A agonia do velho leão Plínio

Lourdes Nassif
Redatora-chefe no GGN
[email protected]

Enviado por Iara G

“Ele está muito mal, mas lutando como um leão, assim como sempre lutou”, disse Francisco (seu filho) por telefone na área de espera da UTI. “No aniversário de 50 anos do golpe militar de 1964 ele parecia muito bem, deu várias entrevistas, e aí descobrimos isso”.

Da Folha

Com câncer, Plínio de Arruda Sampaio está internado há um mês em SP

ADRIANA FARIAS
DE SÃO PAULO

O ex-deputado federal Plínio de Arruda Sampaio, 83, está internado para tratamento de um câncer no osso há ao menos um mês no hospital Sírio-Libanês de São Paulo.

De acordo com Francisco de Azevedo Arruda Sampaio, 58, filho do político, a descoberta do câncer em uma vértebra torácica aconteceu após seu pai se queixar de fortes dores na coluna. No momento, ele está na UTI (Unidade de Tratamento Intensivo).

“Ele está muito mal, mas lutando como um leão, assim como sempre lutou”, disse Francisco por telefone na área de espera da UTI. “No aniversário de 50 anos do golpe militar de 1964 ele parecia muito bem, deu várias entrevistas, e aí descobrimos isso”.
 
Ainda de acordo com Francisco, o mais velho dentre os seis filhos, Plínio tem recebido visitas de familiares, mas está muito “baqueado”. Ele pediu para que o filho trouxesse um livro que está terminando de traduzir.

 

Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

23 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1.  
    Um ser humano está beirando

     

    Um ser humano está beirando a morte,E isso provoca tristeza.

       Mas quanto aos seus ideais , já estavam motos há séculos.

          Um homem idealista,mesmo fora de época, morrendo, é lastimável.em todos os sentidos.

             Louve-se o que pretendia. E lastime-se o quanto isso seria ruim pro Brasil e pro mundo caso ele realizasse seu sonho.

              O sonho dele tinha morrido há muito tempo.

                  E o corpo agoniza pra se juntar com seu sonho Dantesco.

                        Durma em paz,Plinio.

    1. anarquista sério, não fosse a

      anarquista sério, não fosse a ironia de teu discurso vindo de alguém intitulado “anarquista”, vale lembrar que a história é ela mesma feita de voltas e revoltas. O sistema republicano foi inventado em Roma e ficou muito tempo adormecido na mente dos homens, até ressurgir 1500 anos depois.

      Pensar que ideais políticos morrem. Talvez seja esse um dos pensamentos mais morto-vivo que haja.

    2. É como sempre

      É como sempre. Todo comentarista que põe um “anarquista” no pseudônimo – com o perdão da palavra – só fala merda.

  2. Plinio de Arruda Sampaio,

    Plinio de Arruda Sampaio, grande homem, generoso inflexivel e inteligente!

    Desejo-lhe forças para suportar e derrotar essa maldita doença.

  3. Admirável

    Trabalhei na campnha dele para governador pelo PT em 1986.

    Um ser radical e humanamente admirável.

    Apesar de ter deixado o meu PT, nunca deixei de respeitá-lo.

  4. FHC traiu Plínio

    Está na wikipedia:

    http://pt.wikipedia.org/wiki/Pl%C3%ADnio_de_Arruda_Sampaio

    “Paralelamente, Plínio, Weffort e Almino lançaram a candidatura de Fernando Henrique para o Senado pela sublegenda do MDB. O acordo entre eles era de construir um novo partido de esquerda, se Fernando Henrique ganhasse mais de um milhão de votos. O partido já tinha programa e manifesto e se chamaria Partido Socialista Democrático Popular (PSDP).2

    Na concepção de Plínio, a nova agremiação seria um partido democrático e de massas com base popular e programa socialista, organizado em núcleos de base. Porém, a ideia de criar um novo partido foi abortada pela mudança de planos de Fernando Henrique, que, após se eleger suplente de senador pelo MDB em 1978, declarou como prioridade o fortalecimento da legenda, apesar do compromisso firmado com Plínio, Almino e Weffort de construir um novo partido. Fernando Henrique chegou a receber 1.600.000 votos, derrotando o candidato da ArenaCláudio Lembo, assim conquistando a suplência do senador eleito Franco Montoro. Embora tivesse combinado com Plínio de construir um partido socialista, caso atingisse a marca do milhão de votos, o que demonstraria viabilidade eleitoral de candidatos de esquerda, Fernando Henrique alegou que, se cumprisse o combinado, estaria encorajando o divisionismo. Plínio, perplexo com a inversão de prioridades do colega, rompeu com o MDB.”

  5. Plínio tornou-se mais

    Plínio tornou-se mais conhecido do povo brasileiro quando se candidatou a Presidente da República (em 2010?). Fiquei gostando muito dele durante as eleições. Estou triste com essa notícia. Desejo a esse político de vocação que Deus o proteja, e lhe dê uma assistência médica e familiar suficientes para que qualquer sofrimento seja minimizado e superado. 

  6. Um sujeito admirável. Não tem

    Um sujeito admirável. Não tem como não respeitar sua iniciativa de sair ao debate na última eleição, simplesmente pela necessidade de mostrar uma outra opinião. Era a política pela política, e não tinha como não refletir sobre o que ele falava. Pela boa defesa de suas idéias, fui curioso olhar seu currículo. Fiquei feliz quando descobri que é franciscano, da turma de 54. É sempre uma alegria saber que a universidade pública dá bons frutos, e que as pessoas permanecem assim até a maturidade. Tomara que se recupere logo.

  7. Caro Nassif e demais
    Os que

    Caro Nassif e demais

    Os que sonham,  e lutam por uma sociedade melhor.

    Posso discordar, mas me fazem uma falta danada.

    Saudações

  8. Plínio

    Para aqueles que acham que nenhum político presta, que todos são corruptos, Plínio é um alento. Home sério, ético, e um democrata social, que sempre lutou pelos direitos do cidadão brasileiro viver uma vida melhor sem exclusão e com oportunidades.

  9.   Do alto da minha

      Do alto da minha insignificância, discordo de muita coisa que ele disse e fez, mas sem dúvida é um homem honrado.

      Se houver possibilidade de recuperação de algum tipo, desejo a ele toda a sorte do mundo.

      Se nada mais puder ser feito, desejo conforto e serenidade em seus últimos momentos, como espero ter quando for minha vez.

  10. Uma fortaleza de caráter. O

    Uma fortaleza de caráter. O fato de, em determinado (e curto) período, estar em campo do ideário político antagônico ao que eu defendia, não muda essa realidade factual e inatacável. Força Plínio. 

  11. Fundador do PT, quando este

    Fundador do PT, quando este se embromou nas teias do que o poder tem de pior, Plínio teve a coragem e a honradez que faltou a muitos de seus pares, deixando o partido com acusações sérias e bem colocadas. Um exemplo para os jovens.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador