Revista GGN

Assine

A importância de matar o mito, por Alexis Prieto


Foto: Ricardo Stuckert/ Instituto Lula

Por Alexis Prieto

Comentário à publicação "O assalto ao poder e os Macunaímas do Supremo, por Luís Nassif"

Bastaria que o Robin Hood tivesse pegado algum dinheiro para enriquecimento próprio para que a história medieval que conhecemos fosse desacreditada, e para que muitos senhores ingleses pudessem dormir melhor nestes últimos 500 anos e os anos que virão.

Hoje, para a elite brasileira, é fundamental prender o Lula e matar o mito. Quanto menor e brega seja o delito, mais ordinário o Lula será apresentado perante a sociedade, como um batedor de carteira, um aproveitador de sobras, um catador de restos de banquetes, ou seja, delitos que o "povo" entende claramente como tais. O apartamento do Geddel na Bahia é perdoável para as elites, pois demonstra bom gosto e articulação, mas não assim aquele apartamento brega em Guarujá.

Pela cultura brasileira, o povão convive e tolera elites ricas, elegantes, articuladas e espertas, mas não perdoa ladrão de galinha dentro da sua comunidade. Assim também a “justiça”, como fez com aquela mulher que roubou um pote de manteiga em supermercado e ficou 6 meses na cadeia.

A elite avança sobre Lula como bando de meninos vândalos que, depois de aprontar e serem questionados pela professora, estes apontam o dedo justamente para o mais comportadinho da sala, aquele carinha que os envergonha, aquele “mau exemplo”, aquele que os diminui moralmente.

Lula não é o santo nem precisa ser um mito (embora parte do povo precise disso), mas, a sua presença incomoda nas urnas e nos ambientes de poder. Lula deve ser destruído para que o Aécio não “pareça” ser tão ladrão assim; para que Serra e sua filha não sejam mais incomodados; para que os juízes que compraram apartamento em Miami sejam esquecidos; para que Cunha volte aos braços da sua mulher e recuperar os “trust”; para que Temer não seja tão insignificante assim; para que os privilégios de muitos permaneçam escondidos; para que Moro possa ir a morar aos EUA e encontrar sossego; para que a Globo possa continuar mandando; para que o povo não saia para rua; para que o povo engula as reformas sem voto; para deter esta “sangria” e essa “porra”; para deixar de mentir diante as câmeras; para vender o Brasil; para voltar à “normalidade”.

Média: 4.4 (27 votos)
37 comentários

Comentários

Espaço Colaborativo de Comentários

Opções de exibição de comentários

Escolha o modo de exibição que você preferir e clique em "Salvar configurações".

sobre Lula e os arquétipos sociais

O artigo do Alexis vai ao cerne da questão: os arquétipos que sustentam psiquicamente o narcisismo e a arrogância de nossa elite e classe média há tempos imemoriais.
,
Outro dia ei fiquei perplexo ao conversar com uma pessoa de minha família, que me assombra pelo paradoxo brutal, o fato de ser civilizada, bondosa e educada com todos, profissional da área médica dedicada, que trata cada paciente particular ou oriundo do SUS com a mesma presteza, o mesmo afeto, e totalmente enferma na área política, uma mente sagaz nas outras áreas da vida, e absolutamente tosca, reacionária, fanática, reduzida, em termos políticos. Orgulha-se de morar em uma cidade média-grande do sul do país que as pesquisas apontaram ter o maior percentual de apoio à lava jato, ao impeachment de Dilma e o desejo de ver Lula, "o chefe da quadrilha" preso. Ela não o odeia, apenas acredita em tudo o que diz a grande mídia, assina a veja e assiste a Globo News religiosamente, para se informar, acha os blogueiros como Nassif, Azenha, Paulo Henrique Amorim, pessoas "desonestas intelectualmente", vendidas pelos trocados recebidos nos governos petistas. Ela organizou e ajudou a bancar a ida do Dantel Dellagnoll à cidade para uma palestra, fala disso sorrindo, mais uma fonte de orgulho.
.
Como temos um amor muito sólido sustentando nosso relacionamento há décadas, eu a visito com alguma regularidade, evitamos falar de política por pensarmos/sentirmos as questões dessa área de modo totalmente diverso. Ela acredita ainda que "um dia o mercado, livre e aberto a todos", salvará o Brasil da miséria. FHC foi o maior presidente da história do Brasil. Lula só governou bem na área econômica, por ter tido ministros "afeitos ao que FHC deixou de bom" - juros altos para controlar a inflação, etc. etc.
.
Obviamente, não há o que dialogar com um ser que acredita nessas coisas de modo RELIGIOSO, é uma fé inabalável, sua voz, seus olhos, sua expressão corporal chegam a demonstrar intensidade quando ela fala essas coisas.
.
Outro dia fiz a ela três perguntas, e as respostas me surpreenderam.
.
Primeiro, perguntei se de suas dezenas de amigos, ao menos um era simpático a Lula, ao PT, às ideologias de esquerda. Ela respondeu que alguns conhecidos sim, mas os amigos mesmo, as pessoas com quem saía, viajava, recebia em sua casa (todos de classe média alta ou ricos), nenhum. Todos comungavam das mesmas ideias.
.
Depois perguntei a ela porque lia a veja e assistia a Globo News. Sua honestidade e ingenuidade me chocaram: "Ora, leio veja e assisto a Globo news porque eles dizem exatamente o que que penso, é um modo de eu confirmar as coisas em que acredito.
(eu com vontade de chorar, pensando: "se ela não tem um amigo que pensa diferente e rejeita totalmente outras fontes de informação, vai morrer assim....)
.
E a última pergunta, porque ela tinha respeito por Serra e Aécio, corruptos contumazes, com provas concretas de corrupções pesadas, e não tinha respeito0 algum por Lula, sentia por ele um desprezo enorme, desejava-o preso mesmo sem provas concretas contra ele.
.
Foi a resposta que mais me entristeceu, porque aí sim, a máscara caiu e ela foi surpreendentemente sincera:
"Eu acho que é porque Serra e Aécio são parecidos comigo, eu consigo me ver neles, eu entendo o jeito deles, seu discurso, Lula é tosco, semi-analfabeto, deu sorte de pegar um momento bom internacional e comprou o voto dos miseráveis com Bolsa Família. Não suporto ele, ele me faz mal...."
.
E eu me calei, totalmente entristecido por ela nem perceber o tamanho da perversidade do que acolhia em si mesma, preconceitos seculares, odiosos, obscurecendo-lhe a mente, o coração, tornando-a uma esponja viva de todo o esgoto derramado sobre a sociedade pela grande mídia nos últimos anos.
.
Penso nas pessoas como ela como enfermas, talvez incuráveis, seres banhados em preconceitos, fanatismos, um narcisismo feroz (todos os que convivo carregam a mesma sensação de "vitória", de "superioridade inequívoca", por terem lutado muito para chegar onde chegaram), por fim essa mistura de desprezo pessoal e social, em relação a Lula principalmente, mas que se espraia por todo o PT, nos casos mais extremos, chegando mesmo ao NOJO, AO ÓDIO....
.
Haverá antídoto contra esse veneno? Não sei. Mas aprendi muito naquele dia, sobre quem sustenta o golpe, a direita brasileira, Moro, Janot e assemelhados, como o rebanho humano tosco e fanático da rede Globo.
.

Seu voto: Nenhum

Greve Geral dia 28/4

Brizola - aquele que mais conhecia e combatia a Globo - afirmava com frequência:

“Quando vocês tiverem dúvidas quanto a que posição tomar diante de qualquer situação, atentem… Se a Rede Globo for a favor, somos contra. Se for contra, somos a favor!”.

A infame campanha publicitária pela Globo para destruir Lula aponta o caminho que devemos seguir.

 

 

Seu voto: Nenhum

eu acredito que o sitio e o triplex foram ou são de Lula

e isso não é fator determinante pro povo (acho) deixar de votar nele. Esse "debate" todo (Leo isso, Leo aquilo, foi ou não foi) serve mesmo é pra frranjjas despolitizadas de classe média, e pra um pessoal participante do blog e/ou pros crédulos e crentes em batalhas imaginárias (cujo efeito é curtíssimo só atingindo outros crédulos, ou uma necessidade de acreditarem de tanta repetição). É infantil e é uma das amostras do quanto pecou a hierarquia de alto a baixo do PT e afins em não promover publicações acessíveis de educação pra cidadania e sobre democracia e paartidos políticos - sem doutrinação.  Não acredito numa renovação do PT, é triste. 

Seu voto: Nenhum
imagem de Maria Rita
Maria Rita

Mito é para jovens românticos

Mito é para jovens românticos  ou para tolos, de preferência os Hommer Simpson da rede globo. Quem já sabe em quem confiar. Lula será eterno, mesmo sendo mortal. E como sou uma velha romântica, Lula é minha esperança, minha confiança, minha estrela. Contradições fáceis de entender.

Seu voto: Nenhum
imagem de Fabio!
Fabio!

FHC

Mais do que Aécio ou Serra não parecerem tão ladrões quanto são. o contraste maior é com FHC.

O problema do LULA é algo bem concreto como um sitio em Atibaia e um apartamento no Guarujá. A população não faz idéia do que sejam reservas câmbiais , taxa de juros , FMI. O estrago que a política econômica de câmbio congelado e juros estratosféricos causou ao país , praticada pelo pavão da elite e queridinho dos banqueiros durante seu mandato ,daria para construir outra Petrobrás. Mas isso evaporou da memória política nacional. 

Seu voto: Nenhum (2 votos)

A importância de matar o mito

a iminente prisão de Lula exige total clareza para distinguir 3 pontos: o político Lula, o mito do Lulismo e o que Lula simboliza no processo de construção nacional.

apesar de seus erros e traições, o político Lula precisa ser determinadamente defendido da caçada implacável que a Lava Jato o submete.

porém o mito do Lulismo deve ser destruído. esta falida concepção de se tentar atender algumas poucas necessidades da maioria às custas de se render a quase todas as exigências de uma minoria. como se fosse possível através da conciliação permanente com uma plutocracia predatória, viabilizar um projeto de sucessivas mudanças pequenas e graduais, mas ainda assim sustentáveis no longo prazo. o golpe do impeachment enterra definitivamente esta vã e amarga ilusão.

o que deve ser preservado e fortalecido é aquilo que Lula simboliza: a ascensão do trabalhador brasileiro ao protagonismo social e político que lhe cabe. sem o qual o Brasil já não se viabiliza como Estado, tampouco se constrói como Nação.

o Lula político é apenas mais uma etapa neste processo, no qual se cumprirá a profecia de Getúlio Vargas: “um dia será um de vocês que estará aqui no meu lugar”.

só que Lula ainda não é esse “cara”. ainda não estávamos suficientemente amadurecidos como Povo e Nação. por isto ao invés de ser a grande liderança emancipadora, o político Lula se reduziu a um pelego conciliador.

será através deste movimento atual de luta contra o golpe que emergirá esse “cara”. e esse “cara” já não será um indivíduo, e sim um coletivo.

este é o intenso mito no qual todos agora vivemos. um mito tem que morrer, para que outro mais avançado possa nascer.

 

 

Seu voto: Nenhum (3 votos)

Fantasmas encarnados

Para quem entende de HQ:

Os canalhas que andam querem reencarnar eternamente.

Seu voto: Nenhum

 

 

No final das contas o Lula, a Dilma e o PT serão os únicos sobre

No final das contas o Lula, a Dilma e o PT serão os únicos sobreviventes da destruição da política causada pela lava jato.

Seu voto: Nenhum (7 votos)
imagem de Pedro Augusto
Pedro Augusto

O amoral

O amoral Louis

 

http://mundovelhomundonovo.blogspot.com.br/2017/04/o-amoral-louis.html

 

 

    

Seu voto: Nenhum

Esse judiciário está aí para

Esse judiciário está aí para legitmar a cleptocracia. Crime não é  o roubo. Crime é chamar ladrão de ladrão.

Agora, por outro lado, xingar nas redessociais é crime sim.

Seu voto: Nenhum (5 votos)

 

 

imagem de bonobo de oliveira, severino
bonobo de oliveira, severino

Que elite?

Vamos combinar, como diria o Paulo Moreire Leite. Vamos parar com essa estória de "elites". No Brasil não há elites. No Brasil as ZELITES se encontram na ZELOTES, nos Panama Papers, na lista do HSBC, nos arquivos das investigações do BANESTADO e outras infinitas relações de investigações abafadas e sepultadas. No Brasil existem apenas grupos abastados dominantes que que enriqueceram a custa de apropriação de dinheiro públco que estariam mais próximos da definição de associação criminosa em forma de quadrilhas. Muito longe do que se poderia chamar de elite. Como muito bem já diagnosticou o Luiz Gonzaga Belluzzo.

http://www.tijolaco.com.br/blog/belluzzo/

Seu voto: Nenhum (1 voto)

Piada pronta

Seu voto: Nenhum (9 votos)
imagem de Li de Brusque
Li de Brusque

Mas afinal. Vão mudar o

Mas afinal.

Vão mudar o discurso?

Antes Lula era o mais honesto do Brasil. Ele  mesmo alardeou isso, palavras que saíram da sua boca.

E agora ele é como todos os políticos?

Eu ainda não ouvi o Lula fazer o mea-culpa.

Pior. Lula quase foi pego no escandalo do mensalão.

Saiu ileso.

A lição ele não aprendeu. Na verdade só deu a ele a convicção que ele pode tudo, que nada vai lhe atingir.

Ao invez de lhe dar sabedoria, deu a ele a arrogancia que lhe é peculiar.

Seu voto: Nenhum (30 votos)
imagem de Franbeze
Franbeze

Não adianta chorar

Quando foi para o Lula e o PT enfrentarem o PIG, não enfrentaram. Muito pelo contrário, o PT e o Lula ajudaram a rede de esgoto de televisão (cabeça do PIG) a não quebrar. Eu não consigo entender porque o PT não aprendeu com as eleições de 1989 quando  rede de esgoto de televisão (cabeça do PIG) detonou o Lula e elegeu o Collor. 

Seu voto: Nenhum (6 votos)
imagem de Marcelo Nascimento
Marcelo Nascimento

Num pais onde os crimes

Num pais onde os crimes cometidos na ditadura foram anistiados.

Onde crimes contra escravos e indios sao relativizados.

Onde ocorre o maior genocidio contra pobres e pretos na periferia.

Onde o apartheid social existe mas nao é oficializado porque nao tem necessidade de se oficializar algo que funciona na pratica.

E ninguem se interessa, ninguem se sensibiliza, é porque a classe dominante controla muito bem. A midia e as instituicoes funcionam corretamente para a classe dominante.

O script ja foi montado. O plano esta conforme o planejado salvo pequenas distorcoes pontuais.

O Lula sera condenado. O Lula ira preso. O Lula vai morrer na cadeia.

E a historia sera escrita pelos vencedores.

A unica esperanca dos perdedores é de que haja uma convulsao social. Outro engano. Nada disso vai acontecer. Se acontecer sera reprimido fortemente. Se for reprimido, nao vai haver repercussao na midia. 

Quando a ficha vai cair de que acabou?

Seu voto: Nenhum (3 votos)
imagem de wilma
wilma

exatamente isso. O pessoal

exatamente isso. O pessoal não quer admitir que esse país se desmantelou!

Seu voto: Nenhum

A histórica bandidagem da

A histórica bandidagem da imprensa corrupta (PIG) tentando matar mitos :

Destruindo JK

4

5

6

01

2

3

7 a

7 b

10

11

9

Seu voto: Nenhum (4 votos)

Santo Deus !!!

Acompanho a política contemporânea e não tinha ideia da preseguição ao Juscelino!  Perseguição implacável assim como a que sofre hoje o Lula!  A história se repete!   E sabemos muito bem qual foi o final de Juscelino ! Temos, mais que  nunca, que dar o devido apoio ao Lula!  Tristes tempos!  E perigosos também...  

Seu voto: Nenhum (1 voto)
imagem de daniel_danielg
daniel_danielg

...completando... A CLASSE MEDIA

MUITO BOM  /// ...dando outro exemplo baseado neste OTIMO texto...

 

A elite avança sobre Lula... ..., aquele “mau exemplo”, aquele que os diminui moralmente.

A classe média que bateu panela TAMBEM. Aquele que faz gato de TV a cabo e de agua; que suborna o guarda; que NAO paga IPVA; que nao assina carteira da empregada; que paga menos q o legal ao funcionário humilde, que ao comprar/vender algo, diminui o valor...

A CLASSE MEDIA avança sobre Lula... ..., aquele “mau exemplo”, aquele que os diminui moralmente.

 

Seu voto: Nenhum (5 votos)
imagem de daniel_danielg
daniel_danielg

...completando... A CLASSE MEDIA

MUITO BOM  /// ...dando outro exemplo baseado neste OTIMO texto...

 

A elite avança sobre Lula... ..., aquele “mau exemplo”, aquele que os diminui moralmente.

A classe média que bateu panela TAMBEM. Aquele que faz gato de TV a cabo e de agua; que suborna o guarda; que NAO paga IPVA; que nao assina carteira da empregada; que paga menos q o legal ao funcionário humilde, que ao comprar/vender algo, diminui o valor...

A CLASSE MEDIA avança sobre Lula... ..., aquele “mau exemplo”, aquele que os diminui moralmente.

 

Seu voto: Nenhum (1 voto)
imagem de daniel_danielg
daniel_danielg

...completando... A CLASSE MEDIA

MUITO BOM  /// ...dando outro exemplo baseado neste OTIMO texto...

 

A elite avança sobre Lula... ..., aquele “mau exemplo”, aquele que os diminui moralmente.

A classe média que bateu panela TAMBEM. Aquele que faz gato de TV a cabo e de agua; que suborna o guarda; que NAO paga IPVA; que nao assina carteira da empregada; que paga menos q o legal ao funcionário humilde, que ao comprar/vender algo, diminui o valor...

A CLASSE MEDIA avança sobre Lula... ..., aquele “mau exemplo”, aquele que os diminui moralmente.

 

Seu voto: Nenhum (2 votos)

Mino Carta: Temos uma justiça politizada a serviço da Casa Grand

Mino Carta: Temos uma justiça politizada a serviço da Casa Grande

Publicado em 7 de mar de 2014
Em conversa com Lino Bocchini, editor do site de CartaCapital, o diretor de redação Mino Carta fala de como a justiça brasileira é politizada, do ministro Joaquim Barbosa, de dois pesos e duas medidas, e da diferença de tratamento entres os "mensalões" petista e tucano. Mino comenta ainda a falta de indignação com o que chamou de "roubalheira das privatarias".

Seu voto: Nenhum (9 votos)

 

...spin

 

 

Pobre país!!

Pobre país!!

Seu voto: Nenhum (8 votos)

Danilo Pro

imagem de Marcelo33
Marcelo33

Pobre país nada !!! A imensa

Pobre país nada !!!

A imensa maioria do povo tá a favor de tudo isso aí.

Seu voto: Nenhum (5 votos)

Então

Mais pobre ainda!

Seu voto: Nenhum (3 votos)

(Sem título)

Seu voto: Nenhum (9 votos)

"O que fazemos na vida, ecoa na ETERNIDADE!" (Máximus - Gladiador)

"Os dois mais importantes dias em sua vida são o dia em que você nasceu e o dia em que você descobrir o porquê... - M

imagem de ramao
ramao

É idiota........

Marco Antonio, idiota hoje é ser a favor de Lula, Dilma, Serra, Aécio, todos esses corruptos.

Seu voto: Nenhum (12 votos)
imagem de ramao
ramao

Que mito é esse!

Que mito é esse, Lula o pior presidente desse País. Mito da maior corrupção, maior desemprego, rescesão,dívida pública. Lula a cadeira te espera.

Seu voto: Nenhum (30 votos)

Ramao

Ou vc não tem mais solução, ou está sendo mt bem valori$ado.

Seu voto: Nenhum (4 votos)

lenita

imagem de Efe Ribeiro
Efe Ribeiro

Lula, a cadeira te espera.

Lula, até o ramão está dizendo: Volta que a cadeira te espera.

Seu voto: Nenhum (4 votos)
imagem de bonobo de oliveira, severino
bonobo de oliveira, severino

Aí, não, cumpadi.

Brigar com números e indicadores oficiais, nacionais e internacionais e registros históricos, é querer chamar a todos nós visitantes de idiotas. Volte para o treinamento e aprenda a elaborar melhor um argumento palatável para dar um mínimo de credibilidade a essa sua função mercenária.

Seu voto: Nenhum (10 votos)
imagem de ramao
ramao

É assim mesmo............................

Caro Bonobo de Oliveira, tenho um amigo que me disse: você já observou que os esquerdopatas em sua maioria são uns idiotas e, ainda defendem o Lula.

Seu voto: Nenhum (7 votos)
imagem de Marcos K
Marcos K

Sabe que já notei a mesma

Sabe que já notei a mesma coisa? Notei outra coisa também: os direitopatas são incrivelmente burros e acreditam na Globo....

Quem será que é mais idiota? Os que defendem o Lula ou os que acreditam na Globo?

Seu voto: Nenhum (2 votos)

Já cumpriu sua cota semanal,

Já cumpriu sua cota semanal, volte já para o estábulo :

Seu voto: Nenhum (11 votos)
imagem de Marcos K
Marcos K

É só Léo Pinehiro mostrar a

É só Léo Pinehiro mostrar a tal "agenda" que tudo se resolve.

Enquanto isso Lula ganha horas intermináveis de acusações no Bom Dia Brasil, Jornal Hoje e JN.  Suas afiliadas seguem obedientemente o script e só tem uma pauta: Lula. O restante da lista de Fachin, as declarações de Emílio Odebrecht e todo resto é esquecido. O esforço para destruir a imagem de Lula é monumental. Nada é poupado. Nunca vi nada parecido na história do Brasil, sequer sei se existiu tamanho esforço de descontrução na história da humanidade.

E, como era previsto, tudo acontece depois que Serginho voltou dos States e da pesquisa Vox Populli que detectou o crescimento de Lula nas intenções de voto.

É notório o fato de que a Globo, apostou alto na parada e vai fazer de tudo pra não perder o cafife. Mas tem um perigo: o de Lula ser perseguido até o ponto dos mais estúpidos se darem conta disso. Aí entra a possibilidade dele atrair a simpatia que normalmente fica do lado da vítima. Se isso ocorrer a Globo perde. 

Esqueçam o resto. A guerra é Lula x Globo. E a Globo é a última fronteira dos canalhas.

Seu voto: Nenhum (3 votos)
imagem de jose emilio guedes lages
jose emilio guedes lages

Tolerar o Lula

Para o bem da nacao, depois que a elite deste país nao tolerou Getúlo, JK,Jango, e deu no que deu, eles tem que respeitar o grande estadista LUILA.

Abaixo a rede globo e outras redes....., parte grande do judiciário, da burguesia nacional, e demais pessoas, completamente subservientes ao status quo reinante 

 

José Emílio Guedes Lages- Belo Horizonte

Seu voto: Nenhum (10 votos)
imagem de Pedro Rinck
Pedro Rinck

  Esse "povo" está parecendo

 

Esse "povo" está parecendo gado tangido pela tv globo.

Seu voto: Nenhum (6 votos)

Comentar

O conteúdo deste campo é privado e não será exibido ao público.
CAPTCHA
Esta questão é para testar se você é um visitante humano e impedir submissões automatizadas por spam.