A greve do Metrô e a democracia participativa

Secretário de Transportes de São Paulo, Jurandir Fernandes se viu ante o seguinte dilema:

  • após as manifestações de junho de 2013, não conseguiu reajustar as tarifas do Metrô;

  • sem reajustes, não encontrou espaço para atender às demandas de aumento salarial dos funcionários;

  • resultado: estourou uma greve do Metrô e sua reação foi a mesma dos gestores federais, estaduais de todos os estados, municipais de todos os municípios que não têm como administrar a escassez de recursos: disse que a greve era política.

***

O gestor público tem três públicos com que tratar: os cidadãos-eleitores, os funcionários públicos e os fornecedores. Os dois primeiros demandantes são públicos. Já os acertos de campanha, são caixa preta.

Em um quadro de restrições orçamentárias, o atendimento a qualquer das demandas implica em escolhas. Como legitimar as decisões?

O que dará legitimidade às demandas salariais dos funcionários, ou à recusa dos gestores de aumentar os gastos, será o cidadão-eleitor desde que devidamente informados. Afinal, se os governantes não acreditam que todo o poder emana do povo, ao menos seus mandatos emanam.

As decisões só ganharão legitimidade se houver abertura dos dados, transparência nas decisões dos gastos públicos.

Mas quem será o gestor a botar o guizo no gato, a abrir os dados e também esse poder absoluto e anacrônico de definir gastos sem prestar contas?

***

É curioso como ocorrem os cortes históricos. O velho vai envelhecendo, o novo surge de forma abrupta, assustando e demorando algum tempo para ser assimilado.

De início é um círculo menor que entende as rupturas.

Para quem consegue assimilar os novos tempos, as manifestações de junho tornam insuportavelmente anacrônicas as formas fechadas de definir orçamentos, gastos, prioridades.  Mas ainda são minoria.

Aos poucos essas bandeiras vão conquistando corações e mentes.

***

Ontem, a defesa da democracia participativa por Dilma Rousseff foi mais significativa que a própria assinatura do decreto regulamentador das formas de participação. Explicou o óbvio, para uma mídia que transformou o óbvio em matéria rara: as comissões populares de assessoramento não vão invadir a área do Congresso, mas trazer subsídios para um trabalho exclusivo do Executivo, porque muitas pessoas pensando reduzem as probabilidades do governante cometer erros.

Essas palavras foram ditas por uma presidente que vem sendo diuturnamente acusada de errar por não ouvir.

***

O que levou à mudança foi sua racionalidade da presidente, ao assimilar  as críticas feitas ao seu estilo e entender os novos tempos.

Se dará voz a esses conselhos em um eventual segundo governo, são outros quinhentos. Mas ao assinar o decreto regulamentando a participação, Dilma reabre o debate sobre o aprofundamento do modelo democrático.

***

Nas últimas décadas, governadores tentaram se diferenciar implementando modelos modernos de gestão. Ainda há muito a avançar nessa área. Mas a próxima competição será em torno de experiências democratizantes.

Ainda é cedo para se refletir nas eleições deste ano, mas será o ponto central de futuras eleições. E não se venha falar em bolivarismo, chavismo ou outras bobagens: o modelo a ser seguido é o da democracia norte-americana.

Luis Nassif

72 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. reajustes

    “sem reajustes, não encontrou espaço para atender às demandas de aumento salarial dos funcionários”

    Nassif, pra dizer uma frase dessas teríamos que, antes, analisar as planilhas de custos, não?

    1. E especialmente as planilhas

      E especialmente as planilhas de desvios.

      Eh impossivel que o metro nao tenha lucro suficiente pra pagar os funcionarios.

    2. Taí uma caixa preta difícil

      Taí uma caixa preta difícil de abrir e que a grande mídia jamais irá cobrar.

      Não é atoa que estão enfaticamente dizendo que a linha amarela (privatizada) não sofreu com a greve.

  2. Isso começou no início do ano

    Isso começou no início do ano passado = o governo federal pediu aos estados e munícipios que não dessem o aumento das tarifas de transporte e assim evitar que a meta inflacionário estourasse. Deram o reajuste no meio do ano. Foi o estopim das manifestações. 

    Dilma está tentando não ser Dilma por um motivo muito simples = ela é candidata. Ouça uma música do Bezerra da Silva do que um candidato tem que fazer pra ser eleito (rs). Dilma está até simpática – espero que não seja um clone dela (rs).

    É ótimo que o modelo seja o norte-americano. Agora achar que ele será adotado por Dilma ou por qualquer candidato com chance de vitória é fantasia. A primeira coisa a se fazer para tal modelo dar certo é que todo o governo preste conta daquilo que faz, mostre os dados de como as finanças estão = o dinheiro que entra e para onde vai. 

    E também precisa que a população como um todo ( e não só os seguimentos organizados ) exija que todo o politico preste conta do que faz. Político que presta é aquele que presta conta do que faz

  3. Uma coisa que nao compreendo

    Uma coisa que nao compreendo é porque a presidencia não pode divulgar e explicar essas decisões em meios de comunicação de massa. É tudo muito lindo mas se não houver discurso direto sem intermediarios, tanto a medida é deturpada quanto ocultada ficando a mercê de grupos profissionais de lobby que proporão as mudanças segundo seus interesses. 

    Que raio de medo é esse de convocar cadeia de radio e tv para explicar uma medida? Aliás, acho até que deveriam propor lei determinando 5 minutinhos semanais de fala da presidencia na tv. 

  4. Gestão pública

    Nassif,

    A abertura do orçamento anual por prefeitos e governadores, isto é, prestar contas de suas administrações, é o principal desafio a ser vencido.  

    Num ambiente inóspito, no qual apenas uma dúzia de milhares compreende de fato o significado do termo Gestão Pública, fica nítido o longo caminho que precisa ser percorrido pelo mandatário ainda bastante “experto bill”, a maioria deles.

    Num governo como o de SP, o maior $$$ Estado do país, não existe aquela desculpa que pode ser tolerada no caso daquela prefeitura com 3 mil munícipes e distante centenas de km. da capital federal , a IGNORÂNCIA.

    Governo estadual rico, que é capaz de deixar 12 milhões de pessoas na iminência de ficarem seco não é ignorante coisa nenhuma, mas um antro de picaretas de colarinho branco que deveriam ser seriamente punidos.  

  5. Trecho adaptado do 1984, de

    Trecho adaptado do 1984, de Orwell:

    – Em termos gerais, a que estais dispostos? – pergunta de O’Brien…- A qualquer coisa que formos capazes – respondeu Winston. …- Estás disposto a dar a vida?- Estou.- Estás disposto a assassinar?- Estou.- A cometer atos de sabotagem que poderão causar a morte de centenas de inocentes?- Sim.- A trair tua pátria às potências estrangeiras?- Sim …

    Isto é um desabafo:

    O que metroviários e motoristas de ônibus de SP conseguiram? Se o alckmin mandar a PM negociar com eles na base do amor e carinho habitual, boa parte da população vai aplaudir. Se colocarem a sherazade pra “negociar” e uma meia duzia de metroviários for linchada, boa parte da população vai apoiar. Quanto ganha um metroviário, que benefícos tem? Quantos daqueles que estão sendo prejudicados tem empregos melhores? Uma coisa são os funcionários de uma determinada empresa entrarem em greve e afetarem o funcionamento desta empresa, outra coisa são estes caras que estão prejudicando a população, até quem não precisa do metrô. O que estes “grevistas” estão fazendo é dar um tiro no pé. Eu, por exemplo, não terei mais um pingo de respeito ou educação ao precisar tratar com qualquer funcionário do metrô daqui por diante porque eles também não tiveram um pingo de respeito para com milhões de pessoas que não são diferentes deles; se mandarem um bando embora, vou achar bem feito que eles tenham que sair por aí procurando emprego. Se eu precisar falar alguma coisa com algum deles, vai ser na base do coice verbal.  Tomara que tenha uma outra greve justamente no dia que algum deles tenha que fazer uma entrevista.

    Isto está mais com cara de terrorismo mesmo, por que estão atingindo indiscriminadamente inocentes que nada tem a ver com a “causa” deles. Vai chegar a hora em que a população revoltada vai partir é para cima dos “grevistas” em vez de tentar depredar estações, é questão de tempo ou de que surja uma sherazade qualquer que dê esta idéia. Afinal, depredar estação prejudica o próprio usuário, linchar um “grevista” só prejudica o dito cujo e sua família, a empresa contrata outro e põe no lugar dele.

    Nem a “greve” dos ônibus foi espontânea, nem isto agora. Não sejamos ingênuos, a questão salarial é apenas pretexto que está sendo usada por gente que não tem um pingo de vergonha na cara em jogar as pessoas uma contra as outras para tentar atingir seus objetivos. Estou revoltado, não estou sendo afetado diretamente, mas dá raiva de ver os sufocos que familiares, amigos, conhecidos estão passando, gente que diariamente tem que sair batalhando pela vida.  Eles é que estão sendo totalmente desrespeitados pelos metroviários. Depois estes caras vem querer que alguém os respeite?

    Continuem mirando pra baixo, mas estão dando é tiros no pé da nossa jovem democracia, mas quem está lá na outra ponta do barbante quer isso mesmo.

    1. Pois é meu amigo, o paulinho

      Pois é meu amigo, o paulinho da força tá fazendo escola em sp.Ou melhor, aprimorando, pois esse estilo de greve nasceu aqui mesmo. Minha pergunta aos grevistas do Metro, vocês não têm nada a dizer ou a cobrar sobre as denúncias que pipocam até no pig? 

      1. Isto. Viu alguma cobrança de

        Isto. Viu alguma cobrança de uma investigação rigorosa do caso Alstom? Viu alguma menção sequer ao superfaturamento dos trens? Uma hora a corda arrebenta e arrebenta sempre do lado mais fraco. Marcos Valério que o diga: seus “amigos” tucanos estão livres, leve, soltos e continuam até na vida política; ele, ah coitado!, tá no xilindró!

    2. Sobre a questão salarial

      Eles sabem que são a elite dos transportes, o salário é bom, já conseguiram um aumento e razoável, mas querem mais, e por essas e outras coisas que o socialismo e o comunismo fica difícil de dar certo. 

  6. Bem, perdão se eu vejo este

    Bem, perdão se eu vejo este novo Sistema com ceticismo. Mas, assim como na promessa de regulamentar a mídia em novo mandato, já vimos, também, esse filme no final do mandato do Lula.

    Falo do Pndh-3, Decreto 7.037, carta de intenções que falava sobre aborto, lei da anistia, regulamentação da mídia, dentre outros temas caros à esquerda. Causou empolgação, manteve a militância unida, meio que uma promessa de radicalização, e por aí vai. O final dessa história e o descarte de todas estas propostas todos nós conhecemos.

    Agora, o ponto mais frágil do Decreto 8.243/14 é justamente pela fragilidade institucional do instrumento. Primeiro, porque pode virar pó se a Dilma não ganhar. Ok, vamos formar os órgãos, eleger os representantes, aí amanhã o Aécio é eleito e o extingue numa canetada. Bela garantia de participação popular.

    Segundo, e mais importante, porque a sua constitucionalidade é extremamente duvidosa.

    O art. 84 da Constituição prevê sim a existência de decreto presidencial autônomo, mas deixa claro que ele não pode ser usado para criar órgão público. O decreto, no caso, pode ser usado para reorganizar a administração pública, mas desde que isso não implique aumento de despesa ou criação/extinção de órgãos públicos.

    Eu não estou falando do mérito da questão, e toda aquela bobagem da direita sobre Conselhos Populares como atentado a democracia e esvaziamento do Congresso Nacional. Falo sobre cumprir o rito previsto na Constituição, que também é um pressuposto democrático, claro.

    O que torna isso de fato inaceitável é que a Dilma e os seus conselheiros jurídicos sabem muito bem que esse decreto é polêmico, e a probabilidade de ser retirado de circulação pelo Judiciário é alta.

    Aí, vão declará-lo inconstitucional, o Sistema vai pras cucuias e a Dilma falará “olha, eu fiz o que pude, a culpa são das outras instituições retrógradas que não enxergam o novo”. Que tragédia seria enviar este projeto para o Congresso Nacional, classificá-lo em regime de urgência, igual ela fez com a Lei das Cotas em concursos federais, para que os Conselhos fossem criados por lei?

    Avanço institucional sério mesmo seria, no auge das manifestações de julho, apostar todos os créditos em cima do plebiscito pela reforma política. Não fizeram isso, o projeto foi enterrado inclusive com o protagonismo de um petista graduado (o Vacarezza), e ficou por isso mesmo. O sistema eleitoral e político é o mesmo, o PT dependerá do Sarney, do Renan Calheiros e do Kassab pra se re-eleger, e criar sistema de participação social por decreto é uma resposta contundente as manifestações? Sei não..

    O governo, durante 3 anos e meio, foi ultrapragmático (quem pedia mais ativismo do governo era taxado de “ultraesquerdista”, “ingênuo”) pro ultra-ativismo, ultravoluntarismo justamente na época da eleição, e agora querem que todos acreditem numa Dilma esquerdista em um segundo mandato. Não é melhor ser assim durante os quatro anos, ao invés de só quando corre o risco de perder o poder?

  7. Em relação a greve no Metrô..

    Em relação a greve no Metrô a umas das pautas justa é a PLR dividida igualmente, mas, termos de salários e benefícios eles são a eleite do transporte público, ganha-se bem no metrô e tem benefícios bons, não se compara com a CPTM, já que a maiora dos funcionários que passam pelo concuros da CPTM, contínuam prestando concurso para o Metrô, na linha 4 que é privada é a mesma coisa, mas, só no metrô onde paga-se os melhores salários que houve greve??? 

    Um exemplo de bom salário é: Oficial Manutenção Industrial (mecânica) R$ 2.316,69, requisito “ensino fundamental” e com curso de 1200 horas, mas com esse salário há somente técnico e até engenheiros que consegum passar no concurso. Portanto, os benefícios já conquistados  nesta reivindicações estão ótimos, mas?????

    Apoio serviços estatais, mas, atitudes como esse fortalece políticas de privatização, pois, a linha 4 amarela privada, paga-se menos para os funcionários e não houve greve, e o serviço prestado é bom. E o que ouço por funcionários e passageiros, só não concordo com à falta de valorização dos funcionários privados, mas, estas atitudes como essa dos metroviários fortalece isto.

    1. “…atitudes como esse

      “…atitudes como esse fortalece políticas de privatização, pois, a linha 4 amarela privada, paga-se menos para os funcionários e não houve greve, e o serviço prestado é bom.”

      É por aí mesmo, os “grevistas” estão sendo ótimos garotos propaganda da provatização do Metrô ou qualquer outra coisa. Uai, não pra pensar o seguinte: eles são funcionários públicos e em vez de respeitar o empregador -a população – estão tratando-o a coice e pontapé?

      1. É isto que…

        É isto que pensa alguns funcionários da campania, um que tem bom senso disse: Nós ganhamos bem, mas o sindicato sabe que se fazer greve tudo para, ainda mais na Copa.

        Quem entra no metrô não pensa em sair, pensa somente prestar concurso na própria compania, não há salário maior no mercado, somente em termos de benefício na petrobras, mas, o valor agregado e a importância do petróleo justifica isto.

        link do último concuso do metrô:

        http://www.concursosfcc.com.br/concursos/metro213/edital_de_abertura_de_inscricoes.pdf

        Infelizmente isto fortalece a política de privatizações, que sou contrário em alguns setores como: petróleo, minério, e energia. Se houver mais  privatizações como na linha 4 amarela, quem só vai ganhar, é os empresários, mas, o sindicato não pensa na população como neste caso do metrô, se eles ganhassem mal concordaria, mas não isto não ocorre..

      2. CB, a linha amarela não

        CB, a linha amarela não possui operadores de trem, todo o sistema é operado eletrônicamente. Portanto não tendo operador, que é quem faz o equipamento sair da garagem, pouca influência sofre das greves.

        1. Não é bem assim…

          Não é bem assim, o sistema driverless exige uma constante manutenção, inclusive no metrô estão tentando desenvolver esse tipo de sistema. Se acontecer greve na linha 4 amarela o sistema não vai rodar sozinho, precisa de manutenção periódica de vários sensores, acontecendo greve nesta linha, o trem vai parar também.

        2. Mas o quadro de funcionários

          Mas o quadro de funcionários do Metrô não se resume aos “motoristas” de trem, não é? Para que a linha funcione tem que haver funcionários “humanos” e eles poderiam entrar em greve também.

    2. É mais que benefícios …

      Penso que seja mais indignação por tanto desvio de dinheiro e o governo dizer que não tem condições de melhorar sem abrir a planilha como fez o prefeito Haddad. Mais, são falhas constantes dos trens e falta de funcionários para dar conta de tantos problemas.

      Alckimin faz o que sempre fez, culpa os outros! Tem o apoio da mídia para amplificar seu discurso. Essa mesma mídia que de ontem prá cá vem sistematicamente enfatizando que a única linha que funciona é a privada, não teve o mesmo enfoque na “greve” dos motoristas de ônibus considerando que as empresas de ônibus também são privadas. Por incrível que pareça, nos primeiros dias da “greve” dos motoristas, as únicas linhas funcionando normalmente eram as da EMTU, do governo do estado.

      O revolta dos usuários do metrô contra os metroviários reflete mais uma campanha negativa da mídia contra os últimos em benefício, sempre, dos políticos do PSDB representado em São Paulo por Geraldo Alckimin.

      1. Concordo que…

        Concordo que deve-se abrir a planilha, mas, o dinheiro que sobra do “lucro passageiro” deve ser revertido para construção de mais linhas, contratar mais funcionários, talvez diminuir a passagem, e dar aumento justo para os funcionários pelo menos acima da inflação.

        Ou a mídia e os próprios sites alternativos não noticiaram direito, mas, o que ouvi foi reivindicações saláriais e já conseguiram. Sempre vejo notícia na mídia aberta, depois vou em sites como esse formar minha opinião, e não vi nada em relação a desvio de dinheiro do metrô nas reivindicações, a causa é salárial e pelo que se noticiou esta de bom tamanho os reajustes. Ou é justo um cargo que exige ensino fundamental ganhar mais de R$2.500?? é lógico que o curso de 1.600 horas, leva de 1 ano e meio a 2 anos para se concluir, portanto não é só o ensino fundamental, mas mesmo assim…

        1. Pois é Weslei, o que tenho

          Pois é Weslei, o que tenho ouvido insistentemente na grande imprensa é que a linha amarela privada funciona normalmente. Num tipo de comparação que indiretamente diz que a solução é privatizar e que os funcionários do Metrô são co-responsáveis pela lastimável situaçao em que o metrô se encontra hoje.

          Penso que o reajuste pedido pelo sindicato é alto (35,47%), mas o metrô ofereceu algo muito aquém do que qualquer sindicato aceitaria (8,7%), até as empresas de ônibus ofereceram mais (10%).

          Segue abaixo o texto do sindicato dos metroviários:

          O Metrô ofereceu apenas 8,7% de reajuste em audiência nesta quarta-feira (4/6), no TRT (Tribunal Regional do Trabalho). Além da proposta indecente de reajuste, a empresa também ofereceu vale-alimentação de R$ 290, não aceitou a proposta de PR igualitária nem de pagamento da periculosidade para OTM. Também não aceitou discutir a redução da jornada de trabalho.

          Após várias negociações com o Metrô com respostas negativas. Buscando, inclusive, negociação direta com o governo estadual. A assembleia dos metroviários realizada no dia 4/6 confirmou a greve para quinta-feira, dia 5/6.

          Nova assembleia, dia 5/6, às 17h, no Sindicato para avaliar o movimento.

          Nossas reivindicações:

          – 35,47% de reajuste (7,95% de Inflação + 25,5% de Aumento Real)
          – Reajuste de 13,25% para o VR
          – VA de R$ 379,80 (hoje o valor é somente de R$ 247,69)
          – Plano de Carreira da GMT e GOP
          – Metrus Saúde para aposentados
          – Reposição do quadro de funcionários
          – PR Igualitária
          – Além das principais reivindicações dos OTMs I estação, dos ASMs 1, dos OTMs 2 e 3 tráfego, dos Serralheiros e Pintores, dos Oficiais de Instalação, dos técnicos, do pessoal da GLG, da Obra e da Administração.

          http://www.metroviarios.org.br/site/index.php?option=com_content&task=view&id=1809&Itemid=0

  8. Isso!
    Uma reunião de

    Isso!

    Uma reunião de condomínio, com pelegos aos montes mais dirigentes estatais, seria a solução, o alvorecer de um novo tempo para a administração pública.

    Stedille, Sininho e Capilé examinariam as planilhas com seus olhos argutos e chegariam aos valores mágicos, justos, incontesáaveis para salários e tarifas.

    E fez-se  luz!

  9. Greve no Metro

    Diz o slogan oficial “Transporte público direito do cidadão Dever do Estado””….. Com isto toda a responsabilidade desta confusão e balburdia e grande prejuízo a todos os setores da sociedade é o Estado, são os Governantes é este Governo incompotente que aí está…….Não se regula a lei das greves no setor público Porque?…. A quem insteressa esta Greve? a Meia duzia de privilegiados…. Aumento de salário é motivo de Greve? Se ganhs pouco piorque não procura outro emprego? Outro dia alguém dizze que os motoristas de onibus que fizeram greve eram bandidos, els rechacaram…. masi todos estes motoristas e operadores do Metro também são bandidos e deveriam ser fuzilados, pois não percebem o mal que causaram a populacao… Perda de consulttas, perda de médico, perda de compromissos, atrasos nas obrigacões,, prejuízos nos negócios e na producão enfim, um crime generalizado contra a economia….

    Se o governo alega que não tem recursos é porque admiinistra mal, pagando propinas, corrupcões, mal versacão dos gastos públicos, denúncias não recuperadas, denúncias arquivadas, processos que terminam em pizza, super faturamentos, desvios de dinheiro público, etc…… CadE o dinheiro desviado dos alvarás da Prefeitura? e o desvio da Alston, Siemmens?

    Enfim muito se precisa fazer… Muito se precisa mudar e os responsáveis tem que pagar por isto e não toda populacao ….

    Aí vem os governantes adocar a boca dos truxas com Futebol, samba e salário bolsa família, aí o povào esquece….

    E vocE Luiz Nassif, já mudou muito de posicao e opiniao…. Quem diria!!!!!!

  10. É preciso ver se esse novo é

    É preciso ver se esse novo é um movimento espontâneo e portador de novas propostas para os poderes da república e administração pública em geral ou se assemelha ao da Venezuela onde, por não conseguirem ganhar eleições, não deixam governar e querem expulsar quem as ganhou. Quanto às prestações de contas e sua lisura, os reais responsáveis, inclusive pela auditoria e fiscalização não estão sendo importunados. Os que querem fazer e construir, sim.

  11. Em tempo: o nome do

    Em tempo: o nome do Secretaria de Transportes é Jurandir Fernandes e não Jurandir Paixão. Diferença que em nada invalida o que foi escrito em seguida! 🙂

    Um bom dia a todos.

  12. Democaracia participativa e greve no metrô.

    Este é um ato importante da Presidenta, é preciso que o cidadão contribuinte participe mais da vida politica do País.

    Quanto a greve do metrô, enquanto não mudarmos as relações do contribuinte com o servidor público e este tiver a tal da estabilidade de emprego intocavel em tudo quanto for caso, a coisa só tende a piorar, já que o contribuinte foi feito de refem pelo servidor público. Estes servidores ganham dentro de suas funções, acima da quase totalidade da massa trabalhadora do País, no entanto vivem chantagiando a sociedade impunemente, basta ver o numero de greves de servidores públicos pelo País e compara-las com as greves do setor privado. Quanto à falta de dinheiro no metrô é balela, basta acabar com os desvios, corrupçao, má administração e desmandos que sobra dinheiro pra todo lado, o País precisa de um choque administrativo e de Leis que coloquem corruptos na cadeia por longos anos, além é claro de reaver tudo o que foi furtado do erario. Temos aí o Lalau ja solto e agora livre para desfrutar do que desviou, com este tipo de impunidade realmente sempre vai valtar verba pra tudo.  

  13. Greve dos metrô e direitos do usuários de transporte público

    Três horas Cidade Tiradentes – Centro. Existe algum órgão em defesa dos usuários de transporte público? Se não existe acredito que está mais do que atrasado criarmos um. Uma mescla de Direitos Humanos, Defensoria Pública, Procom e Juizado Especial de Pequenas Causas. Se a briga é entre sindicato, governo, empresários, a população nada tem a ver com a questão. Ou se tem, que seja dita. Cadê o Movimento Passe Livre? Categorias, liberem a catraca, seja ônibus, trem ou metrô, e que os cachorros grandes se entendem entre eles. Tenho certeza de que a policia não vai baixar o cassetete em quem está indo trabalhar, estudar, enfim, cumprir seus compromissos. Está faltando inteligência e bom senso nessas manifestações.

  14. Greve dos metrô e direitos do usuários de transporte público

    Três horas Cidade Tiradentes – Centro. Existe algum órgão em defesa dos usuários de transporte público? Se não existe acredito que está mais do que atrasado criarmos um. Uma mescla de Direitos Humanos, Defensoria Pública, Procom e Juizado Especial de Pequenas Causas. Se a briga é entre sindicato, governo, empresários, a população nada tem a ver com a questão. Ou se tem, que seja dita. Cadê o Movimento Passe Livre? Categorias, liberem a catraca, seja ônibus, trem ou metrô, e que os cachorros grandes se entendem entre eles. Tenho certeza de que a policia não vai baixar o cassetete em quem está indo trabalhar, estudar, enfim, cumprir seus compromissos. Está faltando inteligência e bom senso nessas manifestações.

  15. Culpar as manifestações de

    Culpar as manifestações de junho pelo arrocho salarial é de uma tristeza de dar dó.

    SP é o Estado mais rico da federação, tem tanto dinheiro que seus governantes podem até se dar ao luxo de compar revista Veja para seus alunos, ou veicular propaganda da Sabesp fora do Estado, e a culpa é do não aumento da tarifa?

    Aí não podemos sequer usar a desculpa dos contratos já assinados, do equilíbrio econômico-atuarial, já que quem cuida do Metrô é uma estatal.

    Isso sem contar o ridículo número de estações, a expansão que anda a passos de tartaruga, e os desvios (vide casos Siemens e Alstom).

  16. Ótimo texto mas peca no

    Ótimo texto mas peca no final. O que precisamos é de um modelo NOSSO e que demonstre a capacidade do país avançar, fazendo uso da criatividade brasileira e sem depender do aval alheio. Se o discurso é de que o novo está chegando, ele precisa então ser criado, pois não existe.

    E vale lembrar ainda que o modelo americano é regado com dólares e mais dólares de coorporações, enquanto aqui se tenta evitar que as coisas chegam ao nível americano com mudança do sistema de financiamento.

    Basta ver o que estão tentando fazeer com a internet lá, onde um lobista comanda a FCC, para ver que os EUA não tem modelo de democracia para ser seguido.

    1. Concordo com você. Sem dúvida

      Concordo com você. Sem dúvida há certos aspectos na sociedade norte-americana que merecem ser elogiados, como por exemplo o intenso ativismo que existe lá. Qualquer que seja sua bandeira, o cidadão tem ambiente mais fértil que aqui para agregar pessoas em situação semelhante ou que concordam com a causa, criar associações, conseguir financiamento e por aí tentar conseguir mais visibilidade e influência política.

      Estava lendo um livro muito bom sobre deficiências (“Far from the Tree”, de Andrew Solomon) e achei impressionante o grau de organização dos portadores de condições específicas: surdos que defendem a surdez como identidade/estilo de vida e criam universidades, instituições, associações de defesa, autistas que rejeitam o diagnóstico de doença que deve ser extirpada, anões que realizam inúmeras convenções nacionais, e por aí doravante.

      Se neste caso devemos seguir o exemplo da dinamicidade da sociedade civil de lá, por outro a democracia deles sofre de inúmeros problemas. Só lembrar dos SUPER-PAC’s, considerados legítimos pela Suprema-Corte e que podem receber doações ilimitadas de grandes empresas e pessoas físicas, subvertendo todo o processo eleitoral estadunidense. Tal caso se torna mais dramático ainda quando a nossa Corte Máxima está prestes a proibir doações eleitorais de empresas.

      A correlação de forças lá também é tão assimetrica que o país, mesmo tendo um dos maiores PIB per Capita do mundo, possui muitos cidadãos nascidos na pobreza e na marginalidade, tendo os EEUU um grau de desigualdade sem paralelo no mundo desenvolvido. O governo norte-americano não consegue impor regra alguma de governança corporativa aos executivos das grandes empresas, que recebem centenas de milhões de dólares todo ano, mesmo quando gerenciam mal, e seus mais graduados se alternam entre Presidências de Banco e cargos de primeiro escalão na área econômica dos governos federal e estaduais, igualzinho no Brasil.

      Isso sem contar a revogação do Glass-Steagall Act, permitindo que bancos comerciais se envolvessem em investimentos de alto risco, o que levou a crise bancária de 2008, e a incapacidade extrema de Obama regular a atividade financeira mesmo depois de provado que a atividade de Wall Street é temerária. Me parece que enquanto existe uma “America” pulsante, em que minorias conseguem garantir seus direitos através de ativismo, que oferece estrutura para florescer o empreendedorismo e a criatividade, há outra em que as grandes corporações comandam com mão de ferro, e bloqueiam todo tipo de iniciativa que vise reduzir seu poder.

      Só ver que fim deu o Ocuppy Wall Street, com seus membros agoram sendo julgados.

  17. “resultado: estourou uma

    “resultado: estourou uma greve do Metrô e sua reação foi a mesma dos gestores federais, estaduais de todos os estados, municipais de todos os municípios que não têm como administrar a escassez de recursos: disse que a greve era política.”

    Diga aí Nassif, e você o que faria no lugar desses gestores ?

    Existe alguma fórmula para aumentar salário sem aumento de receita ?

    Tem como administrar escassez de recurso

    Diga nos qual é a mágica

  18. Uma no cravo outra na ferradura

    Vamos dividir o texto do Sr. Nassif em duas partes: Primeiro sobre o metro. Já é público e notório que os metroviários fazem da população paulistana uma “arma” de negociação e não é de hoje. O metroviário diz que há grandes movimentos políticos no sindicato. É um tal de puxa prá lá e puxa prá cá para conseguir seus intentos políticos. Os sindicalistas fazem assembleia somente para validar o que já decidiram em reuniões fechadas sem a participação dos metroviários. Nas assembleias eles conduzem o processo sozinhos e não permitem de forma nenhuma que alguém se manifeste contra suas decisões e mesmo que alguém levante algum argumento que venha contra suas demandas, esta pessoa logo é tachada de fura greve, acomodado, patronalzinho e é até ameaçado. No fim ficam todos calados dizem amém aos ditames dos sindicalistas. O governo já deu mais de 10% de aumento entre salários e benefícios, bem acima da inflação, mas a greve continua porque os sindicalistas tem outros objetivos. Quais são? Quem está por detrás disto? Só participando das reuniões secretas deles para saber.  — Segunda parte o surgimento do novo. Que novo? movimentos sociais como do passe livre? Que é isso companheiro? Nem na Suíça as pessoas andam de graça em meios de transporte, muitos menos em qualquer país socialista. Todos sabemos que o movimento tinha somente a intenção de desestabilizar o governo do estado e acabou dando um tiro no pé. Ponto final. Quanto a fazer demonstrações de gastos e ganhos, ou seja, uma contabilidade transparente isto já existe e é público. Acontece que o povo mal consegue ler e escrever o próprio nome, como vai ler um balanço contábil estadual??? Os movimentos sociais só tem uma intenção: “Conseguir tudo de graça”. O programa “profissão repórter” mostrou a líder do movimento dos sem teto andando de carro zero e olha que não era um carrinho qualquer não, deve valer pelo menos uns R$ 80 MIL reais. E ela vai invadindo e acumulando riqueza para si com a desculpa de que esta trabalhando pelo povo. Sr. Nassif o senhor é um sonhador e isto não lhe é demérito de forma alguma, mas antes de pularmos etapas e partirmos para um socialismo democrático, temos de aprofundar em muito o patriotismo e cruficicar, digo e repito crucificar os detratores do erário público seja de que partido for e pessoas que usam a sociedade pobre e desinformada para enriquecimento próprio. Um dia chegaremos lá, mas este dia está muito longe de acontecer e não será na força, nem na marra de movimentos ideológicos baratos e ultrapassados, mas sim na consciência coletiva de um país de todos e não de tolos. 

    1. A reunião secreta:

      Foto da reunião secreta:

      (http://www.metroviarios.org.br/site/index.php?option=com_content&task=view&id=1809&Itemid=0)

       

      Convocação para a reunião secreta:

      Assembleia decide: greve continua!

      A greve continua. O governo estadual não mudou suas propostas e os metroviários continuarão em greve. O TRT julgará a greve no sábado (7/6).

      Continuamos o desafio de catracas livres. Aceitamos trabalhar de graça durante um dia se o governo Alckmin liberar as catracas para a população.

      Nova assembleia será realizada na sexta-feira (6/6), às 17h.

      Antes disso, está marcada uma concentração na Estação Tatuapé às 16h. Depois, seguiremos em passeata pela Radial Leste até o Sindicato.
       

      http://www.metroviarios.org.br/site/index.php?option=com_content&Itemid=&task=view&id=1817

        1. Greve no metro

           

          Esses mesmo que critcam a greve dos metroviarios e’ a mesma que ira’ votar neste governo corrupto que  reforma um trem velho e paga o preco de um novo e ninuem se manifesta por isto , a banana esta comendo o macaco.

        2. Greve no metro

           

          Esses mesmo que critcam a greve dos metroviarios e’ a mesma que ira’ votar neste governo corrupto que  reforma um trem velho e paga o preco de um novo e ninguem se manifesta por isto , a banana esta comendo o macaco.

  19. ” …resultado: estourou uma

    ” …resultado: estourou uma greve do Metrô e sua reação foi a mesma dos gestores federais, estaduais de todos os estados, municipais de todos os municípios que não têm como administrar a escassez de recursos: disse que a greve era política. …”

    Nassif,

    Essa greve é diferente da “greve” dos motoristas de ônibus de São Paulo. Já sabíamos da paralisação com pelo menos 1 (uma) semana de antecedência e a proposta do metrô foi rejeitada pelos metroviários. Na “greve” dos ônibus houve acordo entre o sindicato patronal e dos trabalhadores, porém um grupo de cerca de 200 pessoas (motoristas talvez) decidiu fechar os terminais e parar os ônibus nos corredores causando todo aquele caos.

    Haddad mostrou a planilha, basta que o metrô e o Alckimin faça o mesmo para avaliarmos se falta recursos ao metrô para pagar os funcionários, contratar mais gente, investir em manutenção, etc, ou é falta de vontade mesmo.

     

    1. Greve do Metrô

      Outra coisa: na greve de ônibus, essas “200 pessoas” impediram que motoristas que queriam trabalhar entrassem  nos coletivos, arrancarando chaves do contato e a PM do Alckmin assistindo tudo de fora, passivamente. Hoje, na greve do Metrô, agiram de forma bem diferente, a Tropa de Choque entrou na estação Ana Rosa e expulsou passageiros e grevistas. A PM passiva com greve que envolve a prefeitura de São Paulo e ativa com a greve do Metrô.

  20. Diminuir as “estrelinhas” de

    Diminuir as “estrelinhas” de quem está criticando o desrespeito dos metroviários para com a população ou o lado político da greve é o mesmo que tapar o sol com a peneira.

    1. Greve política?

      O que você está dizendo não tem sentido. O Haddad lidou com greve de motoristas de ônibus, até há poucos dias os professores municipais estavam acampados na frente da Prefeitura. E alguns também disseram a mesma coisa, greve política, locaute, coisa do PSDB.

      Pode até ter partido no meio, mas fato é que a greve dos metroviarios têm apoio da maioria da base, razão pela qual a maioria das estações fecharam ontem e hoje.

      Isto sem contar que já deu esse papo dos tucanos, que toda greve, todo problema em SP é culpa do PT. A mídia acrítica pode até comprar essa versão, mas a população já demonstra cansaço com tanta desculpa furada. O que salva os tucanos é o interior, que não depende diariamente de transporte a cargo do Estado.

       

        1. Greve do metro

           

          Grande parte dos que sao contra a greve dos metroviarios tem suas opinoes formadas atraves do lixo chamado midia rede globo etc .que sempre expressam suas teses contra qualquer trabalhador que revindicam algulmas melhorias sejam salarios ou melhores condicoes de trabalho, tendo greve ou nao o metro esta a desejar va’ na praca da se’ no horario de pico e voce ira ver como o usuario sofre todos os dias  como em lata de sardinha e fica por isto mesmo este ,e’ todo dia assim a poulacao esta ao leo nao somente 2 ou 3 dias de greve . A populacao sofre o ano inteiro.

  21. Porque há uma dificuldade tão

    Porque há uma dificuldade tão grande em se admitir que essas greves, justamente há um mês, uma semana antes da copa são greves oportunistas, não diria políticas, mas greves que tem como trunfo a coação, colocar os governos contra parede. 

    Sou a favor dos trabalhadores lutarem por seus direitos, sou a favor das greves, mas há de se ter ética, não é ética essa postura de se utilizar de um megaevento que pode trazer a longo prazo para o Brasil bons dividendos, mostrando que somos um bando de aproveitadores, além do abominável jeitinho brasileiro, inauguramos o oportunismo brasileiro. 

    E ninguém, absolutamente ninguém tem coragem de falar sobre o assunto, ou criticam as greves e os movimentos como outros quaisquer ou o apoiam por medo da repercursão, mas ninguém fala que esses movimentos são oportunistas.

    1. Pois é… o problema é o de

      Pois é… o problema é o de sempre; o pessoal compra o pacote fechado; se é trabalhador, é greve… então é sagrado pq não há oportunistas entre nós. Por outro lado, o que esses “movimentos” parecem estar buscando é uma maneira de reverter tudo o que levamos décadas para conquistar. Tipo, vamos radicalizar quebrando tudo e aí… vem uma lei anti-terror; vamos fazer greves apesar dos sindicatos… derruba-se o sindicalismo… vamos parar o transporte na Copa, atacam-se as greves, direito conquistado  com muita luta pelo  trabalhador comum… forçam a criminalização dos movimentos sociais… O objetivo é claro e estratégico. São oportunistas mesmo mas tem como objetivo o retrocesso e nem devemos nos preocupar com o governo de SP pq o alvo é o PT.  Bem, movimentos que miram, sindicatos, partidos de esquerda e movimentos sociais, falam por si.  A esmagadora maioria dos protestantes são servidores públicos, ou seja, qualquer perda de direitos atingirá, apenas o trabalhador comum. E ainda tem gente acreditando que são manifestações de esquerda. 

    2. Apoio Robson Lopes. Jeitinho brasileiro e cafajeste
      Ė isso mesmo Robson. Existem momentos de oportunidades mas mais uma vez o povo brasileiro tão perdidos no caos e na exclusão se veem manipulados pela mídia a sair nas ruas no momento indevido. Ė impressionante como as tvs abertas travaram uma guerra contra a copa para que o atual governo federal caia. Ė um grande golpe que a população cai direitinho. Não estou dizendo que sou contra as greves mto pelo contrário. Mas me digam caros eleitores. Quem de vcs participaram diretamente do plano diretor que foi amplamente discutido? Sera ele que definira novos rumos para as nossas cidades. Enfim mto alarde pra pouca inteligência. Aprendam a valorizar as iniciativas da nossa presidenta e buscar melhorias atraves do dialogo mas tdo em seu tempo.Pois qdo somos criancas de nada adiantara assassinarmos nossos pais pois nao teremos pra onde corrermos devido a imaturidade.
      E que VIVA a copa e tbm todos os diversos esportes.E que consigamos ser modelo tbm em outras modalidades. E que qdo isto acontecer o povo brasileiro sinta se honrados desde mérito. Presidenta Dilma. OBRIGADA PELA COPA mesmo que infelizmente lhe custe a sua não reeleição. Mto provavelment os brasileiros mereçam um governo coronealista e mande a policia encima pra uma boa surra e nem televisao conseguiram compra pra assistirem a copa.VALEW Dilma!

  22. É curioso!
    Petistas pisando

    É curioso!

    Petistas pisando em ovos quando um dos participantes do tais “movimentos sociais”, o Sindicato dos Metroviários paralisa São Paulo.

    Não pode, político, prejudica a população…

    Seria impossível criticar o governo estadual sem respingar no federal e  no municipal.

    Quando Sem teto, Sem terra, Índio, Passe Livre, sindicato pelego depreda, para a cidade, causa o caos, é o direito da livre manifestação, é  a democracia em estado puro, contam sempre com o apoio de Gilberto Carvalho e  Cardozo descendo o sarrafo na polícia tucana e na falta de articulação dos oposicionistas com os “movimentos sociais”.

    O PT está emparedado! Está tendo que privatizar e ainda tem que criticar os “cumpanheiros” que antes defendia com megafones e proselitismo barato.

    A “metarmose ambulante” do Lula vai fazer o PT perder a eleição para presidente. Conseguiu trair os “cumpanheiros” das origens, que eram sua correia de transmissão, e os “coxinhas”que odeiam baderna.

    Sem saber o que fazer, além de culpar o PIG pelos próprios erros, inventa a Democracia do Decreto Lei.

    Se correr o bicho pega, se ficar…

     

  23. Conflito Distributivo

    Nassif,

    A explosção das manifestações de junho de 2013 são o marco de um conflito distributivo na sociedade brasileira. Esse conflito vem se intensificando desde 2011, ano em que se encerra o ciclo de crescimento baseado em commodities e que apresenta uma abrupta redução no crescimento do PIB. É a volta à nossa “quase-estagnação”, de Luiz Carlos Bresser-Pereira. Já estamos no quarto ano de PIB quase estagnado.

    De 2003 a 2010, o governo Lula logrou um aumento geral de renda sustentado na alta de preços dos produtos básicos exportados pelo Brasil. A situação agora muda drasticamente por dois fatores.

    Primeiramente, a carga tributária atingiu um teto de 35% do PIB. Um aumento para além desse teto é impossibilitado pela resistência dos setores que arcam com ela. Isso foi mostrado pela queda da CPMF já no governo Lula e a recusa do reajuste do IPTU em São Paulo, na prefeitura Haddad. Em segundo lugar, não há mais aumento de PIB para aumentar a arrecadação sem mexer na carga. No entanto, os grupos beneficiados não vão aceitar o fim do ciclo e continuarão demandando melhorias dos serviços (uma obrigação desde 88) e aumentos de salários. É isso que causa o dilema do gestor apontado por você. E, daqui para a frente ele se acentuará. Decerto, governos podem perder eleições nesses cenários.

    No entanto, a solução apontada, mais transparência, mais participação no orçamento não será suficiente para resolver o problema. Poderá ajudar, mas não adiantará mostrar aos funcionários e ao público que o dinheiro acabou, eles não abandonarão o desejo de melhorias. A real solução estava a caminho na redução da Selic que foi tentada no mandato Tombini do BC, já no governo Dilma. Uma melhor administração cambial também será necessária. Mas, como também apontado por você, eles piscaram diante da coalização rentista-financista-mídia e da expectativa de saída de capitais com um possível aumento dos juros americanos. Sustento esse ponto porque os gastos com juros sobre orçamento do Estado gira em torno de 18% e sobre o PIB, 6%.

    Agora, Dilma terá de rebolar muito para se reeleger em outubro. Terá de sinalizar mudanças, descentralização, flexibilidade, saída do Mantega, articular melhor um discurso, etc. para convencer empresários e setores populares. Ganharia, assim, cacife político para um segundo mandato. Depois, talvez, possa tentar novamente uma redução da Selic, (em conjunto com controles de fluxo de capitais e desindexação interna), dada uma conjuntura favorável em 2015-16, tal como a melhoria dos fatores climáticos aliviando os preços agrícolas, reversão das expectativas de aumento de juros nos EUA e Europa.

    Se, reelegendo-se, não conseguir reativar o crescimento para agradar a gregos e troianos, atrevo-me a prever o fim do ciclo “PT no governo” em 2018, pois poderá ter de efrentar crise de balanço de pagamentos e exasperação política.

    1. A Dilma não serve como Presidênta do Brasil

      Não fosse o golpe que foi dado e antecipado semanas no  relatório do BofA-Merryl Linch, com o plebiscito entre o PT e o PSDB, o Lula não teria conseguido manietar o debate sobre os rumos que o Brasil deveria ter tomado.

      Ficamos Sem Rumo, Sem Norte e Sem Estrela, que poderiam e deveriam ter sido discutidos na campanha pelos candidatos.

      Se, eu disse se, a Dilma soubesse o que fazer, você acha que ela, honesta como é, já não teria feito? O Brasillll está a deriva não é por acaso.

      O Lula implantou aqui no boom das commodities o acordo da banca, fechado na ONU pelos financistas, para acabar com a fome no mundo até 2015, que foi o que ele fêz e saiu bravateando que era o melhor presidênte de todos os tempos, com a claque amestrada fingindo que acreditava e aplaudindo.

  24. Esse modelo, da ‘democracia’

    Esse modelo, da ‘democracia’ norte-americana, infelizmente, não me parece que seja o melhor para nosostos aqui. Privatizar tudo, ja vimos, não resolveu nossos problemas. E também acho que essa grave é oportunista. Se era para protestar contra a corrupção da governo paulista com trens e metrôs, por um melhor gasto publico e valorização dos trabalhadores desse setor, essa greve deveria ter sido feita bem antes, quando o escândalo do chamado trensalão estourou. Ao contrario disso, esperaram chegar às vésperas da Copa.

  25. Essa conversa de democracia

    Essa conversa de democracia participativa é um desastre!

    Muito se fala do plano real, mas a economia está acontecendo anacronicamente sem os princípios de distinção do fundamento de uma unidade real.

    O cálculo das reivindicações da democracia participativa andam na frente do espaço total na economia. 

    Sem o ordenador simultâneo de unidade (tempo) para conservação do conjunto de cada realidade periódica, a ser programado na ordem real pela política, a inflação se torna simplesmente o imposto do cálculo de multiplos.

    O pior é que esse descontrole está acontecendo para os fins eleitorais ajudarem a banca.

  26. “resultado: estourou uma

    “resultado: estourou uma greve do Metrô e sua reação foi a mesma dos gestores federais, estaduais de todos os estados, municipais de todos os municípios que não têm como administrar a escassez de recursos: disse que a greve era política.”

    Nassif, sejamos justos. O Haddad tb está numa pindaíba orçamentária, mas eu não vi em nenhum momento ele apelando para acusar as greves dos motoristas e dos professores como “políticas”. Pelo contrário, negociou à exaustão e cedeu muito.

    E a Dilma qdo pressionado pelo MTST na invasão ao lado do Itaquerão, disse ao lado do Haddad que iria analisar a possibildiade de desapropriação da área.

     

  27. Esquecimentos
    Nassif só esqueceu de mencionar que o metrô ofereceu 8, 7 de aumento, o que representa aumento real. O que diabos a adm pública teria para negociar com os benditos comitês petistobolivarianos se o sindicato do PSTU rejeita ganho real de salário? Participação de sindicatos vagabundos já há mais do que o necessário nessa equação.

  28. “E não se venha falar em

    “E não se venha falar em bolivarismo, chavismo ou outras bobagens: o modelo a ser seguido é o da democracia norte-americana.”

    Segue o modelo participativo e de consulta da democracia norte-americana:

     

    The White House 17:56  Boletins InformativosPara: [email protected] info@mail.whitehouse.gov   

    Hi, everyone —

    This past Monday, the Environmental Protection Agency proposed national limits on carbon pollution from existing power plants for the first time.

    Since then, folks across the country — on editorial boards, in classrooms, on front porches — have been weighing in on why this is so important. And with that in mind, here’s something I want to make clear:

    We’re already experiencing the effects of climate change today — but don’t just think about this proposed rule in terms of the country we’re living in right now. Think about the one we and our children are going to be living in by 2030.

    Thanks to these limits, that country will have a 30 percent reduction in carbon pollution from the power sector. It will also have 25 percent less smog and soot, meaning children will have an estimated 150,000 fewer asthma attacks each year — and they’ll miss an estimated 180,000 fewer days of school. Americans across the board will have up to 3,300 fewer heart attacks a year.

    And now that the rule has been proposed, you can participate in the process.

    Right now, we’re accepting comments from the public about the proposed power plant rule.

    So if you’ve got something to say, you can submit a public comment here.

    And if you want to get some more details about why this is good for the environment and public health — or spread the word about why it’s a big deal — you can take a look at this infographic, and then pass it on.

    Right now, we’re in the process of developing the policies that will keep our planet clean and our kids healthy for years to come.

    You can participate in that process right now. So if you’ve got a comment, you can make it here.

    Thanks,

    Administrator Gina McCarthy
    Environmental Protection Agency

     

    Visit WhiteHouse.gov

    This email was sent to [email protected]
    Unsubscribe | Privacy Policy 
    Please do not reply to this email. Contact the White House

    The White House • 1600 Pennsylvania Ave NW • Washington, DC 20500 • 202-456-1111

     

  29. Democracia Participativa

    Concordo com a necessidade de aprofundarmos a nossa democracia para algo mais direto e com empoderamento dos representantes dos vários segmentos sociais.

    Mas se a Presidente pretende tornar decretos e discursos em ação deveria começar valorizando as representações sindicais dos funcionários públicos. Seu governo, que tanto fala em melhoria dos serviços públicos, recorrentemente desvaloriza os servidores públicos e se alia a famosa grande mídia para isso. Por enquanto, caro Nassif, a Presidente apenas aderiu ao discurso e falha fragorosamente na prática.

  30. COPA: desobediência e radicalização da democracia pelo PSOL
      Boletim do Mandato Chico Alencar – #548
    Rio, 5 de junho de 2014.Veja este email no seu navegador    

    A bola vai rolar!

    O pontapé inicial será no dia 12, quinta-feira. A Copa começa e, no Rio, diferentes movimentos, coletivos, grupos e organizações políticas estão decididos: vão estar na rua, com criatividade e cidadania ativa, afirmando uma cultura de direitos e repudiando todos os muitos absurdos que aconteceram na preparação para o evento da Fifa.

    Em campo, uma pauta de respeito, que passa pelo direito a saúde, educação, transporte, moradia, comunicação, saneamento, cultura, trabalho, segurança… Em defesa de um Maracanã público e popular, contra a criminalização dos movimentos sociais e todas as formas de opressões.

    Ficou curioso? Veja a pauta que os movimentos estão propondo e compartilhe aimagem de divulgação. E dia 12, todos lá! É muito importante darmos o recado! TODO O ABSURDO DA COPA Pra quem ainda tem dúvidas sobre os motivos de ir pra rua, o Comitê Popular da Copa dá a resposta definitiva. Nesta sexta (6), a partir de 14p0, o grupo ocupa a praça da Cinelândia e faz uma apresentação pública da edição 2014 do dossiê Megaeventos e Violações de Direitos Humanos no Rio de Janeiro. O livro documenta questões sobre moradia, mobilidade, trabalho, esporte, meio ambiente, segurança pública, informação e participação e orçamento e finanças. Chega lá e pegue um exemplar. Depois do lançamento do dossiê, o pessoal do Comitê tá propondo um “Território Livre da Fifa”, desobedecendo todas as restrições impostas pra Copa. Vai ter transmissão pirata do jogo do Brasil, pagode, cerveja e churrasquinho. A coisa vai até de noite.“Agora é tarde. Deveriam ter reclamado lá atrás!” “E o Chico, o que fez pra questionar os absurdos da Copa?” Bem, nosso mandato foi um dos mais ativos na denúncia e nas ações, desde 2007. Fizemos uma coletânea das iniciativas do Chico para você ver e lembrar. Além da atuação institucional, Chico Alencar emplacou essa semana diversos artigos sobre a Copa. Vale a leitura.Já Somos Hexa! – Publicado na Folha de S. PauloEnca-Fifa-do – Publicado em O DiaA Bola da Cidadania – Publicado no Blog do JucaFla-Flu, Gre-Nal, Ba-Vi, Come-Fogo… – Publicado no Blog do Noblat Na próxima segunda, às 18h, Chico estará no IFCS em mais um seminário de programa de governo do PSOL. O tema será “Radicalização da Democracia e Liberdades”. Compareça. 

     

  31. O momento é para coragem e

    O momento é para coragem e inovação.

    O poder público está sinucado e precisa inovar, mas será que tem coragem pra isso?

    – Não pode reprimir greves, justas ou políticas tanto faz, pelos seus princípios e métodos. Semearam ventos em suas histórias e se obrigam a colher as tempestades agora. Há que ceder nos justos reajustes salariais;

    – Não pode abandonar o povo que está pagando o pato, porque estamos pertinho das eleições e a resposta machucará. Reajuste de tarifas impensável no momento;

    – Se trair os compromissos de lucratividade com as empreiteiras e prestadoras de serviços, além de espatifar com o caixa futuro, estará comprometendo a qualidade dos serviços.

    Donde então buscar recursos para reajustes salariais? Da democracia participativa.

    É preciso coragem pra chamar a classe política pra negociar. Ou se cede nos abusivos dispendios que hoje custa ao país a nossa porca e viciada democracia representativa, ou a corda vai arrebentar no ponto mais podre: o sistema político-eleitoral. É preciso redirecionar os altíssimos gastos com partidos com deputados, acessores, mordomias, etc para melhorias nos serviços públicos, seja na forma de remuneração de funcionários ou seja no custeio de infraestruturas. É hora de uma reforma da consciência política do país. Uma revolução sem armas e sem tiros. A proposta de inovação é transformar a atual democracia representativa em VOLUNTÁRIA e desonerada. Ela, custosa como é, cópia dos puritanos norte-americanos não se deu bem aqui na terra da lei do Gerson, onde quem pode mais chora menos.

    Cadê o cabra com coragem e caráter pra isso?

    Pelas leis naturais essa mudança virá, independente da ação dos políticos. Mas aí virá com dor.

     

  32. Modelo americano X Modelo Chinês

    O Blog às vezes parece atravessar um doldrum sonolento, mas vêz por outra e graças ao gênio do amigo Nassif, temos uma chacoalhada para espantar o marasmo.

    É o caso dos Pessimistas X Otimistas e para apimentar com ou sem entusiasmos.

    Ontém reclamei, aqui mesmo, que o blog estava do lado errado da defesa da democracia, apoiando um passa moleque autoritário dado pelo PT, com o Lula dando uma “disperto”. Hoje sou surpreendido pela defesa apaixonada do Nassif por mais transparência e democracia participativa real nas decisões de gestão do governo, como um mea culpa por apoiar um golpe branco contra o Brasil, dor na consciência,,, será? mas vamos deixar o cavalo falar, Nassif escreve:

    “Nas últimas décadas, governadores tentaram se diferenciar implementando modelos modernos de gestão. Ainda há muito a avançar nessa área. Mas a próxima competição será em torno de experiências democratizantes.

    Ainda é cedo para se refletir nas eleições deste ano, mas será o ponto central de futuras eleições. E não se venha falar em bolivarismo, chavismo ou outras bobagens: o modelo a ser seguido é o da democracia norte-americana.”

    Confesso que sou leigo em econômia e assim, minha avaliação deve ser tomada com uma pitada de sal, mas a diferença apontada entre gestão chavista ou bolivariana e gestão norte-americana me escapa, por outro lado, gerir recursos escassos em benefício da população e do País não ganham eficiência com o aporte ideológico, a gestão, na minha opinião deve ser racional e hoje com os computadores de grande capacidade (HPC) aliados às poderosas ferramentas de bancos de dados, colocam nas mãos dos decisores informações e elementos sequer sonhados a muito pouco tempo atrás, com soluções para problemas complexos estupendas.

    A boa gestão, assim entendida por mim, será aquela em que o funcionário público, de posse destas análises consiga implementar o melhor para a população e o país, um processo meio automatizado e que retira destes políticos tradicionais, bairristas e personalistas, muito do seu charme, pois as decisões serão tomadas de forma muito mais técnicas, o que possibilita maior rapidez e eficiência para as mesmas, como preconizado na constituição federal.

    Onde entra então a discussão política ideologisada? Como muitos aqui acham importante, para se degladiar em discussões “dialéticas” na escolha de seus candidatos.

    Novamente, na minha opinião, no traçar das grandes linhas de atuação, onde sempre insisto que a racionalidade clássica sempre se valeu da Geometria, da Astrologia e do Tarot, nas políticas que se eternizam e dão certo.

    Infelizmente, contra o argumento do Nassif, a gestão que funciona no planeta Terra , habitado pelos humanos, não se apoia nem no modêlo chavista, nem bolivariano, nem norte-americano, mas em um universal, que leva em conta os seres humanos, suas vicissitudes e tenta de forma holística açambarcar o que de melhor a civilização produziu em harmonia e equilibrio com as Leis do Universo.

     

  33. greve!
    Vejo que e totalmente desnecesario este ato que os agentes metroviarios estao reinvidicando,na minha opniao sao todos aproveitadores e oportunistas ,ninguem ate agora falou o valor do salario e beneficios que eles ganham ,pesquisem e tirem suas proprias conclusoes!

  34. “Aos poucos essas bandeiras

    Nassif disse e é verdade: “Aos poucos essas bandeiras vão conquistando corações e mentes.”

    Abaixo Transcrição e comentário do CB. Por outros comentários, entretanto, não dá pra saber se ele é agitador ou subversivo. 

    “Trecho adaptado do 1984, de Orwell:

    – Em termos gerais, a que estais dispostos? – pergunta de O’Brien…- A qualquer coisa que formos capazes – respondeu Winston. …- Estás disposto a dar a vida?- Estou.- Estás disposto a assassinar?- Estou.- A cometer atos de sabotagem que poderão causar a morte de centenas de inocentes?- Sim.- A trair tua pátria às potências estrangeiras?- Sim …

    ***

    CB:

    Isto é um desabafo:

    “…Isto está mais com cara de terrorismo mesmo, por que estão atingindo indiscriminadamente inocentes que nada tem a ver com a “causa” deles. Vai chegar a hora em que a população revoltada vai partir é para cima dos “grevistas” em vez de tentar depredar estações, é questão de tempo ou de que surja uma sherazade qualquer que dê esta idéia.”

    ***

    Alguém aqui acompanha o que está acontecendo com a Venezuela? Minha pastora disse que  lá Não tem produção, emprego, moeda, paz nem solução. Tudo começou com as conquistas bolivarianas que a mídia está pregando.

    Agora, a ideia do mesmo tormento social está lançada no nosso país; e provavelmente se espalhará para toda América do Sul se não nos resguardarmos do inimigo invisível!

    As potências estrangeiras (o sistema econômico que domina as potências) estão semeando o flagelo como se fosse conquistas, para que o Brasil aterrorizado pela desordem se torne uma Venezuela.

    Está na hora de agradecer as conquistas recentes e não de exaltar direitos que o país, através do trabalho, ainda não teve condições de preparar lugar. 

  35. Alguém tinha de pagar a conta…

    Quando reduziram as tarifas em 2013, quase todos celebraram. Disseram ser uma vitória da sociedade. Esqyeceram-se, entretanto, que alguém teria de pagar a conta. E a hora chegou. 

     Os custos de manutenção e gastos com salários de funcionários aumentaram e muito nos últimos meses. É preciso sempre lembrar que o número de usuários aumenta a cada dia. Consequentemente, sobe o custo do Metrô.

    E como não houve o aumento da tarifa, cujos valores estão congelados há dois anos, fica díficil suportar um aumento na folha salarial nos moldes que o Sindicato quer.

    Vale lembrar que além do aumento acima da inflação, o Metrô propôs um aumento em todos os benefícios pagos aos funcionários como , por exemplo, vale-alimentação, auxílio-creche. Esse aumento nos benefícios somado ao salarial, resulta em um ganho em torno de  14%. Qual categoria nesse país, nos últimos dez anos, conseguiu de uma sentada só tamanho ganho salarial? Não conheço nenhuma.

    Deixo claro que tenho severas restrições ao governo no PSDB em São Paulo. Pelo tempo que estão no comando do Estado, poderiam já ter resolvido muitos dos problemas de transporte, educação e segurança. Nesse caso, contudo, a culpa não é da atual gestão. Os culpados são grupos oportunistas que se apropriam de sindicatos, para tentar lucrar politicamente.

    A questão que fica agora é quem irá vencer?

    Por hora, só conhecemos as vítimas: a população de São Paulo.

    1. Culpa

      “contudo, a culpa não é da atual gestão” como nao? Ele ja foi governador antes.

      Sao Paulo tem apenas cerca de 75km de metro, contra mais de 200 por ex. da Cidade do Mexico. Mas metro nao da visibilidade como um rodoanel, da mesma forma que nao tem obra de esgoto ou em margem de rio (e com isso se tem a falta de agua de agora).

      Agora uma pergunta, por que o governador nao poe por ex. PMs para dirigir os trens do metrô enquanto durasse a greve?

  36. O Sindicato dos metroviários de Sao Paulo está LIGADO a CUT-PT

     A greve dos metroviários de SP é, antes de tudo, política. Esta greve não ocorreria se o Governador de S.Paulo fosse do PT ou do PMDB ou do PP ou outro partido aliado do PT.

    1. Suas afirmações estão equivocadas..

      Suas afirmações estão equivocadas, o líder dessa greve é ligado ao (PSTU), e sim a CUT manifestou apoio, e sim, na minha opinião a greve foi política e irresponsável como mais algumas que estão aproveitando a copa. 

      Esta greve afeta tanto o Governador de SP (PSDB), quanto a Presidência (PT), então suas afirmações são equivocadas. Há de se lembrar que na Bahia à greve de polícias foi liderada por um verador do (PSDB).

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador