Os canalhas também envelhecem, por Ronaldo Souza

Por Ronaldo Souza

Há cerca de 22 anos ouvi de um professor a frase que dá título a esse texto e jamais a esqueci.

Não tenho nenhuma dúvida de que ele a ouvira em algum lugar e adotou.

Somente algum tempo depois percebemos, eu e mais três colegas, que ele próprio foi um dos grandes canalhas com quem tivemos oportunidade de conviver mais de perto por algum tempo.

Sem saber, ao dizer aquela frase, que até hoje nunca ouvi de outra boca, ele me ajudou a entender melhor gente como ele.

Vejo na imprensa a seguinte declaração de Fernando Henrique Cardoso:

“No passado, seriam golpes militares. Não é o caso, não é desejável nem se veem sinais. Resta, portanto, a Justiça. Que ela leve adiante a purga; que não se ponham obstáculos insuperáveis ao juiz, aos procuradores, delegados ou à mídia. Que tenham a ousadia de chegar até aos mais altos hierarcas”.

Em uma matéria do Brasil 247, lê-se:

“Bem ao seu estilo de não comprometer-se diretamente com seus próprios atos – até hoje FHC não admite que teve qualquer responsabilidade no apagão energético ocorrido em seu governo -, Fernando Henrique não admitiu, inicialmente, que o pedido do parecer tivesse sido uma iniciativa de um funcionário do Instituto FHC. Mas foi descoberto”.

A matéria se reporta ao parecer do advogado tributarista Ives Gandra em que ele diz que “existem elementos jurídicos para o impeachment de Dilma Rousseff”.

Quem poderia esperar um parecer jurídico de tamanha leviandade de um advogado renomado aos 80 anos?

Importou-lhe saber que o seu parecer representa tão somente uma peça que se pretende incorporar ao planejamento do golpe do impeachment da presidenta que tomou posse há apenas 1 mês e sobre cuja integridade não paira nenhuma dúvida?

Ele sabe que o seu parecer tem somente esse objetivo.

Não lhe incomodou sequer a possibilidade de chamuscar a sua credibilidade pela contestação do seu parecer por outros profissionais, como já o fizeram vários advogados, entre os quais Fabio de Sá e Silva, Percival Maricato  e Tarso Violin, que definiu como ‘mais uma mácula no currículo do advogado’, não apenas por ser frágil, mas por não ter respaldo jurídico?

Justifica-o o valor pago, segundo a imprensa entre 100 e 150 mil reais, valor de cada parecer emitido por ele?

Descobriu-se, para espanto de todos, que foi o advogado de Fernando Henrique Cardoso, José Oliveira Costa, quem pediu o parecer ao advogado tributarista Ives Gandra.

O homem que, ao comprar votos de parlamentares, episódio denunciado pela imprensa à época, alterou a Constituição Brasileira para conseguir a reeleição.

O homem que promoveu a maior venda do patrimônio do povo brasileiro no episódio que ficou conhecido como “A Privataria Tucana”, sobre o qual também é farta a documentação que comprova a ilicitude das negociações.

O homem que quebrou o país 3 vezes e 3 vezes foi ao FMI de pires na mão.

O homem sob cujo governo o país sofreu o maior apagão de energia da sua história, com enormes prejuízos para a nação…

Deu para trabalhar de forma dissimulada e cínica contra a estabilidade democrática do país, a mesma pela qual imaginávamos que um dia ele lutou.

Sabe-se de há muito da corrosão de FHC pela vaidade e inveja, mas agora o ex-professor, ex-sociólogo, ex-presidente, ex-tudo, extrapolou.

Fernando Henrique Cardoso também envelheceu.

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

View Comments

  • Para o fanfarrão do FHgá, um

    Para o fanfarrão do FHgá, um versinho do poeta português, António Aleixo:

     

    Tu que vives  na gradeza,

    Se calçasses e vestisses

    Daquilo que produzisses,

    Andavas nú, com certeza.

    ======================

     

     

  • Fez-me lembrar de uma

    Fez-me lembrar de uma passagem entre Collor e Ulisses Guimarães. O primeiro muito contrariado com a ostensiva oposição do PMDB ao seu governo, numa entrevista só disse um adjetivo: VELHO! Ao que Ulisses respondeu com toda sua lucidez: VELHO SIM. VELHACO NÃO!


    Fernando Henrique poderia se dizer bem parecido: VELHACO SIM. VELHO IDEM!!

  • Me assustam os caminhos por

    Me assustam os caminhos por onde o blog vai andando.

    Chamar FHC de canalha equivale a fazer exatamente o que os blogs de direita fazem com Lula, ao chamá-lo de analfabeto, de preguiçoso, de cachaceiro etc. Nao se via esse tipo de coisa por aqui antigamente. Como não tenho compromisso com militancia alguma, repudio os dois casos.

    De mais a mais, além de tudo chama-lo de canalha por pregar o golpe é, no mínimo, incoerente, uma vez que o PT promovia abertamente atos públicos de "Fora FHC" nos anos 90 (eu mesmo cheguei a participar de alguns, quando era secundarista e acreditava que o PT iria mudar o mundo).

    Parece que o fim se aproxima.

     

     

    • Encomendar um parecer de

      Encomendar um parecer de impeachment a um parecerista profissional, forçar sua divulgação e negar a autoria da encomenda tem que nome? No meu dicionário se chama canalhice.

    • "além de tudo chama-lo de

      "além de tudo chama-lo de canalha por pregar o golpe é, no mínimo, incoerente, uma vez que o PT promovia abertamente atos públicos de "Fora FHC"":

      Em retrospecto, VOCE tambem se arrependeu mesmo sabendo que o PT e suas manifestacoes estavam certos?!?!

      O "canalha" do item, por sinal, nao eh um insulto.  Eh termo tecnico.  FHC eh factual e comprovadamente canalha.

    • Chamar Lula de analfabeto e

      Chamar Lula de analfabeto e preguiçoso visa apenas a desqualificar; não corresponde à realidade dos fatos.

      Chamar Fernando Henrique Cardoso de canalha é uma constatação factual, baseada em fatos da biografia de Fernando Henrique, de conhecimento público e que não foram contestados até hoje. Este último episódio lamentável é também prova dessa canalhice.

  • para quem envelhece como FHC...

    que belo travesseiro é a hipocrisia

    ainda servindo de guru para os que querem tomar o poder, só faltou declarar que todas as vezes que algo deu errado com ele, foi para que pudesse dar certo agora, o impeachment de Dilma

    não vai sossegar até morrer

    precisa porque precisa de alguém para sangrar toda a podridão da sua atuação como presidente

    principalmente no que se refere a Petrobras e Bancos

  • João Grandão 2

    FHC, "o malaco da USP", usou o Aécio, já descartado, de João Grandão. Agora se vale de outro João Grandão, o parecerista delivery Ives Gandra, que não demonstra o mais leve pudor em ser usado. 

  • Ronaldo

    O titulo e conteudo perfeitos. Os canalhas envelhecem e vão ficando velhacos, se achando muito espertos. Mas Fernando Henrique ainda tera a sua vez. A historia pode ser contada sob muitos vieses, mas têm sempre o momento onde a verdade sobressai.

  • Abutres e Hienas, nada mais ................

    Falar deste individuo, é dar-lhe a importância que nunca teve, e por isto declino em comentar !!!!!!

  • PHA fecha seu comentário de

    PHA fecha seu comentário de hoje no Caf: a história se repete como farsa. Então, é bom lembrar à direita: logo depois do tiro no peito de Getúlio, as turbas enfurecidas tomaram as ruas cheias de indignação contra a imprensa maldita da época que levou o gaúcho ao suicídio. E destruiram sedes, veículos e o que mais lhes passou pela frente. Só pouparam a Última Hora, único jornal que apoiava o "Velho". Dizem que teve dono de jornal e rádio correndo mais que Usain Bolt pelas estradas e mares do Rio....

Recent Posts

Choques políticos em série refletem bagunça institucional, por Antonio Machado

O chamado ativismo judicial provoca rusgas institucionais desde o tempo do mensalão, antecedendo os ataques…

13 horas ago

Lei de Alienação Parental: revogar ou não revogar, eis a questão

Denúncias de alienação descredibilizam acusações de violência contra menores e podem expor a criança aos…

14 horas ago

Papa Francisco recebe Dilma Rousseff no Vaticano

Os dois conversaram sobre o combate à desigualdade e à fome. Para Dilma, o papa…

17 horas ago

Exposição à poluição aumenta o risco de doenças cardíacas em moradores de São Paulo

Os pesquisadores constataram que pessoas que sofrem de hipertensão sofrem ainda mais riscos, especialmente as…

17 horas ago

Vídeo mostra a ação da polícia durante abordagem de Tiago Batan

Caso ganhou repercussão no interior de SP; jovem faleceu após ser baleado na região do…

18 horas ago

Roberto Campos Neto e o terrorismo monetário

É papel do Banco Central administrar as expectativas de mercado, mas o que o presidente…

19 horas ago