O pior dos cenários para Aécio e a possivel implosão do PSDB

Lourdes Nassif
Redatora-chefe no GGN
[email protected]

O pior dos cenários para Aécio, a implosão do PSDB

 (…) uma ultima questão.

Frente ao campo político em que se situa, Campos, se alterar sua estratégia, é quem, na realidade tem o maior potencial para crescer a sombra do nati morto Rede.

Nesse caso, novamente a estratégia de Aécio e do PSDB pode se revelar, mais tarde, no caso de Campos se referenciar como o adversário viável contra Dilma, como o maior equívoco da história deste partido, com conseqüências imprevisíveis.  

Resta estar atento aos próximos movimentos, a partir deles se delineará o novo quadro

(https://jornalggn.com.br/fora-pauta/como-aecio-neves-e-campos-inviabilizaram-o-rede-de-marina)

Como salientado,  conforme o movimento de Eduardo Campos (PSB), talvez, nessa derrota de Marina, estivesse o pior dos cenários para Aécio e para seu partido.

Tratava-se de (mais uma) possível  “crônica de uma morte anunciada”.

Pois bem.

Aparentemente, com a noticia de que Marina se uniu a Eduardo Campos,  o PSDB pode estar com seus dias contados.

Entretanto, os desdobramentos de tal fato político são bem mais abrangentes.

Por exemplo, a  partir de agora, Campos deixará de ser bem tratado pela mídia. Aliás, neste ponto, uma interrogação, como se dará tal mudança da percepção da mídia (comportamento) em relação à Marina, que, de cristal puro, se transmutará em vidro frágil e comum que guarnecem as vidraças e não merecem mais atenção que qualquer outro vice.

O jogo mudou, e a dobradinha Campos/Marina, se apresenta com potencial capacidade de disputar efetivamente a eleição presidencial, ou seja, não se trata mais de meros coadjuvantes da oposição, destinados a levar a decisão para um segundo turno, como eram considerados isoladamente.

Assim, como postulantes com possibilidades concretas de alijarem Aécio Neves e o PSDB do segundo turno, o PSB, agora de Campos e Marina, será tratado como um adversário de peso, a ser confrontado em todos os espaços e campos possíveis (a mídia oficial será fundamental para este embate).

Outro ponto a ser considerado  é o espaço midiático que tal acordo carrega consigo.

A vantagem da “dobradinha” é que esta pode até ser vendida como o “novo” no próximo pleito, algo impossível para o velho PSDB de Aécio/Serra, que, além disso, cada vez mais, deverá suportar a pesada carga das denúncias de corrupção que pesam sobre o governo de São Paulo.

Este é o novo quadro.

Tornou-se factível, também, conjuntamente com a criação de novos partidos, a redução do PSDB como força política a níveis praticamente irrelevantes frente a outras agremiações.

As crônicas de ontem ficaram velhas, as redações dos jornais estão cheias, mas nenhuma avaliação conclusiva sairá nos grandes jornais, não antes que os perplexos caciques do PSDB se reúnam para buscar uma saída.

Talvez ao final se defrontem com uma placa comum, que dirá simplesmente “beco sem saída”.

PS: Sem trocadilhos como, alterar “beco sem saída” para “organizem a saída”.     

Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

14 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Percebam nas noticias que vem

    Percebam nas noticias que vem vindo como o palavreado e os bordões de Marina parecem ter saido da boca de Ayres Cabrito e Merval. 

    1. Acho que o PSDB não contava

      Acho que o PSDB não contava com a adesão Campos-Marina. O maior prejudicado será o Aécio. Aqui em Minas já está fechada a chapa Pimentel- Josué Alencar, filho do ex vice- presidente José Alencar, que vai atrair grande parcela do empresariado. Sem contar que o PT-MG está fechado com o Pimentel, coisa que não acontecia a algum tempo. Por outro lado, o PSDB lança a chapa Pimenta da Veiga, ex prefeito de BH que há anos mora no RJ, tendo como vice Dinis Pinheiro, atual presidente da ALMG. Com muito trabalho, acho que Minas vai sair das garras do Aécio. E o que é melhor, se conseguirmos tal feito, iremos imprimir a maior derrota de Aécio em seu reduto eleitoral.

    2. Excelente notícia Ana!

      Se em MG esta perspectva é concreta, em SP também penso que há uma grande possibilidade de o povo paulista colocar fim ao dominio secular da tucanada. Mesmo contando com o apoio desesperado da mídia comprada, o PSDB não deve resistir ao escândalo do “tremsalão” e da sua notória e histórica incompetência na administração dos setores da segurança, trasnportes, saúide…Vem ai Padilha com um vice de mesmo perfil que o vice do Pimentel em Minas. E sem a presidência, sem São Paulo e sem Minas..Adeus PSDB para o bem do Brasil!!!

  2. Discordo do articulista

    Discordo do articulista quando diz que o pig vai passar a bater no Dudu. Creio que vão continuar insuflando sua candidatura, agora com a Marina a tira-colo. O importante para eles é garantir o segundo turno. No quadro anterior a tendencia era Dilma faturar no primeiro.

    Consolidado esse novo quadro, depois é que as posições vão ser tomadas. Vai depender das pesquisas, e também do próprio casal “terceira via’. Quanto mais eles absorverem a “segunda via” e manterem esse papo de terceira via para o marketing, mais o pig terá facildade de trocar o PSDB por eles.

    Ou seja, a manter-se esse movimento, o dos liberais conservadores migrarem para o casal, o que já vinha contecendo, nao sei qual será a dificuldade de se trocar seis por meia-dúzia.

    O pig não é doido para desgastar Dudu&Marina agora. Apenas se eles se mostrarem inconfiáveis e ameaçeram uma real chance do Aécio.

    Esse novo casal tem tudo para agradar ao pig. É o voto coxinha

    1. Concordo com Juliano

      Apesar de Marina cometer muitas gafes, misturando as opiniões pessoas dela sobre o que é família com política, não me assusta.

      Eduardo Campos menos ainda. Como Taguti disse em outro comentário, ficar chamando de Eduardo Bornhausen só convence os já convertidos. Os eleitores potenciais de Campos lembrarão na hora que votar em Dilma é levar automaticamente concessões ao PP/PSC/PR/PRB/PSD/PROS no pacote. E PMDB e seu ruralismo convicto também, claro.

      Eduardo Campos não sofre rejeição forte de nenhum lado. Petistas o preferem a Aécio, tucanos o preferem a Dilma.

      Aécio (e Serra) incomodam um pouco qualquer um com alguma sensibilidade social. E o discurso ‘tudo foi errado desde 2003’ não cola.

      Dilma incomoda a quem é preocupado com secularismo e redução do estado penal. Não que Campos, Marina ou Aécio sejam lá grandes esperanças na área. Só não estão ainda acordados com o sexteto fantástico listado acima.

      Enfim…

      Campos não incomoda coxinhas, politicamente corretos, descolados ou marxistas culturais (todos sem aspas de propósito.) Nem a liberais conservadores.

      Iria incomodar à Mídia por que? Por nada. De repente é um novo Collor.

      E, se ele continuar não falando bobagens (ele fala tão pouco que ainda não teve nenhuma oportunidade) votarei nele.

  3. Síntese

    Entenderam agora os gritos tucanos nos últimos dias antes da votação no TSE? Entenderam o voto desesperado de Gilma Mendes? Entenderam o silêncio sepulcral do PSB? Queiram ou não queiram as partes, foi um golpe de mestre de Eduardo Campos. Resta saber como reagirá daqui para frente o lado petista, ponto fundamental para solidificar a campanha de Dilma e como se estruturará o PSB, de forma que realmente tire dividendos da união surpreendente com Marina.

  4. Marina não é coisa nova na

    Marina não é coisa nova na politica e nem 3a. via, as práticas são as mesmas que ela critica, e essa coisa de Rede nem a Marina apostava e nem queria, macaca velha que só

  5. Aécio na minha opinião vai

    Aécio na minha opinião vai ter que construir uma base forte em Minas e São Paulo para se viabilizar. O desgaste de Alckmin abre muitas possibilidades para a aliança Marina-Campos em São Paulo.  Ele talvez tenha que fazer uma manobra desesperada, pois ele só tem o DEM e o Solidariedade como aliados garantidos na eleição e tenha que ceder o governo mineiro para atrair algum aliado como o PP que ainda tem Ana Amélia Lemos no Rio Grande do Sul, como possível porta de entrada para Campos no Sul. Do jeito que está, acho que Aécio tem tudo para entrar para a história como o novo Cristiano Machado.

  6. O fim do PSDB

    Não voto no Eduardo Campos com Bonhausen no partido dele. O mais importande de tudo é o fim do PSDB…. Esse partido cretino que se rendeu aos Estados Unidos e vendeu o Brasil.

  7. Ao invés de comemorarmos

    Ao invés de comemorarmos isso, deverríamos lamentar. Pelo menos o PSDB é um partido constituído, já foi governo, ainda que a contra-gosto, faz parte do jogo democrático.

    A Marina, já deu provas de ranços autoritários, tem apoio de fascistas evangélicos, de grupos como a Globo, Itau e Natura. Tem apoio de esferas do judiciário.

    Não quero nem pensar no que será um governo com ela. Foi dito que com o PSDB no govenro voltariamos aos anos 90, com a Marina o perigo é voltarmos a idade média.

    Não tenho dúvida que ela será a segunda colocada no primeiro turno. O PSDB é cachorro morto – eles próprios se ajudaram a matar, e grande parte do PiG já não acredita mais neles.

    E se tiver segundo turno, meus amigos, daí a coisa muda de figura. Pois se o eleitor da Marina, o coxinha despolitizado “nem de esquerda, nem de direita, sem bandeira e sem partido” não votava no PSDB, o contrário não acontece. O eleitorado do PSDB é anti-petista convicto. Se der segundo turno, com um unico candidato sendo governo, é só fazer as contas. A coisa vai ficar feia.

    1. Seria inimaginável três ou

      Seria inimaginável três ou quatro meses atrás o  quadro que ora ameaça se materializar. Imaginem, o DEM se paramentando para as exéquias………do PSDB. 

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador