SP, RJ e BH estão insatisfeitos com lotação e condições dos ônibus

do Idec

SP, RJ e BH estão insatisfeitos com lotação e condições dos ônibus

Lotação e limpeza são os quesitos que deixaram os passageiros de ônibus de São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte mais insatisfeitos no último semestre. Esses são os resultados das avaliações no aplicativo MoveCidade, dispositivo de qualificação do transporte público criado pelo Idec em 2016, e disponíveis nessas capitais.

Entre 25 de setembro de 2017 e 24 de março deste ano, o app recebeu cerca de 1.837 contribuições referente aos ônibus municipais, sendo 203 avaliações de usuários paulistanos, 1.295 de cariocas e 339 de belo-horizontinos.

De acordo com os dados coletados, numa escala de 0 a 10, os passageiros das três capitais deram, em média, 3,8 pontos para lotação, e 3,9 para limpeza e manutenção. Aspectos como motorista, fluidez no trânsito e segurança tiveram uma média maior.

Sem informação e sem acessibilidade 

Os usuários também criticaram aspectos como falta de informação nos pontos e terminais, de acessibilidade para pessoas com deficiência, que receberam nota média 2,2 e 1,8 respectivamente.

Outro ponto crítico é o tempo de espera pelos ônibus. Nos três municípios, mais de 70% dos avaliadores indicaram aguardar mais de 15 minutos nos pontos.

Além de divulgar os dados dos seis meses analisados pelo aplicativo, o Instituto enviou os resultados às respectivas secretarias de transporte municipais e estaduais.

O aplicativo
 
MoveCidade permite que usuários de transporte público avaliem pelo celular a qualidade de diversos quesitos dos ônibus, trens, metrôs e estações de bicicleta compartilhada, como limpeza; informações no interior dos veículos, pontos e plataformas; conduta do motorista; lotação; tempo de espera; infraestrutura de acessibilidade, etc.
 
Entre os diferenciais do app está sua utilidade para a geração de um banco de dados independente, produzido pela sociedade, e de informações consistentes para subsidiar análises qualitativas. As respostas são enviadas aos órgãos públicos a fim de melhorar o transporte.
 
O MoveCidade foi criado pelo Idec, em parceria com o ICS (Instituto Clima e Sociedade) e o Led (Laboratório de Experimentação Digital), e está disponível para download gratuito para celulares Android iOS. Baixe e avalie o transporte de sua cidade.

Redação

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. SP….

    Estamos ainda discutindo condições de ônibus de Transporte Público em 2018? É inacreditável. Mesmo com a barbarie dos casos de corrupção, bilhões desviados, crime organizado manipulado e protegido pelo Estado Brasileiro, principalmente em serviços públicos, continuamos a pagar Tarifas Extorsivas de Monopólios e Escravidão de Famílias e Feudos que controlam tais serviços e empresas. Fica escrachado o porque de reação tão raivosa e violenta de governos de direita e esquerda contra mecanismos que democratizam e libertam a População Brasileira de serviços tão precários e extorsivos. O caso de Aplicativos é apenas um. Enquanto isto, para citar apenas casos isolados, em SP o Poder Público ainda dá subsídios na ordem de mais de 3 bilhões de reais, enquanto no RJ, os Fluminenses continuam escravizados a Baratas e Lavouras, mesmo com quadrilhas e bandidagem, reveladas por investigações. E protegidas por Suprema Justiça Farsante. O Brasil se explica.  

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador