22 de junho de 2026

O BACEN e a política de juros incompatível com a lógica econômica

Por Jose Renato O. Sampaio Lima
 
Em  Janeiro/1999,  durante aproximadamente 40 dias, o BACEN ficou simultaneamente com  4 (quatro) presidentes: Gustavo Franco, “demitido” em 13 de janeiro por FHC, mas sem passar formalmente o cargo para Francisco Lopes, aprovado pelo Senado e demitido por Malan antes da cerimônia formal de transmissão de cargo; um Diretor interinamente na Presidência e o novo presidente, Armínio Fraga, americano-brasileiro, efetivado em Março após sabatinado pelo Senado, que trabalhava para George Soros, em Nova York e considerado por alguns como a “raposa que foi tomar conta do galinheiro”. Assim como Levy no Governo Dilma.  
 
Passados os 4 anos do primeiro mandato governo FHC, resultado da herança maldita de FHC para FHC, em Fev/1999 o estoque da dívida tinha crescido 424% –  com  deficit publico de 8.8%
 
Desastrada gestão de FHC/Malan do primeiro mandato, resultou nas pedaladas de Fraga em 1999, mas ajustes financeiros não se limitaram a acertos contábeis, o país estava de fato quebrado com contas que não fechavam e necessitou de mais empréstimo do FMI de aprox. US$ 25 bilhões.  O TCU, até onde se tem registro, não avaliou a possibilidade de impedimento do Presidente Fernando Hernique Cardoso.

Siga o Jornal GGN no Google e receba as principais notícias do Brasil e do Mundo

Seguir no Google

FHC, em 1994, recebeu de Itamar um pais com dívida total equivalente a 30% do PIB, por resultado da sua omissão em relação a gestão dos analistas financeiros recrutados do FMI, tal como o  Levy e Tombine, agora por Dilma, sim FHC depois de 8 anos entregou para o PT o país no abismo econômico com dívida 4 vezes mais eqv. aprox.. 60.4% do PIB e reservas internacionais de US$ 17Bi@8,0% da divida externa e dólar a R$ 3,50, caixa saldo de outro valor tomado emprestado do FMI em 2001 na beira do calote. Em  todas as casas,  em 2002 tinha gente desempregada e pendurados no ancião aposentado da família.
 
Em pleno 2015, depois de tanta lição do que não se deve fazer para um gestão séria e comprometida com a moralidade da coisa pública, Dilma jamais poderia compactuar com politicas anti-econômicas repeteco tucanas, aceitar elevar a inflação acima de 6.5% e desemprego acima de 5% provocando instabilidade e insegurança nos empresários, e recessão no curto prazo e privilegiar despesas financeiras da ordem de R$400Bi/ano@10% do PIB a título de juros para os especuladores financeiros. Se isso é fundamental para a equipe econômica, melhor dar um pé na bunda deles ontem. Antes do suicídio politico dela carregando junto o PT e mais revertendo os benefícios das politicas de inclusão social. Adeus a  continuidade mesmo com Lula candidato.
 
Dilma insiste em atribuir as dificuldades econômicas brasileiras à crise internacional . Chega de explicações nonsenses para o resultado de  procedimentos inadequados e da simples incompetência. Isso não nos interessa Presidenta. Não queremos um FHC de saias, não queremos estelionato eleitoral .
 
Pacotes de bondades e paternalismo aos filhos privilegiados dessa mãe gentil.  No final do governo FHC / Malam / Fraga taxa de juros SELIC media de aprox. de 20% a.a., pico de 45% a.a.  Para comparar trend de transferência de recursos, a dívida publica americana é de 105% do PIB, no entanto EUA pagam 0.25% a.a., como resultado o Brasil paga 600% mais juros anuais que o Governo americano. FMI e mercado financeiro por isso  são só elogios com Levy primeiro ministro de Dilma.
 
Taxa básica é referência para análise de retorno de investimento produtivo. Nos EUA, Fed remunera taxa básica a 0,25% a.a.. Ou seja, a taxa básica de juros é menor do que inflação. Nesses países a principal preocupação do Banco Central é com desenvolvimento do país e com nível de emprego, em primeiro lugar.
 
É óbvio que, as taxa de juros básicas crescentes de 13.5% a.a. oferecidas pelo BACEN é fator de estímulo ao capital especulativo externo e para razão para empresário suspender investimentos de aumento de capacidade ou novos negócios produtivos, visto acima da taxa de retorno da atividade produtiva.
 
Falta de limites e de Governança são concebidos via de regra para carregar culpa de ineficiência e da falta de diligência e proteger gestor de avaliação de inepto e inapto, ou seja confundir malícia e vilania com incompetência.
 
Queremos  uma administração similar ao governo Lula com prioridade para crescimento e geração de empregos no lugar de voltado para patrimonialismo de banqueiros e submissa a bruxa do FMI.

Redação

Curadoria de notícias, reportagens, artigos de opinião, entrevistas e conteúdos colaborativos da equipe de Redação do Jornal GGN

Assine a nossa Newsletter e fique atualizado!

Assine a nossa Newsletter e fique atualizado!

Mais lidas

As mais comentadas

Colunistas

Ana Gabriela Sales

Repórter do GGN há 9 anos. Especializada em produção de conteúdo para as redes sociais.

Camila Bezerra

Graduada em Comunicação Social – Habilitação em Jornalismo pela Universidade. com passagem pelo Jornal da Tarde e veículos regionais. É...

Carla Castanho

Carla Castanho é repórter no Jornal GGN e produtora no canal TVGGN

6 Comentários
...

Faça login para comentar ou registre-se.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Renato Miranda

    22 de maio de 2015 12:14 pm

    Passado e contexto

    A Senhora Dilma é uma reedição do FHC, na minha opinião, porém, bem pior, porque o FHC e a sua turma deixaram o governo em 31 de dezembro de 2002, há 13 anos num outro contexto histórico, social e político. Agora a Dilma só agrada Banqueiros. Talvez seja o público alvo dela. Vai saber.
    Admirava, isso mesmo, admirava o LULA pela genialidade política, pelo carisma e pela liderança. Foi um estadista, mas não voto mais nele também. As coisas mudaram.
    Hoje vemos um governo  ruim, com indicadores de desemprego, inflação e estagnação econômica em ascendência, ou seja, o governo Lula tinha ótimos indicadores. E o da Senhora Dilma o que faz. Só piora. Merece um prêmio por isso.
    Há “conversinha” dessa semana é o marketing dos investimentos chineses.
    Anotem aí, se metade dos investimentos chineses anunciados esta semana para o Brasil se concretizarem, eu compro um chapéu de couro de bode e como tudinho. Podem cobrar!  
    Mas tem que sair do papel, com início, meio e fim. Só carta de intenção não vale.
    Ih, será se eu podia escrever isso, ou vou ser acusado de preconceito contra alguém?!
    Ahhhhhhhh, o politicamente correto. Está deixando o mundo muito chato.

  2. robson_lopes

    22 de maio de 2015 1:20 pm

    Aplausos, concordo 100%,

    Aplausos, concordo 100%, algum ajuste é necessário, mas não nesse modelo, optamos por um governo de esquerda, não queremos o modelo FHC novamente.

  3. gabi_lisboa

    22 de maio de 2015 1:33 pm

    Concordo plenamente

    se era para sermos governados pelo bradesco, era melhor ter deixado isso explicito nas eleições e teríamos a chance de optar pelos outros bancos que concorreram a presidência, o itau e a turma do soros.

  4. Roberto Guimarães

    22 de maio de 2015 2:05 pm

    FED e o BACEN ou FED o BACEN?

    Só a notícia dando conta que o FED poderia elevar a taxa de juros americana fez o BACEN aumentar, antecipadamente, a SELIC. Como a taxa americana não se mexeu porque o BACEN não diminuiu a taxa SELIC? Posso deduzir que foi para beneficiar os bancos privados. Isso é concentração de renda. Bancos não produzem nada, não correm risco algum e não estão no mercado real das coisas. O problema brasileiro não está na taxa de juros e sim nos subsídios governamentais que estão em quase todos os segmentos produtivos e comerciais beneficiando empresários mais do que ricos. Eliminem os subsídios governamentais como medida de economia. Prejudicará menos a população que um aumento na taxa SELIC. Ou será que o BACEN e o governo não estão nem aí para o povo. 

  5. lineu

    23 de maio de 2015 3:50 am

    Prezado 
    O que você quer toda

    Prezado 

    O que você quer toda torcida  do corinthians  mais a do flamengo  também quer. 

    Só falta achar uma personalidade do PT  que pense igual 

  6. lineu

    23 de maio de 2015 3:50 am

    Prezado 
    O que você quer toda

    Prezado 

    O que você quer toda torcida  do corinthians  mais a do flamengo  também quer. 

    Só falta achar uma personalidade do PT  que pense igual 

Recomendados para você

Recomendados