Covid-19 – Balanço de momento: 16 milhões de casos, 640 mil mortes e 9 milhões de altas, por Felipe A. P. L. Costa

Levando em conta as estatísticas obtidas no fim da tarde de hoje (25/7), eis um balanço da situação mundial

Covid-19 – Balanço de momento: 16 milhões de casos, 640 mil mortes e 9 milhões de altas.

por Felipe A. P. L. Costa [*]

Este artigo atualiza os números a respeito da pandemia da Covid-19 divulgados em artigo anterior (aqui).

Levando em conta as estatísticas obtidas no fim da tarde de hoje (25/7) [1], eis um balanço da situação mundial:

(A) Em números absolutos, os 20 países [2] mais afetados concentram agora 82% dos casos (de um total de 15.881.427) e 85% das mortes (de um total de 641.296) [3].

(B) Entre esses 20 países, a taxa de letalidade caiu de 4,4% para 4,2%. A taxa brasileira caiu de 3,8% para 3,6%. (Três dos quatro outros países da América do Sul que estão no topo da lista, Chile, Colômbia e Argentina, têm taxas de letalidade mais baixas: 2,6%, 3,4% e 1,8%, respectivamente. A taxa do Peru agora é mais alta, 4,7%.)

(C) Nesses 20 países, 7,4 milhões de indivíduos receberam alta, o que corresponde a 57% dos casos. Em escala global, 9,14 milhões de indivíduos já receberam alta.

*

Notas.

[*] Para detalhes e informações sobre o livro mais recente do autor, O que é darwinismo (2019), inclusive sobre o modo de aquisição por via postal, faça contato pelo endereço [email protected]. Para conhecer outros livros e artigos, ver aqui.

[1] Vale lembrar que certos países atualizam suas estatísticas uma única vez ao longo do dia; outros atualizam duas vezes ou mais. (E há países que estão a fazê-lo ‘semanalmente’, como é o caso de Camarões.) Acompanho as estatísticas mundiais em dois painéis, Mapping 2019-nCov (Johns Hopkins University, EUA) e Worldometer: Coronavirus (Dadax, EUA).

[2] Os 20 primeiros países da lista podem ser arranjados em seis grupos: (a) Entre 4 e 5 milhões de casos – Estados Unidos; (b) Entre 2 e 4 milhões – Brasil; (c) Entre 1 e 2 milhões – Índia; (d) Entre 500 mil e 1 milhão – Rússia e África do Sul; (e) Entre 200 e 500 mil – México, Peru, Chile, Reino Unido, Irã, Espanha, Paquistão, Arábia Saudita, Itália, Colômbia, Turquia, Bangladesh, França e Alemanha; e (f) Entre 150 e 200 mil – Argentina.

[3] Para detalhes sobre o comportamento da pandemia em escala mundial e nacional, ver os dois volumes da coletânea A pandemia e a lenta agonia de um país desgovernado (aqui e aqui).

* * *

 

Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador