Sem negociação, Embraer demite 2.500 funcionários

Hoje, dia 4, haverá assembleia convocada pelo sindicato com todos os demitidos, na portaria da matriz, em São José dos Campos.

Embraer - Agência Senado

Jornal GGN – A Embraer demitiu, nesta quinta-feira, dia 3, 900 trabalhadores que estavam em licença remunerada. O corte se dá um dia após o encerramento do programa de demissão voluntária (PDV) que teve 1.600 adesões pelo país.

O Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos afirmou que as demissões foram feitas sem qualquer tipo de negociação e que isso viola o acordo de preservação de emprego assinado em 9 de abril, em período de calamidade publica pela pandemia do coronavírus.

Hoje, dia 4, haverá assembleia convocada pelo sindicato com todos os demitidos, na portaria da matriz, em São José dos Campos.

Segundo os metalúrgicos, nem o PDV foi negociado ainda, pois a empresa somente apresentou o programa sem discutir as alternativas. É o terceiro PDV aberto pela Embraer em menos de dois meses.

O sindicato entende que a empresa tenta justificar o PDV colocando a culpa na pandemia, mas as dificuldades financeiras estão relacionadas, segundo estudos, com a má gestão do Conselho Administrativo na negociação com a Boeing.

“É um crime o que a Embraer está fazendo com esses trabalhadores. Enquanto mantém altos executivos com salários milionários, demite 2.500 pais e mães de família que dependem de seus empregos para sobreviver. Não aceitaremos essa medida. Vamos buscar todas as formas de luta para reverter as demissões”, afirma o diretor do Sindicato, Herbert Claros.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Apoie agora

2 comentários

  1. Existiam matérias e matérias em diversos Veículos da Imprensa logrando os inúmeros benefícios em se vender a Empresa Aeronaútica mais pujante e lucrativa do Mundo para um Dinossauro Falidos ‘com pés de barro’ que é a Boeing. Onde estão as dezenas de Defensores desta imbecilidade, agora? Dinossauro Falido, sustentado com muito dinheiro público, muito antes de tal pandemia. Muito antes de Projetos Medíocres como MAX, DreamLiner e tantos outros. Elite Estatal “AntiCapitalista” Tupiniquim, que havia ficado milionária com a Privatização da Empresa, então ficaria bilionária, com seu futuro garantido entre sociedade minoritária e cidadania norteamericanas. Empregos, Economias, Tecnologias, Centros Tecnológicos, Futuro Brasileiros jogados à merda. Não existe outra Nação que aceita tão facilmente tamanhos crimes de lesa-pátria. 90 anos de Estado Ditatorial Absolutista levou a Consciência Nacional ao coma. O exemplo dado era entre outro Dinossauro Falido, bancado pelo Tesouro Europeu, que é AIRBUS e tantos fiascos e projetos medíocres com o A 380 com a BOMBARDIER, que não passa de um consórcio franco-britânico dentro do Canada. Demitir Funcionários neste momento para que, se o Mercado que temos pela frente é de aquisição de grandes parcelas destes Concorrentes Moribundos? Até quando tanta mediocridade na condução de uma Potência Continental como o Brasil? Onde estão Nossos Cérebros a favor da Nação? Pobre país rico. Onde estão milhares de pequeno aeroportos municipais e milhares de indústrias de aeronaves de médio e pequeno porte, num País Continental? O mesmo com indústrias navais de médio e pequeno porte em 8.000 Km de litoral e milhares de Kms de rios? Mas de muito fácil explicação.

Deixe uma mensagem

Por favor digite seu comentário
Por favor digite seu nome