suas descobertas à Organização Mundial da Saúde.

Pelo menos 74 casos e duas mortes foram confirmadas nos EUA, segundo as autoridades.

Aqui está como a situação está se desenrolando neste domingo.

22h10 Segunda morte por coronavírus relatada nos EUA

Autoridades do estado de Washington disseram na noite de domingo que um morador de King County de 70 anos havia morrido por causa do coronavírus, sendo a segunda pessoa nos EUA a morrer por COVID-19.

primeira vítima, um homem de 50 anos, também era morador do condado de King.

As autoridades do estado de Washington também anunciaram três casos adicionais, elevando o número total para 10.

21h50 Primeiros casos suspeitos de coronavírus na Flórida

Dois casos positivos presumíveis de coronavírus foram relatados pelo Departamento de Saúde da Flórida.

Autoridades da Flórida disseram que os dois indivíduos estão isolados no momento.

O primeiro paciente é um residente adulto do Condado de Manatee que não tem histórico de viagens para países identificados para viagens restritas pelos Centros de Controle de Doenças, afirmaram autoridades.

O segundo paciente é um residente adulto do condado de Hillsborough com um histórico de viagens à Itália.

Ambos os indivíduos continuarão isolados até serem liberados pelas autoridades de saúde pública, disseram as autoridades.

21h10 Nova York confirma caso positivo de coronavírus

Uma mulher de Manhattan é o primeiro caso confirmado de coronavírus no Estado de Nova York, anunciaram as autoridades na noite de domingo.

A mulher, que só é descrita como tendo 30 e poucos anos, contraiu o vírus enquanto viajava pelo Irã e atualmente está isolada em sua casa, disse o governador de Nova York, Andrew Cuomo.

“O paciente tem sintomas respiratórios, mas não está em estado grave e está em uma situação controlada desde que chegou a Nova York”, disse ele em comunicado.

“Desde o início, dissemos que era uma questão de até quando não se haveria um caso positivo de coronavírus em Nova York”, disse o prefeito de Nova York, Bill De Blasio, em comunicado. “Agora nosso primeiro caso foi confirmado.”

“Nossas autoridades de saúde estão em estado de alerta há semanas e estão totalmente preparadas para responder”, acrescentou. “Continuaremos a garantir que os nova-iorquinos tenham o suporte e recursos necessários para se protegerem”.

Os investigadores já identificaram contatos próximos do paciente que pode ter sido exposto e tomarão as medidas apropriadas para evitar a propagação do vírus COVID-19, disse Oxiris Barbot, comissário de saúde da cidade de Nova York.

“Apesar desse desenvolvimento, os nova-iorquinos continuam com baixo risco de contratar o COVID-19”, afirmou o comissário.

Um laboratório em Albany confirmou o teste, de acordo com o escritório de Cuomo.

17:45 Dois novos casos suspeitos confirmados na Califórnia

Funcionários do Departamento de Saúde Pública do Condado de Alameda e do Departamento de Saúde Pública de Solano disseram que dois profissionais de saúde são presumivelmente positivos para o coronavírus. O CDC ainda está testando seus casos, segundo as autoridades de saúde.

Os profissionais de saúde não identificados trabalharam no Hospital NorthBay VacaValley e foram expostos ao paciente que foi diagnosticado na semana passada como o primeiro caso adquirido pela comunidade, disseram as autoridades de saúde.

A paciente inicial está se recuperando do vírus e seus familiares tiveram resultados negativos em quarentena, disse o Departamento de Saúde Pública do Condado de Alameda.

Os profissionais de saúde estão atualmente isolados em casa, informou o departamento de saúde. Os funcionários que trabalharam com eles foram identificados e estão atualmente isolados ou em quarentena, de acordo com o departamento de saúde.

As autoridades de saúde alertaram que outros casos de COVID-19 podem ser diagnosticados nesse grupo nos próximos dias.

“Continuamos em contato próximo com as autoridades de saúde pública nacionais, estaduais e locais para garantir que estamos seguindo os protocolos e procedimentos mais atualizados para lidar com essa situação em evolução”, disse Aimee Brewer, presidente do NorthBay HealthCare Group, em um comunicado.

O condado de Alameda declarou uma emergência de saúde pública local, o que permitiria receber mais recursos para lidar com o vírus.

17:30 American Airlines renuncia a taxas de alteração para voos

A American Airlines se une à crescente lista de transportadoras aéreas que isentam as taxas de todos os seus voos devido a preocupações com o coronavírus.

Todos os viajantes que reservam um voo americano entre 1º de março e 16 de março podem ter sua taxa de alteração suspensa desde que a solicitação seja feita até 14 dias antes do voo, anunciaram as autoridades da companhia na noite de domingo.

“Essa mudança oferece aos clientes as melhores tarifas com ainda mais flexibilidade”, disse um porta-voz da American Airlines em comunicado.

A JetBlue disse que renunciou a taxas de alteração e cancelamento de voos reservados até 11 de março. Essa nova regra se aplica a viagens concluídas até 1º de junho.

14:30 O paciente de Rhode Island é membro da comunidade escolar

O paciente em Rhode Island que está sendo tratado como o primeiro caso positivo de coronavírus do estado é membro da Academia Saint Raphael em Pawtucket, informaram funcionários da escola em comunicado.

O aluno não voltou para a academia desde que voltou da Europa e nenhum de seus familiares imediatos é sintomático no momento, de acordo com a escola.

Os estudantes e acompanhantes que estiveram na recente viagem à Europa ficarão fora da escola até 9 de março, sob a diretiva do Departamento de Saúde de Rhode Island e do CDC.

Todos os alunos, professores e funcionários terão que participar de dias virtuais em casa na segunda e terça-feira, enquanto o saneamento do campus continua e todos os extracurriculares também são cancelados. As aulas serão retomadas na quarta-feira.

14h20 Itália anuncia mais de 800 novos casos e mais 13 mortes

As autoridades italianas anunciaram domingo que o número de casos positivos de coronavírus está agora em 1.694, incluindo 806 casos adicionais no domingo – marcando um aumento de 91% em um dia.

A maioria dos casos, 887, está na Lombardia, enquanto 277 estão localizadas na Emília Romênia e 263 no Vêneto, informou a Proteção Civil italiana. Vinte e uma regiões estão relatando casos positivos.

As autoridades também anunciaram mais 13 mortes no país, elevando o total para 34 e aumentando em 62% desde sábado.

Na França, 130 pessoas testaram positivo até o momento, 73 das quais são novas, marcando um aumento de 125% em um dia, disse o diretor geral do departamento de saúde, Jerome Salomon, em entrevista coletiva no domingo.

14h10 Funcionário dos correios entre os casos confirmados em Washington

Dois novos casos de coronavírus foram confirmados no estado de Washington, segundo autoridades de saúde.

Os casos incluem um homem na faixa dos 60 anos, que tem condições de saúde subjacentes, mas é estável, e outro homem nos anos 60, com condições de saúde subjacentes, e está em condição crítica.

Ambos os casos estão no condado de King, elevando o número total de casos confirmados no condado para seis. Um desses casos é um funcionário dos correios dos EUA, afirmou a administração de saúde do condado.

O risco de ser infectado por pacotes dos correios é “muito baixo”, de acordo com o CDC.

“Provavelmente, existe um risco muito baixo de propagação de produtos ou embalagens enviados por um período de dias ou semanas à temperatura ambiente”, segundo o site do CDC. “Geralmente, acredita-se que os coronavírus se espalhem com maior frequência por gotículas respiratórias. Atualmente, não há evidências para apoiar a transmissão do COVID-19 associado a mercadorias importadas e não houve nenhum caso de COVID-19 nos Estados Unidos associado a mercadorias importadas.”

13:15 Austrália confirmou a 1ª morte; República Dominicana confirma 1º caso

O Ministério da Saúde da Austrália confirmou sua primeira morte por coronavírus, enquanto o Ministro da Saúde Pública da República Dominicana, Rafael Sanchez Cardenas, confirmou o primeiro caso do país.

O paciente na República Dominicana é um cidadão italiano de 62 anos que entrou no país em 22 de fevereiro sem sintomas, disse Cardenas. Atualmente, ele é assintomático e está sendo isolado em um hospital militar.

Na Coréia do Sul, o Ministério da Saúde anunciou que o número de casos havia aumentado para 3.736 confirmados e 18 mortos.

12:50 pm Mais funcionários à força-tarefa de coronavírus

O vice-presidente Mike Pence e o secretário de Saúde e Serviços Humanos Alex Azar anunciaram a integração de três pessoas à equipe do presidente Donald Trump para o coronavírus.

Dr. Ben Carson, secretário de Habitação e Desenvolvimento Urbano, Dr. Stephen Hahn, comissário de alimentos e medicamentos, e Kelvin Droegemeier, diretor do Escritório da Casa Branca de Política Científica e Tecnológica, todos foram incluídos, de acordo com um comunicado de imprensa da Casa Branca.

O governo nomeou anteriormente outros quatro membros da força-tarefa: o secretário do Tesouro Steven Mnuchin, o diretor do Conselho Econômico Nacional Larry Kudlow, o cirurgião-geral dos EUA Jerome Adams e a coordenadora de resposta ao coronavírus Dra. Deborah Birx.

12:30 Funcionários de Rhode Island atualizam caso confirmado

A governadora de Rhode Island, Gina Raimondo, enfatizou aos moradores que não entrem em pânico com a notícia de que o primeiro caso presuntivo de coronavírus foi confirmado no estado.

“Minha principal mensagem para o povo de Rhode Island nesta manhã é que o risco em Rhode Island neste momento é baixo e que estamos nos preparando para isso há semanas”, disse Raimondo durante uma entrevista coletiva no domingo à tarde.

Raimondo pediu aos moradores que “tomem cuidado e sejam vigilantes, mas não entrem em pânico”.

O caso foi descoberto no sábado, disse Raimondo. O paciente está na casa dos 40 anos e havia viajado recentemente para a Itália, França e Espanha, disse a repórteres a diretora do Departamento de Saúde de Rhode Island, Nicole Alexander-Scott.

O paciente não foi trabalhar quando voltou aos EUA e teve viagens limitadas dentro de Rhode Island, disse Alexander-Scott. As pessoas que entraram em contato com o paciente estão sendo solicitadas a se colocar em quarentena, acrescentou.

O caso é considerado presuntivo até que seja confirmado pelos laboratórios do CDC, disse Alexander-Scott.

12:20 pm Departamento de Saúde e Serviços Humanos ‘intensificando’ testes de vírus

Alex Azar, do Departamento de Saúde e Serviços Humanos, disse em “Esta semana” no domingo que o departamento “está aumentando” os testes do COVID-19.

“Eu acho que é muito importante que tratemos o povo americano como adultos e explique a eles que não sabemos para onde isso vai, que veremos mais casos, que veremos a continuação da comunidade se espalhando nos Estados Unidos. Estamos vendo isso ao redor do mundo”, disse Azar.

11:57. O senador Charles Schumer pede cobertura completa do Medicare para a vacina contra o coronavírus

O senador de Nova York Charles Schumer está pressionando para que a vacina contra o coronavírus seja totalmente coberta pelo Medicare assim que estiver pronta.

Schumer disse que os idosos estão entre a população que mais precisa da vacina e não se deve “escolher entre descascar ou ficar sem”. A cobertura vacinal varia de acordo com a vacina sob as regras atuais do Medicare, afirmou Schumer.

11h50 Delta suspende voos entre Nova York e Milão

A Delta Airlines anunciou neste domingo que suspendeu voos entre o Aeroporto Internacional John F. Kennedy de Nova York e o Aeroporto de Milão até 1º de maio.

A American Airlines disse anteriormente que suspendia voos entre JFK e Milão até 25 de abril. A Delta, American e United Airlines estão atualmente oferecendo isenções de viagem para a Itália.

As três companhias aéreas já haviam suspendido voos para a China continental e Hong Kong até o final de abril.

11:22 Museu do Louvre não abre no domingo

O famoso Museu do Louvre, em Paris, anunciou no domingo que não seria aberto devido à ameaça do coronavírus.

O museu havia anunciado anteriormente que estava atrasando a abertura, seguindo instruções de funcionários.

No sábado, autoridades francesas anunciaram que as reuniões coletivas “em espaços confinados” de mais de 5.000 e todos os grandes eventos suscetíveis a trazer estrangeiros vindos de “zonas de risco” foram proibidos.

Aqueles que compraram ingressos antecipados para o museu serão reembolsados.

10h12 1º caso presuntivo de coronavírus detectado em Rhode Island

O Departamento de Saúde de Rhode Island anunciou o primeiro caso positivo presuntivo de coronavírus no estado.

O paciente está na casa dos 40 anos e viajou para a Itália em meados de fevereiro e teve poucas viagens dentro do estado – e não voltou ao trabalho – desde que voltou aos EUA, segundo a agência de saúde.

Todos os protocolos de infecção estão sendo seguidos no hospital em que o paciente está sendo tratado.

“O Departamento de Saúde de Rhode Island está se preparando há semanas para garantir que tenhamos uma estrutura para, da melhor maneira possível, limitar ou impedir a propagação do COVID-19 em Rhode Island. Prevíamos totalmente ter um primeiro caso da COVID-19”, disse Nicole Alexander-Scott, diretora do Departamento de Saúde de Rhode Island, em comunicado.

“Não estamos vendo transmissão difundida da comunidade em Rhode Island, e o nível geral de risco para os habitantes de Rhode Island ainda é baixo. No entanto, todos em Rhode Island têm um papel a desempenhar para nos ajudar a impedir a propagação de vírus, assim como a gripe. É muito importante que as pessoas lavem as mãos regularmente, cubram a tosse e espirram e fiquem em casa se estiverem doentes “.

9h19 – Cirurgião Geral dos EUA divulga informações para “impedir a disseminação de rumores”

O Cirurgião Geral dos EUA divulgou um tópico de informações no Twitter para evitar a disseminação de informações errôneas no coronavírus.

A primeira questão abordada pela agência foi o aparente racismo contra os americanos asiáticos que se espalhou como resultado do vírus.

“As doenças podem deixar qualquer pessoa doente, independentemente de sua raça ou etnia”, dizia o tweet. “Pessoas de ascendência asiática, incluindo chineses americanos, não têm mais probabilidade de obter COVID19 do que qualquer outro americano”.

O Cirurgião Geral também disse que, embora a doença seja grave, o risco imediato à saúde do público em geral é “considerado baixo” e lembrou as pessoas de conhecerem os sinais e sintomas do vírus, bem como as medidas a serem tomadas para se manter seguro.

Trump anuncia novos procedimentos de triagem

O presidente Donald Trump anunciou no Twitter que um procedimento de triagem adicional será implementado para viajantes que estiverem viajando para os EUA de “certos países de alto risco designados ou áreas dentro desses países”.

Esses viajantes passarão por uma triagem adicional quando chegarem aos EUA, disse Trump.

Anteriormente

Uma morte foi registrada nos EUA depois que um homem de 50 anos sucumbiu ao vírus no estado de Washington, anunciaram autoridades no sábado.

O estado de Washington também está investigando várias doenças em uma unidade de tratamento de longo prazo, disseram autoridades de saúde.

Houve 87.138 casos confirmados de COVID-19 em pelo menos 60 países e 2.980 mortes, de acordo com os últimos números divulgados pela OMS.

No domingo, o Ministério da Saúde do Irã elevou o número de pessoas que morreram com o vírus para 54, após a contagem de infectados ter saltado da noite para 978, informou a Associated Press.

Os sintomas do coronavírus são semelhantes à pneumonia e podem variar de sintomas leves, como tosse leve, a sintomas mais graves, incluindo febre e dificuldade em respirar, de acordo com o CDC.

Acredita-se que os primeiros casos de COVID-19 estejam ligados a um mercado de animais vivos na China, mas o vírus já se espalhou – provavelmente em contato próximo a pessoa infectada a pelo menos um metro e oitenta.

Atualmente, o CDC não recomenda que uma pessoa saudável use uma máscara facial, pois manusear a máscara pode aumentar exposição das mãos ao rosto.

Alexandra Faul, da ABC News, Joshua Hoyos, Benjamin Stein, Mina Jaki, Rashid Haddou, Erin Schumaker e Christine Theodorou contribuíram para este relatório.

 

Redação

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. O número e coronavirus só não sobe nos USA. Será que é para dar a chance dos grandes investidores se livrarem dos micos?
    Na China, na Itália, na França, na Alemanha e outro países o número de casos do Coronavirus aumenta dia a dia, nos USA, apareceram algumas dezenas de casos no sábado e até às 15h (horário de Brasília) não muda esta quantidade.
    Provavelmente próximo o fechamento das bolsas norte-americanas ou depois disto vão aparecer outra contagem. Estou esperando e observando para confirmar.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador