3 de junho de 2026

TVGGN: O mundo é um Moinho desta quinta (7) aborda os efeitos da Nova Rota da Seda no Brasil

Programa aborda ainda os efeitos comerciais e sustentáveis da Rota; saiba como assistir
Reprodução: TVGGN

O programa ‘O Mundo é um Moinho’, da TVGGN, recebe os professores Evandro Menezes de Carvalho e Pedro Steenhagen nesta quinta (7) para falar sobre o lançamento do livro “A China e a Iniciativa Cinturão e Rota: percepções do Brasil“. A mediação é feita pelo cientista político Pedro Costa Jr.

Siga o Jornal GGN no Google e receba as principais notícias do Brasil e do Mundo

Seguir no Google

Ainda no mesmo programa, Pedro e seus convidados discutem as repercussões no Brasil e na América Latina da Nova Rota da Seda, seu potencial sustentável e seus efeitos comerciais, financeiros e digitais.

Sobre os convidados

Pedro Steenhagen é doutorando em Política Internacional na Universidade Fudan, pesquisador do Núcleo de Estudos Brasil-China (FGV Direito Rio) e coordenador de Impacto da Observa China. É também um dos autores do livro A China e a Iniciativa Cinturão e Rota: percepções do Brasil.

Evandro Menezes de Carvalho é Doutor em Direito Internacional pela USP e mestre em Integração Latino-americana pela UFSM. Também tem autoria no livro A China e a Iniciativa Cinturão e Rota: percepções do Brasil, com lançamento hoje.

Sobre o livro

“Durante aproximadamente 1.500 anos, a Rota da Seda serviu como um dos principais pontos de conexão entre a Ásia e a Europa, gerando fascínio até os dias de hoje. Não por acaso, Xi Jinping, o presidente da China, propôs em 2013 o lançamento do Cinturão Econômico da Rota da Seda e da Rota da Seda Marítima do Século XXI – projetos que, juntos, compõem a Iniciativa Cinturão e Rota (BRI, na sigla em inglês), também conhecida como Nova Rota da Seda. Além da coordenação de políticas, da interconectividade de infraestruturas, do livre fluxo de comércio e da circulação de capitais, a compreensão entre os povos se constitui uma das prioridades da BRI. E é um pouco desse espírito que, humildemente, buscamos transmitir neste livro, que, com a contribuição de grandes especialistas de diferentes lugares do Brasil, apresenta análises valiosas sobre variados temas e percepções que fortalecem o debate sobre a China a partir do Sul global.”A China e a Iniciativa Cinturão e Rota: percepções do Brasil

O programa tem início as 21 horas, ao vivo no canal oficial da TVGGN, no Youtube. Para assistir, clique no banner abaixo.

O Mundo é um Moinho é um programa semanal da TVGGN, que vai ao ar todas as quintas-feiras, com mediação do cientista político Pedro Costa Jr. Para conferir os episódios anteriores, acesse nossa playlist clicando aqui.

Isadora Costa

Assine a nossa Newsletter e fique atualizado!

Assine a nossa Newsletter e fique atualizado!

Mais lidas

As mais comentadas

Colunistas

Ana Gabriela Sales

Repórter do GGN há 9 anos. Especializada em produção de conteúdo para as redes sociais.

Camila Bezerra

Graduada em Comunicação Social – Habilitação em Jornalismo pela Universidade. com passagem pelo Jornal da Tarde e veículos regionais. É...

Carla Castanho

Carla Castanho é repórter no Jornal GGN e produtora no canal TVGGN

...

Faça login para comentar ou registre-se.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendados para você

Recomendados