GGN lança documentário sobre controle social na saúde

Para “manter essa pauta viva cotidianamente”, a equipe do Jornal GGN irá abrir um mutirão de saúde para acompanhar a efetivação das propostas elencadas na conferência municipal.

https://www.youtube.com/watch?v=56bZDOm_hj8 height:394

Jornal GGN – Nas vésperas da 18ª Conferência Municipal de Saúde, o Jornal GGN lança o minidocumentário “Por dentro de uma Pré-Conferência Municipal de Saúde” com apoio do Conselho Municipal de Saúde de São Paulo.

O objetivo da produção foi conhecer a agenda de controle social na gestão municipal da saúde. Para isso, o mini documentário apresenta um trio de entrevistas com representantes dos três segmentos de participação: usuário, trabalhador, gestor.

Jaqueline do Nascimento, representante do segmento de usuário e atual coordenadora da 18ª Conferência Municipal de Saúde, se empolgou ao ressaltar a continuidade política do controle social na saúde. Ela se refere às conferências e pré-conferências como o espaço ideal para o cidadão expor sua opinião. “Pegar o microfone e falar pra 1600 pessoas (…) você está dando uma ideia, está enriquecendo o debate”, diz Jaqueline.

A perspectiva dos trabalhadores de saúde ficou a cargo do Deodato Rodrigues Alves, conselheiro municipal e militante da saúde desde os anos setenta. Deodato contou sobre como, na época, as discussões sobre saúde aconteciam de maneira clandestina, às escondidas do estado de excessão.

Ricardo Fernandes de Menezes foi quem nos apresentou a visão do gestor de saúde. Ricardo é coordenador da Comissão de Relatoria da 18ª Conferência Municipal de Saúde e por isso será responsável em sistematizar e produzir o relatório final com as propostas que serão apresentadas na plenária final no próximo dia 24.

Durante o mês de maio, foram 32 pré-conferências municipais de saúde, uma em cada subprefeitura. O mini documentário acompanhou a pré-conferência na Vila Maria, onde o jornalista Luis Nassif fez a fala de abertura e teve até apresentação de teatro dos trabalhadores de saúde da região. Durante sua palestra, Nassif aproveitou a oportunidade para destacar um problema das conferências de saúde: a falta de efetividade das recomendações propostas.

Em projeto de medida provisória, Gilberto Carvalho, quando ministro-chefe da Secretaria Geral, propôs a criação de um observatório que monitore a efetivação das propostas no dia-a-dia. O mini documentário tem o objetivo de conscientizar o público da necessidade de “manter essa pauta viva”.

Redação

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador