As grandes plataformas digitais revolucionaram a forma como filmes, séries e músicas são produzidos, distribuídos e consumidos. Ao mesmo tempo em que ampliaram o acesso à cultura, também concentraram poder econômico, alteraram os modelos de remuneração de artistas e produtores e abriram novos desafios para a soberania cultural, os direitos autorais e a indústria criativa brasileira.
Para aprofundar esse debate, o Projeto Brasil e o Jornal GGN realizam, nesta quinta-feira (6), às 18h, uma edição especial ao vivo com o tema “Audiovisual em risco?”, reunindo pesquisadores, produtores e especialistas em políticas culturais para discutir os impactos do streaming, da inteligência artificial e das Big Techs sobre o audiovisual e a música no Brasil.
A mediação será do jornalista Luis Nassif, da economista Carla Beni e do jornalista Sérgio Léo.
Entre os convidados está Nichollas Alem, presidente do Instituto de Direito, Economia Criativa e Artes (IDEA), consultor da UNESCO e especialista em direitos autorais, economia criativa e políticas públicas para o setor cultural.
Também participa Minom Pinho, empresária, produtora criativa de cinema e artes visuais, diretora federal da APACI (Associação Paulista de Cineastas) e fundadora do Festival Internacional de Mulheres no Cinema de São Paulo (FIM Cine), referência na produção audiovisual independente.
O debate contará ainda com Helder Quiroga, mestre em Comunicação pela Universidade de Brasília (UnB), diretor de cinema e integrante do Grupo de Trabalho de Audiovisual da Nova Indústria Brasil, do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), além de membro das câmaras técnicas da ANCINE.
Representando o setor musical, participa Dani Ribas, doutora em Sociologia pela Unicamp, coordenadora do Instituto Abramus e uma das principais especialistas brasileiras em mercado musical, streaming, inteligência artificial e direitos autorais. Integrante da lista TIME100 AI 2025, sua atuação reúne pesquisa sobre plataformas digitais, algoritmos, tecnologia e os desafios da remuneração de artistas na economia digital.
Ao longo do programa, os convidados discutirão como o avanço das plataformas digitais vem redefinindo a cadeia produtiva da cultura, quais os impactos da inteligência artificial sobre a criação artística e os direitos autorais e quais caminhos podem fortalecer as políticas públicas voltadas à produção cultural brasileira, à inovação e à soberania nacional.
Serviço
Programa especial: Audiovisual em risco?
Data: 6 de agosto
Horário: 18h
Transmissão: ao vivo pelo canal da TV GGN no YouTube.
Bancada: Luis Nassif, Carla Beni e Sérgio Léo.
Convidados: Nichollas Alem, Minon Pinho, Helder Queiroga e Dani Ribas.
Deixe um comentário