A chantagem da CPI da JBS, por Luís Nassif

Os abusos recentes da Lava Jato lançaram uma mancha não apenas sobre a operação, mas sobre o próprio Ministério Público Federal. Não adiantaram os alertas de figuras referenciais do MPF. A corporação caiu de cabeça no populismo insuflado pela mídia e que ganhou o apoio da parcela da sociedade com sangue na boca.

Houve abusos, sim, dos piores. E oportunismo dos maiores.

Mas o caminho para a contenção não é a CPI da JBS. Anular completamente o papel do MPF, através do uso de sua própria métrica contra ele, significaria entregar o país de vez para a mais corrupta estrutura política que já assumiu o poder.

A punição terá que vir pela exposição dos vícios, pela desmoralização gradativa do macartismo, pela identificação dos abusos e ilícitos cometidos e pela tentativa de punir os infratores pelos canais normais, por mais obstruídos que sejam.

Agora, colocar como juiz da situação os grupos políticos que foram colocados no poder pela própria Lava Jato seria o fim. Seria a entrega final do país ao crime organizado.

Luis Nassif

21 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. O País já está sob o comando do crime organizado

    A Fraude a Jato e os que ela empoderou são o  CRIME ORGANIZADO. Há três anos escrevo isso, mas alguns consideraram exagero ou se assustaram com a contundência dessa afirmação, temendo retaliações, perseguições e processos judiciais. Mas hoje as provas fartas e cabais levam os atentos, observadores e bem informados a concluírem o óbvio.

    Portanto não há por que temermos a ‘entrega final do País ao crime organizado’. Por obra e graça da Fraude a Jato e de outras ORCRIMs golpistas, a soldo e a serviço do alto comando do golpe, que fica nos EUA, O CRIME ORGANIZADO ESTÁ NO PODER HÁ TRÊS ANOS NO BRASIL.

    1. Crrime organizado

      Mais João, mais.

      Em 2005, sob o patrocínio de um cidadão americano, posto que mora lá, chamado Barbosa, a quadrilha começou a agir.

      Foram testando a “cordeirice” e a falta de caráter em muitos casos, para saber até onde poderiam chegar. Pelo andar da carruagem ainda vão longe.

      A quadrilha hoje está livre e desimpedida para acusar, caluniar e julgar segundo seu tacão.

      A grande virtude da democracia sempre foi a possibilidade que ela tinha de expurgar uma fruta podre no meio das sadias. Não sei qual o remédio quando todas as frutas estão podre.

    2. Verdade João de Paiva eles já
      Verdade João de Paiva eles já estão estabelecidos e com a nossa sociedade apática piorou mais ainda,não tem muito o q fazer a não ser deixá-los “terminar o serviço” e todos verem,até eles q esta sociedade q querem é um desastre,seria refluir para se organizar, não sei se seria aplicável isto,deixar eles próprios verem a “cagada”q fizeram,talvez isto q escrevo seja só mais uma desculpa para ninguém fazer nada!!

  2. Não há como evitar a CPI

    Boa tarde caro Nassif,

    Não poderia discordar de seu conselho sobre como deve ser a punição dos abusos cometidos.

    Mas enquando o MPF não sofrer consequências semelhantes àquelas a que ficamos todos expostos, não acredito que realmente possam mudar. Sem dor não há aprendizado real.

    Nassif, o país JÁ está entregue ao crime organizado.O MPF, porções do judiciário e da Polícia Federal – contando com a omissão imperdoável do STF contribuíram decisivamente para isso.

    E o crime que se perpetuar, ou pelo menos causar o maior dano possível ao seu inimigo, o sistema legal.

    Se o MPF mostrar, por ações concretas e imediatas, que pretende corrigir seus maus atos, aí poderá ter o nosso apoio. Será capaz disso?

     

     

  3. Cadeia a juizes pgrs, procuradores eBlindadores/Blindados tucano

    “A punição terá que vir pela exposição dos vícios, pela desmoralização gradativa do macartismo, pela identificação dos abusos e ilícitos cometidos e pela tentativa de punir os infratores pelos canais normais, por mais obstruídos que sejam.”…

    O duro é a gente constatar que, para que isso aconteça tem que existir gente com poder que não esteja comprometida com os crimes, e no momento não existe!!!… muito pelo contrário, estão todos ocupados, empenhadíssimos em safarem-se pendurando tudo no pescoço do PT.

     

    Resultado de imagem para fhc odebrecht imagens

    Resultado de imagem para fhc golpe imagens         Resultado de imagem para fhc golpe imagensResultado de imagem para fhc golpe imagens                         Resultado de imagem para fhc golpe imagensResultado de imagem para fhc golpe imagens  Resultado de imagem para fhc golpe imagensResultado de imagem para fhc golpe imagens                                       Resultado de imagem para fhc golpe imagens

     

  4. Poder absoluto, corrupção absoluta…

    Com todo respeito ao Nassif, discordo completamente…

    Óbvio que o sistema político funciona a base de propina e isso deve ser depurado, mas esse problema é nada perto da loucura de haver um poder não eleito e sem controle externo algum dominando a república. 

    Se o MPF for destroçado ele poderá ser reformado e algo melhor poderá surgir no lugar, mas se ao contrário for o poder representativo a ser dizimado como eles querem o que acha que surgirá no lugar? Políticos mais honestos? Uma democracia utópica? Ou um regime permanente de exceção e paranóia?

    [video:video:https://www.youtube.com/watch?v=45L_EztG54k%5D

  5. Infelismente

    Julgo a qualidade de nosso MPF e seus procuradores igualada com a de nosso Legislativo e deputados. Perdulários , desonestos, patrimonialistas, de gente colhida ao acaso no mesmo meio. Se merecem

  6. Discordo, Nassif
    Não vou
    Discordo, Nassif

    Não vou defender o MPF.

    Entre políticos corruptos e uma ditadura judiciária e midiática, fico com a primeira.

    A primeira é uma escolha pela política. Políticos podemos trocar a cada eleição até aprimorarmos o nível deles e dos eleitores.

    A ditadura jurídica só nos livramos através da força bruta.

    Se bem que poderiamos nos livrar de ambos através de mobilização popular. Mas falta o elemento principal: falta povo!!!

    1. Bem companheiro Ari,escrivi

      Bem companheiro Ari,escrivi um comentário e espero que você o leia,é a famosa Lei do Cipó de Arueira,que funciona mais ou menos como você descreveu.Quem trouxe ela para cá foi LN.

  7. CPI?

    CPI não dá em nada. Vão discursar, falar, gritar, ironizar e, semana seguinte, ninguem lembra mais.
    O judiciário está com maior poder de fogo pois pode denunciar, condenar e prender. Pode acabar com reputações em dias.
    A sociedade permitiu que eles se apoderassem do país.
    Cadê a lei que criminalisa abusos do judiciário?

    1. judiciário
      “O judiciário está com maior poder de fogo pois pode denunciar, condenar e prender. Pode acabar com reputações em dias.”
      já parou para pensar quanto vale isso? quntas fortunas se faz com tal máquina?

  8. Bem seu Nassif,estamos diante

    Bem seu Nassif,estamos diante de um exemplo clássico,irrefragável e típico da famosa “Lei do Cipó de Arueira”,certo.Essa Lei escondidas nos escaninhos de algum Código do Imaginário Popular,foi trazida até aqui pelas iniciais LN,e utilizada na bela serie Xadrez,aos borbotões.Como ele está sedimentada no bate e volta,não adianta chorar pelo leite derramado,apesar dele ser livre.Parafraseando meu ex amigo Ricardo Kotscho,que trocou minha sincera amizade de 30 anos,pela a de conviniência de Alexandre Garcia,escondidos atrás da Fogueira Santa de Israel,até serem descobertos por mim,vida que segue,vamos que vamos.Como a justiça divina tarda mas não falha,depois de trocar de amizade,os escritos dele ficaram tal qual o do xará dele,o Noblat,uma porcaria.Bato nos dois de chapeu.

  9. Educadamente discordo

    Bandido não entra em negocio pra perder dinheiro.

    Esta CPI será motivo de mais leilão de pagamentos para que fulano, cicrano ou beltrano não seja citado. Isso no Legislativo.

    E com % para Temer et caterva, pelo desgaste.

    Quando chegar no Judiciário, outro leilão para anular as provas, amenizar as penas.

    Exemplos não faltam.

  10. “Macbethianos”

    Usar e ser usado. Os ambiciosos  procuradores começaram como atores e finam como instrumentos. Não  atores, necessariamente, mas representantes ativos de uma  tragédia para a democracia, a politica e economia brasileiras. Do eterno retorno, conduzidos por fios ignorados, provam agora, na origem, o veneno das abusos e ilícitos. Não poderia ser diferente. As bruxas não disseram que se tornariam reis mas a linhagem seria de outros? Pobre o destino de perder a cabeça..

  11. Nada virá da camarilha golpista

    Deram a descarga ano passado e só a podridão e o fedor desde então.

    Uma novela, a mesma há vários meses e anos, acompanhada pelo respeitável público.

  12. Que se explodam o MPF e a

    Que se explodam o MPF e a PGR.

    E que se explodam também os MP Estaduais.

    Está na hora desses Jacobitas cumprirem a sina.

  13. Conciliação nunca mais !

    Infelizmente, TODAS as nossas instituições estão podres. Exalam o fétido fedor da mais nojenta fossa e contaminam destrutivamente a qualquer um com um pouco de dignidade.

    Infelizmente, se quisermos construir uma República Democrática, uma nação soberana, com cidadãos livres e respeitados pelo Estado, temos que extinguir TODAS as instituições tal qual elas existem.

     

  14. Fundo do Poço?

    Estou a quase três anos sem postar nada aqui e em nenhum outro lugar. Desde que o Governo Dilma traiu a sua própria causa, deixei de escrever qualquer coisa, Mas hoje não resisti. 

    E pensar que ainda não chegamos no fundo do poço… Pior ainda será que depois que chegarmos lá, provavelmente vamos encontrar uma pá!

    Sim, Nassif, infelizmente, ainda não chegamos no fundo do poço, ainda existem muitos milhares, quiça milhões de quilômetros até chegarmos no fundo do poço. A reza agora não é para chegarmos lá, mas para quando chegarmos lá ao invés de encontramos uma pá, vamos torcer para pelo menos encontramos uma linha para voltarmos a superficie. Corda? Nem na mais remota hipótese. Uma linha já seria um começo. 

  15. Todos estão sendo

    Todos estão sendo supremamente orientados, não há nada que os impeça de usar todos os artifícios possíveis pra se livrar da lava jato, talvez entre um jantar e outro, ou entre caixas de cerveja a lava jato se anule porque atingiu o governo temer e o PSDB

    Moro seguiu todo o roteiro e nem sentiu os efeitos, já janot se atreveu a tentar ferrar o governo do capital especulativo e se deu mal

    Com toda essa trapalhada Janot deve estar se sentindo meio petista agora e sentindo na pele um pouco da injustiça provocada por ele mesmo

    Agora só falta experimentar uma cachaça da boa e ir na casa do temer como a futura procuradora foi, então estará tudo perdoado 

    E o Brasil ferrado…

     

  16. Até entendo a ponderação MAS,

    Até entendo a ponderação MAS, como cacarejaram até, agora Moro &farsa Tarefa, a “Lei” ( ou seja lá que diabéiiso) é para todos! Então submeta-se o Judiciário, MPF e grupos de comunicação às mesmas regras que serviram para o resto. Caso contrário é corrupção, obviamente. Pq, DE GRAÇA, ninguém vai selecionar quem deve ou não deve ser submeter-se ao império da lei. Chantagem é o que está rolando, desde o início dessa patifaria; o baile só tá seguindo. Que se exploda o MPF! Enterraram o país e, tem que pagar MUITO CARO por isso.

  17. Já que é tudo ladrão mesmo,

    Já que é tudo ladrão mesmo, deixem o país com os políticos pq, patifaria deles a mídia passa o dia inteiro denunciando, já as do Judiciário e MP, se não existissem as redes sociais, a gente nem ficaria sabendo. E, a pior, parte, é ter que aturar liçãozinha de moral de vagabundo safado posando de probo e ético.

    O MPF já investigou as falcatruas do Moro e da esposa? Não teve tempo pq, vendeu a cabeça de Lula e não faz mais nada há sei lá qto tempo. Essa gente já deu no saco. QQ bandido é melhor que a turma do nosso sistema judiciário.  Por mim, MPF vira um departamento da Globo e passa a receber por lá.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador