Mexeu com uma, mexeu com todas, por Matê da Luz

Mexeu com uma, mexeu com todas, por Matê da Luz

Ah, a carta de desculpas do José Mayer! Vou celebrar, sim! Vou copiar aqui, sim! E vou torcer pra que seja muito mais do que uma orientação de imagem, mas que seja fruto de algo que deu errado mesmo e que promova transformação. A relevância desta carta, deste posicionamento, desta comunicação sobre os moldes machistas, enfim, há de ser um marco verdadeiro pra história do feminismo. 

A TV Globo se posicionando na GloboNews, no Jornal Hoje, manifestando seu apoio à figurinista mas, mais que isso, fazendo com que a mensagem positiva “machistas não passarão” chegue a um enorme número de pessoas, olha, é lindo de ver. Confesso que estou emocionada, apesar da ainda cismada desconfiança que cerca quem já sofreu opressão demais – só por ser mulher. 

Atrizes do alto escalão da Globo estão se manifestando em prol do feminismo na emissora, promovendo a igualdade, o respeito e o fim à cultura da exploração das mulheres. Que este movimento perdure, e que a tag #mexeucomumamexeucomtodas seja logo substituída por algo que não necessite de defesa, pois seguras estaremos. 

Arrependido e revendo seus conceitos, José Mayer pontua publicamente que as transformações são inerentes ao mundo atual e que, se não for um movimento natural, acompanham a inevitável dor das escolhas não pré-selecionadas. Que a gente seja capaz de enxergar a brecha de aproveitar esta manifestação toda muito mais como um gancho do que como uma confissão, e que a caça às bruxas seja também transformada em oportunidade para uma sociedade ainda machista. 

Aqui, a carta:

“Carta aberta aos meus colegas e a todos, mas principalmente aos que agem e pensam como eu agi e pensava:

“Eu errei.

“Errei no que fiz, no que falei, e no que pensava.

“A atitude correta é pedir desculpas. Mas isso só não basta. É preciso um reconhecimento público que faço agora.

“Mesmo não tendo tido a intenção de ofender, agredir ou desrespeitar, admito que minhas brincadeiras de cunho machista ultrapassaram os limites do respeito com que devo tratar minhas colegas. Sou responsável pelo que faço.

“Tenho amigas, tenho mulher e filha, e asseguro que de forma alguma tenho a intenção de tratar qualquer mulher com desrespeito; não me sinto superior a ninguém, nao sou.

“Tristemente, sou sim fruto de uma geração que aprendeu, erradamente, que atitudes machistas, invasivas e abusivas podem ser disfarçadas de brincadeiras ou piadas. Não podem. Não são.

“Aprendi nos últimos dias o que levei 60 anos sem aprender. O mundo mudou. E isso é bom. Eu preciso e quero mudar junto com ele.

“Este é o meu exercício. Este é o meu compromisso. Isso é o que eu aprendi.

“A única coisa que posso pedir a Susllen, às minhas colegas e a toda a sociedade é o entendimento deste meu movimento de mudança.

“Espero que este meu reconhecimento público sirva para alertar a tantas pessoas da mesma geração que eu, aos que pensavam da mesma forma que eu, aos que agiam da mesma forma que eu, que os leve a refletir e os incentive também a mudar.

“Eu estou vivendo a dolorosa necessidade desta mudança. Dolorosa, mas necessária.

“O que posso assegurar é que o José Mayer, homem, ator, pai, filho, marido, colega que surge hoje é, sem dúvida, muito melhor.

José Mayer”

 

 

 

Mariana A. Nassif

15 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. No Brasil em que, no momento,

    No Brasil em que, no momento, somos obrigados a viver (com falta de ar respirável), concedo-me o direito ao ceticismo:

    Não sei em quem recai o maior cinismo nessa história, se na Rede Globoçal de Televisão ou no seu galã de novelas.

  2. Estava lendo o post quando

    Estava lendo o post quando noto a propaganda da netshoes com uma sunga preta ao lado de roupas de jogador de futebol. Só o Wuilson para explicar tal invasão semiótica do google. Que coisa estabanada! Peça desculpas, google, ou retire seu machismo daqui.

  3. José Mayer e o inevitável

    Não sei se o José Mayer mesmo escreveu isso. De qualquer forma, a carta dele tem um bom alerta pra uma parcela gorda das nossas elites, que insistem em tentar barrar o inevitável. O inevitável, o que não tem volta, é justamente o que o ator assinou: o mundo mudou. O que antes era tolerado disfarçado de piadas, gracejos e chistes, como ele bem coloca, sempre foi o abominável, que hoje não se escamoteia mais.

    O mundo mudou, seu Zé. E o senhor não precisava ter aprendido isso da pior forma. Bastava olhar com cuidado ao seu redor…

  4. A carta foi e xi gen cia da

    A carta foi e xi gen cia da rede golpe para que nao se emaranhasse no escandalo DELE.  Foi tambem a unica chance que eles lhe deram de falsificar o anuncio de “afastamento” de ontem sem, no entanto, falar com ninguem que o acordo era esse:  o ator ta cuidando do proprio bolso.

    Como eu disse ontem, eu nunca imaginei que a rede golpe tomasse decisoes a nivel global.  E nao vai ter que tomar.

  5. Esta carta me faz lembrar do

    Esta carta me faz lembrar do “pedido de desculpas” por ter apoiado o golpe de 64 e, alguns aninhos depois, praticar todo tipo de violêcia contra a Constiuição, contra o voto do eleitor brasileiro, contra os direitos mais elementares de um trabalhador, contra a reputação de pessoas decentes, etc.  Ô, dó …

  6. Pensei que o caso iria morrer

    Pensei que o caso iria morrer no nascedeou depois de ver no portal MSN que o autor da novela a ser apresentada no póximo ano afirmou que Mayer permanecia no seu elenco.

    O negócio foi tomando uma repercussão bombástica, ao ponto de a Globo, por meio dos seus vários canais, sentir-se obrigada a tomar uma posição favoravel à moça, sua funcionária, que não poderia se sair com uma denúncia dessa pra aparecer, como tantos das redes sociais tentaram intimidá-la com uma série de outros comentários machistas, elogiando o galão.

    Enfim, tá na cara que o ator não viu outra saída, senão deixar a carta para ser lida pelos repórteres dos diversos canais da emissora. Isso é que se chama dar a cara a tapa. 

    De todos esse episódio, a mulher saiu ganhando, mas, sobretudo, os machos da televisão vão ter que pensar duas vezes antes de trocar o papel real pelo de um personagem machista, retrógrado, antiquado. 

    Vivam as mulheres. Parabéns à Figurinista pelo belo exemplo, e serviço prestado à sociedade.

    1. “Pensei que o caso iria

      “Pensei que o caso iria morrer no nascedeou depois de ver no portal MSN que o autor da novela a ser apresentada no póximo ano afirmou que Mayer permanecia no seu elenco”:

      So mais uma prova que a rede golpe mostrou uma cara em publico enquanto a outra cara fazia “acordo” com o ator por debaixo dos panos.

      Eu disse ou nao disse que a rede golpe nao consegue tomar uma decisao gerencial a nivel global?

      Agora eles vao deixar o caso do “afastamento” espalhado no ar enquando dao emprego pra ele por debaixo dos panos ou nao.

      Viu como uma mentira bem espalhada se torna verdade?

  7. menos otimismo e mais crítica

    Acho de extremo otimismo pouco crítico achar que o caso José Mayer irá colaborar com alguma mudança. Copio aqui o que coloquei no facebook. 

    os indignantes casos plim-plim

    o assédio sexual, a agressão contra a mulher e o machismo quando ocorrido entre personagens públicos, tantos mais quando globais, despertam uma revolta curiosa, porque o vizinho o amigo e o colega cometem o mesmo ato mas não conseguem provocar tal agitação social. 
    o disparador das indignações sociais e a seletividade dessas revoltas ainda é algo que merece ser criticado, ou ao menos observado.

     

     

    1. A “seletividade” da

      A “seletividade” da indignacao esta certissima. Maihra.  Nao eh quando o Jao das Couves discrimina Joaquina Alfacina que voce se indigna nao.  Eh quando ator global o faz:  eh isso que faz o problema visivel a nivel social, mais global que o bairrista.

  8. Cultura Machista

    Nassif. A cultura é uma doença e a pior de todas. Ela é a mais opressora e a mais depravada de todas também. É a pior de todas as doenças sociais. Não é através de uma mera carta se desculpando que se consegue ou conseguirá extirpar definitivamente  esta tragédia social doentia que trata o gênero Mulher como um ser descartável. Freud, o criador da psicanálise, sempre diz que enquanto o gênero homem conviver com o que reprime dentro de si enrustidamente, vitimado pelos desvios comportamentais, incluindo os sexuais, como o homossexualismo e a pederastia, ele terá que carregar todas  suas mazelas enquanto viver. Colocar a moral da Mulher entre as pernas delas e o da “traição”, só agrava e agravará  a doença de que vem sofrendo a priscas eras, dando provas insofismáveis de que está condenado a conviver com suas anomalias, incluindo as sexuais enrustidas que são inumeráveis até o fim de sua vida. O nosso grande Dramaturgo Nelson Rodrigues sempre diz: “…se todos os homens conhecessem a intimidade sexual de cada qual, ninguém se falaria..”. E acrescenta definitivamente: “…se todos os fatos provam tudo isso, pior para os fatos…”.

  9. Esta manifestação é uma gota no oceano…

    A maioria das mulheres não pensam assim.

    É só estudar o caso do “estupro” da Presidenta Dilma em rede nacional, a maioria da população feminina foi a favor do escracho.

    Agora que temos um presidente homem estão todas caladas.  

  10. Onde estavm esssas figuras na

    Onde estavm esssas figuras na época dos adesivos de Dilma com as pernas abertas no tanque de gasolina ???

    Rep: Batendo panela, colando esse sadesivos em seus carros, etc…

     

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador