Pressionado, Pazuello chega a Manaus sem data de volta”

Pressionado, Pazuello chega a Manaus sem data de volta”

por Mário Adolfo Filho – De Manaus

O ministro da Saúde Eduardo Pazeullo está em Manaus. Ele chegou na noite deste sábado, 23/01, trazendo 132,5 mil doses da vacina de Oxford/AztraZeneca para integrar o plano de imunização do estado. Curiosamente. O Ministério da Saúde diz, por meio de nota, que Pazuello “não tem voo de volta para Brasília” e portanto “ficará no Amazonas o tempo que for necessário”.

A pressão em Eduardo Pazuello é gigantesca. Isso porque o procurador-geral da República, Augusto Aras, pediu ao Supremo Tribunal Federal (STF) abertura de inquérito com objetivo de apurar a conduta do ministro da Saúde em relação ao colapso da saúde pública de Manaus (AM). Ele é casado de, mesmo tomando conhecimento da falta de oxigênio que atingiria as unidade de saúde, pouco fazer para mudar o cenário.

Mas o ministro não fala sobre o assunto. No Amazonas, ele prefere falar apenas sobre a distribuição de vacinas. “A meta é imunizar 1,5 milhão de pessoas no estado até o final do ano, mas a expectativa do governo do Amazonas é que a meta seja cumprida ainda no primeiro trimestre, em função da velocidade com que as doses estão sendo compradas e enviadas ao estado. As vacinas desse lote serão destinadas à imunização de profissionais de saúde e idosos acima de 75 anos”, assinala.

O presidente Jair Bolsonaro, por sua vez, ainda não sinaliza que pretende substituir o ministro da Saúde, de acordo com o site do jornal O Dia. Porém, já pediu ao ministro das Comunicações, Fábio Faria, um plano para analisar a reação e o desgaste de Pazuello.

As 132,5 mil doses de vacina desembarcadas na noite de sábado e as 44 mil que chegam ainda neste domingo se somarão às 282 mil doses de Coronavac que já foram destinadas ao Amazonas e distribuídas aos municípios, atingindo o total de 458,5 mil doses enviadas ao estado.

Redação

Redação

View Comments

  • Nassif: essa de mandar o Ôme-da-Saúde pra Manaus é chamada tática do Boi-de-Piranha. Enquanto o famigerado é devorado pela previamente contratada GrandeMídia pra fazer estardalhaço pra cima dele o resto dos VerdeSauvas (especialmente os Palacianos) enchem a burra de rachadinhas e atravessam o Rubicão sem sequer molhar as botas. O cara da PGUN já até preparou o inocentamento judicial, com um pedido repletinho de baboseiras. O caso vai pra um TogadoChegado, que usará inversão do DomínioDoFato (não a do Morcegão, que era brincadeirinha) e o candidato a meliante sai pela tangente...

Recent Posts

“Para mim é um alívio essa correição”, diz Gabriela Hardt

Substituta de Sergio Moro, juíza admite erros no caso Tacla Duran, mas garante que não…

49 minutos ago

O que está por trás da nova corrida pelo ouro

Incertezas políticas e internacionais estão por trás da disparada de preços do minério, diz professor…

50 minutos ago

Como capturar o comum cotidiano ou a própria vida, por Maíra Vasconcelos

A cada dia, ficamos esquecidos no dia anterior sem ter conseguido entender e ver o…

1 hora ago

Lula e ministros visitam RS para garantir recursos às vítimas das chuvas

Exército aumentou o número de militares e opera hospital de campanha; Transportes se comprometeu a…

2 horas ago

Entrevista: Ilan Fonseca, procurador que trabalhou como motorista de Uber, revela a dura realidade dos aplicativos

Escritor e membro do MPT, Ilan Fonseca propõe alternativas ao oligopólio que controla trabalhadores sem…

3 horas ago

Temporais no Rio Grande do Sul rompem barragem e autoridades alertam para população deixar área

Barragem 14 de Julho, no interior do Rio Grande do Sul, rompe com as fortes…

3 horas ago