Guedes diz que vai liberar FGTS para trabalhador se reforma da Previdência passar

Jornal GGN – “O sonho do crescimento está ao alcance de nossas mãos. Basta implementar as reformas. Como está demorando a implementação das reformas, revisões [de alta do PIB] foram acontecendo para baixo. Me perguntaram isso: ‘a economia não está respondendo?’. Eu disse, ‘respondendo a que?’ Não fizemos nada ainda”, disse Paulo Guedes, na portaria do Ministério da Economia para jornalistas.

A coletiva aconteceu nesta quinta-feira (30), mesmo dia em que o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) anuncia uma retração de 0,2% do Produto Interno Bruto (PIB) no primeiro trimestre deste ano – o primeiro recuo no período desde 2016.

A equipe econômica do governo Bolsonaro defende que não é possível solucionar a grave crise fiscal e círculo vicioso do baixo crescimento econômico sem o que vem chamando de “reformas” estruturais, a principal delas a da Previdência.

Diante dos jornalistas, Guedes disse ainda que sua equipe estuda liberar os recursos dos trabalhadores depositados em contas inativas e ativas do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) e também a liberação do abono salarial PIS-Pasep. O objetivo é jogar mais dinheiro no mercado para movimentar a economia. Entretanto, a liberação só irá acontecer “assim que forem aprovadas as reformas”.

O ministro admite que a liberação dos fundos com as reservas de recursos do trabalhador para a economia geram um estímulo à economia de “voo de galinha”, mas defendeu a proposta como uma forma dar um ponta pé inicial para o que sua equipe econômica entende como medidas “anticíclicas” ao quadro atual de recessão da economia brasileira.

“Vamos liberar PIS-Pasep, FGTS, mas assim que saírem as reformas. Se abre essas torneiras sem as mudanças fundamentais, é o voo da galinha. Você voa três quatro meses porque liberou, e depois afunda tudo outra vez. Na hora em que fizer as reformas fundamentais, e aí sim libera isso, é como se fosse a chupeta de bateria [de carro, ou seja, um estímulo inicial ao PIB]. Senão, anda três metros e para tudo outra vez”, declarou.

O ministro da Economia também chamou de “voluntarismo” a redução da taxa básica de juros (Selic).

“Você só pode baixar os juros se tiver o regime fiscal em pé. Então, na hora que você fizer a reforma da Previdência, as expectativas vão ser de equilíbrio fiscal e, na mesma hora, os juros vão começar a descer no mercado. E o Banco Central deve sancionar [essa queda de juros do mercado reduzindo também a Selic]. Mas tudo isso exige as reformas antes”, prometeu.

Capitalização e seus riscos

A reforma da Previdência de Guedes inclui o regime de capitalização, modalidade onde os recursos para a aposentadoria serão retirados apenas da conta do trabalhador e serão geridos pelo sistema bancário. O modelo atual é tripartite – empresas, governo e trabalhador contribuem para o fundo do INSS.

Segundo estudo divulgado pela OIT (Organização Internacional do Trabalho) o regime de capitalização Previdência Social fracassou na maioria dos países em que foi aplicado. Os principais pontos críticos são: o valor irrisório pago a quem se aposenta – muito abaixo dos parâmetros estabelecidos pela comunidade internacional – e a falácia de que o governo economiza com o sistema de capitalização. Clique aqui para ler mais sobre esse tema.

Leia também: Governo erra conta ao usar Assistência Social como parte da Previdência, diz professor da UnB

Redação

Redação

View Comments

  • Li em outro site que é por causa do Pibinho, e não se a reforma da previdência passar.

    Se é verdade que a condição imposta para a liberação do FGT$ é a aprovação da reforma da previdência, agora inaugurou-se no Brasil o 'dá cá, toma lá'.

  • Usei o fgts, sou aposentado, o pis/pasep fora do meu alcance, portanto eu quero ser "corrompido" com algo...
    Para os demais, vou liberar algo que vos pertence...vou ficar eu e os meus bankster com.....
    Putz...a terra e o cérebro são planos.

  • Esse dinheiro vai direto para pagar as dividas extratosfericas do cartao e cheque especial que NUNCA seriam pagos!
    Os bancos agradecem.

  • A gente deve manter a decência e preservar a dignidade dos comentados, mas em se tratando do ministro, como ele faz uma proposta obscena, o comentário tem que ser, necessariamente, obsceno.
    Esse infeliz botaria a bunda pelada na janela só pra fazer passar essa maldição dessa reforma contra o povo.

  • Esse é i inacreditável sinistro b...nova.....de uma nota só....

    Só deixo vcs brincarem se aprovarem alguns bilhões para mim e meus pobres amigos banqueiros.....senão levo a bola embora.....

    Trata-nos de idiotas imaginando que somos seus iguais.........

  • Mais um caso do famoso FAVOR COM CHAPÉU ALHEIO.

    Neste caso, com as abas do próprio trabalhador, que vaI "receber" um dinheiro que já é dele e ainda debaixo de ameaças.

    O Fundo serve para bancar financiamento habitacional subsidiado - daí os famosos "3% ao ano". Sem ele, babá, vamos de financiamento com a "taxa básica" dogmática dos rentes tas.

  • Libera FGTS na condição de aprovar a previdência, argumente!!! Não façam chantagem. É o Governo da CHANTAGEM e da MENTIRA.

Recent Posts

Novo aumento do Guaíba pode superar pico anterior, prevê hidrologia

Nível já está em repique, aumentou 10 centímetros neste domingo, e chuva intensa com ventos…

1 hora ago

TVGGN: Usuário insatisfeito com operadoras de saúde deve registrar queixa na ANS

Operadoras têm amparo jurídico e atuação política, mas ANS impõe prazo para resposta e pode…

2 horas ago

Mães lutam por justiça aos filhos soterrados pela mineração

Diretora da Avabrum, Jacira Costa é uma das mães que lutam para fazer justiça às…

3 horas ago

Desenrola para MEI e micro e pequenas empresas começa nesta segunda

Para evitar golpes, cidadãos devem buscar ofertas e formalizar acordos apenas nas plataformas oficiais de…

4 horas ago

Cozinha Solidária do MTST distribui mais de 3 mil marmitas por dia a vítimas das enchentes no RS

Movimento tem a previsão de abrir mais uma Cozinha Solidária em Canoas e precisa de…

4 horas ago

Só deu tempo de salvar meu filho e pegar uma mochila, conta morador de Eldorado do Sul ao GGN

Em Eldorado do Sul, a sociedade civil por responsável por realocar 80% das famílias, mas…

6 horas ago