Serra revela como manobrou o atraso total do trem-bala de Dilma

Jornal GGN – O senador eleito por São Paulo e ex-governador José Serra (PSDB) admitiu, em um evento informal de um grupo que pede filiações para seu partido, que achava o projeto do trem-bala algo “hilariante” e que atuou nos bastidores para retardá-lo ao máximo. A ideia surgiu na campanha de 2010, quando Serra perdeu a eleição presidencial para Dilma Rousseff (PT). A estratégia do tucano foi inserir Campinas no trajeto do trem e pedir ao BNDES de Luciano Coutinho um estudo detalhado e muito demorado sobre isso. Funcionou.

Serra diz que sugeriu Campinas no trem-bala para atrasar projeto

Do Estadão


O senador eleito por São Paulo, José Serra (PSDB), disse considerar “hilariante” o projeto do trem-bala, que ligaria São Paulo, Rio de Janeiro e Campinas – o projeto foi muito citado na campanha de Dilma Rousseff à Presidência em 2010, quando Serra era o candidato tucano. Em uma apresentação informal a pessoas ligadas ao movimento Onda Azul – que se descreve como um movimento da sociedade civil que propõe atos de filiação coletiva ao PSDB -, Serra afirmou que o caso ilustra a falta de preparo do PT para governar.

Para a plateia de apoiadores, Serra disse na noite desta quinta-feira, 5, ter inserido Campinas no traçado do projeto, quando ele ainda era governador de São Paulo e Dilma, ministra da Casa Civil, para atrasar o projeto, que considerava “falido”. O senador disse ainda que o presidente do BNDES, Luciano Coutinho, de quem era próximo, concordou com sua análise e ajudou a atrasar o andamento da proposta. “Enfiei Campinas logo que veio o projeto. Para quê? Para complicar, verdade, para ganhar tempo. Peguei o Luciano Coutinho, que é o presidente do BNDES, foi meu colega, um sujeito informado, e falei ”você não vai entrar nessa loucura de trem bala, né?”. Então eu vou propor que o BNDES faça um estudo e você demora. E ele fez mesmo, demorou para burro, sabe? Para ganhar tempo”, disse Serra.

Questionado pelo Broadcast Político, serviço da Agência Estado de notícias em tempo real, sobre o assunto após o evento, Serra disse que a sua fala ali não era “coisa para levar para jornalista”, mas admitiu que usou estratégias para protelar o projeto do trem-bala, que, segundo ele, demonstrou depois não ter viabilidade econômica. “Na época eu adverti que era uma loucura e que era importante o BNDES fazer um estudo sério, mesmo que isso levasse tempo. Claro que eu imaginava também ganhar tempo, mas o BNDES de fato fez esse estudo.”

Em resposta ao Broadcast Político a assessoria de imprensa do BNDES afirmou que a informação não procede e disse que “a decisão de incluir Campinas no traçado do trem de alta velocidade foi tomada para atender a demandas da própria região e aproveitar o potencial do aeroporto de Viracopos.”

Críticas. Durante a apresentação em tom de bate-papo com o movimento, Serra fez duras críticas ao PT. Disse que os quadros petistas não têm capacidade de governar e não sabem priorizar. “O PT é um partido bolchevique sem utopia. Eles não têm programa de governo, querem ficar no poder, uma militância fascista. São totalitários. Esse é um dado da realidade”, afirmou. Serra disse também que a gestão petista levou a um empobrecimento do debate, pois o partido divide as pessoas em “anjos e demônios”, impedindo a discussão racional de temas importantes como sistema político e modelo econômico. “O PT ajudou a ”burrificar” o Brasil.”

O senador falou também sobre corrupção e sobre as denúncias recentes que surgiram envolvendo a Petrobras. Na avaliação de Serra, a diferença do PT com os predecessores é que o partido transformou a corrupção em “método de governo”. “A corrupção não é nova, mas corrupção nunca foi tão método de governo quanto nesse período. Virou método. É isso que a gente fica abismado. Você não fica abismado de ler a grana, o volume? É uma coisa espantosa, haja cara de pau, né? Um negócio que precisaria um software, você concorda? O negócio da Petrobras você tem 50 beneficiários, 50 pagantes, 50 obras”, disse à plateia.

Serra criticou ainda o modelo de negociação entre o governo e a base aliada, argumentando que o fatiamento de ministérios, agências reguladoras e órgãos públicos enfraqueceu o governo. “Temos um governo fraco, de joelhos, que para votar qualquer coisinha tem que ceder o diabo.”
Marta. Serra falou também da ex-ministra e ex-prefeita de São Paulo, Marta Suplicy, a quem sucedeu na prefeitura. Lembrou dela como exemplo da falta de preparo de gestão petista. Serra criticou o governo Marta por ter deixado o caixa da Prefeitura com apenas R$ 18 e disse não ter pagado a dívida deixada por ela referente à construção de túneis na região nobre dos Jardins. “Se vocês olharem aqui a gestão mais recente (do PT), da Marta Suplicy na Prefeitura, qual foi a obra mais importante? Os túneis dos Jardins, que devem custar em dinheiro atual R$ 1,5 bilhão, que, aliás, eu não paguei. Alguém aqui pode se horrorizar, mas nós demos calote nessa dívida.”

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

View Comments

  • Carapuça
    Tudo que ele ironiza sobre o PT cai como uma luva nele, em seus apoiadores e em seu partido. Despreparo foi selic a 25%, socorro do fmi, socializar prejuizo de banqueiros irresponsáveis pelo proer e privataria tucana. Nunca antes na história desse país poderosos tiveram tantas "facilidades" quanto as dadas pelo poste deles no STF, que aliás consegue estar lá até hoje.

  • Esses são os demotucanos,

    Esses são os demotucanos, enquanto sabotam um projeto do governo federal, no seu governo estadual inventam um projeto de monotrilho do nada, triplicam o valor da obra que vai á casa do bilhão, um projeto tão esdruxulo que agora a obra está parada; se fossem seguir a propria logica, que gostam de aplicar aos adversarios, esses partidos seriam os primeirso a seemr limados da area.

  • Caro Nassif e demais
    Essa, e

    Caro Nassif e demais

    Essa, e quantas outra manobras mais, esses bandidos fizeram e fazem?

    Saudações

  • ¿Por qué no te callas, señor!

    O culpado disso tudo é o Aécio, que mostrou ser incompetente para ganhar a eleição para presidente do Brasil, e deixou a porta aberta para a volta do Nosferato. Agora temos que aguentar aquele que tentou ganhar os louros da criação da lei do remédio genérico.

  • "o partido divide as pessoas

    "o partido divide as pessoas em "anjos e demônios", impedindo a discussão racional de temas importantes como sistema político e modelo econômico. "O PT ajudou a ''burrificar'' o Brasil."

    Falou pouco, mas disse tudo...

  • Água e vinagre

    A editoria do GGN justapos matérias sobre respectivamente Serra e Darci Ribeiro, que diferença. Um, um intelectual, idealista, ligado a realizações como a UNB, CIEPs, Passarela do Samba. O outro, ligado a escândalos, demagogia religiosa, mentirada e destruição de projetos alheios promotores de desenvolvimento. Que contraste!

  • É só boquirrotice ou a declaração tem objetivo?

     

    Luis Nassif,

    A revelação de José Serra merece mais atenção. Eleitoralmente o projeto do trem bala foi muito bom. A viabilidade técnico e financeira do projeto é que é questionável. Ainda mais com os escândalos de corrupção nas grandes obras. Talvez depois da operação Lava Jato concluída possa-se mais bem avaliar a viabilidade do projeto. E cabe a própria administração do PT não ter dado prioridade ao projeto ou ter avaliado que o projeto não é funcional para o momento atual. Não foi a introdução do módulo de Campinas que atrasou ou inviabilizou o projeto.

    A atenção maior que se deve dar a fala do José Serra prende-se à necessidade em saber a quem a fala dele interessa. Este é um trabalho para os órgãos de pesquisa. Só eles podem informar como a notícia chega em cada eleitor. Haverá aqueles que tomarão a frase de José Serra ao pé da letra e verão uma superioridade intelectual do PSDB em projetar o país do futuro. Para outros a frase de José Serra será tomada como a frase de alguém que joga contra o país. Nesse sentido a frase pode-se voltar contra o PSDB e, portanto, pode até ser um fogo amigo contra Aécio Neves. E a frase também cria repercussão na relação entre a presidenta Dilma Rousseff e o presidente do BNDS. Se a frase for percebida como nociva ao PT, com a maioria percebendo como sendo algo bom o projeto ter sido postergado e que esta postergação originou-se não de decisão do PT, mas do trabalho conjunto de José Serra e Luciano Coutinho, a presidenta Dilma Rousseff teria maior dificuldade para demitir Luciano Coutinho, ainda mais agora que as grandes obras estão sendo vistas de modo um tanto ressabiado. No entanto, se a frase for percebida como boa para o PT, com as pessoas acreditando que o atraso foi ruim para o Brasil e a culpa seria do fato de que o PSDB joga contra o país, então Luciano Coutinho fica mais frágil no cargo, ou em outras palavras mais demissível “ad nutum”.

    É esperar para ver.

    Clever Mendes de Oliveira

    BH, 06/12/2014

  • Não acredito em tirocínio tal

    Não acredito em tirocínio tal em Serra e, fatos anteriores, comprovam toda uma fanfarrice (ponte Santos-Guarujá!!!) contida nesta sua última afirmação; o máximo seria supor que, com "a visão de grande homem público", sua proposta de trem-bala se iniciasse pela ligação São Paulo-Campinas. Mas o fato é outro, o lobby junto a ele sempre foi forte o suficiente para que ele manifestasse, de outro modo, suas idéias.

    O registro jornalístico, já muito antes de 2010, década de 90 para ser mais exato, discorria sobre a idéia de se ter trem de maior velocidade ligando São Paulo e Campinas, alguns até propondo trajeto básico da Rodovia dos Bandeirantes como opção para uma ligação Viracopos-São Paulo. Eram os tempos da discussão da inviabilidade de se ter Viracopos, 100km da Capital, como outro "Aeroporto Internacional de São Paulo", em detrimento de maiores investimentos no Aeroporto de Guarulhos, prolongando uma agonia no tráfego rodoviário que cedo ou tarde iria acontecer e hoje já acontece.

    Hoje a história recomeça e todos sabemos onde nos querem levar. O lobby precisa continuar, as eleições já é passado, vamos voltar à carga, ela não pode parar. Teremos de volta, com certeza, toda aquela discussão voltada para o tal de NASP, onde "grandes construtoras"(todos sabem quais) buscam viabilizar, construir e explorar como "iniciativa privada", mais um sumidouro dos recursos públicos paulistas.

  • Boquirroto falastrão. Se é
    Boquirroto falastrão. Se é tão esperto, por que perdeu duas eleições para presidente e ainda levou uma rasteira do Kassab? O carcamano é tão intelijumento que achou que ia dar um golpe com uma bolinha de papel.

Recent Posts

Papa Francisco recebe Dilma Rousseff no Vaticano

Os dois conversaram sobre o combate à desigualdade e à fome. Para Dilma, o papa…

3 horas ago

Exposição à poluição aumenta o risco de doenças cardíacas em moradores de São Paulo

Os pesquisadores constataram que pessoas que sofrem de hipertensão sofrem ainda mais riscos, especialmente as…

3 horas ago

Vídeo mostra a ação da polícia durante abordagem de Tiago Batan

Caso ganhou repercussão no interior de SP; jovem faleceu após ser baleado na região do…

4 horas ago

Roberto Campos Neto e o terrorismo monetário

É papel do Banco Central administrar as expectativas de mercado, mas o que o presidente…

5 horas ago

Museu do Trabalhador: Alfredo Buso conta como foi preso sem cometer crimes

Ex-secretário de obras de SBC, entrevistado da TVGGN anuncia absolvição do caso e lembra os…

5 horas ago

Justiça suspende julgamento de ex-policial que matou tesoureiro do PT

Defesa alega que comarca pode sofrer interferência devido à repercussão do assassinato e da influência…

6 horas ago