Para entender a Época sobre Gilmar Mendes.

A reportagem da revista Época desta semana traz um recado para Gilmar Mendes. Mas a intenção por trás dele talvez esteja na Folha do dia seguinte.

Vazamentos de inquéritos no Brasil por nossas principais revistas semanais passaram a ser tão corriqueiros como quedas de energia elétrica após temporais. Ambos são indesejáveis, mas já nos acostumamos com eles.

O vazamento em relação ao ministro Gilmar Mendes, no entanto, traz uma novidade – é um vazamento claramente intimidatório. Vazamentos sobre Gilmar Mendes, até então, foram sempre a favor. Basta ver o caso do “grampo sem áudio”.

O caso Sinval Barbosa é antigo de maio do ano passado, Sinval já não é mais Governador do Mato Grosso e o conteúdo do vazamento é mais uma indiscrição do que comprometedor.

No entanto, usando como subterfúgio a divulgação do vazamento da conversa de Gilmar com Sinval, a Época a correlaciona a outro assunto, o julgamento de um habeas corpus para Éder Moraes – investigado como operador de um esquema de caixa 2 eleitoral no qual Sinval Barbosa estaria envolvido. Note-se, embora a ação da Polícia Federal na casa do então governador fosse buscando documentos sobre o esquema de caixa 2, Sinval foi preso em flagrante por porte ilegal de arma e o assunto do habeas corpus sequer é tratado entre Sinval e Gilmar.

Mas, no destaque da matéria, Época não deixa por menos:

“Quatro meses após ligar para Sinval, Gilmar deu o voto decisivo para manter livre o operador do esquema”.

Não é verdade, o caso nem estava na turma do STF a qual o ministro Gilmar Mendes pertence. Gilmar, que é da 2ª turma do STF, foi chamado para desempatar uma decisão da 1ª turma que era a qual julgava o habeas corpus. Gilmar seguiu o voto dos ministros Toffoli e Fux. Mas o recado estava dado, a Época o responsabiliza claramente.

Por que e por que só agora?

Porque a Época, entenda-se a Globo e o grupo que ela representa, deve ter percebido no Ministro Gilmar Mendes alguma intenção contrária aos seus interesses. Logo, a reportagem é uma medida preventiva para que nada saia fora do controle.

Que interesses seriam esses?

Vejamos uma nota da coluna “Painel” da Folha de São Paulo de 08.fev.2015:

“De olho – Advogados de presos da Lava Jato aguardam com ansiedade a sessão da Segunda Turma do STF, que vai analisar na terça recurso do Ministério Público Federal para que o ex-diretor da Petrobras Renato Duque volte para a prisão.

Vela – Para os criminalistas, a decisão sobre Duque indicará as chances de libertação de seus cliente”.

E quem está na Segunda Turma julgando o caso? Gilmar Mendes.

Recado dado, agora é só esperar o voto de Gilmar Mendes. Condenação garantida?

Atualizado: em 10/02/2015 Gilmar Mendes votou a favor da concessão do habeas corpus.

http://politica.estadao.com.br/noticias/geral,supremo-mantem-liberdade-para-renato-duque,1632367

 

Redação

17 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. É isso aí.Pessoal da

    É isso aí.

    Pessoal da Lava-Jato, Midia e oposição estão jogando um bolão.

    Um verdadeiro baile no time do governo.

    Tudo muito bem planejado e organizado. Serviço profissional. Very, Very Professional!!

    E a embaixadora americana, tá tudo bem com ela?…

    E ainda esperaram a semana certa para que o Gilmarzão (sempre ele!) estivesse a postos para botar a  bola pra dentro.

    Artilheiro  nato!

    Enquanto isso os intrépidos agentes da ABIN jogam mais uma partida de carteado e assistem as notícias na TV.

    Gol da Alemanha.

  2. A pergunta eh se era preciso realmente esse “recado”

    Creio que nao, por tudo o que se critica em Gilmar Mendes na blogosfera. Penso que o post mais confunde do que esclarece a situacao. Apesar da aparente gratuidade do vazamento da interceptacao (alias, essa coisa de vazamento de investigacoes jah atingiu niveis insuportaveis de manipulacao politica e chantagem, o que tem que se acabar, nem que seja aprovando uma lei rigorosa para punir quem usa essa tatica, de autoridades policiais a jornalistas), nao creio que suscitar a hipotese de pressao sobre Mendes seja producente politicamente. Afinal, nao faz sentido criticar Mendes todo o tempo e agora estar preocupado com isso.

    1. Concordo com o Argolo.

      Concordo com o Argolo, o que é muito raro. Só faria sentido se estivessem em risco alguns amigos de interesse do ministro, coisa que não ficou nem de longe claro no artigo. Não acredito num arrependimento de Gilmar Mendes.

  3. Não consigo entender porque

    Não consigo entender porque Gilmar Mendes votaria pela absolvição, logo ele que é o mais midiático de todos os ministros do STF e o mais propenso a acompanhar os interesses desses grupos. Acho que falta alguma coisa a ser explicada nessa história.

  4. .

    Meses atrás Gilmar Mendes, como sempre metendo-se onde não deve e falando sobre o que não foi perguntado, veio a público de forma vêemente criticar Dilma pela expressão “fazer o diabo”, usada por ela em discurso de campanha.

    Agora, após ser revelado seu comportamento inconcebível de telefonar para um suspeito simultaneamente à sua prisão, achando “um absurdo” e clamando “aos céus”, solta uma nota dizendo que suas palavras não tiveram valor de juízo.

    Ora, não se trata apenas do que ele falou ao telefone, mas sobretudo do próprio ato de ligar imediatamente prestando solidariedade a um suspeito, de quem ele, Gilmar Mendes, afirma ao mesmo tempo não ser amigo (!?). 

    Será que ele acha, por sermos gentalha, somos também idiotas? 

    Fica a pergunta: O que ele faria se fosse Dilma que telefonasse?

  5. recado dado

    Ultimamente a casa grande anda histérica. Será que está faltando clonazepam no mercado.

    Sr. Mendes se mijar fora da areia……………….

    “O trabalhador incansável de hoje não tem tempo durante a jornada de trabalho para refletir – e à noite ele está cansado demais para isso. E no final das contas, ele acha que isso é sorte” – G. B. Shaw

  6. Tem uma coisa errada na teoria.

    O Gilmar é ministro midiático. O normal seria que ele desse uma decisão desfavorável ao Duque, mesmo contra a lei, contra a ética, ou qualquer outra coisa digna.

    A teoria só faria sentido se o Gilmar fosse tomar uma decisão contra a maré midiática. Mas por que?

    Eu só pensaria numa chantagem do Duque, do tipo: Eu sei o que vocês fizeram no verão passado. Isto é, iria divulgar o que ocorreu nos tempos de FHC. Mas aí já é conspiração demais, né?

    Então o ministro teria que escolher entre a fidelidade à mídia ou ao PSDB.

    (mas temos quer ir loooooonge na imaginação pra tudo fazer sentido…)

    1. Até acho que você tem alguma

      Até acho que você tem alguma razão, mas se fosse realmente assim, a reportagem não deveria nem ter saído. Tem caroço debaixo deste angu! O Nassif não costuma errar nestas horas…

  7. Com certeza estão

    Com certeza estão chantageando. O judiciário não tinha que ser independente? Me parece que forças ocultas trabalham para prejudicar a Petrobrás, a fim de privatizá-la.

  8. Foi intimidação

    É claro que foi um recado. Uma indimidação. Só não sei qual é o motivo visto que o ministro Gilmar Mendes só age em conformidade com os interesses da midia e da oposição. A que ponto chegaram as instituições no país. Todos refens da midia golpista.

  9. Posso ingenuidade de minha

    Posso ingenuidade de minha parte, mas acho que essa reportagem da revista da globo não passa de uma tentativa de parecer imparcial . Com estão empenhados dia e noite a massacrar o governo, colocam essa reportagenzinha no meio para dar impressão ao leitor que são corretos e não têm lado.

  10. entrar na máfia é fácil sair é impossível, te cuida gilmar!

    O criminoso que está envolvido no mundo das drogas, falcatruas, e todo leque contemplado no código civil criminal nunca vai sair da armadilha. Sempre será devedor de favores, sempre terá conhecimentos desabonadores alheios e os dele a mantê-lo manietado ao sistema que o protegeu.

    O que será que te faz refém do pig seu Gilmar Dantas Mendes? Está a descobrir que não passa de um peão manipulado e burrinho.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador