Documentário “Tomie” ganha destaque no Canal Curta!

Ana Gabriela Sales
Repórter do GGN há 8 anos. Graduada em Jornalismo pela Universidade de Santo Amaro. Especializada em produção de conteúdo para as redes sociais.
[email protected]

O filme, de Tizuka Yamasaki, estreia na programação semanal canal e vai ao ar, dia 2 de agosto, na Terça das Artes

Jornal GGN – O destaque desta semana do canal Curta! fica por conta do documentário “Tomie”, que vai ao ar dia 2 de agosto, na Terça das Artes. O filme, que estreia no canal, reúne críticos que falam sobre a artista plástica Tomie Ohtake. Ao longo da semana, ainda serão exibidos muitos outros documentários.

Em “Tomie”, os críticos Paulo Herkenhoff, Agnaldo Farias e Miguel Chaia relatam a maneira harmoniosa como a vida de Tomie Ohtake e suas obras dialogam ao longo dos anos. A japonesa naturalizada brasileira, ganha a cena do longa com registros que mostram seu trabalho no ateliê.

Essa Segunda da Música, dia 1, é de Ícones do Jazz, com episódio sobre o multi-instrumentista Lionel Hampton. Já no dia 3, a Quarta do Cinema traz o documentário “O Crítico”, dirigido por Kleber Mendonça Filho. O “A Vida é Curta!”, também exibido na quarta-feira, em clima de Jogos Olímpicos traz curtas como “Atrocidades Maravilhosas”. 

Na série Impressões do Mundo é a vez do episódio “James Holston e as Cidades”, que vai ao ar na Quinta do Pensamento, dia 4 de agosto. E a semana termina com a exibição na íntegra de “Quartier Latin – Maio de 68”, na Sexta da Sociedade, dia 5 de agosto.

O Curta! pode ser visto nos canais 56 da NET e da ClaroTV,  na Oi TV e operadoras associadas a NeoTV.

Confira detalhes da programação:

Segunda da Música – “Ícones do Jazz – Lionel Hampton” (Documentário)

Concerto de uma hora, de um dos mais amados bandleaders da história do jazz. Hamp, o irresistível rei dos artistas, toca vibrafone, bateria, piano, canta e dança, enquanto ele e sua lendária banda encantam esta audiência belga. Com atuações de grandes solistas do jazz, como Andy McGhee, Art Hoyle, Billy Mackel, Lou Blackburn, Bobby Plater, Wilbert Hogan e Eddie Williams, a Hampton Orchestra toca as misturas autorais de Hamp, com muito jump blues, jazz e rhythm’n blues, levando o público a um frenesi. 

Exibição: 1 de agosto, segunda-feira, às 21h

Diretores:   David Peck, Phillip Galloway e Tom Gulotta 

Duração: 50 min.

Classificação: Livre

Horários alternativos:

Dia 2 de agosto, terça-feira, às 1h e às 15h;

Dia 3 de agosto, quarta-feira, às 9h;

Dia 7 de agosto, domingo, às 0h.

Terça Das Artes – “Tomie” (Documentário)

Ao reconhecer em Tomie Ohtake a personalidade que melhor incorporou a unidade cultural entre Brasil e Japão, Tizuka Yamasaki baseou a sua contribuição para os 100 anos da Imigração Japonesa no Brasil, celebrado em 2008, produzindo o documentário “Tomie” sobre a artista. Por meio de entrevistas conduzidas pela cineasta, Tizuka traz depoimentos dos críticos Paulo Herkenhoff, Agnaldo Farias e Miguel Chaia, além de conversas informais sobre a vida pessoal e profissional de Tomie Ohtake. Ao captar momentos da artista trabalhando em seu ateliê, rabiscando, recortando papéis, pensando em mais um novo projeto, ao lado dos filhos Ruy e Ricardo. 

Exibição: 2 de agosto, terça-feira, às 23h20

Diretor: Tizuka Yamasaki

Duração: 34 min

Classificação: Livre

Horários alternativos:

Dia 3 de agosto, quarta-feira, às 3h20 e às 17h20;

Dia 4 de agosto, quinta-feira, às 11h20;

Dia 6 de agosto, sábado, às 12h15.

Quarta de Cinema“A Vida é Curta”, em clima de Jogos Olímpicos

Entre torcidas e polêmicas, o “A Vida é Curta” exibe essa semana histórias que apresentam diferentes aspectos da cidade olímpica e a vocação brasileira pelo esporte, com os curtas “Contos da Mar锓Atrocidades Maravilhosas” e “Três no Tri”.  

Exibição: 3 de agosto, quarta-feira, às 20h

Classificação: Livre

Horários alternativos:

Dia 4 de agosto, quinta-feira, às 0h e às 14h;

Dia 5 de agosto, sexta-feira, às 8h;

Dia 6 de agosto, sábado, às 14h.

Critico” (Documentário)

Crítico profissional de cinema e diretor de curtas, o documentário segue os questionamentos pessoais de quem está situado na indústria cultural tanto como cineasta, como também observador da arte e da indústria do audiovisual. Os registros começaram em 1998 e seguiram até 2007, ocorridos no Brasil, Estados Unidos e Europa, com cineastas e críticos do mundo inteiro. 

Exibição: 3 de agosto, quarta-feira, às 22h30.

Diretor: Kleber Mendonça Filho  

Duração: 76 min

Classificação: Livre

Horários alternativos:

Dia 4 de agosto, quinta-feira, às 2h30 e às 16h30;

Dia 5 de agosto, sexta-feira, às 10h30;

Dia 6 de agosto, sábado, às 22h30.

Quinta do Pensamento – “James Houston e as Cidades” (Documentário)

As crises das grandes cidades e o espaço da cidadania em um debate sobre as polêmicas e provocativas ideias do antropólogo estadunidense que estuda as experiências de várias metrópoles do mundo, incluído Brasília, esta como tema de um de seus livros, “A cidade Modernista: Uma Crítica de Brasília e sua Utopia Modernista”. A insurgência da cidadania como o principal foco de observação do escritor e antropólogo James Holston.  

Exibição: 4 de agosto, quinta-feira, às 23h30.

Diretor: Ronaldo Duque 

Duração: 26 min

Classificação: Livre

Horários alternativos:

Dia 5 de agosto, sexta-feira, às 3h30 e às 17h30;

Dia 6 de agosto, sábado, às 21h;

Dia 7 de agosto, domingo, às 9h. 

Sexta da Sociedade – “Quartier Latin – Maio de 68” (Documentário)

Por um pedido de estudantes da Sorbonne, William Klein filmou eventos no Quartier Latin, em Paris. Esse material deveria ter sido usado como parte de um filme sobre Maio de 68, mas que, por inúmeras divergências, não foi finalizado na época. O filme é levado à população, estudantes, militantes, ativistas, pessoas que no dia a dia não têm quase contato umas com as outras e podem, de repente, se expressar. Foram ouvidos trabalhadores, donas de casa, garçons, donos de loja, imigrantes, crianças, pensionistas, yuppies insatisfeitos, chefes arrependidos, jovens homens e mulheres raivosos e de todos os tipos e tendências políticas, cujas discussões inflamadas espalharam-se por toda a cidade. 

Exibição: 5 de agosto, sexta-feira, às 22h10.

Diretor: William Klein 

Duração: 90 min 

Classificação: Livre

Horários alternativos:

Dia 6 de agosto, sábado, às 2h10 e às 10h15;

Dia 7 de julho, domingo, às 15h30;

Dia 8 de agosto, segunda-feira, às 16h10.

 

Ana Gabriela Sales

Repórter do GGN há 8 anos. Graduada em Jornalismo pela Universidade de Santo Amaro. Especializada em produção de conteúdo para as redes sociais.

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador