Homens também são vítimas de estupro

“Eu gostaria que você fosse uma garota”

Sim, homens também sofrem abuso sexual. Homens heterossexuais, iguais a você. Homens que, mesmo estando no topo da pirâmide de poder, se tornam vítimas quando menos esperam. A questão é: se é tão difícil uma mulher denunciar um abuso, quão difícil é para um homem?

Leia também:
O que é violência sexual?
Cultura do estupro, medidas paliativas do governo e as redes sociais como espelho da sociedade
A recriminalização do aborto do Estatuto do Nascituro: é possível avançar no retrocesso*

“Não se preocupe, garotos devem gostar disso”

Quando falo que o machismo das pessoas – sim, mas pessoas, já que ele é disseminado independente do gênero – também atrapalha a vida masculina, muita gente não leva a sério. Precisar estar sempre a postos para transar ou não ter o direito de demonstrar seus sentimentos sem ser ridicularizado são só alguns dos prejuízos.

O abuso sexual é um assunto extremamente sério e atinge, também, os homens (apesar de ser muito mais frequente contra mulheres). Se quando uma mulher é estuprada, ela é tratada como culpada porque se vestiu de certa forma, andou em certos lugares ou bebeu e dançou, o que resta ao homem?

O homem é apontado como mentiroso, já que ele sempre quer sexo. Se o abuso foi quando era criança, sempre foi um bunda mole que deixou acontecer. Se foi quando adulto, sempre teve jeito de viado mesmo. Nada disso é verdade, homens são tão vítimas quanto mulheres. E isso precisa mudar.

 

“Você é um cara, você não pode dizer não a uma garota como eu”

Homens são estuprados por homens e por mulheres. Sim, por mulheres. Não importa se o pênis ficou ereto, se o homem diz que não quer, ele tem esse direito. O poder sobre o corpo é da própria pessoa. Ninguém, nunca, pode dizer o que você deve fazer em relação a sexo.

Para que essa realidade seja transformada, projetos como o Unbreakable existem. Essa iniciativa, em especial, sempre me emociona por sua simplicidade e alcance. Funciona assim: a pessoa que sofreu abuso e cansou de ficar calada escreve em um papel, em inglês (para atingir um número maior de pessoas ao redor do mundo), o que foi que o estuprador disse a ela antes, depois ou durante o ato, tira uma foto e envia para projectunbreakablesubmissions @gmail.com. As imagens podem ser vistas no site do Projeto Unbreakable.

 

“Seja homem e apenas faça”

Nos últimos dias, alguns sites divulgaram fotos de homens que sofreram abuso e isso me inspirou a escrever esse post para dividir essas histórias com vocês. Abaixo, homens que sofreram e agora lutam para que isso não aconteça com outras pessoas.

 

Homens que sofreram e agora lutam para que isso não aconteça com outras pessoas. (Foto: Reprodução)

Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador