Relatório da Saúde confirma relação entre vírus Zika e mocrocefalia

Jornal GGN – Uma nota divulgada pelo Ministério da Saúde nesse sábado (28) confirmou a relação entre o vírus Zika e o aumento de casos de microcefalia e outros tipos de má formações de bebês registrados no Nordeste. A associação entre o vírus zika, descoberto na África e transmitido pelo mosquito Aedes aegypti, e a mocrocefalia é um fato inédito na medicina mundial.

Outra descoberta importante feita na última sexta-feira (27) foi a relação entre o zika e a morte de duas pessoas. A doença costuma causar forte mal-estar, mas dificilmente leva a óbito. O Ministério da Saúda avalia que, nos dois casos registrados – de um homem que sofria de lúpus e de uma jovem de 16 anos – o vírus agravou doenças pré-existentes.

Agência Brasil

Ministério da Saúde confirma relação entre vírus Zika e microcefalia

Carolina Gonçalves – Repórter da Agência Brasil

O Ministério da Saúde confirmou hoje (28) que existe relação entre o vírus Zika e os casos de microcefalia na Região Nordeste do país. Segundo nota divulgada pela pasta, exames feitos em um bebê nascido no Ceará com microcefalia e outras malformações congênitas revelaram a presença do vírus em amostras de sangue e tecidos.

O resultado enviado pelo Instituto Evandro Chagas revelou, segundo o ministério, “uma situação inédita na pesquisa científica mundial”. O governo assegurou que vai dar continuidade às investigações para descobrir quais as formas de transmissão, como o vírus atua no organismo e qual período de maior vulnerabilidade para a gestante. “Em análise inicial, o risco está associado aos três primeiros meses de gravidez”, complementou.

Ontem (27), o instituto de pesquisa notificou o governo sobre outros dois óbitos relacionados ao vírus Zika. As análises indicaram que o vírus pode ter contribuído para agravar estes casos. “Esta foi a primeira ligação de morte relacionada ao vírus zika no mundo, o que demostra uma semelhança com a dengue”.

O primeiro caso confirmado foi o de um homem com histórico de lúpus e de uso crônico de medicamentos corticoides, no Maranhão, e o segundo é o de uma menina de 16 anos, no Pará, que morreu no final de outubro, depois de relatar sintomas semelhantes ao de dengue, como dor de cabeça e náuseas.

Diante dessa declaração, a expectativa é que sejam redobradas ações nacionais para combater o mosquito transmissor, o Aedes aegypti, responsável pela disseminação da dengue, Zika e chikungunya. “O momento agora é de unir esforços para intensificar ainda mais as ações e mobilização”, alertou o ministério.

Edição: Maria Claudia

Redação

4 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Interessante. Será que nos

    Interessante. Será que nos países onde o Zica vírus  é endêmico (leste e oeste do continente africano)  ja tinham observado essa relação com a microcefalia?

      1. Esse vírus entrou no Brasil

        Esse vírus entrou no Brasil no ano passado e os casos apareceram esse ano. O pessoal da saúde têm se dedicado muito nesse caso. 

  2. Qual foi ?

     Uma das  primeiras providência tomada pelo sr. José Serra, quando indicado à Ministro da Saúde pelo FHC mesmo ?

    Como sou da área da saúde, não me esqueço jamais : “Demitir os mata-mosquitos existentes no Ministério”. Talvez não seja essa a causa das grandes epidemias de dengue no país ?

    Outra  foi a aquisição de ambulâncias super-faturadas para municípios. O engraçado, se não fosse triste, é que as ditas ambulâncias tinham um tamanho tão pequeno, que só cabiam crianças.  AS SUPERMINIS AMBULÂNCIAS.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador