Por Ion de Andrade
O prejuízo para o Brasil de ter uma mídia lesa pátria como a que temos é gigantesco. Vamos imaginar quantos turistas não vieram, quantos investidores deixaram de investir no Brasil, e quanta imagem negativa não será desfeita. As perdas nestes anos de desconstrução da imagem nacional para o mundo são gigantescas.
Chegamos a um momento, entretanto, bem parecido com o que antecedeu à adesão da Globo à Campanha das Diretas. Quem não se lembra de que a Globo só começou a noticiar a campanha quando esta já havia tomado as ruas e ganho vida própria?
Ocorre que agora, com inúmeras outras alternativas para a informação, o baque que a grande mídia sofrerá em decorrência de uma política ostensivamente lesa-pátria (e que foi posta à luz do dia por uma Copa simplesmente excepcional) tem tudo para ser imenso. A perda de credibilidade é veneno mortal para os veículos de comunicação. Durante alguns meses, as notícias negativas contra o governo terão, inevitavelmente sabor de sabotagem e de mentira. Trata-se de um fato incontornável. Os últimos leitores honestos desembarcarão.
A Copa, e não há nada que possa ser feito em contrário, beneficiará quem batalhou por ela, quem se sobrepôs aos obstáculos, e à colossal sabotagem ao Brasil perpetradas pela grande imprensa e pela direita. Ninguém de sã consciência poderá deixar de render-se a este fato que, de tão colossal, pertence, não ao mundo da política, mas ao da física.
Parece que a direita, que já não ia bem das pernas, acabou de perder substância no seu aliado mais valioso: a mídia lesa-pátria.
No outro lado do espectro, alguém, que nem começou a falar, é o personagem que trouxe a Copa para o Brasil, e foi achincalhado e ultrajado por isto. Amanhã Aécio terá o seu projeto anti lei da Copa julgado pelo STF com voto de Joaquim Barbosa. Se ganhar perde, se perder, perde. A burrice só não é maior que o ódio, mas este último a potencializa sobremaneira.
A sorte é que eles ainda têm Ronaldo Fenômeno como comentarista da Globo. Já pensou na partida de decisão…
Vivemos num mundo fantástico. Os croniitas do futuro terão dificuldade em fazer-se acreditar.
A propósito, já ia esquecendo: Ei Lula, obrigado pela Copa das Copas.
André LB
1 de julho de 2014 11:51 amResumo de conversa que
Resumo de conversa que tive:
– A Dilma e o PT não podem nem devem tirar capital político por causa da Copa.
– Oras, depois de ANOS em que a oposição e a mídia nos torturaram com o “imagina na Copa” e atiraram no PT e no governo, agora que o evento vai de vento em popa não vale mais politizar??? Politização só do contra não vale, deram um passe livre pro governo politizar, isso sim.
Ataíde Coutinho
1 de julho de 2014 11:52 amcaras de pau
http://cbn.globoradio.globo.com/comentaristas/arnaldo-jabor/ARNALDO-JABOR.htm
http://cbn.globoradio.globo.com/comentaristas/arnaldo-jabor/2014/06/25/VAMOS-SENTIR-SAUDADES-DA-COPA-DO-MUNDO.htm
CB
1 de julho de 2014 12:02 pmO que tem que se fazer agora
O que tem que se fazer agora é abertamente mostrar à população o que a mídia publicou e o que foi e é a realidade. Pode começar com a famosa capa daquela revista dizendo que a Copa só saíria em 2038. Tem que comparar mesmo! “Olha o que o jornal tal publicou, o que emissora tal falou e o que aconteceu de verdade…”, por aí vai… Mas, infelizmente, ainda tem muita gente que se acha esclarecida e bem informada que vai continuar nesta porcaria de imprensa brasileira.
RONALD
4 de julho de 2014 12:17 pmVACINA CONTRA A MÍDIA MENTIROSA
CB.
É a tática que uso contra a mirdia. Quando alguém vem de lero lero prá mim eu pergunto: onde você viu isso? Na televisão, revista ou jornal?
Quando me respondem que viu em um desses veículos eu respondo: então é mentira.
Luciano Prado
1 de julho de 2014 12:04 pmUm outro tipo de terrorismo
Desde o nascedouro as organizações dos Marinho atentam contra o Brasil e seu povo. Cito essa família porque é a partir do monopólio (ou oligopólio) dela que tudo se desencadeia. São eles que detêm rádios, TVs e jornais espalhados por todo o país.
O fato identificador dessa deletéria prática contra o país e seu povo originou-se no apoio à ditadura militar. Os Marinho negaram por décadas esse apoio até que uma nova geração surgisse.
Desde então essa família vem afrontando o povo brasileiro e o país unicamente para defender seus interesses e a do partido que apóia. São incontáveis as práticas deletérias contra o povo brasileiro.
Quando resolvem admitir o fazem dissimuladamente ou alegremente como foi o caso do depoimento de José Bonifácio – o Boni, admitindo a manipulação no debate Collor x Lula. Sorridente e alegre admitiu que se fosse preciso arranjaria até umas caspas para Collor parecer mais popular.
Certamente os Marinho admitirão, num futuro longínquo, mais essa prática terrorista e lesa-pátria envolvendo a Copa do Mundo.
Enquanto uma punição severa e cabal contra esse oligopólio da mídia terrorista não vem, o povo e o país sofrem as conseqüências de tanta propaganda deletéria.
Vai ficar só nisso? Não estamos sendo muito tolerantes e bonzinhos com essa gente. Existem mecanismos legais e democráticos para coibir esse terrorismo?
Porque já ficou evidente que os Marinho não conhecem os conceitos que envolvem as palavras “reflexão”, “prudência”, “equilíbrio” e “patriotismo”.
Unive
1 de julho de 2014 12:16 pmVOCÊ FOI EXATO!
VOCÊ FOI EXATO!
marcos nunes
1 de julho de 2014 12:11 pmSeria bom se fosse verdade
Fica difícil a perda da credibilidade quando a hegemonia não tem contrafação à altura. A Internet é uma saída, mas ela contém farta distribuição dos recalques midiáticos. Assim, a tão sonhada perda total de credibilidade dos meios de informação fica meia boca, pois a boca deles é muito maior.
RobertoN
1 de julho de 2014 12:26 pmConcordo com o argumento do
Concordo com o argumento do Marcos. E a atitude da Dilma e do partido dela tem sido lamentável, não sei se é uma atitude de covardia ou pensam com quem colocou o post, do nada brotará a compreensão das massas.
Adma Andrade Viegas
1 de julho de 2014 1:51 pmA atitude do governo federal
A atitude do governo federal e do PT tem sido lamentável. Péssima comunicação com a população, atitude medrosa e vacilante diante da mídia, parece que o governo age como refém. Não entendo essa submissão. Dilma poderia utilizar suas prerrogativas de chefe da nação para colocar a mídia no seu devido lugar mas não faz. Vai fazer omelete na TV com Ana Maria Braga.
Juliano Santos
1 de julho de 2014 1:48 pmJoão Santana, o marqueteiro da Dilma agradece.
Sim, Marcos, a Dilma está se beneficiando menos que poderia com o sucesso da Copa, porque a comunicação de seu governo é uma porcaria. Todos sabem.
No entanto o pig deu um mote precisioso para o João Santana. Com certeza ele vai fazer a festa, mostrando com extrema competência, que todas as previsões urubuzentas da oposição são furadas.
A Copa será a grande referência. É um evento popular e rico em metáforas a serem exploradas, de fácil entendimento para o povão.
Marco Galo
1 de julho de 2014 12:17 pmCaro Ion, o grande problema é
Caro Ion, o grande problema é que os leitores, mesmo os “honestos” , são irracionais quando o assunto é política ou melhor ódio político, pois ficam cegos, surdos e mudos e teimam em discordar dos avanços ocorridos no Brasil nos últimos doze anos´. A única coisa que conseguem ter em mente é que a corrupção de um saldo descomunal ( como se nos períodos anteriores não houvesse corrupção e o Brasil fosse uma Dinamarca, um Japão, por exemplo ).
Infelizmente o brasileiro acredita muito fortemente em e-mails de boatos espalhados pela Internet, não vai atrás da informação para saber se é ou não é verdade e simplesmente sai espalhando para os quatro cantos um monte de mentiras que acabam se tornando verdades absolutas para milhares de pessoas.
O pensamento e a inteligência desta parcela dos chamados ” letrados ” é de 3º mundo…
JoaoMineirim
1 de julho de 2014 12:27 pmA Globo só aderiu ao
A Globo só aderiu ao movimento Diretas Já, depois que recebeu o ofício do “comando maior” afirmando que concordam e autorizam o movimento de transição, a encenação da “redemocratização”, a transferência do comando do poder aos que sempre o detiveram. Mesmo assim, demorou um pouco mais, caso os militares mudassem de idéia.
Agora, para não zerar sua credibilidade, após o sucesso da copa ser reconhecido lá fora, tentou se desculpar ou melhor “atribuir a culpa” pelo pessimiso à imprensa internacional. Finalmente, seus telespectadores podem comemorar e curtir a copa, cantando em uma só voz:
“É que a televisão me deixou burro, muito burro demais,
E agora eu vivo dentro dessa jaula junto dos animais
Ô cride, fala pra mãe…”
Jorge Luis
1 de julho de 2014 12:27 pmComentário no UOL a uma
Comentário no UOL a uma matéria falando sobre o aumento dos pedágios em SP:
“aumento de vereadores aqui em rib preto e na região, aumento de pedágios,, isso é efeito copa pq o brasil ta parado nossa divida interna subindo o brasil ta quebrado ou vai quebra se o pt continuar ai”
Ou seja: até o aumento dos pedágios no estado de São Paulo é culpa da Copa e do PT.
El Cid
1 de julho de 2014 1:15 pmcaro Jorge
… isso só prova que a imbecilidade e leviandade não tem limites !!
você consegue dar um “print” nesse comentário ?
Jorge Luis
1 de julho de 2014 1:57 pmO print eu fiz. Mas não
O print eu fiz. Mas não consegui postar.
O link da matéria é esse abaixo. Felizmente já teve alguém sensato que deu uma resposta ao maluco. E boa parte dos comentários agora reclamam do aumento com quem é de direito, ou seja, o governo do estado de SP, embora ainda tenha alguns doidos no meio.
http://noticias.uol.com.br/cotidiano/ultimas-noticias/2014/07/01/pedagios-de-sp-sobem-a-partir-de-hoje-tarifa-intermunicipal-tambem-aumenta.htm#comentarios
Schell
1 de julho de 2014 1:12 pmNão nos animemos: o pessoal
Não nos animemos: o pessoal das minhas relações, por exemplo, continuam “batendo prego” na mesma parede: chavismo, socialismo russo, bolivarismo; prende e solta; ladroagem total; corrupção total, por aí. Não desgrudam do JN e da veja. E não há argumento, comprovação, razoabilidade que os faça mudar de ideia. Pior do que unha encravada.
Adma Andrade Viegas
1 de julho de 2014 1:56 pmTambém enfrento o problema
Também sinto na pele, na minha própria família e alguns conhecidos. A influência do PIG nos corações e mentes ainda é considerável. A internet arranhou mas não abalou sua hegemonia. Se tivéssemos um governo menos covarde, ele poderia promover a democratização da comunicação via distribuição de verbas (nem precisava ley de medios, num primeiro momento). Mas não, o governo e o PT agem como vassalos da mídia.
Franbeze
1 de julho de 2014 2:12 pmÉ isso mesmo
E saber que tudo isso se deve a incompetência do PT, do Lula e da Dilma no campo das comunicações. O PT corre o risco de virar um partido nanico e a direita narzista voltar ao poder.
Lucinei
1 de julho de 2014 3:19 pmIhh, eu já parti pra zoação
Ihh, eu já parti pra zoação aberta. Diálogo racional com essa turma é impossível.
Até passe errado do time é “culpa da propaganda negativa da oposição: o time tá nervoso, olha lá!”
Finalização errada é “patrocínio petrobrax!”;
Caiu à toa é “ihh, pior que a P36! Esquece a oposição, Neymar, joga bola”
Contra ataque rápido é “vaai, vaaai, aumenta o salário! Faz o certo, vaaai!”
Me divirto!
Noto que uns e outros por pouco não me arremessam um copo de cerveja!
serralheiro 70
1 de julho de 2014 1:56 pmPara a mídia se repensar.
Esta semana atendi a uma agência de telemarketing em campanha para o jornal de maior circulação na baixada Santista, grupo associado a rede globo, ciente de meu nome e telefone, querendo conhecer meus meios de informação. Percebi que a operadora de telemarketing estava disposta a investir considerável tempo no meu convencimento para me tornar leitor assinante do jornal. Eu informei a operadora que não acreditava em nossa mídia impressa e que seria difícil me convencer do contrário, com este argumento percebi rápida desistência da operadora. pelo jeito faço parte da turma que mídia já considera perdida para seus consumidores
Lucinei
1 de julho de 2014 3:30 pmComigo também. Acho que eles
Comigo também. Acho que eles estão percebendo isso em uma extensão muito maior.
Eu respondi pra menina: “nao leio mais essa porcaria desde o começo da década de 90, minha filha; isso não é jornalismo, não: é fofoca”
E ela: “nãããão, é o jornal o globo, informaçããão!”
Eu devolvi: “É não, minha filha. Não tenha dúvida: nada nesse jornal é jornalismo; é tudo campanha política, comercial, eleitoral; tudo fofoca”
Daí ela desligou.
Luciano Prado
1 de julho de 2014 6:41 pmA cata de idiotas
Essa gente esta a cata de incautos, de bobos e desinformados. É com esse tipo de leitores que eles tentam inviabilizar o país.
mauro silva 1
2 de julho de 2014 2:49 amfutebol e copa
sem dúvida, o brasil é o vencedor desta copa, ainda que essa suposta ‘seleção brasileira’, formada por futebolistas vinculados a empresários influentes (e como …), que não representa o futebol brasileiro (tem jogador nela que nunca, JAMAIS disputou um campeonato brasileiro!), seja merecidamente eliminada por carregar os tantos ‘ronaldos’ que representam.
os estádios … as obras de infra … sucesso total! … torcedores de equipes eliminadas que estendem a viagem pelo brasil para conhecer outros recantos deste “continente”, enquanto a fifa manipula resultados com arbitragens encomendadas e imagens editadas, e a mídia venal, corporativa, investe na hípótese da falta de memória incompatível com a inteligência mediana de qualquer eleitor: esta ‘copa’ não foi o fiasco almejado pelo jornalismo de esgoto.
saudosos daquele ‘ministério da verdade’ da ditadura orweliana … como dar aquilo exaustivamente dito por não dito, sob o império da rede livre de informações eletrônicas?
a mídia corporativa, finalmente, abraçou seu destino.