Ion de Andrade
Médico epidemiologista e professor universitário
[email protected]

Mídia suicida e lesa-pátria

 Por Ion de Andrade

O prejuízo para o Brasil de ter uma mídia lesa pátria como a que temos é gigantesco. Vamos imaginar quantos turistas não vieram, quantos investidores deixaram de investir no Brasil, e quanta imagem negativa não será desfeita. As perdas nestes anos de desconstrução da imagem nacional para o mundo são gigantescas. 

Chegamos a um momento, entretanto, bem parecido com o que antecedeu à adesão da Globo à Campanha das Diretas. Quem não se lembra de que a Globo só começou a noticiar a campanha quando esta já havia tomado as ruas e ganho vida própria?

Ocorre que agora, com inúmeras outras alternativas para a informação, o baque que a grande mídia sofrerá em decorrência de uma política ostensivamente lesa-pátria (e que foi posta à luz do dia por uma Copa simplesmente excepcional) tem tudo para ser imenso. A perda de credibilidade é veneno mortal para os veículos de comunicação. Durante alguns meses, as notícias negativas contra o governo terão, inevitavelmente sabor de sabotagem e de mentira. Trata-se de um fato incontornável. Os últimos leitores honestos desembarcarão.

A Copa, e não há nada que possa ser feito em contrário, beneficiará quem batalhou por ela, quem se sobrepôs aos obstáculos, e à colossal sabotagem ao Brasil perpetradas pela grande imprensa e pela direita. Ninguém de sã consciência poderá deixar de render-se a este fato que, de tão colossal, pertence, não ao mundo da política, mas ao da física.

Parece que a direita, que já não ia bem das pernas, acabou de perder substância no seu aliado mais valioso: a mídia lesa-pátria.

No outro lado do espectro, alguém, que nem começou a falar, é o personagem que trouxe a Copa para o Brasil, e foi achincalhado e ultrajado por isto. Amanhã Aécio terá o seu projeto anti lei da Copa julgado pelo STF com voto de Joaquim Barbosa. Se ganhar perde, se perder, perde. A burrice só não é maior que o ódio, mas este último a potencializa sobremaneira.

A sorte é que eles ainda têm Ronaldo Fenômeno como comentarista da Globo. Já pensou na partida de decisão…

Vivemos num mundo fantástico. Os croniitas do futuro terão dificuldade em fazer-se acreditar.

A propósito, já ia esquecendo: Ei Lula, obrigado pela Copa das Copas.

Ion de Andrade

Médico epidemiologista e professor universitário

23 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1.   Resumo de conversa que

      Resumo de conversa que tive:

      – A Dilma e o PT não podem nem devem tirar capital político por causa da Copa.

      – Oras, depois de ANOS em que a oposição e a mídia nos torturaram com o “imagina na Copa” e atiraram no PT e no governo, agora que o evento vai de vento em popa não vale mais politizar??? Politização só do contra não vale, deram um passe livre pro governo politizar, isso sim.

  2. O que tem que se fazer agora

    O que tem que se fazer agora é abertamente mostrar à população o que a mídia publicou e o que foi e é a realidade. Pode começar com a famosa capa daquela revista dizendo que a Copa só saíria em 2038. Tem que comparar mesmo! “Olha o que o jornal tal publicou, o que emissora tal falou e o que aconteceu de verdade…”, por aí vai… Mas, infelizmente, ainda tem muita gente que se acha esclarecida e bem informada que vai continuar nesta porcaria de imprensa brasileira.

    1. VACINA CONTRA A MÍDIA MENTIROSA

      CB.

      É a tática que uso contra a mirdia. Quando alguém vem de lero lero prá mim eu pergunto: onde você viu isso? Na televisão, revista ou jornal?

      Quando me respondem que viu em um desses veículos eu respondo: então é mentira.

  3. Um outro tipo de terrorismo

    Desde o nascedouro as organizações dos Marinho atentam contra o Brasil e seu povo. Cito essa família porque é a partir do monopólio (ou oligopólio) dela que tudo se desencadeia. São eles que detêm rádios, TVs e jornais espalhados por todo o país.

    O fato identificador dessa deletéria prática contra o país e seu povo originou-se no apoio à ditadura militar.  Os Marinho negaram por décadas esse apoio até que uma nova geração surgisse.

    Desde então essa família vem afrontando o povo brasileiro e o país unicamente para defender seus interesses e a do partido que apóia. São incontáveis as práticas deletérias contra o povo brasileiro.

    Quando resolvem admitir o fazem dissimuladamente ou alegremente como foi o caso do depoimento de José Bonifácio – o Boni, admitindo a manipulação no debate Collor x Lula. Sorridente e alegre admitiu que se fosse preciso arranjaria até umas caspas para Collor parecer mais popular.

    Certamente os Marinho admitirão, num futuro longínquo, mais essa prática terrorista e lesa-pátria envolvendo a Copa do Mundo.

    Enquanto uma punição severa e cabal contra esse oligopólio da mídia terrorista não vem, o povo e o país sofrem as conseqüências de tanta propaganda deletéria.

    Vai ficar só nisso? Não estamos sendo muito tolerantes e bonzinhos com essa gente. Existem mecanismos legais e democráticos para coibir esse terrorismo?

    Porque já ficou evidente que os Marinho não conhecem os conceitos que envolvem as palavras “reflexão”, “prudência”, “equilíbrio” e “patriotismo”.

     

     

  4. Seria bom se fosse verdade

    Fica difícil a perda da credibilidade quando a hegemonia não tem contrafação à altura. A Internet é uma saída, mas ela contém farta distribuição dos recalques midiáticos. Assim, a tão sonhada perda total de credibilidade dos meios de informação fica meia boca, pois a boca deles é muito maior.

    1. Concordo com o argumento do

      Concordo com o argumento do Marcos. E a atitude da Dilma e do partido dela tem sido lamentável, não sei se é uma atitude de covardia ou pensam com quem colocou o post, do nada brotará a compreensão das massas.

      1. A atitude do governo federal 

        A atitude do governo federal  e do PT tem sido lamentável. Péssima comunicação com a população, atitude medrosa e vacilante diante da mídia, parece que o governo age como refém.  Não entendo essa submissão. Dilma poderia utilizar suas prerrogativas de chefe da nação para colocar a mídia no seu devido  lugar mas não faz. Vai fazer omelete na TV com Ana Maria Braga.

    2. João Santana, o marqueteiro da Dilma agradece.

      Sim, Marcos, a Dilma está se beneficiando menos que poderia com o sucesso da Copa, porque a comunicação de seu governo é uma porcaria. Todos sabem.

      No entanto o pig deu um mote precisioso para o João Santana. Com certeza ele vai fazer a festa, mostrando com extrema competência, que todas as previsões urubuzentas da oposição são furadas.

      A Copa será a grande referência. É um evento popular e rico em metáforas a serem exploradas, de fácil entendimento para o povão. 

  5. Caro Ion, o grande problema é

    Caro Ion, o grande problema é que os leitores, mesmo os “honestos” , são irracionais quando o assunto é política ou melhor ódio político, pois ficam cegos, surdos e mudos  e teimam em discordar dos avanços ocorridos no Brasil nos últimos doze anos´. A única coisa que conseguem ter em mente é que a corrupção de um saldo descomunal ( como se nos períodos anteriores não houvesse corrupção e o Brasil fosse uma Dinamarca, um Japão, por exemplo ).

     

    Infelizmente o brasileiro acredita muito fortemente em e-mails de boatos espalhados pela Internet, não vai atrás da informação para saber se é ou não é verdade e simplesmente sai espalhando para os quatro cantos um monte de mentiras que acabam se tornando verdades absolutas para milhares de pessoas.

     

    O pensamento e a inteligência desta parcela dos chamados ” letrados ” é de 3º mundo…

  6. A Globo só aderiu ao

    A Globo só aderiu ao movimento Diretas Já, depois que recebeu o ofício do “comando maior” afirmando que concordam e autorizam o movimento de transição, a encenação da “redemocratização”, a transferência do comando do poder aos que sempre o detiveram. Mesmo assim, demorou um pouco mais, caso os militares mudassem de idéia.

    Agora, para não zerar sua credibilidade, após o sucesso da copa ser reconhecido lá fora, tentou se desculpar ou melhor “atribuir a culpa” pelo pessimiso à imprensa internacional. Finalmente, seus telespectadores podem comemorar e curtir a copa, cantando em uma só voz:

    “É que a televisão me deixou burro, muito burro demais, 

    E agora eu vivo dentro dessa jaula junto dos animais

    Ô cride, fala pra mãe…”

     

  7. Comentário no UOL a uma

    Comentário no UOL a uma matéria falando sobre o aumento dos pedágios em SP:

    “aumento de vereadores aqui em rib preto e na região, aumento de pedágios,, isso é efeito copa pq o brasil ta parado nossa divida interna subindo o brasil ta quebrado ou vai quebra se o pt continuar ai”

    Ou seja: até o aumento dos pedágios no estado de São Paulo é culpa da Copa e do PT.

    1. caro Jorge

      … isso só prova que a imbecilidade e leviandade não tem limites !!

       

      você consegue dar um “print” nesse comentário ?

      1. O print eu fiz. Mas não

        O print eu fiz. Mas não consegui postar.

        O link da matéria é esse abaixo. Felizmente já teve alguém sensato que deu uma resposta ao maluco. E boa parte dos comentários agora reclamam do aumento com quem é de direito, ou seja, o governo do estado de SP, embora ainda tenha alguns doidos no meio.

        http://noticias.uol.com.br/cotidiano/ultimas-noticias/2014/07/01/pedagios-de-sp-sobem-a-partir-de-hoje-tarifa-intermunicipal-tambem-aumenta.htm#comentarios

  8. Não nos animemos: o pessoal

    Não nos animemos: o pessoal das minhas relações, por exemplo, continuam “batendo prego” na mesma parede: chavismo, socialismo russo, bolivarismo; prende e solta; ladroagem total; corrupção total, por aí. Não desgrudam do JN e da veja. E não há argumento, comprovação, razoabilidade que os faça mudar de ideia. Pior do que unha encravada.

    1. Também enfrento o problema

      Também sinto na pele,     na minha própria família e alguns conhecidos. A influência do PIG nos corações e mentes ainda é considerável.  A internet arranhou mas não abalou sua hegemonia. Se tivéssemos um governo menos covarde, ele poderia promover a  democratização da comunicação via distribuição de verbas (nem precisava ley de medios, num primeiro momento). Mas não, o governo e o PT agem como vassalos da mídia.

    2. É isso mesmo
      E saber que tudo isso se deve a incompetência do PT, do Lula e da Dilma no campo das comunicações. O PT corre o risco de virar um partido nanico e a direita narzista voltar ao poder.

    3. Ihh, eu já parti pra zoação

      Ihh, eu já parti pra zoação aberta. Diálogo racional com essa turma é impossível.

      Até passe errado do time é “culpa da propaganda negativa da oposição: o time tá nervoso, olha lá!”

      Finalização errada é “patrocínio petrobrax!”;

      Caiu à toa é “ihh, pior que a P36! Esquece a oposição, Neymar, joga bola”

      Contra ataque rápido é “vaai, vaaai, aumenta o salário! Faz o certo, vaaai!”

      Me divirto!

      Noto que uns e outros por pouco não me arremessam um copo de cerveja!

       

  9. Para a mídia se repensar.

    Esta semana atendi a uma agência de telemarketing em campanha para o jornal de maior circulação na baixada Santista, grupo associado a rede globo, ciente de meu nome e telefone, querendo conhecer meus meios de informação. Percebi que a operadora de telemarketing estava disposta a investir considerável tempo no meu convencimento para me tornar leitor assinante do jornal.  Eu informei a operadora que não acreditava em nossa mídia impressa e que seria difícil me convencer do contrário, com este argumento percebi rápida desistência da operadora. pelo jeito faço parte da turma que  mídia já considera perdida para seus consumidores

    1. Comigo também. Acho que eles

      Comigo também. Acho que eles estão percebendo isso em uma extensão muito maior.

      Eu respondi pra menina: “nao leio mais essa porcaria desde o começo da década de 90, minha filha; isso não é jornalismo, não: é fofoca”

      E ela: “nãããão, é o jornal o globo, informaçããão!”

      Eu devolvi: “É não, minha filha. Não tenha dúvida: nada nesse jornal é jornalismo; é tudo campanha política, comercial, eleitoral; tudo fofoca”

      Daí ela desligou.

    2. A cata de idiotas

      Essa gente esta a cata de incautos, de bobos e desinformados. É com esse tipo de leitores que eles tentam inviabilizar o país.

  10. futebol e copa

    sem dúvida, o brasil é o vencedor desta copa, ainda que essa suposta ‘seleção brasileira’, formada por futebolistas vinculados a empresários influentes (e como …), que não representa o futebol brasileiro (tem jogador nela que nunca, JAMAIS disputou um campeonato brasileiro!), seja merecidamente eliminada por carregar os tantos ‘ronaldos’ que representam.

    os estádios … as obras de infra … sucesso total! … torcedores de equipes eliminadas que estendem a viagem pelo brasil para conhecer outros recantos deste “continente”, enquanto a fifa manipula resultados com arbitragens encomendadas e imagens editadas, e a mídia venal, corporativa, investe na hípótese da falta de memória incompatível com a inteligência mediana de qualquer eleitor: esta ‘copa’ não foi o fiasco almejado pelo jornalismo de esgoto.

    saudosos daquele ‘ministério da verdade’ da ditadura orweliana … como dar aquilo exaustivamente dito por não dito, sob o império da rede livre de informações eletrônicas?

    a mídia corporativa, finalmente, abraçou seu destino.

     

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador