Instituto Butantan pede registro de vacina contra dengue para Anvisa

Se aprovado, imunizante passará pela CMED e Conitec antes de chegar à população; Butantan estima entrega de 100 milhões de doses até 2027

Crédito: Divulgação/ Instituto Butantan

O Instituto Butantan entregou, nesta segunda-feira (16), a última leva de documentos  necessários para a submissão do registro da sua candidata vacinal contra a dengue (Butantan-DV) à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Se aprovada, será a primeira vacina do mundo em dose única contra a dengue. “É um dos maiores avanços da saúde e da ciência na história do país e uma enorme conquista em nível internacional. Que o Instituto Butantan possa contribuir com a primeira vacina do mundo em dose única contra a dengue mostra que vale a pena investir na pesquisa feita no Brasil e no desenvolvimento interno de imunobiológicos”, afirma Esper Kallás, diretor do Instituto Butantan. 

A Butantan-DV apresenta 79,6% de eficácia geral para prevenir casos de dengue sintomática e proteção de 89% contra dengue grave e dengue com sinais de alarme. Os resultados foram publicados no New England Journal of Medicine e  The Lancet Infectious Diseases.

Finalizada a entrega da documentação, a Anvisa vai avaliar o material e fazer possíveis questionamentos. Porém, a expectativa dos diretores do Butantan é de que a resposta da agência seja célere. 

Após a aprovação do registro pela Anvisa, o Butantan precisa ainda da aprovação da Câmara de Regulação de Mercado de Medicamentos (CMED), órgão que define o preço de novos medicamentos no Brasil. 

Por fim, a Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde (Conitec) deve avaliar a possibilidade de incorporar a vacina ao Sistema Único de Saúde (SUS). 

Os diretores do Butantan preveem a entrega de um milhão de doses ainda em 2025, além de 100 milhões de doses até 2027.

LEIA TAMBÉM:

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador