Integração do São Francisco: do sonho à realidade

do Blog de Demarchi

imagem ao lado mostra uma parte da realidade do sertão nordestino. A falta de chuvas marca a paisagem de 70% do território da região, trazendo problemas de sobrevivência para a economia e para a vida dos brasileiros que lá habitam.

Durante anos essa realidade nunca foi encarada de frente no Brasil. Os governos Dilma e Lula mudaram isso.As obras de integração do rio São Francisco impressionam pela grandiosidade, empregando, na fase atual, mais de 10 mil pessoas diretamente em mais de 470 quilômetros de construção.

O Nordeste tem 28% da população brasileira, mas a disponibilidade de água é de apenas 3%, a maior parte dela oriunda do São Francisco. Durante anos, o Brasil adiou a solução desse problema, com alegações que iam do preço alto dos projetos à impossibilidade de engenharia para uma obra de tamanha envergadura.

Mas hoje a integração do São Francisco é uma realidade. As obras já mudaram o retrato das regiões por onde passam os canais que levarão água, no semiárido do Nordeste, beneficiando 390 cidades do Ceará, Rio Grande do Norte, Pernambuco e Paraíba.

Leia abaixo um resumo da bela série de reportagens sobre a integração do São Francisco feita pela Agência PT de Notícias:

PROJETO EMPREGA 10 MIL NO NORDESTE

   

A maior e mais importante iniciativa na área de infraestrutura hídrica do governo federal melhorou a vida de muitas famílias. O projeto de Integração do Rio São Francisco gerou emprego e renda nas regiões alcançadas pelas obras. Até agora, mais de 10 mil empregos diretos ao longo dos 477 quilômetros de construções foram criados. A maior parte desses trabalhadores pertence às regiões beneficiadas.
Clique AQUI para ler a matéria completa.

INTEGRAÇÃO DO SÃO FRANCISCO LEVA ÁGUA E DESENVOLVIMENTO AO SERTÃO

   

O Nordeste tem 28% da população brasileira, mas a disponibilidade de água é de apenas 3%, toda ela oriunda de uma única fonte: o rio São Francisco, o Velho Chico. O maior rio navegável do País nasce na Serra da Canastra, em Minas Gerais, e percorre 2,7 mil quilômetros pela Bahia, Pernambuco, Sergipe e Alagoas, onde, finalmente, encontra o Oceano Atlântico. Para garantir a segurança hídrica dessa região, o governo federal desenvolve o Projeto São Francisco que beneficiará cerca de 400 cidades, segundo o Ministério da Integração, responsável pela iniciativa.
Clique AQUI para ler a matéria completa.

PROJETO SÃO FRANCISCO MELHORA A VIDA DOS TRABALHADORES DO INTERIOR NORDESTINO

   

Em pouco mais de um ano, a vida de Emilson Gonçalves Pereira mudou. Pai de dois filhos, ele já não conseguia sobreviver em meio à seca que castigou sua roça, principalmente em 2012. Foi quando surgiu uma nova oportunidade na vida do lavrador, com o início das obras da integração do São Francisco. Emilson trocou o trator com o qual arava a terra seca de suas terras por uma das mais de 3,2 mil máquinas pesadas que auxiliam na construção do canal que vai levar água a outros estados, por meio da transposição do Rio São Francisco.
Clique AQUI para ler a matéria completa.

PROJETO CRIA OÁSIS NO SERTÃO

   

Salgueiro (PE) sedia a coordenação do Projeto São Francisco. A cidade é uma das que mais recebem investimentos na região e tornou-se um oásis no sertão nordestino, graças aos maciços investimentos do governo federal na região. No ano passado, por exemplo, ganhou um grande shopping e uma fábrica de cerveja, entre outros muitos investimentos de menor porte, tudo graças ao aumento da circulação de dinheiro na cidade. O pequeno comércio local também cresceu gerando empregos formais e informais.
Clique AQUI para ler a matéria completa.

A ESPERANÇA ESTÁ EM OBRAS NO NORDESTE

   

O Projeto de Integração do São Francisco tem mais de 470 quilômetros de construção linear, orçadas em R$ 8,2 bilhões. O Eixo Norte começa em Cabrobó (PE), onde está a embocadura do rio. Lá, já estão sendo instaladas duas das oito bombas, com 100 toneladas cada, da Estação de Bombeamento (EB). A obra está em fase de conclusão. As instalações tem a altura de um prédio de 12 andares. Dentro está a sala de controle, considerada o coração da estação. Outras duas obras semelhantes estão em Salgueiro e Terra Nova.
Clique AQUI para ler a matéria completa.

21 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. mundo cor-de-rosa denunciado por Marina e Aécio

    belas fotomontagens do que seria a transposição do São Chico…

    Mas, como TODOS sabemos, Marina e Aécio já deixaram BEM CLARO que isto que vemos acima é FARSA, não existe… afinal, nem passou no JN…

     

    Brasil, Brasil… ACORDA, Brasileiro!!!

  2. Fantástico

    Obra simplesmente fantástica e maravilhosa. Imagino o povo nordestino sorrindo, tendo acesso à essa preciosidade que é a água para sua sobrevivência. Parabéns aos governos LULA e DILMA. Isto já entrou para a história como um marco da administração pública brasileira.

  3. Isso tudo eh uma miragem,

    Isso tudo eh uma miragem, mais uma empulhacao do Governo Comunistaboliavrianistachavistacheguevarista. Pegaram fotos de obras no Estado do Arizona nos EUA e colocaram na propagando eleitoral. Esse pessoal nao tem jeito mesmo.

    1. Não escreva bobagens !

      Prezada, tire seu bundão da confortável poltrona, de onde provavelmente você está escrevendo tantas bobagens, e vá conhecer a obra de perto, antes de cair no ridículo, de escrever tantas asneiras, típicas de quem não só é cega, porem é aquela cega, que não quer ver.

      Desde 1889, que os diversos Presidentes da nossa República, prometeram construir esta obra, porem o coronelismo da região, e as dificuldades em remanejar recursos dos orçamentos, para esta obra, que certamente não daria visibilidade política a quem a construisse, foi deixando os planos apenas nos papéis e nas maquetes, porem agora está sendo finalmente entregue.

       

    2. Francy, a turma nestes tempos tristes de

      criacionista despontando como favorita para a presidência da república do Brasil, tem uma clara dificuldade em entender a ironia.

      Portanto, da próxima vez escreve “IRONIC MODE ON”, se não vai dar um tiroteio inócuo.

  4. Transposição : A verdade vou dizer !

    https://jornalggn.com.br/noticia/transposicao-do-rio-sfrancisco-a-verdade-vou-dizer-por-djacy-brasileiro

    Por Padre Djacy Brasileiro, em sua página no Facebook

    TRANSPOSIÇÃO: A VERDADE VOU DIZER!

    São muitas inverdades quanto à execução do projeto de transposição de água do rio São Francisco, sobretudo neste tempo de campanha eleitoral. E essas mentiras não deixam de ter cunho politico-ideológico. Afinal, para os que são acostumados com a cultura da má- fé, a mentira torna-se, indubitavelmente, trampolim para a conquista dos seus ideais.

    Eis, então a grande pergunta, pergunta dos doze milhões de nordestinos que pungentemente clamam pelas águas do Velho Chico: esse projeto de transposição está, de fato, sendo executado? Está saindo do papel? Suas obras estão sendo tocadas? Eu também, como sertanejo, fiz várias vezes estas mesmas perguntas.

    Como cidadão e Padre católico, assumo toda a responsabilidade nesta minha afirmação peremptória: o projeto de transposição está sendo executado a todo vapor. Eis a grande VERDADE.
    Digo isso baseado na visita que fiz, nesta quarta-feira, dia 27, aos dois lotes (6 e 7) que ficam na região de São José de Piranhas, sertão paraibano.

    Fiquei felicíssimo e muitíssimo esperançoso quando vi as obras da transposição aceleradas, executadas com toda força. Presenciei dezenas de máquinas, inúmeros operários trabalhando num ritmo aceleradíssimo. Confesso que fiquei emocionado.

    Não só presenciei o trabalho como também conversei com muitos dos que estavam lá. Não perdi a oportunidade de também conversar com os moradores da comunidade Boa Vista. Essa comunidade fica ao lado do lote sete.

    Eis o que disseram alguns funcionários que lá estavam:

    -Padre, aqui ninguém para. Estamos trabalhando pra valer.
    -Estamos trabalhando sem parar. Como o senhor pode ver agora. As máquinas não param.
    -Bom, essa obra será concluída no ano de 2015. É por isso que nosso trabalho é pra valer.
    -Aqui neste lote, há mais ou menos três mil operários.

    O que ouvi de alguns moradores da comunidade Boa Vista:

    -Eita Padre, agora vai. A gente nunca viu tanta gente trabalhando. Não para mesmo.
    -são muitas máquinas trabalhando, é pra lá e pra cá. Nunca vi tanta maquina na minha vida.
    -Do jeito que vai, seu padre, essa obra vai ser concluída logo.

    Queridos nordestinos, eis a verdade. Sou testemunha ocular. A esperança de recebermos água do rio São Francisco está mais viva do que nunca. Aliás, tenho a absoluta convicção que, em 2015, esse sonho será uma realidade. Não tenho nenhuma dúvida.

    O cristão que disser que as obras da transposição estão paradas está mentindo. E quem mente está na contramão de Jesus Cristo que falara somente a verdade.
    Fui e vi. A verdade tem que ser dita!
    Vejam as fotos tiradas por mim.
    Padre Djacy Brasileiro, em 28 de agosto de 2014.

    https://jornalggn.com.br/noticia/transposicao-do-rio-sfrancisco-a-verdade-vou-dizer-por-djacy-brasileiro

  5. Francis é Dilma, ele mesmo ja declarou!

    E assim, fica obvio a brincadeira, né nao?

    Em relaçao a questao levantada pelo Evandro, creio que é algo a se pensar e existem diversas formas de minimizar a evaporaçao sem aumento significativo dos custos.  Mas um outro fator me preocupa mais:  a falta de cuidado com os afluentes do S.Francisco pode comprometer a quantidade de agua a ser escoada.  Ja vi uma reportagem relatando o desmatamento do cerrado na regiao mineira e o assoreamento do rio é preocupante. É fundamental desenvolver politicas de reflorestamento e proteçao aos mananciais para garantir que esta obra continua a beneficiar nosso povo por milenios…

     

  6. aho que essa é um das mais

    aho que essa é um das mais impoortantes obras das muitas e muitas nesses últimos doze anos do governo trabalhista,

    mas se só ela fosse feita já seria o bastante pra “canonizar” lula no nordeste,

    espero que a  santa da vez não interfira com suas reles abstrações nessa fundamental concretude….

     

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador