As Virtudes do Café

Enviado por Stanilaw Calandreli

Transcrito de um anúncio na lanchonete do Hospital Beneficência Portuguesa de Ribeirão Preto:

PRODOTTI

www.prodotticafe.com.br

CAFÉ E SAÚDE

Por que o café faz bem?

O café não é remédio, mas a comunidade médica-científica já considera a planta como funcional (previne doenças, mantendo a saúde) ou mesmo nutracêutica (nutricional e farmacêutica). Isso porque o café não possui apenas cafeína, mas também potássio, zinco, ferro, magnésio e diversos outros minerais, embora em pequenas quantidades. O grão de café também possui aminoácidos, proteínas, lipídeos, além de açucares e polissacarídeos. Mas, o principal segredo: possui uma enorme quantidade de polifenóis antioxidantes, chamados ácidos clorogênicos. Durante a torra do café esses ácidos clorogênicos formam novos compostos bioativos: os quinídeos. É nessa etapa também que as proteínas, aminoácidos, lipídeos e açúcares formam os quase mil compostos voláteis responsáveis pelo aroma característico do café. É toda essa composição que faz do café uma bebida natural e saudável.

           Fonte: Associação Brasileira de Indústria e Café.

CAFÉ E CAFEÍNA NÃO POSSUEM RISCOS EM DOSES MODERADAS

As críticas ao consumo moderado de café e cafeína são total e completamente infundadas; mais ainda arraigadas ao limitado conhecimento de pessoas desinformadas.

Em quantidades equivalentes a 400-500 mg/dia (4 xícaras) a cafeína não é prejudicial, gestando até o final da vida.

CAFÉ, CALCIO E OSTEOPOROSE

O consumo moderado do café não interfere na absorção do cálcio e não causa osteoporose. A falta de consumo diário de leite pode estar relacionada à maior incidência de osteoporose em idosos, algo que pode ser prevenido com duas a três xícaras diárias de café.

CAFÉ E ATLETAS

Café, uma bebida natural, é a mais saudável para atletas.

Atletas consumindo diariamente café aumentam sua performance, sem qualquer tipo de “dopping”. Aumentando além da capacidade dos músculos, a capacidade do cérebro.

 

CAFÉ E CORAÇÃO

Ao contrário do que se pensava, o consumo moderado do café faz bem ao coração.

A depressão é um fator independente de risco cardiovascular. O consumo diário do café pode ser benéfico na prevenção da depressão por conter em quantidades superiores à de cafeína, compostos quinídeos derivados dos ácidos clorogênicos com ação antioxidante.

CAFÉ E DEPENDÊNCIA

O café não causa vício, mas sim um hábito saudável como o exercício.

Podemos ser dependentes de coisas saudáveis como água, leite, café e exercícios, ou dependentes químicos de substâncias que prejudicam a saúde (vícios), como o tabaco, álcool e drogas ilegais.

CAFÉ NÃO É SÓ CAFEÍNA

A maioria das pessoas que toma café diariamente ignora quais são as substancias que estão presentes. O café possui apenas de 1 a 2,5 % de cafeína e uma grande variedade de minerais, aminoácidos, açúcares e vitaminas do complexo B.

CAFÉ E CRIANÇAS

O café pode ajudar as crianças na escola.

O consumo moderado e diário do café estimula o sistema de vigília, atenção e concentração, ajudando no aprendizado.

Estimulando a memória, atenção e concentração melhora a atividade intelectual normal.

CAFÉ, ALCOOLISMO E DROGA

O controle do alcoolismo na atualidade é feito por medicamentos com propriedades antagonistas aos opióides, como o Naltrexone e o Nalmefene. Pois o café possui potentes antagonistas aos opióides, os quinídeos formados na torra do café, a partir dos ácidos  clorogênicos.

Redação

6 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Café exótico

    Depois disso eu vou ao Museu do Café, em Santos, tomar uma xicara de café desenvolvido  a partir dos excrementos do passaro jacu e que já ganhou o selo de segundo café mais exótico do mundo.

    1. erro no link

      Gilson, o link deu erro. Mas aqui está o vídeo:

      Em debate promovido Pelo Centro de Estudos de Mídia Alternativa Barão de Itararé.

      Pedro Estevam Serrano é advogado e professor de Direito Constitucional da PUC-SP,mestre e doutor em Direito do Estado pela PUC-SP. Neste vídeo ele revela todas as aberrações, praticadas pelo STF, contra os direitos constitucionais no julgamento do mensalão.

      Pedro Serrano: “Não houve o valor do juízo imparcial”

      [video:http://www.youtube.com/watch?v=wg5GpVNrnzQ%5D

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador