Saúde

Varíola dos Macacos não deve virar pandemia como a Covid-19, diz OMS

A varíola dos macacos, doença que vem preocupando a comunidade científica com casos confirmados em dezenas de países pelo mundo, não deve causar uma nova pandemia como a Covid-19.

A informação foi dada pela líder técnica para varíola do Programa de Emergências em Saúde da Organização Mundial de Saúde (OMS), Rosamund Lewis, em resposta a ouvintes em live transmitida na manhã desta segunda (30).

O surto da varíola, que já atinge mais de 20 países com mais de 300 casos confirmados, pode vir a ser “uma potencial emergência de saúde pública a nível internacional”, sem contudo repetir as preocupações que geraram o novo coronavírus.

“No momento, não estamos preocupados com uma pandemia global”, tranquilizou Lewis, que afirma que acredita que a propagação dessa doença pode ser contida. Acompanhe a live:

Em regiões da África Ocidental e Central, a varíola dos macacos era considerada uma infecção viral endêmica. O primeiro país a detectar foi o Reino Unido, que informou a Organização Mundial da Saúde (OMS) no dia 7 de maio, por um paciente que viajou da Nigéria para o Reino Unido.

Em seguida, outros países também detectaram suspeitas e realizaram exames confirmando os casos. A Argentina foi o primeiro país da América latina a confirmar dois pacientes infectados.

No Brasil, dois casos suspeitos estão sendo monitorados, informou o Ministério da Saúde hoje. Um deles está em Santa Catarina, outro no Ceará. Também há o acompanhamento de outro possível caso no Rio Grande do Sul.

Os pacientes estão isolados e em recuperação, monitorados por equipes de vigilância sanitária. “A investigação dos casos está em andamento e será feita coleta para análise laboratorial”, informou a pasta.

Democracia é coisa frágil. Defendê-la requer um jornalismo corajoso e contundente. Junte-se a nós: www.catarse.me/jornalggn

Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

Recent Posts

Choques políticos em série refletem bagunça institucional, por Antonio Machado

O chamado ativismo judicial provoca rusgas institucionais desde o tempo do mensalão, antecedendo os ataques…

8 horas ago

Lei de Alienação Parental: revogar ou não revogar, eis a questão

Denúncias de alienação descredibilizam acusações de violência contra menores e podem expor a criança aos…

9 horas ago

Papa Francisco recebe Dilma Rousseff no Vaticano

Os dois conversaram sobre o combate à desigualdade e à fome. Para Dilma, o papa…

12 horas ago

Exposição à poluição aumenta o risco de doenças cardíacas em moradores de São Paulo

Os pesquisadores constataram que pessoas que sofrem de hipertensão sofrem ainda mais riscos, especialmente as…

12 horas ago

Vídeo mostra a ação da polícia durante abordagem de Tiago Batan

Caso ganhou repercussão no interior de SP; jovem faleceu após ser baleado na região do…

13 horas ago

Roberto Campos Neto e o terrorismo monetário

É papel do Banco Central administrar as expectativas de mercado, mas o que o presidente…

14 horas ago