Fantástico perde audiência e sofre com ‘síndrome de Vídeo Show’

Do Notícias da TV

Com ‘síndrome de Vídeo Show’, Fantástico perde para Record e SBT

Por DANIEL CASTRO
 
Era uma vez um programa semanal que bombava no Ibope. Durante 40 anos, poucas vezes esse programa teve sua liderança ameaçada. A última grande crise aconteceu em 2001, quando o SBT surpreendeu com uma Casa dos Artistas. A ameaça passou, mas audiência continuou caindo, caindo, caindo. Dos mais de 30 pontos de dez anos atrás, caiu para 14,4 pontos há duas semanas, no Domingo de Páscoa.
 
Como resolver o problema desse programa? Com um cenário novo, uma redação-cenário, uns bonequinhos, umas caretinhas que aparecem no vídeo, muita tecnologia, uns bastidores. Enfim, muita forma, pouco conteúdo.
 
E não é que deu tudo errado? Neste domingo (4), o Fantástico viveu momentos de alta tensão no Ibope. Perdeu durante um bom tempo para o Domingo Espetacular, da Record, e outro tanto para o Programa Silvio Santos, do SBT. Foram 19 minutos ininterruptos atrás do Domingo Espetacular. Chegou a ficar quatro pontos atrás da Record (16,0 a 12,1) às 22h06.
 
Por muito pouco não ficou em terceiro. Às 22h12, marcou 12,6, contra 12,5 do SBT. Ufa, foi por um décimo.

 
O Fantástico, no entanto, foi líder na média de toda a sua exibição. Segundo dados preliminares, fechou a edição deste domingo, a segunda com novo cenário, com média de 14,0 pontos, contra 12,4 da Record e 11,2 do SBT. A confirmar esses números, terá batido novo recorde negativo. Isso sem que o SBT e a Record tenham oferecido ao público algo de impacto, diferente ou novo. Era tudo mais do mesmo.
 
Na Globo, já tem gente com saudades do antigo Fantástico. Fala-se nos bastidores que a revista semanal de variedades está sofrendo da “Síndrome de Vídeo Show”. Essa “síndrome” se explica mais ou menos assim: você tem um programa já tradicional; ele ainda é líder, mas já não é mais líder como antes; então, você muda esse programa, faz um novo cenário, inventa novos quadros; o resultado: você perde a liderança e tem que voltar atrás.
 
Dificilmente o Fantástico vai voltar atrás. Do novo cenário a Globo não abre mão, mesmo que as pesquisas mostrem que os telespectadores não reconhecem mais o Fantástico. Aos poucos, contudo, algumas “novidades” tendem a desaparecer. As imagens de bastidores, em que jornalistas ensaiam uma discussão sobre determinada apuração, já sumiram neste domingo. As reuniões de pauta persistem, mas foram só três, mesmo como a participação de Glória Pires.
 
Avalia-se na Globo que essas reuniões confundem o público e não parecem convincentes. Não parecem mesmo. Neste domingo, Gloria Pires sugeriu uma reportagem sobre ciência. “Tipo bichinho que ninguém nunca viu?”, falou Tadeu Schmidt, tirando da cartola um novo quadro, Reinos Secretos.
 
Sintomaticamente, o Fantástico recuperou a liderança perdida para a Record com um quadro do médico Drauzio Varella, sobre câncer. Ou seja, o público quer o velho. E menos chato, de preferência.
Redação

25 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. O grande mistério é que com

    O grande mistério é que com toda a grade, e não apenas o Fantástico, despencando consistemente – e nem vale à pena aqui discutir o por que, se a internet, o baixo nível da programação, a TV a cabo ou a antipatia crescente contra a emissora – o faturamento da Globo não para de crescer, ano após ano, na contra-mão da queda de audiência. Isso só pode acontecer por um motivo, o aumento nos preços cobrados pelas propagandas e que, imediatamente, remete à pergunta de um milhão de dólares… é possível um empresário concordar em pagar mais por uma propaganda que atinge menos compradores potenciais de seus produtos? E não estamos falando de pequenos empresários, nem sempre tão antenados com o que acontece nos bastidores da mídia mas de grandes multinacionais, grandes montadoras (todas anunciam pesado) e grandes conglomerados alimentícios, como a Nestlé. Como se explica esse milagre? A lábia dos vendedores da Globo é tão poderosa assim (sabemos do famigerado BV para as agências de propaganda… mas isso é coisa que os grandes empresários conhecem… não pode ser apenas isso…)? Ou tem algo mais nessa história que desconhecemos como, por exemplo, defender os interesses americanos sempre e sob quaisquer condições? Por favor, se souberem a resposta, please, respondam…

    1. Caro Agamenon nunca deixei de

      Caro Agamenon nunca deixei de suspeitar que a Rede Globo de TV tem função estratégica na política imperialista americana na América Latina. A dúvida que tenho é se ela pertence de fato aos americanos (e neste caso o preço que cobra pela propaganda é irrelevante uma vez que seu lucro deverá vir na forma de controle da opinião pública) ou se os americanos pagam para que a Família Marinho os defendam incondicionalmente. Como tudo começou na Ditadura Militar, qualquer hipótese é plausível, mas fico com a opção de que, de alguma forma, esses que estão garantindo o aumento das receitas da Globo de alguma forma estão sendo ressarcidos. Empresário que se preza controla o custo até de um prego, o que dirá de como irá gastar sua verba publicitária. Aí tem…

      1. Mas a opinião geral

        Mas a opinião geral consolidada do blog é que o imperio acabou, os EUA já acabaram, não tem mais nenhuma importancia, agora quem é a primeira potencia é a China, como então os EUA mandam na Globo? E porque mandariam? E de que forma mandariam? O Tesouro americano paga uma mesada à Globo? Ou pagam por baixo dos panos?

        Até para dizer bobagem é necessaria alguma logica. O Brasil hoje tem o governo mais esquerdista de sua historia, o que os EUA ganham sustentando a Globo se a esquerda manda no Governo?

        1. As posições críticas ao

          As posições críticas ao imperialismo norte-americano partem de intelecutais respeitados(que o senhor, em sua falta de educação e cultura chama de “esquerdeopatas”, justamente por sua falta de capacidade de manter um debate de alto nível, diante de sua tarefa inglória de defender a submissão aos EUA como política de Estado)como o prof. Moniz Bandeira – autor respeitado muito fora do alcance da limitada capacidade cognitiva de ignorantes leitores da revista Veja como o senhor – que sempre denuncia as ações perniciosas dos EUA para manter outros países submissos a seus desígnios imperiais, com consequências funestas para o bem-estar dos povos desses países.

          O prof. Moniz é também crítico fundamentado da ação das elites entreguistas brasileiras(da qual o senhor, um despreparado sem qualificação, que provavelmente depende dessa submissão vira-lata para sobreviver), vide as análises que o professor Moniz faz do governo FHC.

          Mas, obviamente, um debate desse nível estaria muito além das capacidades de um historiador de botequim como o senhor, que se gaba de ter recebido favores da ditadura e seus ministros.

          1. Não acredito que em pleno

            Não acredito que em pleno século 21 tem gente que ainda acredita em manipulação americana nas televisões. O que existe é influência, se o governo dos EUA paga a Globo que se prove antes de julgar. Com relação a audiência, a Globo está caindo porque o mundo mudou, simples assim. Assim como os vinils morreram, os CDs não vendem como antes, as revistas estão falindo, a tendência é a TV ser a próxima. Não vivemos mais na década de 60 que a única fonte de entreterimento da população era uma caixa que transmitia imagens. E não adianta procurar solução no século passado que não vão encontrar, a solução é ter visão de futuro e se adequar a isso. O quanto antes fizer, mais chance tem de sobreviver. 

  2. A decadência da goebbels é

    A decadência da goebbels é cristalina. Se fosse usar o critério técnico que a SECOM diz usar, era já pra ter cortado uns 70% da verba de publicidade dessa tv mafiosa. Eu não acho que é só por causa da internet. Tem muita incompetência nisso também. Esse tal de Kamel e mais um bocado de gente já estaria no olho da rua se o pai dos Marinhos ainda estivesse vivo.

  3. Sindrome de Video Show?

    Não sabia que falta de credibilidade tinha mudado de nome.

    Então podemos dizer que o Video Show está com crise de crise do Video Show!

    Podemos também afirmar que o JN está com crise do Video Show!

    Não diferente podemos também afirmar que o Fantástico e as novelas, etc… estão com crise do Video Show!

    A globo deixou de formar opinião, o povo já descobriu que ela tem lado, o da casa grande.

    ABAIXO A REDE GLOBO, O POVO NÃO É BOBO!

  4. É evidente que as novas

    É evidente que as novas mídias tem o seu peso nesta queda de audiência da Globo mas será que o tiro dado pelos Marinhos ao colocar esse tal de Ali Kamel, e sua obsessão em falar mal da Dilma e do PT, não sairam pela culatra e materializaram aquele antigo sentimento de repúdio à Rede Globo? 

    1. Creio que não, é ingenuidade

      Creio que não, é ingenuidade apostar na “iluminação” do povo, pois se fosse o caso, veríamos tal “brilho” manifestado na rede. Mas não, o que vemos proliferar são as mentiras e golpes abaixo da cintura. O ponto é a internet como mídia e tudo que ela oferece.

      Nos EUA, mesmo a TV a cabo (com toda sua variedade de conteúdo) vem perdendo assinantes recentemente. Lá as pessoas estão “cortando” o cabo, pois mesmo ele não é capaz de competir com a diversidade presente na rede. Imagina a limitada TV aberta?

      http://www.businessinsider.com/cord-cutters-and-the-death-of-tv-2013-11#!IMRIT

  5. não, não não..

    não é a tecnologia que assusta o telespectador, é a emissora mesmo, o povo já percebeu a degradação que é assitir TV no Brasil, e principalmente a Rede Globo em geral, o povo não é bobo, se faz de sonso, troca de canal e ver nas outras emissora coisas bem parecidas, então é melhor sair; dar um rolezinho na pracinha, no shopp mais perto, jantar fora, ir a uma pizzadria, fazer um lanche na calçada, tomar uma cerva, bater papo e dar rizada da cara do Bonner, da Poeta, Cherazade, Cazoe, kkkk; viver as coisas que não passa na TV, até parece que os jornais falam de outro pais.

    1. “então é melhor sair; dar um

      “então é melhor sair; dar um rolezinho na pracinha, no shopp mais perto, jantar fora, ir a uma pizzadria, fazer um lanche na calçada, tomar uma cerva, bater papo e dar rizada da cara do Bonner, da Poeta, Cherazade, Cazoe, kkkk; viver as coisas que não passa na TV, até parece que os jornais falam de outro pais.”

      Se o Aócio  ou o Campriles ganharem terão de voltar a assistir ao fantástico porque o pograma de governo destes dois prevê arrocho salarial, desemprego e juros altos, tudo dito bem claramente pelos seus supostos futuros ministros da fazenda.

      Deve ser por isto que a globo(câncer a ser cauterizado) está colocando até sua pífia credibilidade em risco para tentar eleger um dos dois. De preferência o Aócio.

  6. A Globo e sua programação

    A Globo e sua programação morreram junto com o século XX.

    Aliás a tv aberta no Brasil caminha para ser a “rádio am” dos nossos dias. Um festival de bizarrices, manipulações de notícias, músicas popularescas e pastores passando o número da conta corrente…

    Já deu.

     

  7. Só que o conluio mídia e agências continuam

    Falam tanto de corrupção mas eles enganam seu consumidor direto (anunciante), colocando um valor maior na globo pois tem uma comissão superexagerada que faz inveja aos grandes corruptos: 20%. Para eles é bom. Quando chegarem no fundo do poço de verdade, terão companhia.

  8. Trabalho em comunicação há

    Trabalho em comunicação há mais de trinta anos e posso dizer de cadeira: o Ibope, tanto para o rádio como para a tv, parece sofrer de um “medo” de mostrar as mudanças. Explico. Quando determinada emissora está bombando, sendo ouvida ou vista em tudo quanto é lugar, repercutindo suas músicas e assuntos em todos os meios, presente no  boca a boca da cidade, o Ibope lentamente começa a mostrar isso. Alguém já levantou a bola de que a chegada próxima de um instituto alemão está apressando o velho Ibope a ir “ajustanto” seus dados para mais próximo da realidade, para não passar vergonha. Mas, na minha opinião, a globo já caiu do galho da liderança absoluta há um bom tempo. São pouquíssimos programas de lá que ainda ficam na frente da enorme diversidade de opções que se tem hoje. Dilma, vc errou. Controle da mídia não é o controle remoto,  é a dupla mouse/teclado.

    1. Alguém já levantou a bola…

      “Alguém já levantou a bola de que a chegada próxima de um instituto alemão está apressando o velho Ibope a ir “ajustanto” seus dados para mais próximo da realidade, para não passar vergonha.”

      Sílvio,

      É exatamente isso que diz!

      Podes crer que em minha região vejo muito televisor ligado em programação interessante, mas não da Globo que, aliás, ninguém liga em minha casa

  9.  Do meu ponto de vista a

     

    Do meu ponto de vista a Globo não vai perder audiência por causa de outras emissoras, se for se fazer uma pesquisa aposto que todas estão perdendo audiência, a globo sempre liderou pela simples ausência de melhores opções por parte do público, na limitação de 3 ou 4 canais que perdurou desde o principio da tv ela nadou de braçada, com a popularização da tv por assinatura e a concorrência da internet o tempo do telespctador se pulverizou, desse ponto de vista é um verdadeiro prodígio ela ainda atingir o público que atinge, dias piores virão.

  10. As pessoas estão

    As pessoas estão freneticamente apertando o controle remoto. Os “analistas” das emissoras se prendem a algum movimento do indicador e tascam logo uma interpretação sobre o que o povão quer ou gosta de ver. Não sei se consideram que as pessoas, por exemplo, dão as costas pra ir ao banheiro, pra comer alguma coisa ou mesmo deixar o aparelho ligado pra lá.

    O que me chama mais atenção é que estão desligando cada vez mais os televisores. Outra coisa é que nesse troca troca a distribuição tende a ser cada vez mais equitativa entre os principais canais.

  11. O Domingo Espetacular é uma

    O Domingo Espetacular é uma droga. E inclusive é pior que o Fantástico. 

    O PHA mesmo montando num jegue está ameaçando ultrapassar os Marinho. Sensacional!

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador