Categories: Sem categoria

O neuromagma e a intuição

O que    leva, de repente, algumas pessoas a perceberem, muito antes das outras, as tendências de determinado movimento de opinião pública, a antecipar mudanças políticas ou de mercado? Qual a determinante que permite a alguns privilegiados, em meio a um cipoal de fatores, entender claramente quais os fatores que serão dominantes? O que faz com que alguns médiuns sejam dotados de capacidade de analisar com profundidade problemas com os quais presumivelmente acabam de tomar contato?

Há uma linha na psiquiatria estudando esses fenômenos. Trata-se da neuromagma. Segundo esses estudos, ainda embrionários, as idéias formam um enorme colchão que transita pelo mundo em alguma dimensão. O que se chama de intuição é a capacidade de alguns cérebros de captar esses movimentos. Muitas vezes uma pessoa pode ter uma ideia em determinado local; e outra captar essa ideia a centenas de quilômetros de distância.

É um tema fascinante, que me foi contado por Mauro Hagenberg, um amigo psicanalista, coordenador do Curso de Psicoterapia Breve, do Sedes Sapientis, e intelectual sólido. Ele pode explicar alguns dos grandes fenômenos de intuição até os poderes de um sensitivo.

Desafiei-o a preparar um texto para discussão aqui ou no Portal.

Topou, mas está precisando do livro que originou toda essa linha de pesquisa, do italiano Franco Bernardi, conhecido no meio como Bifo.

Ele encomendou o livro à Itália mas levará algum tempo para chegar. Quem tiver o livro e puder emprestar, adiantará uma discussão que promete ser interessantíssima.

Por alberto cordiviola

Nassif,

uns vinte anos atrás, um biólogo inglês (acho que biólogo e acho que inglês) levantou a idéia de “campos mórficos” e estabeleceu uma polémica ardente nos meios acadêmicos. Se não em engano, um editorial da “Science” chamou o livro de “um livro para a fogueira”, lembrando velas práticas da inquisição. Ele tentava explicar a razão pela qual células tomam a forma adequada no momento adequado, mas elaborava experimentos curiosos: uma pessoa que desconhecia absolutamente um idioma, o aprendia muito mais facilmente na presença (somente na presença) de pessoas esse idioma do que num conjunto de pessoas que, igualmente e ele, não conheciam o idioma.

A teoria de Sheldrake é que quando a ciência não consegue explicar um fenômeno, inventa um “campo”, como o campo magnético ou o campo gravitacional.
Nunca mais soube do Sheldrake e sua obra terminou refem dos místicos que estão prontos a acreditar em tudo….

Mas Sheldrake, um cientista esperto que sabe o que é ciência, propôs as experiências que poderiam “falsear” a sua teoria, dentro da mais pura epistemologia Popperiana.

Sua matéria do neuromagma (ou será um neurocampo?) me interessa. Estudo, por questões outras, a “criatividade” e gostaria imensamente de entrar nessa discussão.

Por peregrino

O que atrapalha neste tipo de estudo é o estudo de estudiosos

influentes…sem deixar de lado tudo aquilo que já estudou, que já aprendeu, nenhum cientista, religioso ou psicólogo conseguirá desvendar este mistério.

Tento crer que não tem nada a ver com religiosidade, incluindo a mediunidade, mas sim com o cérebro de cada pessoa; de repente tudo a ver com pequeninas diferenças que muitos cientistas teimam considerar como anomalias, defeitos de fabricação ou talvez seqüelas de traumas, ou psicológicos ou físicos, como se eles realmente conhecessem todos os detalhes do nosso cérebro…e até agora não foi possível obter resultados satisfatórios, simplesmente porque não é possível tirar conclusões em cima do que não se conhece e, pior, concluir em cima do que muitas vezes o próprio cientista, ou religioso, não aceita.

Talvez por isto torna-se inevitável a vontade de testar, mas já com intenção de negar, qualquer capacidade especial que alguma pessoa alega ter. E isto não significa que ela seja mais inteligente do que a maioria das pessoas…digamos que estas poucas pessoas já nasceram com qualquer treco, e podemos considerar que seja “conectores” especiais no cérebro…lance de evolução natural, talvez

Tendo crer que o x da questão pode estar nesses novos “conectores” e dependendo do que estas pessoas absorverem da vida, principalmente na fase de crescimento, até os 5 anos, talvez, pode ser que elas sejam injustamente condenadas a carregarem pelo resto da vida o fardo das habilidades sensoriais que até mesmo deus duvida…o deus da religião…deve ser um fardo mesmo, pois ainda por cima são taxadas de doidas.

Uma vez quase que considerei comprovada a tese de que depende muito do cérebro “receptor”, ou seja, nem todos os cérebros podem funcionar como “antena”, tem que haver coincidências raras de “conectores”…nem todos conseguem ouvir, de uma mesma distância, o som de um efeito corona, por exemplo…e o que ocorre no cérebro dessas pessoas especiais são justamente descargas elétricas de pequena intensidade, dependendo do momento e da situação…cientistas confirmam que vários pulsos de energia antecedem um pensamento, e estão verificando se tem gente que consegue captar e decifrar, transformar em informação antes do tempo, do pensamento….algo assim, sei lá, muito complicado mesmo…sou mais de acreditar que é um erro no tempo

Seja lá o que for este treco, é uma discussão muito interessante, sem dúvida, e aqui mesmo no Brasil temos algumas dessas pessoas…não estas que andam por aí dando show e enriquecendo, mas sim aquelas que realmente sofrem o efeito, e que talvez por isto raramente permitem vir à tona suas imperfeições…devem considerar como fardo, castigo…razão, talvez, dos solitários por opção !!!

Luis Nassif

Luis Nassif

View Comments

  • Nassif,
    uns vinte anos
    Nassif,
    uns vinte anos atrás, um biólogo inglês (acho que biólogo e acho que inglês) levantou a idéia de "campos mórficos" e estabeleceu uma polémica ardente nos meios acadêmicos. Se não em engano, um editorial da "Science" chamou o livro de "um livro para a fogueira", lembrando velas práticas da inquisição. Ele tentava explicar a razão pela qual células tomam a forma adequada no momento adequado, mas elaborava experimentos curiosos: uma pessoa que desconhecia absolutamente um idioma, o aprendia muito mais facilmente na presença (somente na presença) de pessoas esse idioma do que num conjunto de pessoas que, igualmente e ele, não conheciam o idioma.
    A teoria de Sheldrake é que quando a ciência não consegue explicar um fenômeno, inventa um "campo", como o campo magnético ou o campo gravitacional.
    Nunca mais soube do Sheldrake e sua obra terminou refem dos místicos que estão prontos a acreditar em tudo....
    Mas Sheldrake, um cientista esperto que sabe o que é ciência, propôs as experiências que poderiam "falsear" a sua teoria, dentro da mais pura epistemologia Popperiana.
    Sua matéria do neuromagma (ou será um neurocampo?) me interessa. Estudo, por questões outras, a "criatividade" e gostaria imensamente de entrar nessa discussão.

  • Nassif! Onde estão os
    Nassif! Onde estão os inventos que não foram aproveitados pela industria e comércio mudial ? É certo que muitos inventos ficam arquivados e esquecidos pelos cantos de bibliotecas . É interessante que vez ou outra estes inventos e ou pesquisas são descobertos por alguém (sempre alguém que ninguém dá valor) e este passa a ser algo muito importante. Não por acaso o átomo era , até a sua redescoberta no século passado algo que não valor algum. Mas sabemos que o átomo já havia sido descoberto há milhares de anos , nos tempos das pirâmides egipcias . Eu por exemplo tenho vários inventos, mas que não houve interesse algum .
    Então para que divulgá-los . Um invento trata-se de dispositivo que aciona pó quimico CO2 em todo o carro sem precisar acioná-lo manualmente. É invento que dispensa o ultrapassado extintor de incêndio convencional de hoje (cilindro portátil) . O disposito que eu inventei pulveriza em todo o veículo o CO2 químico . É embutido e pode ser acionado também manualmente ou através de células de calor . E .... tenho outros inventos guardados .

  • Como espírita sei muito bem o
    Como espírita sei muito bem o que o jornalista está falando e a ciência está procurando entender.

    O que a ciência fala como neuromagma, o contato com o mundo invísivel, nós entendemos como mediunidade. Agora, o que leva um perceber melhor que outro é o nível da capacidade, não só intelectual como também moral, do médium.

    Fico feliz em saber que já tem um ramo da ciência estudando esses "fenômenos".

  • Amigos não posso crer que há
    Amigos não posso crer que há algo telepático no que diz respeito as descobertas-invenção, considero coincidência essas utilidades serem desenvolvidas no mesmo período por pessoas em locais distantes. Creio que isso é fruto da necessidade e da capacidade de algumas pessoas de criarem soluções para as suas demandas.
    Além nisso, no meu ceticismo, não consigo enxergar como essas informações seriam transmitidas, isto é, através de ondas eletromagnéticas? Qual a potencia necessária para um transmissor transmitir a essa distância?
    Por favor, algum físico para ajudar?!?
    Enfim, acho difícil acreditar nessas coisas. Prefiro acreditar em fótons, funções de onda, número de estados....
    Abraços

  • Estamos todos conectados de
    Estamos todos conectados de algum jeito e se tivessemos desenvolvido nossas capacidades mentais (que acontecerá em breve) não teriamos problemas com a venda de teles. rs

    A telepatia é uma faculdade do ser humano. Vc ja reparou que mesmo em uma multidão, quando olhamos para alqguem que esta de costa para nos, muito fixamente pensando nela, ela olha de volta?

    O desenvolvimento dessa faculdade será um passo adiante na evolução do homem, já que todos saberão a intenção de todos e se acabará toda a mentira e manipulação.

  • Eh isso ai! Depois de um
    Eh isso ai! Depois de um historico de fracassos na tentativa de roubar propriedade intellectual espirita, algumas das quais foram, por seus proprios "meritos", efetivamente roubadas por cientifistas e lunaticos religiosos, lancam o neuromagma! Aonde eh a fila de virar magmoneurotico?

    Sai da frente, exijo ser o primeiro nessa fila!

  • Acho que nasci com esse trem
    Acho que nasci com esse trem do neuromagma aí (êta nome bunitinho, sô!), sinto isso desde criancinha. Meu 'pobrema' está em saber se sou emissor ou receptor, como 'sensitivo'. Ou as duas coisas. Tem situações que arrepia o couro cabeludo e tudo o mais. Acho que vai ser difícil a ciência chegar a conclusões efetivas e concretas, ou seja, estabelecer o que é nato, o que é fruto da experiência, o quanto as emoções estimulam ou exacerbam ou inibem os fenômenos, ou quanto da percepção pura e simples poderia ser uma herança genética, mas debater e colocar um pouco de teoria em cima do assunto com a visão profissional de um estudioso poderá colaborar, sim. Fico aguardando com ansiedade o artigo prometido. Até mesmo me coloco à disposição do Dr. Mauro Hagenberg, não como um sensitivo excepcional e raro, que eles existem, mas comum, e como 'observador' do assunto que sou, que por vezes é problema ou é solução, e para ser mais um número nas estatísticas (a mãe e madrinha de todas as ciências) dele, pois imagino que irá precisar conversar, e muito, com quem tem essa 'tar' de neuromagma, que espero não dê muita coceira, pois sou alérgico, entre outras coisas, e coceira estimula minhas histaminas... que são histéricas intransigentes na defesa do meu (na verdade delas) pedaço...
    Fiquei feliz hoje, só de saber que posso estar com essa novidade aí do neuromagma... he, he, he... viva a modernidade!

  • Muitas vezes vi algo dessa
    Muitas vezes vi algo dessa natureza ocorrer. Ainda bem que não é paranóia, ou apenas minha!!!

    Intuição, talvez...

    Certa vez li sobre uma pesquisa, que a mesma situação ocorreu com macacos, separados por quilômetros.

Published by
Luis Nassif

Recent Posts

Choques políticos em série refletem bagunça institucional, por Antonio Machado

O chamado ativismo judicial provoca rusgas institucionais desde o tempo do mensalão, antecedendo os ataques…

13 horas ago

Lei de Alienação Parental: revogar ou não revogar, eis a questão

Denúncias de alienação descredibilizam acusações de violência contra menores e podem expor a criança aos…

14 horas ago

Papa Francisco recebe Dilma Rousseff no Vaticano

Os dois conversaram sobre o combate à desigualdade e à fome. Para Dilma, o papa…

17 horas ago

Exposição à poluição aumenta o risco de doenças cardíacas em moradores de São Paulo

Os pesquisadores constataram que pessoas que sofrem de hipertensão sofrem ainda mais riscos, especialmente as…

17 horas ago

Vídeo mostra a ação da polícia durante abordagem de Tiago Batan

Caso ganhou repercussão no interior de SP; jovem faleceu após ser baleado na região do…

18 horas ago

Roberto Campos Neto e o terrorismo monetário

É papel do Banco Central administrar as expectativas de mercado, mas o que o presidente…

19 horas ago