newsletter

Assinar

A Lava Jato insiste no protagonismo político

Com o final das férias e do recesso, o governo Dilma Rousseff tem possibilidade de assumir algum protagonismo político visando superar a crise política e a econômica.

Antes terá que enfrentar a nova manobra da Lava Jato.

É um jogo de xadrez que tem de um lado um bando de amadores incrustrado no Planalto. De outro, um grupo coeso de procuradores da República e delegados da Polícia Federal, em torno da Lava Jato, atuando estrategicamente para tumultuar o ambiente político.

Não se sabe até quando irá esse jogo.

Ao primeiro sinal de qualquer iniciativa política para romper com o marasmo, explode a enésima operação da Lava Jato criando fumaça inconsequente. Agora, trazendo de volta o tal tríplex de Lula em Guarujá.

***

Não se trata apenas da operação, mas do amontoado de vazamentos, da ampliação desmedida da operação sem que os inquéritos cheguem ao fim, do rumor espalhado de mais de uma centena de parlamentares envolvidos – e não se conseguir sequer tirar do cargo o mais notório dos suspeitos, Eduardo Cunha.

O cadáver da Lava Jato continuará insepulto por muito tempo, porque de sua prorrogação depende a manutenção da visibilidade e do poder político de seus integrantes.

***

Dia desses, os dois procuradores mais notórios, Deltan Dallagnol e Carlos Fernando Lima, tentaram minimizar as ações.

Um dos procedimentos políticos consiste em incluir perguntas para os delatores sem nenhuma base factual, aparentemente sem extrair nenhuma informação relevante, meramente para alimentar as manchetes de jornais.

A explicação de Dallagnol foi a de que, no processo, só valerão as acusações consubstanciadas em provas. Fala como se a menção a figuras políticas, mesmo sem nenhuma prova, fosse uma ação neutra e não um álibi para manchetes de impacto, reportagens repletas de insinuações.

Evidente que não é. Se tem implicações políticas, significa que a Lava Jato prática proselitismo político. Ou não? Procuradores e delegados da Lava Jato recorrem a esse estratagema – de incluir nomes de adversários políticos nos interrogatórios - com objetivos nitidamente políticos.

***

A segunda acusação é quanto aos vazamentos de depoimentos sigilosos. O procurador Lima sustenta que o Ministério Público não veste essa carapuça.

Ora, a estratégia prévia da Lava Jato consistiu em vazamentos indiscriminados, conforme o diagnóstico de Sergio Moro sobre o sucesso da Operação Mãos Limpas. O poder consiste em controlar a pauta e gerar manchetes diárias. Quem vestiria, então? A Polícia Federal? O juiz Sérgio Moro?

Se não são os autores diretos, no mínimo são cúmplices desse jogo político. É óbvio.

***

Não se sabe até onde irá esse jogo de poder, que paralisa qualquer tentativa de superar o impasse político.

Mas é evidente, que esses exageros deixarão uma conta alta a ser paga futuramente pelo Ministério Público Federal, assim que o vácuo político for superado e as instituições voltarem a funcionar normalmente.

Será ruim não apenas para o MPF, mas para o país.

***

De qualquer modo, fevereiro será um mês chave. Politicamente, o governo começa a mostrar algum rumo, a tese do impeachment se esvazia. Superada a última manobra da Lava Jato, é possível que a partir de março o país comece a respirar um pouco.

Média: 3.9 (47 votos)

Recomendamos para você

148 comentários

Comentários

Espaço Colaborativo de Comentários

Protagonismo politico economico

   O texto me assustou, pois depender de um "bando de amadores", que continuam a apanhar de todos os lados há mais de 1 ano, com sua notória incapacidade de minima reação, vão em apenas 1 mês conseguir protagonizar alguma atitude, é mais que crença, mais que aposta, é Fé.

    Derrotar, ou no minimo conter, tamanha equipe estruturada e coesa, agindo como quer, sem qualquer tipo de freio, independente de contrapesos, que colocou ministros, parlamentares, membros independentes do judiciário, empresários, todos contra a parede, afinal nem o Moro e seus diletos colaboradores em varios niveis, tem idéia quando este circo terminará, com este pessoal que a Sra. Rousseff se acercou, onde todos tem plena certeza de tudo que resolvem,  a ninguem escutam, estrategica e taticamente de um primarismo ridiculo, que o "republicanismo" é a grande força deste governo, só com um "milagre" ou a entrega de todos os dedos, braços, pois os anéis já foram.

Seu voto: Nenhum (10 votos)

junior50

Opções de exibição de comentários

Escolha o modo de exibição que você preferir e clique em "Salvar configurações".
imagem de rl
rl

Protagonismos?

O recuo do recuo da suposta delação premiada do Moura poderia ser esclarecido em cinco minutos: era só pegar a gravação do depoimento e verificar o que ele realmente disse. Acontece que a gravação "desapareceu".  Alguns mal intencionados podem até pensar que o Moura não disse nada sobre o José Dirceu, mas que os justiceiros da PF e do MP inventaram as acusações no libelo para cumprirem seu sagrado dever. E agora o delator está em maus lençois,pois ou corrobora as histórias dos justiceiros ou perde as vantagens da mentira premiada. Tanto que, ao que se noticia, até seus advogados pediram demissão...

Seu voto: Nenhum (1 voto)
imagem de arkx
arkx

em busca de autor (2)

entrevista de Delfim Neto – o consultor especial de Lula que até hoje não se arrependeu de ter assinado o AI 5 – desmascara o tipo de autor que governismo lulistaestá a procura:

O que ela [Dilma} precisa fazer?

Todo mundo sabe que o sistema de aposentadoria viola as regras da aritmética. É um problema que vai ter que ser enfrentado. Em segundo, as vinculações são absurdas, incompreensíveis. Vinculação é estar num avião, ligar o piloto automático e esperar acabar a gasolina. Também não se pode manter tudo indexado ao salário mínimo. O quarto ponto é: nenhum empresa hoje sabe qual o seu passivo trabalhista. Porque a Justiça do Trabalho parte da hipótese de que todo trabalhador é hipossuficiente e todo empresário é ladrão.

http://oglobo.globo.com/brasil/delfim-netto-pt-pode-ser-contra-pt-nao-sabe-regra-de-tres-18556643

fica Dilma! não vai ter golpe! vai ter muita bordoada no lombo do trabalhador, inclusive fisicamente, que o digam os bravos secundaristas e ativistas do MPL. salve Haddad! tarifa zero não pode, só pode IPI zero!

buuummmm! e lá vamos todos nós juntos na explosão.

.

Seu voto: Nenhum

Governança24 min · Falei

Governança - 24 min · 

Falei dias atrás que o tal Blat iria entrar na caçada anti-Lula pois o figura ta por ai, li uma nota em que o advogado de Lula contesta afirmação de Lula sobre a novela do triplex

Outra: O MP tucano de SP descobriu através de uma dona de loja de material de construção que Lula pôs os pés no sítio em Atibaia, agora é que o homi vai preso...

A terra por onde Lula pisou deverá ser salgada, o ex-presidente deverá ser degolado e partes do seu corpo arrastadas pela cidades para que sirvam de lição sobre o quanto é perigoso desafiar o 1% de nababos deste pais, tipo Globo, PSDB e cia. Como ocorreu no Tribunal de Exceção (o Alçada) que degolou Tiradentes, a caçada a Lula é pelo que ele fez de bom por esse pais, e assim a novela continua, as praías por onde Lula pôs os pés também serão salpicadas de sal, mãos à obra promotores tucanos de SP Blat e Casserino e seus cães de guarda, o MPSP é o mesmo que engavetou o trensalão tucano, o apto de FHC em Paris, a fazenda de FHC em SP que o tucano pôs no nome de laranjas, enfim, mas como tucano goza de inimputabilidade penal não vem ao caso....

 

Este texto do ex-governador Tarso Genro sobre essa máfia midiático-penal é bastante ditático, boa leitura http://cartamaior.com.br/…

 Estamos vendo a construção de um Estado de Direito 'fast food'O que estamos vendo é a construção de um Estado de direito 'fast food', para adaptar a ordem política às necessidades do capital financeiroCARTAMAIOR.COM.BR|POR CARTA MAIORImpulsionar publicaçã

 

Seu voto: Nenhum

 

...spin

 

 

Qual seria o respeito que os filhos teriam aos pais...

se todos os dias vissem alguém dentro de casa agindo contra sua autoridade e estes nada fizessem para sanar esta questão?  Nenhum respeito é  a resposta.  Pois isto está acontecendo no Brasil nos últimos anos.  Dia a dia um grupo sedicioso com base na PF, MP e Imprensa,  ataca os poderes constituídos, insulta-os, e estes fingem que não é com eles.  Por que haveríamos de respeitar este poder? No dia que o governo der um basta a isto, poderá pensar em voltar a ter protagonismo, se não fizer é carta fora do baralho. 

Será preciso dizer mais alguma coisa? Bem, se é preciso eu digo: mudar o ministro da justiça e enquadrar os sediciosos dentro da lei.  Dura deve ser a lei para quem, encarregado pela sociedade de defendê-la, desrespeita-a. O dia que a Dilma gritar forte e alto: cumpra-se fielmente a lei, doa a quem doer!, aí terá o meu respeito.  Enquanto ficar neste arremedo de cumpra-se a lei doa a quem doer, desde que não doa nas costas de todos, ela não terá mais o meus respeito.  Estarei defendendo a continuidade de seu governo porque defendo a demcracia, não ela.

Seu voto: Nenhum
imagem de Severino Januário
Severino Januário

No Brasil, quem manda de

No Brasil, quem manda de verdade é um fechado grupo da elite econômico-financeira. Este grupo está acima do próprio governo Federal, e controla setores chaves da vida da nação, incluindo toda a imprensa corporativa monopolista. É este grupo que dá poder aos militantes políticos do judiciário e da polícia para fazerem o que eles têm feito. Enquanto isso acontecer, o Governo pouco ou nada poderá fazer contra estes militantes deletérios. Só para dar um exemplo, no dia em que a Rede Globo fizer uma reportagem sobre uma notícia real, porém desabonadora e desmistificadora, contra a gerência executiva desta militância, no outro dia ela se acabará.

Seu voto: Nenhum (1 voto)
imagem de Meire
Meire

Acerca do circo, que destrói o país.

"... um bando de amadores incrustrado no Planalto" até pode ser, mas...

"De outro, um grupo coeso de procuradores da República e delegados da Polícia Federal" ... o termo correto pode ser qualquer outra coisa ruim, menos procuradores da República , nem delegados da Polícia Federal.

 

“ Então Jesus respondeu:”...

Não julguem pelas aparênciasmas conforme a verdade.»   (João 7,16. 24)

 

Devidamente, julgados serão !!!

Seu voto: Nenhum
imagem de José Eduardo de Camargo
José Eduardo de Camargo

Se essa bagunça criminosa

Se essa bagunça criminosa cometida por esses supostos agentes "públicos", embora sabidamente movidos por escusos interesses políticos privados, acontecesse nos EUA seriam todos demitidos e presos sumariamente. Moro e demais comparsas certamente veriam o sol nascer quadrado... em Guantánamo! 

Seu voto: Nenhum

Lista de Compras

CLIQUE NA IMAGEM PARA MAIS TIRINHAS!

Seu voto: Nenhum (1 voto)

Essa é a maior prova de que

Essa é a maior prova de que nosso judiciário está todo comprometido.

 Foto de Josenilton Silva Vilar.Josenilton Silva V

 

Seu voto: Nenhum (2 votos)

Uma ideia ou intuição dita de modo próprio pode servir de via de acesso em direção a percepção metafísica do ser e o quanto no universo ele é capaz de constituir por si mesmo para tal transcendência existencial.

Ir ver imóvel é “alto grau de suspeita” de crime? Lula, arranjo

Ir ver imóvel é “alto grau de suspeita” de crime? Lula, arranjo um apê melhor aqui…

 

ridiculo

Fica-se sabendo, pelo Estadão, que o “alto grau de suspeita” sobre o apartamento do Guarujá pertencer a Lula e ter sido objeto de transações espúrias se deveria ao fato – se é que houve – de sua mulher, Marisa Letícia, ter visitado  o imóvel e “elogiado a vista” (que, aliás, pelo vídeo mostrado pelo jornal, é só o que presta no tal triplex, de resto bem mixuruca).

Que tenha visitado, e daí? Que tenha pedido para Lula ir ver, e daí?

Ir olhar um apartamento é “prova”?

Mesmo que pretendesse comprar, um apartamento de R$ 1 milhão ou R$ 1,5 milhão (dizer que vale, aliás, é fácil, díficil é vender) não está ao alcance de quem recebeu, por oito anos, vencimentos de mais de R$ 33 mil, em valores de hoje, como presidente da República?

Joaquim Barbosa, ter comprado um apartamento através de uma empresa de fantasia, por US$ 480 mil (R4 2 milhões, ao cambio de hoje) num condomínio de novo-rico em Miami.  é “honestíssimo”, e nunca despertou os furores do MP ou da Polícia Federal. Nem mesmo para ver como ele remeteu este dinheiro ao exterior.

A única coisa questionável em ter ido ver apartamento no Guarujá,nisso é, perdoem-me os paulistas, o bom gosto de cogitar em comprar um troço daqueles.

Se Lula quiser arranjo muito melhor e bem mais barato aqui onde moro, e a apenas 34 km do Rio, pertinho da praia de Camboinhas, de areia branca e sem poluição.  Dá pra levar o isopor no ombro, presidente, numa boa, porque a cerveja no quiosque é cara: R$ 4  a latinha.

Ainda assim, publico, em homenagem ao ridículo dos tempos em que vivemos,  a nota do Instituto Lula com os fatos.

Que, como se sabe, no Brasil do fascismo midiático, policial e judicial, não vêm ao caso.

Lula repudia tentativa
de envolvimento em Lava Jato

O  ex-presidente Lula não foi sequer citado na decisão do juiz Sérgio Moro e repudia qualquer tentativa de envolver seu nome em atos ilícitos investigados na chamada Operação Lava Jato.

Nos últimos 40 anos, nenhum líder brasileiro teve a vida particular e partidária tão vasculhada quanto Lula, e jamais encontraram acusação válida contra ele.

Lula foi preso, sim, mas pela ditadura, porque lutava pela democracia no Brasil e pelos direitos dos trabalhadores. Não será investigando um apartamento – que nem mesmo lhe pertence – que vão encontrar uma nódoa em sua vida.

Lula nunca escondeu que sua família comprou, a prestações, uma cota da Bancoop, para ter um apartamento onde hoje é o edifício Solaris. Isso foi declarado ao Fisco e é público desde 2006. Ou seja: pagou dinheiro, não recebeu dinheiro pelo imóvel.

Para ter o apartamento, de fato e de direito, seria necessário pagar a diferença entre o valor da cota e o valor do imóvel, com as modificações e acréscimos ao projeto original. A família do ex-presidente não exerceu esse direito.

Portanto, Lula não ocultou patrimônio, não recebeu favores, não fez nada ilegal. E continuará lutando em defesa do Brasil, do estado de direito e da Democracia.

http://tijolaco.com.br/blog/o-paradoxo-facista-lula-tem-de-se-defender-do-que-nao-e-acusado-mas-e/

 

Seu voto: Nenhum (2 votos)

webster franklin

É muito contorcionismo por

É muito contorcionismo por parte dos investigadores para envolver o ex-presidente Lula num "triplex" de 5ª categoria na praia do Guarujá. 

Seu voto: Nenhum (5 votos)

webster franklin

imagem de Hsv
Hsv

Qual será a próxima operação?

Qual será a próxima operação? Já foram tantos nomes que consumiram todo o alfabeto!!!

Seu voto: Nenhum (3 votos)
imagem de Hsv
Hsv

Nassif, daqui a pouco a lava

Nassif, daqui a pouco a lava jato vai investigar a festa do sobrinho do Lula, que nunca existiu, mas a Veja publicou!

Seu voto: Nenhum (4 votos)
imagem de Sergio Lamarca
Sergio Lamarca

Nassif. No passado se chamava

Nassif.

No passado se chamava 5ª coluna. Tudo para o país ficar paralizado, desgastar o governo e impedir a pretensa candidatura do Lula para 2018. Mesmo que o exploda o país.

Seu voto: Nenhum (4 votos)

 

Foto de Joao Raimundo Galdino.

 

Seu voto: Nenhum (5 votos)

Uma ideia ou intuição dita de modo próprio pode servir de via de acesso em direção a percepção metafísica do ser e o quanto no universo ele é capaz de constituir por si mesmo para tal transcendência existencial.

imagem de Alberto Conde
Alberto Conde

Não existe vazio político,

Não existe vazio político, pois alguém sempre ocupará esse espaço. Não existe protagonismo político sem espectadores. E os espectadores são a elite política, começando pela mandatária que assenta no Palácio do Planalto e seus assessores mais diletos.

Hoje sentimos falta de Liderança, pois Liderança não há no país. É por isso que a agenda é ditada pelo MP e pela PF. Isso é a máxima incompetência que poderíamos chegar; nada é pior que esse cenário que está posto. 

Hoje estamos no dia 28 de janeiro, temos 11 meses mais no ano, e o governo não fez nada. Está completamente paralisado e imobilizado. Há pouco lí que o Conselhão se reuniu para retomar as atividades após mais de 1 ano e meio. Alguém, sinceramente, espera que um grupo de 92 pessoas produza algo de concreto e que reestabeleça a confiança para o Brasil voltar a estar no radar dos investidores? Não merecemos ser refém de tanto descaso e incompetência. 

Sr. Nassif, não adianta achar que o inferno são os outros: o MP, a PF, a oposição, a mídia golpista, a direita fascista ou sei lá o quê. Quem conduziu o país a esta situação foi o partido da situação, por óbvio. E quem tem a responsabilidade e o dever de nos tirar desse cipoal é o Governo, que foi legitimamente eleito para tal.

Seu voto: Nenhum
imagem de Alberto Conde
Alberto Conde

Não existe vazio político,

Não existe vazio político, pois alguém sempre ocupará esse espaço. Não existe protagonismo político sem espectadores. E os espectadores são a elite política, começando pela mandatária que assenta no Palácio do Planalto e seus assessores mais diletos.

Hoje sentimos falta de Liderança, pois Liderança não há no país. É por isso que a agenda é ditada pelo MP e pela PF. Isso é a máxima incompetência que poderíamos chegar; nada é pior que esse cenário que está posto. 

Hoje estamos no dia 28 de janeiro, temos 11 meses mais no ano, e o governo não fez nada. Está completamente paralisado e imobilizado. Há pouco lí que o Conselhão se reuniu para retomar as atividades após mais de 1 ano e meio. Alguém, sinceramente, espera que um grupo de 92 pessoas produza algo de concreto e que reestabeleça a confiança para o Brasil voltar a estar no radar dos investidores? Não merecemos ser refém de tanto descaso e incompetência. 

Sr. Nassif, não adianta achar que o inferno são os outros: o MP, a PF, a oposição, a mídia golpista, a direita fascista ou sei lá o quê. Quem conduziu o país a esta situação foi o partido da situação, por óbvio. E quem tem a responsabilidade e o dever de nos tirar desse cipoal é o Governo, que foi legitimamente eleito para tal.

Seu voto: Nenhum
imagem de O Arauto
O Arauto

Afirmação que vai de encontro aos filósofos

Para quem considera a deposição de governantes um ato anti-democrático:

"Na realidade, a prudência recomenda que não se mudem os governos instituídos há muito tempo por motivos leves e passageiros; e, assim sendo, toda experiência tem mostrado que os homens estão mais dispostos a sofrer, enquanto os males são suportáveis, do que a se desagravar, abolindo as formas a que se acostumaram. Mas quando uma longa série de abusos e usurpações, perseguindo invariavelmente o mesmo objeto, indica o desígnio de reduzi-los ao despotismo absoluto, assistem-lhes o direito, bem como o dever, de abolir tais governos e instituir novos Guardiães para sua futura segurança."

Trecho traduzido da Declaração de Independência dos Estados Unidos da América do Norte.

Seu voto: Nenhum
imagem de Severino Januário
Severino Januário

Não é antidemocrático depor

Não é antidemocrático depor tiranos, irresponsáveis e traidores do país. Só isso.

Seu voto: Nenhum

Implantar a tradução de

Implantar a tradução de dependencia dos EUA você sabe.

Cadê o mesmo modelo econômico de independência deles?

Precisamos exercer discernimento que assegura autodeterminação.

Seu voto: Nenhum (2 votos)

Uma ideia ou intuição dita de modo próprio pode servir de via de acesso em direção a percepção metafísica do ser e o quanto no universo ele é capaz de constituir por si mesmo para tal transcendência existencial.

imagem de Diógenes Sá
Diógenes Sá

A Lava Jato insiste no protagonismo político

Para quem é profissional de qualquer área do conhecimento científico sabe das artimanhas dos profissionais para conquistar um lugar no mercado de trabalho e no Poder político público ou privado. Esta estratégia é decorrente de aprendizado realizado no ambiente universitário, antes de se tornarem profissionais, porque a ética não é matéria que reprova, sustentando uma concorrência entre os educadores que são selvagens e destoantes para a construção de um mercado de trabalho colaborativo e participativo, sem manchas éticas e morais no currículo e no comportamento dos futuros profissionais, em razão da luta fraticida por um lugar no Poder. Esta realidade fica clara quando Humberto Eco em seu romance Zero Hora afirma com base em suas experiências que: “Na universidade (na época, mas acho que ainda hoje) não são os filhos que odeiam os pais, mas os pais que odeiam os filhos”, para expressar essa concorrência fratricida e destruidora de uma sociedade futura. Hoje se ouve muito que o judiciário e o Ministério Público são os ambientes escolhidos por marginais para que possam prosperar sem grandes riscos, por se encontrarem acima da lei. Isso ficou evidente com as declarações da corregedora-geral de Justiça Eliana Calmon Alves, que foi diretora-geral da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados ministro Sálvio de Figueiredo, quando disse alto e em bom tom: "A corrupção no Judiciário é muito deletéria, muito perversa". Ela, também, denunciou os "bandidos de toga" enquanto Corregedora do CNJ e foi a 1ª mulher Ministra do STJ. O caso do procurador e ex-senador, eleito em 2002, Demóstenes Lázaro Xavier Torres, que foi Procurador-Geral do Ministério Público de Goiás, antes de ocupar o cargo de Secretário de Segurança Pública, entre 1999 a 2002, no governo de Marconi Perillo, foi marcante. Não é por acaso que as investigações e punições se multiplicam nesses órgãos. Por tudo isto, podemos supor que esses profissionais da Lava Jato estão cumprindo o seu dever, mas com o “cuidado” de robustecer seus inquéritos e acusações, mesmo a custa de suposições, para se apresentarem ao Poder vindouro de forma a conquistar um lugar de destaque no futuro. Logo, tudo é válido se não existe limites e a atuação é legalmente livre de qualquer suspeita ou restrição, para que a autonomia e independência desses profissionais possam ser exercitadas. Como o Ministério público é o órgão responsável pela aplicação da lei esta situação se torna gravíssima. Isto do ponto de vista do exercício profissional em um Estado Democrático de Direito é uma aberração, mas é real. No entanto, este caos tem algo de bom porque transformará para o bem ou para o mal o Estado Brasileiro e torna mudança institucional produz novas mudanças, coisa que a velha estrutura do Estado brasileiro, representada na ação desse Ministério Público, precisa mudar nem que seja para ficar pior do que está, mas que possibilite novas mudanças. O caso que mais me chocou no Ministério Público, que eu tinha como algo sagrado ao exercício do Poder Judiciário, se deu ao tomar conhecimento de que um promotor estava sendo quase que obrigado a se aposentar porque havia discordado da luta de seus colegas por um aumento de salário, quando segundo esse promotor já ganhavam muito bem, pois o salário de um promotor na época girava em torno de 18 mil. Enquanto isto, o salário mínimo estava em torno de R$ 400,00 (quatrocentos reais).

Seu voto: Nenhum
imagem de Diógenes Sá
Diógenes Sá

A Lava Jato insiste no protagonismo político

Para quem é profissional de qualquer área do conhecimento científico sabe das artimanhas dos profissionais para conquistar um lugar no mercado de trabalho e no Poder político público ou privado. Esta estratégia é decorrente de aprendizado realizado no ambiente universitário, antes de se tornarem profissionais, porque a ética não é matéria que reprova, sustentando uma concorrência entre os educadores que são selvagens e destoantes para a construção de um mercado de trabalho colaborativo e participativo, sem manchas éticas e morais no currículo e no comportamento dos futuros profissionais, em razão da luta fraticida por um lugar no Poder. Esta realidade fica clara quando Humberto Eco em seu romance Zero Hora afirma com base em suas experiências que: “Na universidade (na época, mas acho que ainda hoje) não são os filhos que odeiam os pais, mas os pais que odeiam os filhos”, para expressar essa concorrência fratricida e destruidora de uma sociedade futura. Hoje se ouve muito que o judiciário e o Ministério Público são os ambientes escolhidos por marginais para que possam prosperar sem grandes riscos, por se encontrarem acima da lei. Isso ficou evidente com as declarações da corregedora-geral de Justiça Eliana Calmon Alves, que foi diretora-geral da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados ministro Sálvio de Figueiredo, quando disse alto e em bom tom: "A corrupção no Judiciário é muito deletéria, muito perversa". Ela, também, denunciou os "bandidos de toga" enquanto Corregedora do CNJ e foi a 1ª mulher Ministra do STJ. O caso do procurador e ex-senador, eleito em 2002, Demóstenes Lázaro Xavier Torres, que foi Procurador-Geral do Ministério Público de Goiás, antes de ocupar o cargo de Secretário de Segurança Pública, entre 1999 a 2002, no governo de Marconi Perillo, foi marcante. Não é por acaso que as investigações e punições se multiplicam nesses órgãos. Por tudo isto, podemos supor que esses profissionais da Lava Jato estão cumprindo o seu dever, mas com o “cuidado” de robustecer seus inquéritos e acusações, mesmo a custa de suposições, para se apresentarem ao Poder vindouro de forma a conquistar um lugar de destaque no futuro. Logo, tudo é válido se não existe limites e a atuação é legalmente livre de qualquer suspeita ou restrição, para que a autonomia e independência desses profissionais possam ser exercitadas. Como o Ministério público é o órgão responsável pela aplicação da lei esta situação se torna gravíssima. Isto do ponto de vista do exercício profissional em um Estado Democrático de Direito é uma aberração, mas é real. No entanto, este caos tem algo de bom porque transformará para o bem ou para o mal o Estado Brasileiro e torna mudança institucional produz novas mudanças, coisa que a velha estrutura do Estado brasileiro, representada na ação desse Ministério Público, precisa mudar nem que seja para ficar pior do que está, mas que possibilite novas mudanças. O caso que mais me chocou no Ministério Público, que eu tinha como algo sagrado ao exercício do Poder Judiciário, se deu ao tomar conhecimento de que um promotor estava sendo quase que obrigado a se aposentar porque havia discordado da luta de seus colegas por um aumento de salário, quando segundo esse promotor já ganhavam muito bem, pois o salário de um promotor na época girava em torno de 18 mil. Enquanto isto, o salário mínimo estava em torno de R$ 400,00 (quatrocentos reais).

Seu voto: Nenhum

Parece que a Lava-jato mexeu num vespeiro

As famílias mais ricas do Brasil, com interesses concentrados na mídia, indústria, energia e comunicação foram acordadas esta manhã com a notícia que suas negociatas estariam nos computador apreendido na Mossack & Fonseca. Mais de duas centenas de advogados já foram contatados e a compra de passagens para o exterior movimentou outras dezenas de agências de viagem. Vai faltar cadeia para todo mundo. Tem laranja dando risada, sempre sobra alguma coisinha escondida nos nomes deles.

Seu voto: Nenhum (4 votos)
imagem de Severino Januário
Severino Januário

Só tarde demais o

Só tarde demais o empresariado economico brasileiro vai entender que quem puxa os cordões da Lava Jato deseja destruir também toda a burguesia nacional. Só vai sobrar quem daqui já faz parte do fechadíssimo grupo dos controladores financeiros do mundo.

Seu voto: Nenhum

Você insinua forças ocultas manipulando a Lava-Jato

Isto é muito sério.

Deveria obstar todas as investigações e se apurar a veracidade disto.

Caso isto esteja ocorrendo, o Brasil não pode aceitar tal manipulação, é questão de Estado e Soberania Nacional.

Acorda, Dilma!

Seu voto: Nenhum

Follow the money, follow the power.

Os escritórios existem, logo faturam bem

Resta encontrar quem usa os seus serviços.

É do couro que sai a correia.

E dinheiro não dá em árvore.

Logo deve ter gato na tuba.

Seu voto: Nenhum (1 voto)

Follow the money, follow the power.

Protagonismo ou Golpismo?

Boa tarde. Nassif, eu nem diria protagonismo. Protagonismo eu vejo naquele jogador que coloca a bola sob um braço e diz: —"vamos virar". No caso do Moro, da Vara de Paranauschwitsch, e dos Procuradores de Яѳla, é golpismo mesmo. Estes caras se acham e não são sequer um mínimo honestos, pois desviam suas funções em desfavor de proselitismo, recebendo dinheiro para atuar como entes políticos. Golpismo.

Seu voto: Nenhum (8 votos)

Morvan, Usuário GNU-Linux #433640. Seja Legal; seja Livre. Use GNU-Linux.

imagem de José Roberto Lisboa
José Roberto Lisboa

protagonismo

  Brasileiro como você é assim mesmo,não faz nada e quando vê alguém fazendo critica,abrace o sr Nassif e saia pro mundo.

Seu voto: Nenhum (9 votos)
imagem de Alberto Conde
Alberto Conde

Golpismo?

Golpe é o assalto que vem sendo conduzido pela elite política, às custas da esperança da população e do conformismo da esquerda.

Seu voto: Nenhum (12 votos)
imagem de Severino Januário
Severino Januário

  Se um bicho tem porte de

 

Se um bicho tem porte de jacaré, olhos de jacaré, patas de jacaré, cauda de jacaré e dentes de jacaré, é porque é jacaré. Então, a equipe do doutor Moro, antes de ser vista como uma equipe de trabalhadores da justiça, tem que ser vista e compreendida como uma equipe política a serviço de uma determinada ideologia política, trabalhando intensivamente em detrimento de outra visão política que lhe é oposta e que foi vencedora nas urnas.

Não é necessário falar que servidores públicos de uma república não devem e não podem se comportar desta maneira. Chega a ser crime, isso.

Se a equipe do doutor Moro é composta de pessoas que fizeram propaganda política para a oposição, e se não investiga nem vaza para a imprensa nada que comprometa negativamente a oposição, e se concentra esforços inauditos e até ultrapassando os limites do Estado de Direito, procurando incriminar de qualquer maneira, com qualquer grau de intensidade, o governo eleito democraticamente, sua base aliada e seus maiores líderes, compondo para tanto uma alegre dobradinha com a mídia partidária monopolista e freqüentemente mentirosa, então é porque esta equipe é uma equipe de políticos de oposição que ocupa cargos e dinheiro público para tentar impor sua vontade política a todo o país.

O combate à corrupção é apenas um pretexto para suas ações, que até podem ser positivas em alguns aspectos, mas como efeitos secundários, já que este não é seu alvo principal, tanto que a mesma operação não investiga qualquer líder oposicionista em evidência, embora sejam gritantes os indícios de corrupção destes líderes. Até quando vão fingir, eles e a imprensa monopolista, que não é isso que acontece?

Seu voto: Nenhum
imagem de Lauri Guerra
Lauri Guerra

A força-tarefa da CIA no

A força-tarefa da CIA no Paraná executa as tarefas que seus mandantes lhes dão como encargo, entre estas está a desestabilização política, a derrocada da economia e o sequestro do aparelho do estado.

Democracia e corrupção é balela que usam para enganar os incautos. Defendem apenas os interesses de potência estrangeira e seus lacaios locais.

Seu voto: Nenhum
imagem de FZ
FZ

Coordenadores dos nossos TRIBUTOS

Coordenadores de nossos Tributos, que ganham muito bem para administrar nossos impostos.

Você acha ainda que a lava jato insiste em atormentar o sono e a paz de nossos políticos de primeira linha e muito preocupados com a plebe.

Tem sim que continuar a LAVA JATO, prendendo corruptos e corruptores.

Mas no ponto de vista de alguns nossos humildes políticos foram subornados contra vontade.

O Brasil precisa mesmo de jornalista como você, parece que vive em outro mundo aonde a crise e a fome não chegou.

Um pais uqe nao tem propina, estamos em um sub Mundo mesmo com visoes igual a tua.

Seu voto: Nenhum (23 votos)
imagem de André élebê
André élebê

  Meu querido, prendendo

  Meu querido, prendendo TODOS os corruptos e corruptores ou só alguns?

  Prendendo com base em provas ou só de ouvir dizer?

  São perguntas hipotéticas, não precisa pensar em alguém específico.

Seu voto: Nenhum (10 votos)
imagem de medroso curitibano
medroso curitibano

esse conluio  cujos membros

esse conluio  cujos membros sãp alguns da pf, mpf

com toda grande mídia golpista, é o maior criador de personagens inversossímeis

 da literatura juridica brasileira de todos os tempos.....

e o primeiro operador pernicios do direito do inimigo sem um contraponto do direito garantista...

prendem sem provas, o preso fica cinco meses para depor,

perdem a gravação de que quem inocenta o preso irregularmente.

para desviar dessa enorme besteira-criminosa, entram na jurisdição de são paulo,

onde residem os supopstos envolvidos, e da bahia, sede da oas,

e não aconrtece nada...

ninguém reclama, ninguém, toma iuma atitude legal...

.

Seu voto: Nenhum (13 votos)
imagem de Jose OliveiraJ
Jose OliveiraJ

Sábias palavras

Sábias palavras ==  "Mas é evidente, que esses exageros deixarão uma conta alta a ser paga futuramente pelo Ministério Público Federal, assim que o vácuo político for superado e as instituições voltarem a funcionar normalmente." == Estas são as consequencias de todos os exageros e desmandos que simplesmente distruiram a PeTrobras e a economia brasileira. A justiça tem que prender todos, DOA a QUEM DOER (palavras do "homem mais Onesto" do universo) ==  Todos sabem que ainda faltam, algumas centenas de corruptos a serem presos.

Obs.: o Onesto foi proposital

Seu voto: Nenhum (5 votos)
imagem de Claudio brasileiro
Claudio brasileiro

Brasileiro é tolo mesmo

Vejo dezenas, centenas de comentários que parecem mais comentérios de torcedores de torcidas organizadas do que de alguém que realmente quer que isso melhore. É "coxinhas" contra "petralhas" e, tantos outros nomes que nem me lembro mais. Será que não estaria na hora de perceber que antes de serem petistas, psdbistas, e outros "istas" somos brasileiros (querendo ou não) ? 

Ao invés de ficar nesse discurso imbecil dizendo Lula fez isso mas, Dilma fez  muito pior, mas, FHC já fazia há muito tempo, que Aécio também fez um monte, que tal punir TODOS eles sem dó nem piedade até o limite da lei, sem levar em conta o partido político a qual pertence ? 

Será que não entendem que esse comportamento de torcida organizada favorece os corruptos ? Enquantos os trouxas aqui ficam discutindo que "o meu candidato roubou mas, o seu roubou também (como se o fato do adversário também ter roubado o autorizasse a roubar ou tornasse o crime mais leve)" eles ganham tempo para destruir provas, sumir com testemunhas, desaparecer com o dinheiro roubado etc . Por que ao invés de ficar discutindo quem é o "menos pior",  porque não lutamos para que TODOS os corruptos sejam punidos e todos os seus bens, inclusive de seus familiares de até 2o grau que não tenham como justificar a riqueza apresentada, sejam confiscados e impedidos de forma vitalícia de volta a política ? 

Por que não lutar para acabar com a humilhação da imunidade parlamentar (e com isso os políticos seriam julgados pela justiça comum e, não por CPIs que desde que começam se tornaram a maior pizzaria do planeta) - até onde me lembro, todos não deveriam ser iguais perante a lei  ? Porque então políticos e o judiciário gozam de foro privilegiado ?  

Por que não se preocupam em acabar com os cargos de confiação que é o mecanismo que permite ao governo (qualquer que seja ele) aparelhar todo estado ? Por que não lutar por transparência total nas contas públicas ? Todo governante fala que não tem dinheiro, quem estamos em crise, mas, vocês já repararam que nunca mostram EXATAMENTE quanto entra e quanto sai ? Alguém aqui realmente  ACHA que é possível planejar qualquer coisa sem que esse tipo de dado BÁSICO esteja extremamente claro ? Como acham que vamos evoluir tendo um sistema tributário cujo único propósito é mascarar para onde o dinheiro está indo ? 

Pensem um pouco nisso, e vejam se não haveria algo mais produtivo para vocês gastarem o tempo de vocês batendo boca do que quem tem o candidato menos sujo. 

Claudio

Seu voto: Nenhum

Claudio

Apesar de muito aplaudido, penso que vc está confundindo as coisas. Os "trouxas" do blog, são apenas pessoas que desejam falar, dar um palpite, pq não tem outro lugar, que não esse e outros blogs honestos para falar. Falam o que a grande mídia não fala. Isto aqui não é o parlamento brasileiro, meu senhor. E se o senhor participasse mais, veria que há muitos comentaristas excelentes, inteligentes e de carater e que prestam grandes colaborações. Pelo que o sr. disse, parece estar se referindo a outros blogs. Não sou advogada e muito menos do Nassif, mas defendo este blog, como um dos melhores e mais sérios que conheço. Daí o prestigio que tem.

Seu voto: Nenhum (1 voto)

lenita

imagem de Octaviano du Pin Galvão Neto
Octaviano du Pin Galvão Neto

Punam-se todos

Sua aboradgem é óbvia e coerente, mas a pergunta de US$ 1,000,000.00 é:
- Sua Excia, Juiz Sergio Moro é quem punirá A TODOS, o MPF denunciará A TODOS?
Não, claro que não e isto está bem claro, sem qualuer sombra de dúvida.

Então, como ficamos? Ficamos com os vazamentos seletivos e nos damos por satisfeitos?
Há alguma outra forma de reagir que não nos leve a um "FLA x FLU"?
Temos umdilema pela frente.

Seu voto: Nenhum (2 votos)
imagem de Carlos Martins
Carlos Martins

A Lava Jato insiste no protagonismo político

Sou petista fundador, e não quero que isto pare, até que todos os ladrões, sejam quem forem e de que partidos forem, vão para a cadeia, e acreditem, esta é a vontade de todo verdadeiro petista, afinal esta era uma de nossas principais propostas de governo, reescrever a história do Brasil, acabar com o coronelismo, dar fim nos oportunistas que mamam nas tetas de nossa nação desde 1500.

Seu voto: Nenhum (3 votos)
imagem de Marco valverde gomes
Marco valverde gomes

excelente comentário

Concordo. Parabéns pelo comentário. Parece que somos seres mais evoluídos.

Seu voto: Nenhum (2 votos)
imagem de Lili
Lili

Confesso que na imensa

Confesso que na imensa maioria das vezes apenas leio os comentários, mas não me contive em responder a essa opinião de Cláudio, até porque não é todo dia que se 'vê' alguém com essa consciência.

Extraordinário!

As pessoas ficam realmente nessa disputa de candidatos/partidos (que nesse caso não é ideológica) e esquecem o que interessa e perdem o foco, que é o futuro do país.

Espero que em 2018 tenhamos candidatos que nos deem esperanças, e não apenas o ruim e o menos pior.

 

Seu voto: Nenhum (4 votos)

Ah! Lili

Vc não está sendo nada original. Desde que me conheço por gente, esta é a eterna ladaínha. E me parece que estão cada vez mais entrando os piores candidatos, aqueles que não tem ideologia e comprometimento com o povo. Daí, as bancadas: Dos evangélicos, da bala, do agronegócio, da mídia, dos banqueiros, etc. O compromisso é somente com quem lhes paga as despesas da eleição. É o marqueting político, muito caro, por sinal.

Seu voto: Nenhum (1 voto)

lenita

Essa carapuça cabe muito bem

Essa carapuça cabe muito bem em muitos fascitinhas que se esbaldaram no post

Seu voto: Nenhum (24 votos)

 

...spin

 

 

É um jogo de xadrez, mas

É um jogo de xadrez, mas também um cabo-de-força, Nassif. Entre os investigadores e os delatores. Os primeiros tentam enfiar políticos importantes, principalmente Lula, nas perguntas, e os últimos ficam naquele rame-rame.

É claro que delatariam o Lula sem pensar duas vezes, se isso aliviasse para eles. Só que os advogados evidentemente os previniram que só as delações com provas servirão para reduzir pena.

Por isso que por mais que ambos, investigadores e investigados gostariam de colocar o Lula no rolo, até agora seu nome não consta de nenhuma delação homologada junto ao STF. Só no tal "resumão" feito ao gosto do pig.

O fato é que algo que deveria ser feito, de fundamental importância, que é acabar com o saque à Petrobrás, está sendo feito da pior maneira possível. Sendo usado no jogo do impeachment., para inviabilizar a candidatura Lula, para manter o poder de pauta do pig, o poder institucional do MP e até de grito de independência da PF.

O esquema na Petrobrás pode até estar sendo desbaratado, mas poderia ser de uma forma sem tanto custo para o país. Sem contar que o resultado é incerto, devido a tantas irregularidades processuais. Nos EUA seria tudo anulado.

E o governo omisso, tendo apenas parte da sociedade, blogs, juristas responsáveis mostrando o outro lado do "combate implacável à corrupção".

Seu voto: Nenhum (1 voto)

Juliano Santos

imagem de jasantos
jasantos

bem colocado e uma historinha.

Bem colocado!

Realmente o assunto Petrobrás poderia ter sido tratado de outra maneira e por ter sido tratado do jeito que foi é que desconfio de segundas intenções.

Uma historia pessoal: trabalhava eu numa multinacional quando um colega de informou que um gerente esta desviando dinheiro. De imediato informei meu superior (um gringo) no dia seguinte estavamos lá nós dois fazendo uma auditoria nos departamente do cara.

O que aconteceu? o ladrão se mandou no mesmo dia! Levantamos o prejuizo e a vida continuou.

E isso que deveia ter sido feito:  menos publicidade e mais ação. 

 

Seu voto: Nenhum (2 votos)

Onde eu assino?

Perfeito e irretocável.

Seu voto: Nenhum (5 votos)

"O jornal de ontem mentiu. O de hoje está mentindo. O de amanhã não será mais verossímil."

imagem de andre sousa R S
andre sousa R S

Ao pescar lulas, Moro fiscou

Ao pescar lulas, Moro fiscou tubarões. Será que vão ser jogados para debaixo do tapete tal como a Zelotes.

http://www.brasil247.com/pt/247/parana247/214963/Moro-pode-ter-pescado-tubar%C3%B5es-%E2%80%93-e-n%C3%A3o-Lula.htm

Seu voto: Nenhum (2 votos)
imagem de arkx
arkx

em busca de autor

a perspectiva macro da cena política brasileira apenas deixa ver o duelo estéril entre governismo e anti-governismo, igualados entre si pela irremediável mediocridade em responder a quaisquer das grandes questões do Brasil atual.

são protagonistas em busca de um autor, já não conseguem sequer dar conta do mísero papel a que se propuseram...

o lulismo, que anteriormente arruinou o PT, agora degenerou-se em algo ainda mais nocivo e perverso: o governismo. deste governismo não se espere protagonismo algum. sua única resposta a crise será sempre a mesma: o humilhante rastejar frente as provincianas elites brasileiras, suplicando pelo mandato.

aos governistas que tanto amaldiçoam a Lava Jato cabe indagar: não seria a Lava Jato nada mais que a inevitável conseqüência da categórica negativa do lulismo em auditar a privataria tucana?

fica Dilma! não vai ter golpe! não vai ter auditoria da dívida pública! o Bradesco vai ter aumento de 13,9% no lucro líquido. o FGTS vai ser entregue aos banqueiros. Joaquim Levy é diretor no Banco Mundial. isto sim é protagonismo!

como disse o personagem Mark Baum numa das cenas finais do filme “A Grande Aposta” (em cartaz, sob a crise de 2008): “buuummm!”.
.

Seu voto: Nenhum

Grandes questões do Brasil atual

Sabe arkx, dá até para especular que tanto o time da Dilma, como o time da oposição, com o apluso da mídia aos dois, estão dando graças a Deus que não precisam "mexer" com os grandes problemas que afligem o Brasil.

Ficam livres de mostrarem suas capacidades ou incapacidades.

E o Brasil OH!!!!!!!....

Seu voto: Nenhum (1 voto)

Follow the money, follow the power.

imagem de SERGIO VITO
SERGIO VITO

ENTÃO, QUAL A SOLUÇÃO?

O que vc sugere? Que não se investigue a corrupção neste país? Está comprovado que o governo está atolado em fraudes e desvios, bem como em propinas. Você acha que as investigações devem deixar os políticos de lado apenas porque os mais citados são do PT? São santos?

Concordo que também tem corruptos nos demais partidos, mas não acho que se não for pra pegar todos que não peguem ninguém. Tem-se que admitir que o governo atual se superou na arte da corrupção.

Achar que o Lula é inocente é muita inocência

Seu voto: Nenhum (20 votos)

Comentar

O conteúdo deste campo é privado e não será exibido ao público.