Governo retoma e amplia programa Farmácia Popular

Tatiane Correia
Repórter do GGN desde 2019. Graduada em Comunicação Social - Habilitação em Jornalismo pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS), MBA em Derivativos e Informações Econômico-Financeiras pela Fundação Instituto de Administração (FIA). Com passagens pela revista Executivos Financeiros e Agência Dinheiro Vivo.
[email protected]

Cadastrados no Bolsa Família poderão obter medicamentos sem custo; programa passa a incluir anticoncepcionais e remédios contra osteoporose

Foto: Elza Fiuza/ Agência Brasil

O governo federal oficializou nesta quarta-feira (07/06) a retomada do programa Farmácia Popular com o credenciamento de novas unidades em municípios mais vulneráveis e a ampliação da oferta de medicamentos gratuitos.

Além da oferta de medicamentos gratuitos contra diabetes, asma e hipertensão, o programa passa a oferecer sem custo anticoncepcionais e remédios contra a osteoporose.

Também foram mantidos os descontos de até 90% para dislipidemia, rinite, doença de Parkinson, glaucoma e fraldas geriátricas.

A população indígena também terá acesso ao programa por meio da nomeação de um representante de comunidade responsável pela retirada dos medicamentos, sem a necessidade de ter um CPF para ser atendido. O projeto piloto terá início no território Yanomami, em Roraima.

Novos credenciamentos

Após oito anos, o Ministério da Saúde vai retomar as novas habilitações de farmácias autorizadas a distribuir os medicamentos, com foco nos municípios de maior vulnerabilidade que aderiram ao Mais Médicos.

Ao todo, 811 cidades poderão solicitar credenciamento de unidades em todas as regiões do país, sendo 94,4% delas no Norte e Nordeste.

Com as novas habilitações, a expectativa é que o Farmácia Popular, até o fim do ano, passe a ter unidades em 5.207 municípios brasileiros, equivalente a 93% do território nacional.

Beneficiários do Bolsa Família terão remédios gratuitos

Todos os beneficiários do programa Bolsa Família poderão retirar os medicamentos disponíveis no Farmácia Popular de forma gratuita, o que vai ampliar o acesso à cobertura farmacêutica para 55 milhões de pessoas.

Agora, mais de 5 milhões de pessoas que antes retiravam contraceptivos com 50% de desconto devem ser favorecidas com a retirada dos medicamentos gratuitamente, junto com os tratamentos para osteoporose, hipertensão, diabetes e asma.

Para retirar os medicamentos, basta ir até a farmácia credenciada e apresentar a receita médica, documento de identidade e CPF. O reconhecimento do vínculo do beneficiário com o Bolsa Família ocorrerá automaticamente pelo sistema, não é necessário cadastro prévio.

Leia Também

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador