Trabalho

Bolsonaro conseguiu que salário mínimo valesse menos desde o Plano Real

Jair Bolsonaro se tornou o primeiro presidente que tornou o salário mínimo menor do que quando entrou. E a perda de poder de compra do salário mínimo pode ser maior, se a inflação acelerar mais do que o previsto.

É isso! Jair Bolsonaro e o superministro da Economia Paulo Guedes, fizeram com que o poder de compra do salário mínimo caísse. E tem a maior perda desde o plano Real, em 1994. Ao terminar o mandato, Bolsonaro deixa o salário mínimo menor do que quando entrou. As informações são do jornal O Globo.

Os presidentes, após 1994, conseguiram reajustar o salário superando a inflação, sem perder o poder de compra. No governo Bolsonaro, o mínimo poderá perder 1,7% até o final do ano, conforme cálculos da corretora Tullet Prebon Brasil. Mas se a inflação acelerar, esta perda poderá ser ainda maior, já que as previsões estão sendo revisadas para alta.

A queda no piso salarial entre dezembro de 2018 a dezembro de 2022 é pela perda percentual. Segundo a corretora, a perda está relacionada ao ajuste fiscal que mostra o impacto de reajustes no piso em despesas da União, como benefícios sociais e Previdência.

Mas há relação direta com a aceleração da inflação. A corretora avalia que a reposição da inflação passada que o governo Bolsonaro promove não garante a preservação do poder de compra do salário mínimo diante do aumento de preços.

Bolsonaro, assim como seu antecessor, abandonou a política de valorização do piso salarial. Não há reajuste do piso acima da inflação já há 3 anos, como rezava a regra de correção, que considerava a inflação mais a variação do PIB de dois anos antes. Desde 2019, o governo apenas reajusta a perda resultante da inflação anual acumulada, obrigatória pela norma constitucional.

 No começo deste ano, o Brasil foi apontado como o segundo país com o menor salário mínimo segundo estudo da plataforma CupomValido, em comparação com outros 35 países membros da OCDE. No governo de Michel Temer o aumento real acumulado do mínimo foi de 0,79% e, com Bolsonaro, foi de 0%.

Mas a reposição já chegou a ser de 59,21% durante os governos petistas, de abril de 2003 a janeiro de 2016. No período, Lula se tornou o presidente que maior aumento real concedeu ao salário mínimo desde a sua criação, em 1º de maio de 1940.

Com informações do jornal O Globo.

Leia também:

Salário mínimo sem aumento real traz efeitos negativos para economia, aponta Dieese

Salário mínimo ideal em abril deveria ter sido de R$ 6.754,33, diz Dieese

Novo salário mínimo reduz o poder de compra do trabalhador, por João Daniel

Redação

Redação

Recent Posts

Justiça suspende julgamento de ex-policial que matou tesoureiro do PT

Defesa alega que comarca pode sofrer interferência devido à repercussão do assassinato e da influência…

34 minutos ago

IPCA-15 desmente pirações estatísticas de Campos Neto, por Luís Nassif

No acumulado de 12 meses, percebe-se todos os grupos sob controle. A maior influência no…

37 minutos ago

Congresso atende aos interesses do crime organizado ao proibir porte de drogas

À TVGGN, conselheira afirma que PEC das Drogas mantém monopólio de facções sobre a produção…

59 minutos ago

Durante visita de Lula, Embraer anuncia investimentos de R$ 2 bilhões

Em São José dos Campos, Lula acompanhou a entrega de um jato comercial modelo 195-E2,…

2 horas ago

Fux pede vista e interrompe julgamento da desoneração da folha

Cinco ministros votaram a favor da manutenção da derrubada da medida. Com o pedido de…

2 horas ago

Dia Nacional da Empregada Doméstica, por Solange Peirão

Lenira Maria de Carvalho (1932-2021) é esta doméstica que permaneceu na profissão por mais de…

3 horas ago