Xadrez do Exército e da tentativa de golpe, por Luis Nassif

Leniência com baderneiros permitiu que a serpente colocasse a cabeça para fora. Expôs de maneira inédita militares golpistas

Peça 1 – a estrutura do golpe

O golpe foi meticulosamente armado, porque com extensão nacional e mantendo o mesmo modelo em todos os estados. O golpe consistiu no seguinte:

  • Cooptação de militares – Montagem de acampamentos golpistas em áreas do Exército, com participação de famílias, idosos e aposentados. A seleção se deu por duas razões objetivas: oferecer blindagem da ocupação contra eventuais ações das prefeituras municipais, já que eram áreas militares; facilitar a participação de familiares de militares, sensibilizando os militares a aderir ao golpe – típica manobra de guerra híbrida. Militares atuaram também nos edifícios invadidos, para impedir a captura dos baderneiros e a entrada da Polícia Militar nos acampamentos, ou orientando os invasores do Palácio a fugirem. Em São Paulo, o governador bolsonarista Tarcísio de Freitas segurou a remoção do acampamento em frente aos quartéis, até que os integrantes pudessem sair sem serem fichados.
  • Militares bolsonaristas – Várias manifestações de militares bolsonaristas, visando manter a vigília até o momento do golpe. Há vídeos mostrando o general Braga Netto e o próprio Bolsonaro criando expectativas.
  • Empresários – Financiamento das ocupações. De cidades do interior às capitais, o modelo era o mesmo, com banheiros químicos e esquemas de alimentação. As investigações certamente irão bater na barra pesada dos ruralistas, dos Clubes de Atiradores e Caça (CACs), mineradores clandestinos e empresários municipais. Enfim, os atores do que se sabia ser um governo de milicianos.
  • Acampados – Convocaram-se famílias, aposentados, idosos em geral, familiares de militares, visando sensibilizar as tropas nos quartéis. Manteve-se esse clima até a invasão, com a intenção de quebrar as noções de hierarquia e conseguir a adesão para o golpe. Típica manobra de guerra híbrida.
  • Invasores – Houve uma mescla covarde de famílias, com idosos e crianças, servindo de blindagem a baderneiros, o lumpen de várias cidades, todos confiando que o Exército iria garantir a invasão. Some-se a articulação do Secretário de Segurança do GDF, Anderson Torres, com o governador Ibaneis Rocha. Torres viajou de férias. Como poderia ter férias se havia assumido o cargo há poucos dias sem cumprir o interstício legal de 360 dias para gozar o direito? Chama atenção a completa irresponsabilidade de alguns militares com seus próprios familiares, colocando-os nas linhas de frente, correndo o risco de serem marcados como terroristas. Depois, quando chegou a PM, houve a ação desesperada de coronéis, tentando evacuar os baderneiros.
  • Os guardiões dos templos – Finalmente, a cooptação dos militares incumbidos da defesa do Palácio do Planalto, deixando-o totalmente desguarnecido.
  • Os estrategistas – É evidente que o planejamento foi militar, a começar da montagem nacional de acampamentos em áreas militares, com familiares chamando os parentes para o golpe, a concatenação da invasão com o desmonte da PM de Brasília e da defesa do Palácio do Planalto.

Peça 2 – a resistência democrática

A leniência com os baderneiros permitiu que a serpente do golpismo colocasse a cabeça para fora da toca. Inclusive expôs de maneira inédita parte dos militares golpistas. Inaugura, também, uma nova era política – que alguns analistas estão batizando de governo Lula 4.

Nosso colunista Luiz Alberto Melchert levanta um ponto relevante para organizar a política dos novos tempos:

“Assim como a direita usa a figura do comunismo para catalisar a população em torno dos seus interesses, nós temos de usar a destruição para catalisar a população contra a extrema-direita. Assumir um inimigo é que tem mantido os Estados Unidos coesos. Primeiro foi a União Soviética, depois os árabes, hoje a China. 

Sem um inimigo real ou imaginário, o sistema não se sustenta. A tentativa de golpe e a destruição devem estar sempre na argumentação dos democratas para servir de vacina, que não dura mais de um ano. Os escândalos a serem descobertos precisam ser servidos um a um, sempre com 8 de janeiro como molho”.

De fato, o vandalismo produziu uma união inédita entre todos os poderes, partidos políticos e mídia, desmontou o esquema de acampamentos, enfraqueceu eventuais propósitos golpistas das Forças Armadas e transformou o bolsonarismo, definitivamente, em inimigo da democracia. A ordem de prisão de Anderson Torres – por causa mais que justificada – abre espaço para uma ofensiva sem precedentes contra a estrutura miliciana montada pelos Bolsonaros.

Haverá farto material, tanto nos celulares dos invasores quanto nos dos 8 baderneiros que provocaram incêndios em Brasília anteriormente. Alexandre Morais autorizou a Polícia Federal a quebrar o sigilo telefônico não apenas deles, mas de todas as pessoas que mantiveram contato telefônico com os terroristas. Dificilmente o Gabinete do Òdio e a família Bolsonaro escaparão desse escrutínio.

Em suma, foi uma operação tão Tabajara que suscitou em alguns adeptos da teoria da conspiração a tese de que houve uma Revolução Colorida às avessas visando desmontar a ultra-direita brasileira. Bolsonaro é tão sem-noção que chegou a publicar um tuite questionando novamente as eleições, apagando-a em seguida.

Peça 3 – os rachas na frente

Passado o impacto do episódio, se entrará no mundo real, com as diferenças que marcam o grande arco de alianças, especialmente em relação aos temas econômicos.

De qualquer modo, os episódios reforçam a necessidade de Lula assumir medidas que aliviem o peso da crise econômica sobre a população.

Ainda é cedo para saber quando e como serão recebidas as propostas de incluir os ricos no Imposto de Renda e os pobres no orçamento.

Luis Nassif

24 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Nassif, simplesmente perfeito. Posso estar enganado, mas acho que a palavra a ser martelada de forma insistentemente é TERRORISMO. Não é a toa que o Morão vem condenando o uso da palavra TERRORISMO para ser aos TERRORISTAS do 8 de Janeiro de 2023. O golpista Morão sentiu o golple.

  2. Concordo, é preciso batizar e dar nome ao inimigo, e antes de tudo, chamar pelo que realmente é: INIMIGO. opositor, adversário, é outra coisa.*

  3. O governo federal do PT NÃO controla o Exército, nem a Força Aérea, e muito menos a Marinha. O recém empossado Presidente da República não tem nenhum controle sobre as Forças Armadas. Os comandantes de cada arma apenas eram o mais antigo em cada lista, segundo a regra banal em vigor há décadas entre os militares da ativa. O Ministro da Defesa é um enfeite, não manda nada e tanto faz substituí-lo por outro, porque esse cargo jamais se consolidou no Brasil, é figuração e nada mais. Só não haverá o típico golpe militar com tanques e soldados nas ruas para derrubar o governo Lula, porque isso saiu de moda desde os anos 80, em toda a América Latina, por pressão americana, porque ficou ruim para os negócios esse velho tipo de quartelada, nem nos paisecos da América Central acontecem mais. A lição que nos deixou o 8 de janeiro é que o governo Lula é fraco e vai se arrastar em luta diária contra a extrema-direita até o fim. Vamos viver quatro anos de agonia e luta pela democracia. Será ainda pior se o governo do PT não conseguir fazer a economia crescer e deslanchar. Não consigo imaginar como será daqui pra frente. Temos como imagem do que nos espera o governo Biden, que também é pura agonia.

  4. Chovem comparações entre a invasão ao Capitólio em 06 de janeiro de 2021 e a tentativa de golpe de estado com a tomada da Praça dos Três Poderes 08 de janeiro de 2022, em um remix da Praça Maidan, Kiev, em 2014. Lá, no Capitólio, morreram policiais da força de segurança responsável pela defesa do Congresso estadunidense. Ou seja, houve efetiva reação, paga mesmo com perda de vida, dos que ali estavam para proteger o prédio e o poder político estadunidense. Aqui, o Batalhão da Guarda Presidencial entregou o Palácio do Planalto aos fascistas. Até hoje, passados três dias, não há notícias de interpelação, feita por quem quer que seja, seja da imprensa ou dos responsáveis pelas investigações em curso, do comandante desse Batalhão ou de seus superiores hierárquicos, das razões que o levaram a esse comportamento.

  5. Há um forte componente de fanatismo religioso desse domingo com semelhanças ao que ocorreu na Batalha no Marrocos. E nosso prudente Nassif foi dos poucos a alertar desde cedo o que viria a se consumar. No link abaixo ocorreu o que um jornalista experiente e independente analisou em essencia: CAOS para impor uma GLO. A hipótese mais simples é a mais correta. https://jefersonmiola.wordpress.com/2023/01/10/exercito-tinha-glo-preparada-para-atuar-depois-do-caos-terrorista-que-ajudou-a-criar/

  6. A cobra fumou mas fumou maconha estragada, ficou tonta e o golpe deu ruim. Nassif esclareceu a tentativa material de golpe, porém, o mais importante, é a motivação do golpe, eis que os manifestantes estão profundamente convencidos de que sofrem uma insuportável violência ao serem governados por Lula. Aqueles que conquistaram as almas e as mentes do bolsonarentos estão a salvo e prontos para alimentar a fogueira do ódio e do terrorismo. Os meios de comunicação, as igrejas, as mídias sociais estão livres, leves e soltas. O trabalho do Lula, em princípio, é tomar da palavra. Desmentir a sua pecha de ladrão exigindo que se prove o que ele roubou e quando, condenando exemplarmente qualquer um que se valha dessa calúnia contra si. É também tomar a palavra com o argumento lógico quando alguém o chamar de ex-presidiário lembrando que Mandela foi presidiário por 25 anos e hoje é história de conquista. Lula, por ser demais verdadeiro, não tem sequer a arte do cinismo, típica dos governantes menos idôneos. Terá que mostrar quem é que manda, mostrar dureza e substância. Não é mais tempo de contemporizar. Lula tem pessoas fiéis e confiáveis em seu entorno, tem pessoas desleais e interesseiras ainda em maior quantidade a lhe sorrir. Saber quem são ele sabe, resta saber como se livrar delas. Ele vai conseguir. O marco zero dessa inteligência que o Lula tem foi o chega-pra-lá que ele deu no Múcio quando sorrateiramente lhe propôs a GLO.Já estava tudo preparado para o gran finale. Qualquer outro teria cedido. Lula é mais e melhor governante do que o povo brasileiro merece, mas como ele ama o povo, ele vencerá a todos os seus contendores.

  7. Sem discordar dos pontos elencados,acho fundamental descobrir como que essa gente chegou a ficar de tal forma fanatizada que expôs familiares,como idosos e crianças. Como enfrentaram pelotão de militares com cavalos e bombas de efeito moral e de gás lacrimogêneo. Como ainda integrantes do governo,milicos reformados expuseram a cara e xingaram a instituição a que deveriam respeitar,arriscando-se,com aconteceu,a perderem sua boquinha de um polpudo salário.
    Não é o que fez essa gente acreditar e sim o como fez essa gente agir. Não é fácil. Qualquer um que tenha o mínimo de participação em mobilização popular,até mesmo uma assembleia de condomínio,sabe da dificuldade que é essa mobilização.
    É preciso investigar a forma com que essa fanatização foi elaborada para que possa ser revertida.
    Quem assistiu a todo o espetáculo dantesco,com certeza não deixou de observar a firmeza dessa gente./e nem dá para dizer que tinham segurança quanto a impunidade. Não foi isso que se viu. durante os piores momentos,viu-se a Polícia jogando bombas,a cavalria etc e eles não recuando e ainda lançando as bombas que eram jogadas contra eles em direção aos policiais.
    Enfim,o problema é muito mais sério do que avaliar quem e porque falhou.

  8. Não foi o Pafúncio Sérgio Moro e sua Lava-Jato que destruíram a democracia brasileira. Moro é um medíocre advogado de Maringá, de baixíssimo nível de cultura e sofisticação. A crise do sistema político brasileiro é bem mais profunda. Foi fácil demais para Moro e sua turma de procuradores tão deslumbrados quanto provincianos da capital mais caipira do Brasil, apenas porque a democracia representativa-partidária que nasceu da Revolução Inglesa, da Revolução Americana e da Revolução Francesa e se consolidou no Ocidente ao longo do século XIX, sobreviveu à Grande Depressão e ao totalitarismo fascista e nazista, foi ferida de morte pela internet e pelo advento das redes sociais na década de 2000. É ilusão pensar que o bolsonarismo foi derrotado no domingo e vai agora desaparecer. Não vai. O mais inteligente líder latino-americano, Gabriel Boric, presidente do Chile, foi quem mais rápido percebeu o que está acontecendo, tanto que pediu a reunião da OEA. O chão embaixo do sistema político de todos os países do mundo democrático está profundamente rachado e não voltará a ser o que era até 2008. Uma era se foi para sempre. Quem acompanhou a eleição presidencial francesa em maio último pôde ver uma violência da grande imprensa do país contra o candidato da esquerda Jean-Luc Mélenchon, que deixaria sem graça a grande imprensa brasileira nos dias do impeachment da Dilma. O governo Lula foi empurrado até as cordas pela extrema-direita no dia 8 e de lá não sairá. Todo o período de quatro anos será vivido da mão pra boca. Por isso sempre achei ingênua a ideia de que era só derrotar o tosco Jair na eleição de outubro e tudo seria reconstruído tal qual era no Brasil antes do colapso do governo Dilma Rousseff. É chocante o nível profundo de bolsonarismo em todas as Forças Armadas e em todas as polícias do Brasil, estado por estado, e em todas as classes sociais. Fomos salvos de mais quatro anos desse horror por míseros 1,8% dos votos. Não acredito nem por um segundo que a próxima eleição presidencial, em 26, será um elegante debate entre o PT e algum partido no lugar do PSDB. A luta será feroz e selvagem, e não será feita por militâncias partidárias nas ruas, mas nas redes sociais.

  9. Três ações:

    Curto prazo: tirar os bolsonaristas de DENTRO dos quartéis;

    Médio: acabar o Serviço Militar obrigatório e adotar como Patrono das Forças de Defesa Brasileiras, um Marechal que integrou de fato o Brasil com a tecnologia de ponta de sua época, o telégrafo, sem derramar sangue brasileiro: RONDON;

    LONGO PRAZO : Quero paz! Forças Armadas NUNCA MAIS!

  10. O governo perdeu a agenda política e virou delegacia de polícia.
    Tenho para mim que o plano era paralizar o governo com a ocupação dos três prédios, era para ter (alguma) ordem na coisa, mas não teve uma liderança para fazer a coisa, por sorte.
    Mas o governo decediu fazer o trabalho dos caras e se paralizar…

  11. 1. Esse comportamento messiânico que contaminou a sociedade desde as eleições de 2014, igualmente contaminou as Forças Armadas. Isso porque nas Forças estão representados estratos da sociedade com um agravante: a doutrinação. Há um ambiente nas Forças que levam seus integrantes a se identificarem com o viés de direita, com um discurso anticomunista, por mais que não compreendam conceitos sócio-políticos, basta repetí-los como zumbis. Ahhh! Banon participou daquelas eleições, introduzido aqui pelo PSDB/Aécio que usou essa estratégia de questionar as eleições.

    2. Nesse período, Bolsonaro já se fazia presente em diversas cerimônias militares. A entrada nos quartéis lhe foi franqueada por essa geração de Oficiais Generais, seus contemporâneos de EB. Marinha e Aeronáutica são uns “maria vai com as outras”, é o EB que tem uma estratégia bem definida, inclusive com a lotação de Generais quatro estrelas no comando de Regiões, fica mais fácil impor autoridade às outras Forças, tudo em nome da hierarquia e Disciplina. Aliada a essa estratégia está a fraqueza de governos civis, pois para tudo se chama as Forças. Autoridade olímpica, GLO, combate à dengue, limpeza de praia, limpeza de piscina… Para TUDO se chama os militares, e essa situação é usada como propaganda para angariar simpatia da sociedade. Sim! Os civis foram incompetentes, ingênuos, bobos…

    3. Essa realidade nos impôs os dois últimos governos, todos sabem a história. A mudança nos planos veio com a vaza jato e o desmascaramento dos heróis justiceiros do MP e da vara curitibana. Não creio que outro candidato lograsse êxito nessa eleição se não fosse o Luiz Inácio. Venceu, mas não deveria subir a rampa. Subiu, mas não deveria governar. E por que ainda hoje governa? a) porque o golpista soube escolher um Ministro para o STF. b) porque o Tio Sam vive o mesmo problema. c) porque ao final e ao cabo os militares são o que são… covardes e despreparados. d) porque o Luiz Inácio não caiu na arapuca de dar ordens aos militares, tampouco convocar GLO.

    4. Em um primeiro momento o que se esperava é que o novo governo fosse emitir determinação para que desocupassem as frentes dos quartéis. A ordem não seria acatada e a crise estaria posta, como não ocorreu, mudou-se a estratégia. Fabricou-se a tomada dos prédios dos três poderes com a nítida intenção de provocar uma GLO; o que aconteceria? Seria como tirar o gênio da garrafa, mas o gênio iria confraternizar em plena praça com os criminosos. Nem o “Alto Comando” nem ninguém tinha, nem sei se tem, o controle sobre a tropa; Então seria mais cômodo continuar fazendo corpo mole e permitir que a balbúrdia tomasse volume e levasse à renúncia do Presidente. O vídeo do Coronel xingando o EB, o Alto Comando, os Generais da sua turma, toda sua turma vanguardeira, foi muito esclarecedor… O vídeo de outro Coronel tentando proteger os criminosos no interior do Palácio do Planalto eliminou dúvidas… Mas a imagem da tropa do EB na frente do QG, com dois carros de combate, para impedir que a PM despejasse os criminosos, ahhh!! Essa é irretocável. Vamos ter que sobreviver com os lobos à espreita. Todos os dias acendo uma vela e rogo que Deus proteja o grande Alexandre!

  12. É indispensável que os resultados das investigações sejam rápidos. Identificados TODOS os criminosos, que planejaram, que financiaram, que incentivaram e que executaram o assalto às sedes dos três poderes, as punições virão. E devem vir, também, para os golpistas acampados CONTRA A LEI na frente dos quartéis. Ir a fundo nas investigações, no Governo Federal, é tarefa do Ministério da Justiça e suas polícias. O Presidente e os demais ministros, enquanto isso, precisam começar a executar o programa do governo aprovado pelos eleitores. Com urgência.

  13. Caro Nassif, estão tendo um, diria pensamento errado, as FFAA, não são idiotas em relação a defesa da soberania brasileira, o que houve foi dar corda para se enforcarem, se desse certo, já teriam feito com o Bolsonaro no poder, o que houve foi um calculo arriscado com adesistas militares de quinta categoria. O que o Bolsonaro prometeu armado, gente besta, rica e idiota, jamais daria certo. O Brasileiro não gosta de violência, muito menos de totalitarismo. Não foi só um tiro no pé, sepultou de vez o consorcio, Milícia/militares/religião, saíram todos desacreditados, e com tarja na testa de GOLPISTAS e TERRORISTAS, essa pecha, saiu da esquerda e estacionou em boa parte na direita e em toda extrema direita. Assim como aprenderam no evento do capitólio nos EUA, aprendemos como pegar os ratos, foi só isso, o verdadeiro CHEQUE MATE.

  14. Repito meu comentário na reportagem https://jornalggn.com.br/noticia/eua-tiveram-papel-decisivo-na-invasao-de-brasilia-afirma-especialista-guerra-hibrida/ com adaptação. Não há, por enquanto, nenhum indício de alinhamento do governo dos EUA com o governo empossado. Tweets de apoio não são alinhamento. No entanto uma frase preocupou, a de que os EUA está pronto para trabalhar com o atual governo. Quantas vezes ouvimos isso antes de um ataque americano ao modo híbrido? Dilma vem a mente? Não descarto que a tentativa de golpe tenha dedos americanos. Toda a guerra híbrida desencadeada passa por esse processo de questionamento de eleições nos países alvos, mesmo que haja um tweet de apoio, ou declarações públicas de condenação. Vimos que enquanto afaga com uma mão, a outra atinge o coração. Enquanto brava por democracia, incentiva tentativas de revoluções em países e governos que não lhe agradam. Não acabará por aqui, sabemos disso. Haverão outros questionamentos, manifestações, até que o governo balance, e aí entram em campo os apaziguadores (golpistas) para acalmar o país e assim mudar o regime para que os EUA possam intervir diretamente em seu próprio benefício, assim como foi com Temer e Bolsonaro. Não haverá intervenção direta por via militar, os EUA já abandonaram esse modelo há quarenta anos, lá pelos idos dos anos 80, mas haverá participação ativa deles (os militares) na desestabilização do governo e assim facilitar a transição da paz (intervenção ou golpe como queiram chamar). A visita do secretário de defesa dos EUA ao Brasil alertando militares para não darem golpe não tem caráter de advertência, mas de distribuição de ordens, pois os meios empregados serão diversos da intervenção militar. Não acabou por aqui, sabemos disso. A pergunta pertinente é: Conseguiremos resistir ao ataque híbrido? Nossas instituições se venderão ou resistirão? O governo atual não conseguirá governar em nenhum momento, repetindo 2015. Quanto tempo resistirá?

  15. Se estivessem nos tempos da ditadura militar QUE DEFENDEM, já estariam nus, pendurados em paus de arara, levando choques elétricos nos genitais, trancados em quartos escuros com cobras, e sendo torturados para revelarem os mentores e financiadores que os usaram.
    Felizmente agora vivemos numa democracia que respeita os direitos humanos, graças à luta de reais patriotas e democratas.

  16. Você esqueceu de mencionar o general Mark Zuckergerg, Nassif. Hoje mandei uma mensagem para ele:

    “Everyone knows that Facebook, Instagram, Whatsapp and Messenger have played an essential toxic role in the destruction of Brazilian democracy. The platforms you created and control making stratospheric profits were largely used to legitimize the 2016 coup disguised as Impeachment. They were essential for Jair Bolsonaro’s victory in 2018 and helped him from 2020 to spread Fake News during the pandemic to maximize the death toll. They are also at the center of the organization of resistance movements to Bolsonaro’s defeat in 2022 that provoked the terrorist incidents in Brasilia on January 8, 2023. Congratulations, Mark Zuckerberg. You managed to facilitate the destruction of millions of dollars in works of art in the Planalto Palace, in the Brazilian National Congress and in our Supreme Court. How much money have you raised in Brazil since Lula’s victory by helping Brazilian terrorists attack the symbols of our democracy and Brazilian cultural heritage? Aren’t you ashamed? Why don’t you come to Brazil and visit the public buildings that you helped to destroy? You are a disgrace and should at least have the decency to formally apologize to the Brazilian people.”

    TRADUÇÃO:

    “Todo mundo sabe que o Facebook, Instagram, Whatsapp e Messenger tem desempenhado um papel tóxico essencial na destruição da democracia brasileira. As plataformas que você criou e controla obtendo lucros estratosféricos foram utilizadas largamente para legitimar do golpe de 2016 disfarçado de Impeachment. Elas foram essenciais para a vitória de Jair Bolsonaro em 2018 e ajudaram-no a partir de 2020 fazer propaganda de Fake News durante a pandemia para maximizar o número de mortos. Elas também estão no centro da organização dos movimentos de resistência à derrota de Bolsonaro em 2022 que provocaram os incidentes terroristas em Brasília em 08 de janeiro de 2023. Parabéns, Mark Zuckenberg. Você conseguiu facilitar a destruição de milhões de dólares em obras de arte no Palácio do Planalto, no Congresso Nacional Brasileiro e na nossa Suprema Corte. Quando dinheiro você arrecadou no Brasil desde ajudando os terroristas brasileiros a atacar os símbolos da nossa democracia e o patrimônio cultural brasileiro? Você não tem vergonha? Por que você não vem ao Brasil visitar os prédios públicos que ajudou a destruir? Você é uma desgraça e deveria ao menos ter a decência de se desculpar formalmente com o povo brasileiro.”

    O general Mark Zuckerberg provavelmente vai declarar a prisão da minha conta do Facebook. Quando ele fizer isso vou confrontá-lo novamente na Justiça.

  17. Chegou a hora e a vez de lidar com um dos grandes problemas do Brasil, um dos maiores motivos para as interrupções em seu desenvolvimento, a questão militar! Despartidarizar, e sobretudo, acabar com os ímpetos golpistas das forças armadas, que na política jamais devem se imiscuir, sob pena de desastre total. A história recente do Brasil está aí para comprovar.

  18. Acho que o planejamento tabajara dos golpista dava como certo que Lula convocaria uma GLO. Acredito que as tropas entrariam pela Esplanada dos Ministérios, obrigando a turba a se refugiar nos palácios invadidos, de forma a se criar o pretexto de que evacuá-los causaria um morticínio. Além do já noticiado plano de causar um apagão em Brasília, a permanência dos terroristas por várias horas ou dias ocupando as sedes dos três poderes encorajaria os bolsonaristas radicais a promoverem outros atos terroristas por todo o País, com bloqueio de estradas e refinarias, derrubada de torres de tranmissão de energia e outras barbaridades. O caos se instalaria e os “salvadores da Pátria” verde-oliva negociariam a renúncia dos governantes legitimamente eleitos para que fosse retomada a normalidade. Lula teria afundado o plano quando determinou a intervenção no segurança do DF, nomeando um civil como interventor e usando a PMDF para primeiro evacuar os palácios invadidos, prendendo ali quem fosse possível, e depois empurrar a turba para longe da Praça do Três Poderes, para depois cercá-los e detê-los. Muitos teriam escapado graças à proteção dada pelos milicos aos acampados, mas ainda assim a ação foi efetiva e vem possibilitando expor, investigar e prender os golpistas e seus financiadores e líderes.

  19. Se o Bozo tentou explodir o Exército, pq não seria capaz de fazer o que fez pra tentar assumir o poder através da instalação do caos? Desnazificação ja

  20. O feitiço virou contra o feiticeiro!!!!

    A prática do intenso uso de “notícias falsas”, ficou foro de controle, ludibriando a todos até os responsáveis pelas “notícias falsas.

    As bolhas criadas pelas “notícias falsas” nas redes sociais, criou também uma falsa realidade, provocando um enorme erro de cálculo, enorme confiança dos envolvidos.

    Parece ingenuidade ou falta de inteligência, mas na verdade são alucinações provocadas pelas divulgação intensa de “notícias falsas”.

    Que se voltou contra os próprios criadores, que neste momento devem estar se perguntando…..

    O que deu errado!!!!!!

    O feitiço virou contra os feiticeiros!!!!

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador