Ferrovia Norte-Sul desata nó logístico brasileiro

Enviado por Assis Ribeiro
 
do Brasil 247
 
FERROVIA NORTE-SUL DESATA NÓ LOGÍSTICO BRASILEIRO
 
Presidente Dilma Rousseff participou nesta quinta-feira (22), em Anápolis (GO), da inauguração do trecho de 855 quilômetros da linha férrea entre a cidade goiana e Porto Nacional (TO); obra recebeu investimentos de R$ 4,2 bilhões do Programa de Aceleração do Crescimento; para especialistas, a nova opção de escoamento de produção será um grande fator de desenvolvimento do país
 
A presidente Dilma Rousseff participa nesta quinta-feira (22), em Anápolis (GO), da inauguração do trecho de 855 quilômetros da Ferrovia Norte-Sul (FNS) entre a cidade goiana e Porto Nacional (TO). A obra recebeu investimentos de R$ 4,2 bilhões do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).
 
Edson Tavares é diretor superintendente da Porto Seco Centro Oeste, empresa de logística e transporte de cargas que trabalhará na ferrovia. Para ele, a nova opção de escoamento de produção será um grande fator de desenvolvimento do país.
 
 

“Essa ferrovia vai desenvolver todo um nó logístico brasileiro. Esse terminal é um dos mais modernos do Brasil, um dos mais inteligentes, e já nasce com viabilidade econômica. Vai permitir que nós levemos carga para o Norte e descer carga para o Sul. A nossa produção agrícola da região, nós vamos poder escoá-la em um volume muito grande na ferrovia. Nós vamos encurtar distâncias”.
 
Para Edson, a ferrovia também vai beneficiar tanto empresários quanto o consumidor final.
 
“Esses atacadistas aqui da região de Goiânia, Anápolis e Aparecida vão poder alimentar o Norte agora com custos mais baratos. Isso significa redução do custo Brasil, preço melhor para o consumidor, para o trabalhador lá na ponta. É redução de custo. Essa ferrovia muda o perfil. Nós temos uma história antes da Ferrovia Norte-Sul e uma história depois da Ferrovia Norte-Sul”, afirmou Edson.
 
O diretor de operações da Valec, Bento José de Lima, classificou a inauguração do novo trecho como um marco na história do sistema ferroviário brasileiro. Para ele, a Ferrovia Norte-Sul gera outro cenário para o setor econômico brasileiro, onde a competição levará a queda dos preços das tarifas e o incremento da qualidade dos serviços prestados.
 
“Esse trecho que vai ser colocado em funcionamento é, no meu ponto de vista, um marco na história do sistema ferroviário brasileiro porque é o primeiro passo no sentido de transformar o sistema ferroviário brasileiro num sistema competitivo, onde a Norte-Sul é o eixo que vai possibilitar que portos venham a concorrer com portos, canais de logística venham a concorrer com canais de logística, operadores ferroviários venham a concorrer com operadores ferroviários”, analisou Bento José.
 
(Com informações do Blog do Planalto)
Redação

4 Comentários

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  1. Ferrovia Norte-Sul

    Como santista e frequente usuário do sistema Anchieta-Imigrantes fico particularmente feliz de ver parte da safra agricola que hoje é exportada por Santos ser destinada para Barcarena,Pa..

  2. Não assisto às redes de TV

    Não assisto às redes de TV corruptas e tucanas, mas pelo que vi na internet, elas não noticiaram esta inauguração. Querem prova mais óbvia de que há algo de podre nestas redes?

  3. Não foi só político o

    Não foi só político o silêncio da mídia maldita sobre essa ” fantástica” inauguração. Foi sobretudo financeiro. É um golpe profundo na hegemonia paulista e um passo gigantesco na descentralização do desenvolvimento do país. Quisera eu ter meus vinte anos de volta prá abandonar minha atualmente tucana Minas Gerais e me embrenhar nessas novas e riquíssimas fronteiras que a dupla Lula/Dilma nos oferece de bandeja. O Norte e o Nordeste passam a ter um instrumento vital para acabar com a histórica diferença em relação ao sul maravilha. Recomendo aos donos e acólitos dos complexos midiaticos e aos falsos capitalista o remédio receitado pelo índio (bem apropriado) do comercial: “senta e chora, senta e chora. Choooooraaa”

  4. Obra importante.

    Essa obra compará bem o modal ferro-hidroviário para a escoamento da safra a partir do ano que vêm. Está na hora de ressuscitar, também, a indústria ferroviária. A parceria com a China vai ser fundamental para cortar o Brasil de ferrovias.

    Aí, em breve trem-bala, uma obra com muita tecnologia embarcada, vai chegar.

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