A tolice do ataque do PT a Eduardo Campos

Publicado no site oficial do PT, o ataque a Eduardo Campos é uma das tolices desse início de campanha. Levou para um sítio oficial o clima radical das redes sociais.
 
Uma das cracterísticas do PT mais exploradas pelos adversários era a agressividade dos primeiros tempos, a retórica de palanque, os dossiês vazados para a imprensa.
 
Entendia-se como parte do processo de amadurecimento.
 
Agora o partido amadureceu, cresceu, é governo e – pelos dados até agora – caminha para eleição relativamente fácil. 
 
Nos últimos anos, esse estilo guerra santa foi incorporado pelos adversários – especialmente pelos grupos de mídia. Nas últimas eleições, especialmente no julgamento da AP 470, viraram o fio, enquanto o PT mantinha-se em posição sóbria, sem ceder aos gritos de guerra da militância. E é  assim que se faz política: a militância tem direito de esbravejar, o partido não.
 
A cara da oposição passou a ser o deputado Carlos Sampaio, Roberto Freire, Demóstenes, Sérgio Guerra e outros combatentes que deslustram qualquer partido e deslegitimam qualquer posição. O PT só elevava o tom em manifestações legítimas de indignação contra o julgamento do AP 470.
 
O favoritismo de Dilma Rousseff, o fato de ter caído a ficha da oposiçao em relação ao tom de esgoto das últimas campanhas são prenúncios de uma eleição mais civilizada. As candidaturas de Eduardo Campos e Aécio Neves fortalecem essa convicção.
 
Daí a bobagem de um ataque a Campos através do site oficial do partido.
 
****
 
A Nota do PT
 
A BALADA DE EDUARDO CAMPOS
 
Por um momento, desses que enchem os incautos de certezas, o governador Eduardo Campos, de Pernambuco, achou que era, enfim, o escolhido.
 
Beneficiário singular da boa vontade dos governos do PT, de quem se colocou, desde o governo Lula, como aliado preferencial, Campos transformou sua perspectiva de poder em desespero eleitoral, no fim do ano passado. 
 
Estimulado pelos cães de guarda da mídia, decidiu que era hora de se apresentar como candidato a presidente da República – sem projeto, sem conteúdo e, agora se sabe, sem compostura política.
 
O velho Miguel Arraes, avô de Eduardo Campos, faz bem em já não estar entre nós, porque, ainda estivesse, morreria de desgosto. 
 
E não se trata sequer da questão ideológica, já que a travessia da esquerda para a direita é uma espécie de doença infantil entre certa categoria de políticos brasileiros, um sarampo do oportunismo nacional. Não é isso. 
 
Ao descartar a aliança com o PT e vender a alma à oposição em troca de uma probabilidade distante – a de ser presidente da República –, Campos rifou não apenas sua credibilidade política, mas se mostrou, antes de tudo, um tolo. 
 
Acreditou na mesma mídia que, até então, o tratava como um playboy mimado pelo “lulo-petismo”, essa expressão também infantilóide criada sob encomenda nas redações da imprensa brasileira.
 
Em meio ao entusiasmo, Campos foi levado a colocar dentro de seu ninho pernambucano o ovo da serpente chamado Marina Silva, este fenômeno da política nacional que, curiosamente, despreza a política fazendo o que de pior se faz em política: praticando o adesismo puro e simples. 
 
Vaidosa e certa, como Campos, de que é a escolhida, Marina virou uma pedra no sapato do governador de Pernambuco, do PSB e da triste mídia reacionária que em torno da dupla pensou em montar uma cidadela. 
 
Como até os tubarões de Boa Viagem sabem que o objetivo de Marina é se viabilizar como cabeça da chapa presidencial pretendia pelo PSB, é bem capaz que o governador esteja pensando com frequência na enrascada em que se meteu.
 
Eduardo Campos é o resultado de uma série de medidas que incluem a disposição de Lula em levar para Pernambuco a Refinaria Abreu e Lima, em parceria com a Venezuela, depois de uma luta de mais de 50 anos. Sem falar nas obras da transposição do Rio São Francisco e a Transnordestina. Ou do Estaleiro Atlântico Sul, fonte de empregos e prestígio que Campos usou tão bem em suas estratégias eleitorais
 
Pernambuco recebeu 30 bilhões de reais do Programa de Aceleração do Crescimento, o PAC, do qual a presidenta Dilma Rousseff foi a principal idealizadora e gestora.
 
O estado também ganhou sete escolas técnicas federais, além de cinco campi da Universidade Federal Rural construídos para melhorar a vida do estudante do interior.
 
Eduardo Campos cresceu, politicamente, graças à expansão de programas como Projovem, Samu, Bolsa Família, Luz para Todos, Enem, ProUni e Sisu. Sem falar no Pronasci, que contribuiu para a diminuição da criminalidade no estado, por muito tempo um dos mais violentos do País.
 
Campos poderia ser grato a tudo isso e, mais à frente, com maturidade e honestidade política, tornar-se o sucessor de um projeto político voltado para o coletivo, e não para o próprio umbigo.
 
Arrisca-se, agora, a ser lembrado por ter mantido entre seus quadros um secretário de Segurança Pública, Wilson Damázio, que defendeu estupradores com o argumento de que as meninas pobres do Recife, obrigadas a fazer sexo oral com marginais da Polícia Militar, assim agiam por não resistirem ao charme da farda.
 
“Quem conhece Damázio, sabe que ele não tem esses valores”, lamentou Eduardo Campos. 
 
Quem achava que conhecia o governador do PSB, ao que tudo indica, ainda vai ter muito o que lamentar.
 
 
 
 
Sugerido por ANTONIO ATEU

Leia abaixo a íntegra da nota do PSB:

Nota Oficial do PSB sobre nota publicada no perfil oficial do PT no Facebook

Sobre nota publicada no perfil oficial do Partido dos Trabalhadores (PT) no Facebook, intitulada “A Balada de Eduardo Campos”, o Partido Socialista Brasileiro (PSB) considera que:

1. Fica evidente o desespero da direção do Partido dos Trabalhadores frente à discussão democrática do PSB em ter candidato próprio à Presidência da República em 2014. Tal desespero só demonstra a força das ideias e do debate que o PSB está propondo, sendo a real alternativa para que o Brasil avance nas mudanças que o povo brasileiro clama e precisa;

2. É impossível negar os avanços que o Governo de Pernambuco obteve nos últimos sete anos, sob o comando do presidente nacional do PSB, Eduardo Campos. Alegar que o sucesso do Governo de Pernambuco deveu-se a ajuda federal é, no mínimo, ingênuo, pois tal ajuda se fez presente a todos os Estados, inclusive aqueles dirigidos pelo PT, que não tiveram a mesma capacidade de formulação de projetos, planejamento e execução que o Governador Eduardo Campos, o mais bem avaliado e aprovado do país, reeleito com a maior votação da história do seu Estado.

3. Além do ataque covarde e despolitizado ao Governador Eduardo Campos, a nota ainda usa termos chulos para tratar a ex-senadora Marina Silva, líder da Rede Sustentabilidade e filiada do PSB, uma ativista reconhecida internacionalmente pela sua defesa do desenvolvimento sustentável e figura de postura ímpar na política brasileira.

4. A nota revela que a parcela que hoje domina o PT perdeu completamente seu espírito republicano, abandonou seu norte politico e transformou-se numa seita fundamentalista que ataca qualquer um, mesmo sendo um importante ator do campo das esquerdas, que discorde em qualquer medida da atual condução política e econômica do país e das velhas práticas políticas que se assiste em Brasília;

5. O PSB manter-se-á firme na propositura de mudanças profundas na forma de se fazer política no Brasil, resgatando a dignidade dos partidos e agentes politicos, tão desgastados pela descompostura daqueles que hoje formam a aliança que dirige Brasília.

6. Por fim, o PSB clama à sociedade brasileira que rechace a forma desrespeitosa, patética e desqualificada com a qual o Partido dos Trabalhadores está tentando conduzir o debate pré-eleitoral de 2014. O Brasil merece respeito.

Beto Albuquerque
Líder do PSB na Câmara dos Deputados

A mensagem de Eduardo Campos em sua página no Facebook:

A esta altura do dia, a maior parte de vocês devem ter tido conhecimento do ataque covarde desferido contra mim. Não irei me pronunciar sobre o assunto, tudo o que é preciso dizer foi dito pelo vice-presidente do meu partido, o deputado Beto Albuquerque, na nota em anexo.

Em respeito às inúmeras pessoas que mandaram mensagens, direi apenas que sigo firme no debate de alto nível sobre o Brasil, sobre a construção de uma nova política que transforme verdadeiramente a vida das pessoas e do País.

O resto a gente ignora. Porque, enquanto os cães ladram, a nossa caravana passa. Vamos em frente, pessoal.

 

Luis Nassif

329 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. http://www.brasil247.com/pt/2

    http://www.brasil247.com/pt/247/poder/126270/Dire%C3%A7%C3%A3o-do-PT-cr%C3%ADticas-a-Campos-n%C3%A3o-refletem-posi%C3%A7%C3%A3o-do-partido.htm

     

    Reprodução:

     

    Vice-presidente da legenda, Alberto Cantalice minimizou nesta quarta-feira 8 as duras críticas contra o governador de Pernambuco publicadas ontem na página do PT no Facebook; segundo ele, o artigo foi divulgado pela equipe que administra a rede social, mas não é uma posição oficial; caso fosse, teria saído no site e seria assinada pelo presidente, Rui Falcão

     

    8 DE JANEIRO DE 2014 ÀS 15:29

     

    247 – O vice-presidente do PT, Alberto Cantalice, tentou minimizar nesta quarta-feira 8 as duras críticas publicadas ontem contra o governador de Pernambuco, Eduardo Campos, na página da legenda no Facebook.

    O texto diz que Campos, antes de deixar a base aliada do governo federal, sempre foi tratado como um “playboy mimado pelo lulo-petismo” e que o hoje pré-candidato a presidente vendeu sua alma para a oposição.

    “O artigo foi feito pela equipe do Facebook. A página (na rede social) é oficial, mas os documentos oficiais do PT saem no site do partido na internet”, disse Cantalice. Segundo ele, se fosse uma nota oficial, teria sido discutida em reunião e assinada pelo presidente nacional do partido, Rui Falcão.

    O artigo do PT, que não está assinado, gerou uma resposta também dura de Eduardo Campos. Pelo Facebook, ele disse ter sido vítima de um “ataque covarde” e que seguirá firme no “debate de alto nível sobre o Brasil”. “O resto a gente ignora. Porque, enquanto os cães ladram, a nossa caravana passa”.

    O PSB soltou uma nota, assinada pelo vice-presidente Beto Albuquerque, em resposta aos ataques do PT, acusando o partido da presidente Dilma Rousseff de ter perdido “completamente seu espírito republicano” e o “norte político”. O PT, segundo o partido de Campos, conduz o debate de “forma patética”.

     

    1. Exato, foi isso que eu

      Exato, foi isso que eu pensei.  Porque o PT atrairia atencao a Campos com um “ataque”?!?!

      QUEM EH O AUTOR?  Ninguem ta vendo que eh infiltrado?

      1. oi Ivan

        acho que os infiltrados podem ser inúmeros, maluf, calheiros, barbosa, sarney, e tantos outros que só tem voz hoje em dia, devido ao mutismo do pt.

  2. (O site oficial do PT nao tem

    (O site oficial do PT nao tem nada a respeito de Campos, Nassif!

    Alem disso, um “ataque” do PT agora so aumentaria chances do caractermente-assassinado dar impressao que tem caracter:  QUEM eh o autor?!)

  3. Trapalhão ou a serviço de terceiros

    Mencionei esta sandice em outro post.

    O partido já deveria ter oficialmente desautorizado o tal artículo do tal trapalhão (?).

    Ainda está em tempo.

  4. Nada demais

    Li o texto do PT e, honestamente, não tem nada demais. A maior parte dos petistas e simpatizantes devem concordar com o texto. Já, oficialmente, o partido é mais discreto, naturalmente.

    Não cabe aqui papel de vítima do Governador Pernamtucano!

    1. Nao, Alexis, foi um pouco

      Nao, Alexis, foi um pouco rapido demais pra um item que foi publicado ontem e teve zero repercussao.  Ta parecendo orquestracao, e pra isso alguem dentro do “site oficial” do PT no FB tem que ser um infiltrado:  nao ha outra explicacao.

  5. ataque?

    Deveria o PT feito Buda deitado, Cristãos no coliseu, apanhar? A forma civilizada da Dilma e Lula responderem aos ataques sem qualquer repercussão na mídia (tudo dominado) é o que se espera? Não reagir e não colocar os pontinhos nos iis é sinal de falta de firmeza. Lembro de um Alguém que no templo impugnou uma ferramenta qualquer para reagir. Precisa sim reagir às mentiras. 

    1. seria civilizado

      dizer que prefere a rede lodo sonegando informações ao povo do que impor uma ley dos médios??

      antes mesmo de tomar posse?? quem não se defende é o pt.

      que prefere gastar as burras com propaganda na rede lodo do que permitir a falência dos filhotes da ditadura.

      se fosse no governo brizola não passariam em brancas nuvens a sonegação, muito menos o bndes pensaria em dar empréstimo a quem tanto fez para destruir a nação brasileira.

  6. ” E é  assim que se faz

    ” E é  assim que se faz política: a militância tem direito de esbravejar, o partido não.”

    esse comentário do Nassif me faz pensar no último texto do Sakamoto. Existe um discurso de “pacificação” da política, onde manter o status quo parece ser o norte de toda ação. Longe de mim defender as invectivas eleitoreiras do PT, nisso o Nassif está bastante certo em comparar com Demóstenes, Freires e Guerras da vida. No entanto, no fundo dessa crítica vem a idéia de que existe uma maturidade política que está acima de qualquer embate ideológico sério, como se ser maduro politicamente significasse abandonar as lutas ideológicas e ceder ao puro pragmatismo. Talvez esse seja o atalho mais curto para que o PT se converta, finalmente, no espelho de seus adversários (na verdade há que ser bastante generoso com o partido para dizer que ainda não o são). Um partido que se pensa como algo tão diferente da própria militância já não é partido, é bancada de negócios. O medo da militância é o medo da democracia interna dos partidos (e não só nos partidos, diga-se de passagem, onde se esperaria a maior expressão democrática da sociedade). Se nem isso mais se espera dos partidos… desconfio que os que defendem esse tipo de postura serão os mesmos a clamar por uma intervenção “com mão firme” no primeiro momento de conflito social explícito. É como se a democracia fosse um “estágio maduro”, uma regalia das classes altas para um povo que se comporta bem.

  7. Essa “sobriedade” imputada

    Essa “sobriedade” imputada pelo Nassif ao PT nunca foi partilhada pelo Mestre Lula, que sempre teve uma retórica do tipo nós-contra-eles, a-culpa-é das-elites-que governam-esse-país-há-500-anos, os-brancos-de-olhos-azuis, etc, etc. No palanque, porque nos bastidores o Mestre Lula sempre afagou os mesmos a quem ele atacava, numa hipocrisia só. Se o Mestre Lula era hipócrita com o povão ou era hipócrita com a D. “Zelite”, esse é o mistério que caberá aos sociólogos desvendar.

    Pois bem, o Nassif vem agora reclamar da ínfima honestidade petista no tratamento dado aos adversários? Esse é o PT de luta. Esse é o PT histórico. Esse é o PT  de outrora que se escandalizava com o sistema prisional brasileiro e que tinham militantes honrados que lutavam pela dignidade da pessoa humana e não apenas pelo poder a qualquer custo. Esse é o PT que dava nome e sobrenome aos seus adversários políticos, denunciando suas falcatruas, seus desmandos, suas contradições.

    Que volte esse PT, honesto e valente.

     

    1. Já teve na história do Brasil

      Algum presidente mais achincalhado, caluniado ou difamado que o Presidente Lula? Até de estrupador ele já foi acusado, alem de dedo duro da ditadura, que ia sofrer uma surra das piores espécies de políticos que existem no Brasil alem do tradicional bêbado, cachaceiro, analfabeto, nordestino e outros adjetivos impublicáveis. Até uma revista publicou uma capa de uma foto com o Presidente Lula de costas com uma marca de pé´na bunda! E tu vem falar mal do Lula? Toma vergonha na cara, tu não suportaria um milésimo que o Lula aguentou sem partir para a estupidez!

  8. Nunca será.

    Prezados e prezadas,

    Eu concordo que os ataques são ruins, por apenas um motivo: Dão dimensão maior a quem não tem nenhuma. Ou quase nenhuma. São, deste modo, uma tática ruim, na medida que parece que edurecina incomoda.

    Não incomoda.

    Quanto as “acusações”, típicas do ambiente da facebuquistão, não são inverdades do ponto da luta política (da compreensão do adversário, ou seja, do PT).

    Edurecina cospiu no prato que comeu? Para uma boa parte dos petistas que acostumou a vê-lo pendurado em Lula e Dilma até ontem, é claro.

    Edurecina, “virou casaca”, e anda com quem até ontem acusava de sabotar o projeto de poder no qual ele ela aliado privilegiado? Óbvio.

    No debate político nacional, além das ideias (edurecina não mostrou nenhuma, senão o monocórdio refrão de “fazer melhor o que já tá feito”), o eleitor também observa os gestos pessoais dos candidatos, como se é fiel aos correligionários, se tem “palavra”, seu passado, etc.

    E trazer o debate para longe destes temas incômodos é até um direito, eu compreendo. Mas sem escândalos também, or favor.

    Trazer estas tolices para o centro do debate, ainda mais por quem já sabe (como o Senhor Nassif), que o clima beligerante é pouco controlável no feicebuquistão, é querer dar palco demais ao edurecina.

    Se ele não aguenta o tranco, pede para sair.

    Depois reclama de ser chamado de mimado.

  9. Tremenda bobagem.
    Está claro

    Tremenda bobagem.

    Está claro que não foi o PT que publicou essa mensagem “oficialmente” , se bem que, “extra-oficialmente” é isso mesmo o que todos no PT pensam.

    A bobagem que me refiro é a pouca capacidade de planejamento e raciocínio da campanha de Eduardo Campos. Ele seria um candidato fortíssimo em 2018, poderia herdar toda a influência de Lula e Dilma, até mais do que a maioria de eventuais candidatos do próprio PT. 

    Mas, a ganância foi maior, antecipou tudo e agora dispara contra Dilma e contra o PT. Ou seja, vai disputar os mesmos votos de Aécio e de todos os outros “anti-petistas” e levando tremenda desvantagem, pois os outros já estão nessa estrada há muito mais tempo.

    1. Até parece que o PT iria dar

      Até parece que o PT iria dar espaço a alguém de outro partido em uma chapa de presidência. No máximo eles deixam os caras do PC do B levar as malas quando viajam…

  10. A crítica do PT é “ataque”. As críticas ao PT são justas…

    E cadê o “ataque” para que os leitores do blog façam as suas próprias avaliações? Quer dizer então que uma crítica feita pelo PT torna-se um “ataque”, mas o PT pode ser criticado por gregos, troianos, japoneses e romanos durante 24 horas por dia, de forma ininterrupta, com mentiras oceanicas e de todos os gostos e isto não é um ataque? É realmente algo impressionante. O PT faz uma crítica política e isto vira um “ataque”…

     

    Vamos propor um projeto de lei ao Congresso Nacional para tentar resolver este impasse, não seria a melhor solução? O projeto é bem simples:

     

    Lei 4540/14

     

    Art. 1º Fica definitivamente proibido que o Partido dos Trabalhadores faça ‘ataques’ contra seus adversários políticos.

    I – Toda e qualquer crítica que o Partido dos Trabalhadores faça contra seus adversários, independente do conteúdo ou da forma, será considerada um ataque inominável e passível de punição de acordo com o Código Penal, de Processo Penal, Civil e Eleitoral.

    II – Só é lícito no país a crítica feita contra o Partido dos Trabalhadores, independente do conteúdo ou da forma.

    III – Toda e qualquer crítica ao Partido dos Trabalhadores será considerada um aperfeiçoamento do processo democrático. 

    IV- As críticas do Partido dos Trabalhadores, posto que são ataques, devem ser criticadas como sendo um grave e flagrante violação do processo democrático e dos direitos humanos.

    V – Ao Partido dos Trabalhadores é permitido apanhar durante 24 horas por dia, sem reclamar e, obviamente, sem fazer nenhum tipo de denúncias ou de ataques contra àqueles que o criticam.

    VI – Presumem-se enquanto verdadeiras e de boa-fé todas e quaisquer críticas feitas ao Partido dos Trabalhadores.

    VII – Presumem-se enquanto falsas e de má-fé todos e quaisquer ataques, bem como todo e qualquer texto ou comentário de dirigentes ou militantes do Partido dos Trabalhadores contra seus adversários.

    VIII – No Brasil ficam terminantemente proibidos os ataques feitos pelo Partido dos Trabalhadores contra seus críticos.

    IX – Os ataques do Partido dos Trabalhadores passam a ser considerados crimes inafiançáveis. 

    X – Todas e todos os que sofrerem ataques do Partido dos Trabalhadores serão automaticamente incluídos no Programa de Proteção de Vítimas.

     

    Pelo jeito o Brasil caminha para o monopólio das críticas. Somente a ‘grande mídia’ e a oposição é que podem fazer críticas. Ao PT cabe apanhar a vida inteira sem poder sequer escrever um mísero texto político de contraposição…

    1. Perfeito, Diogo.Que jogo é

      Perfeito, Diogo.

      Que jogo é esse quie só um lado fica com a bola? Que só um lado ataca?

      O PT apanha adoidado e tem que ficar quieto, então? Quieto está errado, haha?

      Demorou demais pra alguém botar os pingos nos “is” nessa campanha do Eduardo Campos.

      Outra coisa que não sei se foi intencional ou não: essa chamada que o pessoal do pt deu – e a resposta do eduardo campos – forçam sua entrada em campo, e tira do banho maria essa indefinição entre ele e marina. Se depois disso ele “ceder” a cabeça de chapa pra marina, vai ficar colado nele a pecha de que correu da raia.

      Bela jogada.

    2. Esse artigo com os dez

      Esse artigo com os dez parágrafos não foi votado ‘ainda’ no Congresso Nacional, mas já é usado largamente pela ‘justiça’ eleitoral.

      Lembra uma procuradora que pentelhou a Dilma, a Carta Capital e deixou o esgoto serrista à vontade? E a farsa da bolinha de papel? Ridícula atuação  da Globo e ficou por isso mesmo.

    3. na verdade o pt não se defende dos inimigos

      mas ataca os aliados.

      depois de se associar ao psdb em minas, querem usar isso como crítica contra o psb.

      reclamam do jb no stf como se ele não fosse uma cagada homérica do lula. em suma perderam a razão e partiram pro tudo ou nada que tanto reclamavam antigamente.

      a alternancia no poder é benéfica, o pt já mostrou que esqueceu as promessas de antigamente.

      diogo fala ai dos números da reforma agraria em comparação com o tempo de fhc!!

       

      1. .

        Quem irá falar é o povo brasileiro, em outubro de 2014. Este mesmo povo é que irá calar a boca de velhos do restelo da tua iguala, pela quarta vez consecutiva.

        1. presunção mata,

          quem disse que eu não votei no lula? quem disse que eu não votei na dilmadura???

          até lá espero que não seja para voltar ao psdb, mas quem sabe uma alternativa ao quadro atual?? que não nos levou muito longe de onde estávamos a 12 anos atrás. por um presidente que não escolha um jb ou um fucs para o stf. ou mesmo que o faça, que aguente como homem a escolha feita.

           

  11. isso só foi a escolha do

    isso só foi a escolha do alvo.  um tom provocativo não tão fora da curva. isso deu visibilidade ou melhor  deu o que o coronel queria vitimização . o coronel de bobo não tem nada. logo ele abre o saco de maldades. o aecio tá morto politicamente nessa disputa. lembrem-se o serra não desistiu oficialmente. assim  tem muito prato que vai ser cuspido. esse é o campo das eleições burguesas no final alguem assina o cheque. tenho dito. 

     

    Leia abaixo a íntegra da nota do PSB:

    Nota Oficial do PSB sobre nota publicada no perfil oficial do PT no Facebook

    Sobre nota publicada no perfil oficial do Partido dos Trabalhadores (PT) no Facebook, intitulada “A Balada de Eduardo Campos”, o Partido Socialista Brasileiro (PSB) considera que:

    1. Fica evidente o desespero da direção do Partido dos Trabalhadores frente à discussão democrática do PSB em ter candidato próprio à Presidência da República em 2014. Tal desespero só demonstra a força das ideias e do debate que o PSB está propondo, sendo a real alternativa para que o Brasil avance nas mudanças que o povo brasileiro clama e precisa;

    2. É impossível negar os avanços que o Governo de Pernambuco obteve nos últimos sete anos, sob o comando do presidente nacional do PSB, Eduardo Campos. Alegar que o sucesso do Governo de Pernambuco deveu-se a ajuda federal é, no mínimo, ingênuo, pois tal ajuda se fez presente a todos os Estados, inclusive aqueles dirigidos pelo PT, que não tiveram a mesma capacidade de formulação de projetos, planejamento e execução que o Governador Eduardo Campos, o mais bem avaliado e aprovado do país, reeleito com a maior votação da história do seu Estado.

    3. Além do ataque covarde e despolitizado ao Governador Eduardo Campos, a nota ainda usa termos chulos para tratar a ex-senadora Marina Silva, líder da Rede Sustentabilidade e filiada do PSB, uma ativista reconhecida internacionalmente pela sua defesa do desenvolvimento sustentável e figura de postura ímpar na política brasileira.

    4. A nota revela que a parcela que hoje domina o PT perdeu completamente seu espírito republicano, abandonou seu norte politico e transformou-se numa seita fundamentalista que ataca qualquer um, mesmo sendo um importante ator do campo das esquerdas, que discorde em qualquer medida da atual condução política e econômica do país e das velhas práticas políticas que se assiste em Brasília;

    5. O PSB manter-se-á firme na propositura de mudanças profundas na forma de se fazer política no Brasil, resgatando a dignidade dos partidos e agentes politicos, tão desgastados pela descompostura daqueles que hoje formam a aliança que dirige Brasília.

    6. Por fim, o PSB clama à sociedade brasileira que rechace a forma desrespeitosa, patética e desqualificada com a qual o Partido dos Trabalhadores está tentando conduzir o debate pré-eleitoral de 2014. O Brasil merece respeito.

    Beto Albuquerque
    Líder do PSB na Câmara dos Deputados

    A mensagem de Eduardo Campos em sua página no Facebook:

    A esta altura do dia, a maior parte de vocês devem ter tido conhecimento do ataque covarde desferido contra mim. Não irei me pronunciar sobre o assunto, tudo o que é preciso dizer foi dito pelo vice-presidente do meu partido, o deputado Beto Albuquerque, na nota em anexo.

    Em respeito às inúmeras pessoas que mandaram mensagens, direi apenas que sigo firme no debate de alto nível sobre o Brasil, sobre a construção de uma nova política que transforme verdadeiramente a vida das pessoas e do País.

    O resto a gente ignora. Porque, enquanto os cães ladram, a nossa caravana passa. Vamos em frente, pessoal.

    [video:http://www.youtube.com/watch?v=4m8DUarce-U%5D

  12. Pau

    Olha Nassif, mesmo não me considerando um governista padrão, não creio que o “ataque”, afora o adjetivo “playboy mimado”, tenha sido tão cruel assim… O PT também tem apanhado muito de gente que não tem moral para crítica-lo, e E. Campos vem derrubando o leite de uma tigela em que já bebeu e ajudou a mante-lo vivo na política…

    E política é assim mesmo, não está comigo e me critica, então é pau…

    Um abraço.

    1. É o contrário

      No texto que está lá no face e que não foi publicado no blog o PT não chama Edward Campriles de “playboy mimado”. O PT diz que este era o tratamento que até ontem a mídia dava a ele, e que agora que ele virou a casaca e se abraçou com a direita esse epíteto já não existe mais. Olhe o trecho:

       

      “(…) Acreditou na mesma mídia que, até então, o tratava como um playboy mimado pelo “lulo-petismo”, essa expressão também infantilóide criada sob encomenda nas redações da imprensa brasileira. (…)”

      1. Dúvida

        Diogo, eu vi o sentido da afirmação, o problema é que não me lembro de ler na grande imprensa a alcunha de “playboy mimado pelo lulo-petismo”, mesmo que “sentisse” ou “intuisse” este tratamento aqui ou ali… O que fica no episódio é a página do PT no Face chamando-o assim, ainda que “terceirizando” a paternidade do adjetivo.

        Um abraço.

  13. O PSB é o único Partido Político Brasileiro com projeto de país

    Como filiado do PSB posso garantir que o Candidato Eduardo Campos do meu partido é o único com um projeto de país hoje, capaz de dar um Rumo, um Norte e uma Estrela para o Brasil.

    E isto faz toda a diferença.

     

      1. O projeto é absolutamente

        O projeto é absolutamente factível e começa do simples e desenvolvesse pelos detalhes para o complexo e sofisticado, até atingir o estado de arte.

        Sem rumo, sem norte e sem estrela a bolsa (o valor do Brasil no mercado) depreciou este ano 15%, uma catástrofe sob qualquer ponto de vista ou análise.

        1. Vamos ver se entendi o

          Vamos ver se entendi o projeto do PSB:

          1. “Factível”

          2. “Começa do simples”

          3. “Vai para o complexo e sofisticado [seja lá o que isso for]”

          3. “Até atingir o estado da arte (sic)”.

          Pedi um projeto e não um resumo da propaganda para o novo Citroèn C4. E que diabos é “estado da arte” em projeto para o país? Se citou isso é porque sabe o que quer dizer.

          Mas no final, quase como irresistível tentatação, vem a dica: AGRADAR OS ESPECULADORES DA BOLSA.

          De concreto só mesmo entregar o país à ciranda financeira, preocupado demais com uma variação momentânea e, pior, dizendo que é a BOVESPA que mede “o valor do país”. 

          Quer dizer que daqui a duas semanas, quando a Bolsa de Valores tiver valorizado 30%, você vai elogiar Dilma e dizer que o país tá no rumo certo, valorizado prá caramba entre quem lhe interessa?
           

          1. C6

            O Citroem que gosto é o C6, um carrão.

            Eu agradar os especuladores?!?! Tá de gozação!

            Por mim eu punha os juros negativos para ontem e ficava de boa, como os USA.

          1. isso é discussão política..

            isso é discussão política Zanchetta, exatamente o que Nassif propôe com esse espaço, o Webber está defendo as ideias e o Partido dele nada mais democrático pq vc tb não entra nela com suas contirbuições?

            “A política, sem polêmica, é a arma das elites”

          2. O sr. gosta de sofrer ? Não

            O sr. gosta de sofrer ? Não vou dizer que é sádico, pois pode imaginar que eu o esteja xingando.  O que faz no blog então?

          3. Ah é?

            Asneira é se definir como um ‘entendedor’ de política e não conseguir fazer 30 votos numa eleição para vereador…

          4. Eleição

            Num município de porte médio como Santos, com o terceiro IDH do Brasil e eleita diversas vêzes a cidade com melhor qualidade de vida do Brasil , com o maior porto do hemisfério sul do planeta e os maiores projetos de investimentos privados do Brasil uma eleição para vereador nos moldes como os votos são conquistados hoje, custa muito dinheiro.

            O que importa é ser eleito, assim ter 10 votos ou 3500 e não ser eleito não faz a menor diferença, como não tive apoio que favoresse minha eleição, deixei correr a campanha sem publicidade, dai os poucos votos.

          5. .

            Mas não foi uma crítica. Muito antes pelo contrário!

             

            Aqui em Caxias do Sul a nossa candidatura para vereador chegou quase a 3.000 votos. 

             

            Mas tu tem razão, o importante é participar do processo.

          6. Parabéns

            Parabéns Diogo, 3000 votos é uma votação expressiva. Você têm razão, se temos idéias e acreditamos nelas temos de participar e as eleições são o lugar democrático para isto.

            No meu partido na penultima eleição os dois vereadores eleitos tiveram mais de 5500 votos. Se eleger, especialmente num município dominado pelo poder de fogo do PSDB é uma caixa de surpresas, na maioria das vêzes dissaborosas e caras.

          7. Asneira sua, quer dizer.

            A mesma que você escreveu quando disse que provaria que o Brasil iria pro buraco, baseado em argumentos do tarô, astrologia e geometria.

            https://jornalggn.com.br/noticia/como-os-jornaloes-conseguiram-estragar-um-natal-surpreendente#comment-181837

            Antes, próximo do pleno emprego não quer dizer nada.

            Já estamos em recessão, só que os dados não foram divulgados ainda. O desemprego não vai ser criado, só irá aumentar, bem como o risco de deflação. Na resposta ao Ruy pretendo extender meu raciocínio, que se baseia na Astrologia, no Tarot e na Geometria.

             

          8. Conhecimento

            Se você não entende de Astrologia, Tarot e Geometria é problema seu, agora me xingar é uma falta de educação da sua parte.

            Por favor, se contenha e vá estudar.

          9. Já estudei, queridinho.

            Fiz nada menos que cinco cursos de cálculo durante meu bacharelado em física, o último deles só versando sobre função exponencial e números complexos.

            E te digo: o tarô não faz o seu computador funcionar, mas a física e o cálculo fazem. A astrologia não é capaz de prever quantos anos o sol terá de vida, mas a astronomia e a cosmologia conseguem.

          10. Ninguém perguntou o que você estudou

            Aqui não se costuma perguntar o que os outros sabem, mas se contribuir para a construção de um conhecimento coletivo.

            Se você  estudou e não aprendeu nada para nos ensinar então suas contribuições serão sempre menores.

            O assunto aqui é política e não cálculo ou física. Tente outro blog no assunto, talvez você se sinta mais à vontade para gentilmente colaborar com os colegas que o lêm.

          11. Ué, você me mandou ir estudar.

            E eu só disse que já estudei. Nada mais.

            E você, de onde obteve seu “conhecimento” em ciências ocultas? As cartas emanaram o seu saber pra você? Ou você estudou na FACOLA (Faculdade de Ciências Ocultas e Letras Apagadas)?

    1. Weber

      Weber, até agora o PSB não disse pra que veio se vc puder nos mostre quais são as propostas dessa Partido seria bom para sabermos como pensam o Brasil..aqui no ES o Governo do PSB é vazio, inerte, apagado e inoperante é o exemplo que tenho para dar ..

      1. Negrito

        O negrito é porque colei a mensagem com o título do outro post e o editor do comentário não consegue tirar o negrito do primeiro parágrafo.

        1. não tem problema

          eu só comentei porque acho que você tem a razão.

          acho uma bobagem isso que o povo reclama de caixa alta ou negrito. o que vale são as ideias.

          1. “eu sigo o voto do relator”,

            “eu sigo o voto do relator”, desculpe, mas não resisti sr. Fuks, ops Frederico

  14. A crítica ao Edu e Marina

    Também nao vi nada demais na crítica ao Eduardo Campos e Marina

    .As porradas contra o governo e ao partido  nos ultimos tempos tem sido da cintura para baixo. Tanto a  oposicao como a  grande maioria da imprensa se  portam, sistematicamente, de maneira muito covarde.

    Só tem um problema, cada vez que os melindres dos candidatos da oposicao sao atingidos é  levantar a bola para esta corja, todo mundo atira contra o partido,inclusive alguns simpatizantes.

    Doravante ao criticar o Eduardo,a Marina…deve-se usar aquele antigo adágio popular-

    DEVAGAR COM OS SANTOS QUE O ANDOR É DE BARRO

     

    José Emílio Guedes Lages-Belo Horizonte

     

    1. Dilma atoloda

      E têm de radicalizar mesmo, a Dilma não teve forças para enfrentar a banca, é fraca de governo e não têm apetite para o poder, sem governo, empurrando com a barriga ela atolou a sua administração e mandou o Brasil pro brejo.

          1. ….Quanta gente por aí que

            ….Quanta gente por aí que fala, fala e não diz nada, ou quase nada…… Excelente lembrança sr. Moraes

      1. Sr. Weber, não sei se o sr.

        Sr. Weber, não sei se o sr. ficou sabendo, mas a Dilma peitou o imperialismo em estado puro quando cobriu o pré-sal com o poder público, não só controlando a produção como destinando os recursos para a emancipação nacional – educação e saúde para o povo. Por coisa da mesma natureza 2 presidentes da república foram mortos, um por suicídio e outro, derrubado, foi envenenado. Certamente o sr. gostaria que a Dilma fosse a terceira, mas talvez tenha que amargar essa decepção. Como o sr. sofre de uma doença infantil já diagnosticada antes, sugiro ir comer seu mingau de frustração e depois se recolha ao bercinho.

          1. Sr. Weber, não é “chingar”, é

            Sr. Weber, não é “chingar”, é xingar. O Sr. fugiu da escola, não é? Isso explica as suas bobagens sem fundamento…

          2. Crítica ao português são em outro blog

            Prezado, se você não têm capacidade de entender apesar do erro de português aqui, definitivamente, não é a sua prai, o pessoal têm mais jogo de cintura e capacidade de argumentação, corretor ortográfico e dicionário todos têm já instalado no computador.

            Agora se o intento era ofender ou ser chata, não entre mais aqui para comentar, afinal, ninguém gosta de gente pentelha.

        1. Excelente lembrança

          E cumpre lembrar também que tanto o PSB quanto o PSDB já deram declarações contrárias ao regime de partilha do Lula, implementado pela Dilma. Ou seja, eles querem tirar a Petrobrás da exploração do pré-sal e querem que esta riqueza seja integralmente explorada por multinacionais, sem nenhuma participação do Estado Brasileiro. 

           

          E também criticaram a PPSA (Petrosal), empresa 100% Estatal criada por Lula e Dilma para ser a operadora ÚNICA dos poços do pré-sal, além de ter poder de VETO sobre o preço da comercialização e o ritmo da produção.

           

          Por fim, é bom lembrar que os neoliberais do PSDB e do PSB também são contra a Política Nacional de Valorização do Salário Mínimo criada por Lula e mantida por Dilma Rousseff.

          1. Políticas públicas

            Este é o problema de um governo sem norte, sem rumo e sem estrela, por mais boas intenções que tenha, como aumentar o salário mínimo por exemplo, é necessário que esta política coadune com os outros departamentos da nação, senão fica uma ponta solta, um fio desencapado que provoca curtos circuitos toda hora.

            Um governo bem administrado é um que coordene estas diversas inciativas de forma unificada, onde os custos e benefícios fiquem explícitos para os que suportam os ônus e assim votem pelos sacrifícios consciêntementes.

            Não a taxação sem representação.

            O Brasil hoje é um balaio de gatos, onde quem paga não sabe o que paga e quem recebe, recebe como se tivesse herdado um direito divino para isto. 

            Costuma dar encrenca onde isto ocorre.

            O PSB vai mudar isto com seu projeto de Brasil, custos e benefícios ficarão claros e o povo vai concordar com as dificuldades se tiver no horizonte a esperança de melhoras efetivas e duradouras e não o fogo de palha do PT.

          2. hehehe

            de um lado aumenta o SM de outro não reajusta com o mesmo indíce o IR, resultado hoje quajquer um que ganhe 3 SM ou mais paga IR, quando eu era garoto no tempo do sarnento, IR era pra quem ganhava 10 SM ou mais.

          3. os indices variam

            mas a verdade é clara antes quem pagava IR era ‘rico’ hoje qualquer um que ganhe R$ 24.556,65 ao ano ou R$ 2047,00 ao mes. ou menos de 3 SM.

            de fato quem vem sustentando a arrecadação recorde são os proletários de sempre, rico tem isenção. veja o vídeo dos auditores fiscais.

            http://www.sindifisconacional.org.br/impostojusto/

  15. começou a guerra..

    alguém tinha dúvida que seria esse o tom da campanha em 2014? entendo o Nassif pedindo calma e buscando elevar o nível da disputa mas a realidade não tem sido assim..ontem mesmo respondi a um comentarista dizendo pq a Dilma não pode responder mas esse é o papel do Partido e não do Governo, por enquanto Eduardo é apenas um possível candidato de um Partido e nada mais, há que colocá-lo no seu devido lugar..Dilma deve ficar na dela tocar seu Governo e na hora da onça beber água aí sim, entrar com tudo e nem precisa muita coisa para desmantelar o adversário..quantos aqui já reclamaram da apatia dos Deputados, Senadores e Dirigentes do PT quanto às agressões que tem sofrido ao longo do tempo..infelizmente a eleição de 2014 promete ser mais violenta que a anterior essa é a dura realidade política do nosso país..achei até que a nota foi branda e a reação do Eduardo já era esperada por quem acompanha o processo político e agora é como diz o ditado: jogo é jogado e lambari é pescado..

    1. É um texto hiper brando

      É um texto político simples, não tem nada demais, muito antes pelo contrário. Tanto isto é verdade que não está tendo repercussão alguma. 

       

      No texto o PT sequer chegou a chamar Edward Campriles de Judas, Brutus, Calabar, Joaquim Silvério ou algo que o valha… Se o Coronel Esmeralda não aguenta um textinho desses, imagina na campanha. 

       

      Ou será que ele imagina que o PT ficará deitado em berço esplêndido, esperando a banda passar? A questão é que o PT tem o couro grosso de tanto apanhar, aí surge um ou outro partideco que conta com o beneplácito da mídia venal e quando sofre uma crítica qualquer, abre um berreiro e sai por aí choramingando.

      1. Pois eu já achei o culpado

        Pois eu já achei o culpado pelo rompante do Eduardo. Não sou o S. Burburinho, mas tenho certeza que foi o sr. Mino Carta. Qdo vi a capa da Carta Capital, logo após as últimas eleições, me deu um frio na espinha, honestamente. Pensei: Mas será que o governador merece tudo isto? não será mt prematuro considerá-lo o GRANDE VENCEDOR ? Portanto podem mandar prender o Mino Carta e lacrar a Carta Capital (que eu amo de paixão). Desculpé a brincadeira, mas é uma brincadeira séria, sr. Mino.

    2. Também achei a nota branda em

      Também achei a nota branda em relação aquilo que o próprio Eduardo Campos já disse e já fez. Como colocar o PSDB no governo de Pernambuco, motivo, por sinal, da nota no FB.

      Eu não sei o que esperavam, que o PT elogiasse a cara-de-pau de Eduardo Campos por trai-los e maldizer Dilma enquanto quer ser o legado bastardo do popular Lula? Foi uma nota até sincera, do tipo “se toca meu, quem avisa amigo é”.

      Chega ao ponto de dizer que se Campos não fosse traíra seria o candidato à próxima sucessão de Dilma! Coisa inédita.

  16. Eis o texto, extraído da

    Eis o texto, extraído da página do Facebook do PT:

     

    A BALADA DE EDUARDO CAMPOS

    Por um momento, desses que enchem os incautos de certezas, o governador Eduardo Campos, de Pernambuco, achou que era, enfim, o escolhido.

    Beneficiário singular da boa vontade dos governos do PT, de quem se colocou, desde o governo Lula, como aliado preferencial, Campos transformou sua perspectiva de poder em desespero eleitoral, no fim do ano passado. 

    Estimulado pelos cães de guarda da mídia, decidiu que era hora de se apresentar como candidato a presidente da República – sem projeto, sem conteúdo e, agora se sabe, sem compostura política.

    O velho Miguel Arraes, avô de Eduardo Campos, faz bem em já não estar entre nós, porque, ainda estivesse, morreria de desgosto. 

    E não se trata sequer da questão ideológica, já que a travessia da esquerda para a direita é uma espécie de doença infantil entre certa categoria de políticos brasileiros, um sarampo do oportunismo nacional. Não é isso. 

    Ao descartar a aliança com o PT e vender a alma à oposição em troca de uma probabilidade distante – a de ser presidente da República –, Campos rifou não apenas sua credibilidade política, mas se mostrou, antes de tudo, um tolo. 

    Acreditou na mesma mídia que, até então, o tratava como um playboy mimado pelo “lulo-petismo”, essa expressão também infantilóide criada sob encomenda nas redações da imprensa brasileira.

    Em meio ao entusiasmo, Campos foi levado a colocar dentro de seu ninho pernambucano o ovo da serpente chamado Marina Silva, este fenômeno da política nacional que, curiosamente, despreza a política fazendo o que de pior se faz em política: praticando o adesismo puro e simples. 

    Vaidosa e certa, como Campos, de que é a escolhida, Marina virou uma pedra no sapato do governador de Pernambuco, do PSB e da triste mídia reacionária que em torno da dupla pensou em montar uma cidadela. 

    Como até os tubarões de Boa Viagem sabem que o objetivo de Marina é se viabilizar como cabeça da chapa presidencial pretendia pelo PSB, é bem capaz que o governador esteja pensando com frequência na enrascada em que se meteu.

    Eduardo Campos é o resultado de uma série de medidas que incluem a disposição de Lula em levar para Pernambuco a Refinaria Abreu e Lima, em parceria com a Venezuela, depois de uma luta de mais de 50 anos. Sem falar nas obras da transposição do Rio São Francisco e a Transnordestina. Ou do Estaleiro Atlântico Sul, fonte de empregos e prestígio que Campos usou tão bem em suas estratégias eleitorais

    Pernambuco recebeu 30 bilhões de reais do Programa de Aceleração do Crescimento, o PAC, do qual a presidenta Dilma Rousseff foi a principal idealizadora e gestora.

    O estado também ganhou sete escolas técnicas federais, além de cinco campi da Universidade Federal Rural construídos para melhorar a vida do estudante do interior.

    Eduardo Campos cresceu, politicamente, graças à expansão de programas como Projovem, Samu, Bolsa Família, Luz para Todos, Enem, ProUni e Sisu. Sem falar no Pronasci, que contribuiu para a diminuição da criminalidade no estado, por muito tempo um dos mais violentos do País.

    Campos poderia ser grato a tudo isso e, mais à frente, com maturidade e honestidade política, tornar-se o sucessor de um projeto político voltado para o coletivo, e não para o próprio umbigo.

    Arrisca-se, agora, a ser lembrado por ter mantido entre seus quadros um secretário de Segurança Pública, Wilson Damázio, que defendeu estupradores com o argumento de que as meninas pobres do Recife, obrigadas a fazer sexo oral com marginais da Polícia Militar, assim agiam por não resistirem ao charme da farda.

    “Quem conhece Damázio, sabe que ele não tem esses valores”, lamentou Eduardo Campos. 

    Quem achava que conhecia o governador do PSB, ao que tudo indica, ainda vai ter muito o que lamentar. — com Daniel Pearl Bezerra II e outras 49 pessoas

     

    1. Nada demais

      Texto absolutamente normal. Não há nenhum “ataque”, no máximo o que há são verdades inconvenientes para o Coronel Esmeralda. Nem se compara aos textos que são produzidos em escala industrial pela mídia venal e pela oposição neoliberal fracassada contra o Partido dos Trabalhadores desde janeiro de 2003.

    2. Suprindo a lacuna

      Não considero atitude reprovável dizer, de vez em quando, algumas verdades em meio a um mar de hipocrisia que reina no meio político. Falar a verdade agora virou sinônimo de “ataque”, enquanto que agir dissimuladamente, de forma “pragmática”, visando tão somente as eleições, sem dar um pio em apoio, por exemplo, aos presos políticos em plena democracia que continuam sendo enxovalhados, passou a ser interpretado como demonstração de “maturidade”. Para mim , isso tem outro nome: COVARDIA!  

  17. Era dispensável? Era.Era

    Era dispensável? Era.
    Era desnecessário? Talvez não. O PT apanha muito sozinho com todo mundo xingando e normalmente pelo motivo errado. Um pouco de auto-dignidade não lhe fará mal e as notas do PSB-PSDB não colocam mais lenha na fogueira do que qualquer fala conjunta de Aécio-Campos faz normalmente.

    Inclusive o discurso de “seita”, “totalitário” e “anti-democrático” dos dois só convence os iniciados no anti-petismo. Mais uma vez eles não avançam. Podiam até ter usado o episódio para ficarem mais conhecidos.

    Em primeiro lugar o texto não é uma posição do partido. Foi escrito no Facebook por gente capacitada.

    A qualidade do texto e da argumentação é inegável. Principalmente se comparado a qualquer outro da oposição (fora os assinados por FHC).

    Ele tem um contexto claro, não é gratuito: Eduardo Campos trouxe para dentro de sua “nova política” o PSDB em Pernambuco. Um movimento que não é simplório e nem gratuito. O PSB queimou a prinicipal ponte com o PT e de quebra mostrou que não tem nada de novo.

    Achei desnecessário a menção à Marina no texto. Ficou solto. Se há algo para se falar dela no episódio é que não parece disposta a vender-se ao PSDB na esperança de enfraquecer Dilma, como Eduardo Campos fez.

    O texto chama Eduardo Campos de “tolo”. A parte que fala sobre playboy e outras ofensas são citações da imprensa, apesar do Estadão mais uma vez distorcer os fatos logo na manchete.

    Esse texto do Facebook do PT é um ponto fora da curva. Não creio que se repita e até deve servir para regular para melhor o patamar do debate.

    1. O acordo BofA- Merryl Linch

      O PT é o mesmo do plebiscito do Lula, que fraudou a democracia e entregou o Brasil à banca. A Dilma fêz um jogo de cena, mas está atolada até o pescoço com a “coalizão para governar”.

      O novo do PSB é colocar ordem na casa, administrar e estancar a sangria sem fim dos juros pornográficos que pagamos por uma dívida fajuta e impagável.

      Quer enganar quem com esta conversinha?

      1. SQN

        Os juros hoje estão no menor patamar desde que Dilma Rousseff assumiu em janeiro de 2011.

         

        O PSDB entregou a taxa de juros em 25% ao ano em 2003.

         

        O PSB escolheu casar de papel passado com o PSDB. Se tem alguém hoje em dia que representa a banca e o setor financeiro é a trinca Aécio Neves, Eduardo Campos e Marina Silva.

          1. Troll, ora o troll!

            Eu trollando? Olha quantos comentários tem seus… Vá se instruir e não nos faça perder tempo

          2. Não descontextualize o que escrevo

            Isto se chama desonestidade intelectual, é o pior que você pode fazer em uma discussão.

          3. Eu lhe fiz uma pergunta,

            Eu lhe fiz uma pergunta, dentro do assunto e o sr. nem se dignou a responder. Vou dormir sem saber, se bem que tive uma resposta mt inteligente de Zorastro.

      2. Fraudou a democracia?

        Fraudou a democracia? Entregou o Brasil à banca? Juros pornográficos? – Você deve estar confuso porque os tucanos estão em Pernambuco e o PSB quer ser vice em São Paulo?

        Concordo com a “atolada com a coalizão para governar” – e mais atolada ainda porque o PSB saiu dessa coalizão.

        Parece que o PSB ficou tanto tempo na base governista que tem dificuldade em acertar o foco do discurso. Continuam falando mal do PSDB.

        1. 15% de perda de valor do Brasil no mercado

          Você deve viver em outro planeta, aqui, 15% de perda de valor das empresas brasileiras na bolsa é uma tragédia de grandes proporções, seja a métrica que você quiser para medir isto.

          A Dilma não governa, seu governo não têm norte, não têm rumo e não têm estrela.

          Falta um projeto para o Brasil, o PT só quer o poder pelo poder.

          1. o pt reclama da imprensa

            mas a dilma diz que prefere a imprensa mentirosa e financia a rede lodo com a propaganda oficial!! sai dessa diogo

            reclama do jb mas foi responsável por virar ministro do stf.

          2. Barbaridade

            Salvador Allende nomeou Augusto Pinochet. Pelo raciocínio mágico do nobre missivista, a culpa pelo golpe de estado ocorrido no Chile em 1973 não é dos golpistas brucutus, mas sim de Salvador Allende! Essa é de amargar.

          3. não me meto na política do chile

            mas quem pariu o jb que aguente, quem escolheu como parceria o bob jeferson, que aguente.

            não venham reclamar do leite derramado ou qualquer desvio cometido.

            quem pariu alice…

            quiseram escolher um negro para ser o primeiro do stf, nem olharam o tal perfil psicológico do capitão do mato. quer maior demonstração de burrice??

             

          4. concordo de novo. 
            Acho que

            concordo de novo. 

            Acho que AW deve ter tomado alguma coisa estragada no reveillon.

          5. Vigilância sanitária

            O prezado trabalha na vigilância sanitária? Se não, vai procurar sua turma.

          6. Alexandre, você anda lendo

            Alexandre, você anda lendo muito a Veja e o Satenberg. A volatividade momentânea da Bolsa só prejudica o investidor que apostou na alta e foi surpreendido com a baixa. Para quem fez o contrário e para o páis pouco importa. 

            A Petrobrás, maior negócio da Bolsa, está investindo. Isso quer dizer que o acionista não pode esperar lucro grande no curto prazo, o investimento tem que amortizar e começar a produzir e isso pode levar de 5 anos a duas décadas.

            Logo, as ações da Petrobrás, agora, valerão pouco. 

            O que isso diz sobre “o valor do país caiu 15%”? Diz que você também não entende nada de Mercado Financeiro. Para a Bolsa dar o lucro que você pede a Petrobrás tem que parar de investir, vender o que tem e dar o dinheiro arrecadado aos acionistas. O PAÍS QUE SE FODA. 

            Ao fazer isso a Bovespa vai decolar igual avião e o povo fica na merda, como na época de FHC. Esse PSdB…

          7. Uma questão

            Você costuma ler as besteiras que escreve? Não é por nada não, mas perdes um tempo danado para não dizer nada que valha a pena ser lido e discutido.

            Procure um assunto do seu gosto e tente contribuir para o conhecimento coletivo aqui do blog. 

            Ficar patrulhando como um sabujo pulguento não lhe socorre e constroi a minha fama, que parece ser o oposto do que você deseja, afinal de uma forma ou de outra você me traz audiência e como não tens nada a contribuir, pelo menos até agora não vi ninguém responder uma mensagem sua, fica com uma imagem negativa.

        1. Concordo.
          O ovo da

          Concordo.

          O ovo da serpente(muito boa definição) já fez umas declarações que ela aprendeu com o André Lara Resende, além de ser patrocinada pelo banco ITAU.

          Alguém acredita que o dudu e a bláblá vão baixar os juros? Que valorizarão o pleno emprego? Que lutarão pelo desenvolvimento do país? Que farão qualquer coisa que contrarie a banca? Que se rebelarão contra os objetivos empresariais da mídia venal que agora tenta viabilizá-los como candidatos?

          Como já escrevi várias vezes aqui, a pior candidata é a Marina. Somente tolos acreditam nesta farsante.

          A ruindade dela já contaminou o dudu, aquele que acha que é mais do que realmente é.

          Os dois morrerão abraçados junto com a mídia golpista.

          E isto será muito bom para o Brasil.

           

          1. Compromisso com o povo para valer

            O futuro presidente do Brasil terá de fazer um compromisso para valer com o povo brasileiro, senão não governa, a derrota da Dilma será a senha.

        2. Projeto de País

          Sem um projeto sério, crível e factível a Dilma ganharia por inércia, não vai acontecer, pois corações e mentes estão se esclarecendo numa velocidade surpreendente no Brasil e este discursinho meia boca do PT não dá mais para o gasto.

          O texto do face é a prova cabal disto, ninguém chuta cachorro morto, já sentiram que não têm estofo para competir na qualidade de administração por isto partiram para a baixaria.

  18. TOLICE NADA!O PT covardão

    TOLICE NADA!O PT covardão sempre calado comomulher de malandro!tem mais é que revidar …um soco vale por mil palavras!

  19. Alto  lá Nassif,não venha com

    Alto  lá Nassif,não venha com essa de santificar Eduardo.O que Eduardo tem feito,principalmente depois desse casamento  com Marina a não ser,de forma deselegante,bater duro em Dilma?De forma pouco seria,poupa Lula,cacete em Dilma.Ate outro dia,era da base do governo.Ora,o partido apanha como um condenado dessa mídia sem nenhum escrúpulos,aliás apanha de todo mundo,do Supremo,da Procuradoria,do Tribunal de Contas.O PT e a própria Geni.Ate o próprio Lula se portou de forma discretissima ao longo do julgamento do tal mensalão.Dilma,por força do cargo vá lá.Outro detalhe,Eduardo tem batido no governo e em Dilma particularmente, a mando de Marina(richa antiga e pessoal com Dilma)o que o torna ainda mais indigno.Quando o PT repele os ataques,lá vem a cantilena que e tolice,Eduardo se portou e se porta da forma mais calhorda que um ex aliado político pode se portar.Nem Aecio,apesar de toda mediocridade,se porta como Eduardo.Tornou-se uma figura política desfigurada,pau mandado de Marina.Discordo de você Nassif,em gênero,número e grau.Vocacao para cristo,nunca.

  20. O PSB e a vocação para candidatos-vítima.

    Prezados e prezadas.

    O PSB sempre casminhou como parceiro privilegiado do PT, ao lado do PC do B. 

    É fato que nenhuma relação política é linear, ou se manifesta de uma forma constante. Sem dúvidas o PT, sempre a força hegemônica nesta aliança, deve ter incompreendido certas necessidades de seus parceiros, e ferido muitas suscetibilidades. Esta convivência nunca é fácil.

    Mas aos trancos e barrancos, com oscilações mais fortes aqui e ali, este arco manteve-se coeso na maioria das vezes.

    Outras poucas, houve dissensos, mas que nunca significaram rompimentos irreversíveis, como a História mostra.

    Nunca ficou escondido de ninguém mais atento, que o PC do B nunca teve o ímpeto de construir um campo político autônomo, o que seria legítimo.

    Por outro lado, dentro desta perspectiva de legitimidade, o PSB sempre mostrou que desejava algo mais.

    Por isto, em outra oportunidade, o PSB embarcou em aventura personalista, e por coincidência, movido por jovem governador, que desfrutava de popularidade em seu estado, e que também, como ficou claro agora pelo “beicinho” de Vossa Excelência pernambucana, sempre foi inclinado ao papel de vítima.

    Quem não se lembra da ridícula greve de fome feita pelo ex-governador Garotinho quando pego em situação adversa no trato da coisa pública?

    Pois é.

    Vamos a um paralelo entre os dois. Há incríveis coincidências.

    Em 1998, já de olho em um amplo arco de alianças nacionais, partindo de estados e das grandes cidades, o PT costurou com o então candidato ao governo do Rio, Anthony Garotinho, um aliança que colocou Benedita da Silva na chapa, como vice.

    Nascia ali uma intensa interlocução entre Lula e Garotinho, sempre mediada pro Zé Dirceu, que resultou, entre outras coisas, na anulação do resultado das prévias partidárias que indicava chapa própria, senão me engano, do Wladimir Palmeira (o homem da passeata dos cem mil).

    É verdade que não houve trato administrativo entre Lula e Garotinho, porque Lula perdeu 1998. Logo depois, já em 2002, quando se esperava o apoio do governador a campanha petista (que sairia vitoriosa), este enxergou a chance de se projetar nacionalmente, apostou na derrota do PT e sua desintegração, ocupando o lugar de antagonista ao PSDB.

    Resultado? Garotinho rompeu unilateralmente a aliança no Estado do RJ com o PT e correu pelo PSB, e chegou a 15 milhões de votos, não sem antes eleger sua esposa, Rosinha, em 1ºturno, como governadora do Rio.

    Ressalte-se: Rosinha concorreu contra Benedita, já ex-deputada, senadora, com longa biografia, enquanto a Srª Garotinho NUNCA tinha passado da “copa” do palácio das Laranjeiras, que me perdoem as feministas. 

    Um autêntico poste.

    A popularidade de Garotinho quando concorreu em 2002 era algo acima de 80%, com um agravante: não mantinha relações estreitas com a União, não havia recursos e o país estava quebrado.

    O Estado só conseguiu dinheiro para tocar a administração empenhando a receita futura dos royalties do petróleo (este é um dos argumentos para a arguição da lei que muda a partilha destes recursos).

    Ou seja, nem de longe tinha a situação favorável do Edurecina em PE.

    Último detalhe: foi atacado durante todo o governo pelas organizações globo.

    Naquela eleição presidencial, o PSB ficou sozinho com Garotinho.

     

    Agora em 2014, outro governador corre pelo PSB.

    Igualmente popular em sua base, que é verdade, não repercute tanto quanto o RJ, também ajudado por Lula, e que também o traiu, quer se firmar como força política alternativa, apostando no desgaste do PT.

    As diferenças são muitas: o governador pernambucano é o novo queridinho da mídia (e até de alguns blogs mais à esquerda, quem diria), conta com um arco de alianças conservadoras em nível nacional, e está no último mandato.

    Mas o fato que os une (além da mania de perseguição) é terem tentado acelerar a História, e desprezado o ritmo necessário para a maturação de projetos desta magnitude.

    Seria correto dizer que não é o candidato que escolhe ser presidente, embora este desejo seja fundamental. É como se a presidência dissesse: “sim, agora sim”.

    Bom, depois de tantas peripécias, o ex-governador do Rio é hoje apenas sombra das quimeras que alimentou para si. Flerta com um retono ao primeiro time, mas suas chances para novo governo do Estado são pequenas, ainda que esteja bem colocado nas pesquisas.

    Será este o melancólico fim do Edurecina?

    Deputado por alguma bancada temática qualquer? Terá ele uma epifania religiosa como teve Garotinho? Será a bordo do xamanismo-pentencostal da sua colega Marina, “a sonhática iluminada”?

    1. Emergência

      É duro para o PSB caminhar com uma administração que deixou a dívida pública aumentar e o PIB cair, o que conduzirá, inelutavelmente, com que a razão dívida pública /PIB cresça expoêncialmente no próximo trimestre.

      Tragédia anunciada.

      Falta de comando.

      1. Mentira cabal, total e absoluta

        A DLSP (Dívida Líquida do Setor Público) era de 30% do PIB em 1994. Em 2002 estava em 56% do PIB e hoje está em 34% do PIB.

        1. A razão da dívida vai explodir

          Se bobear fica pior do que em 2002 e o Diogo pode falar o que quiser, mas com o PIB caindo e a dívida aumentando não tem como me contradizer.

           

          1. Mentira cabal, total e absoluta II

            O PIB não está caindo coisa nenhuma. E a dívida pública não está subindo coisa nenhuma. Isto é ampla, geral e irrestritamente falso. 

             

            Aliás, em 2013 o Brasil cresceu mais do que os EUA e mais do que a maioria dos países que compõe a OCDE. E fez tudo isto com pleno emprego, distribuição de renda e diminuição das desigualdades sociais e regionais, além de manter a inflação ampla, geral e irrestritamente controlada (está dentro das metas há 10 anos consecutivos) e além de manter a tendência de queda da DLSP (Dívida Líquida do Setor Público), que cai desde o ano de 2002, quando era de 56% do PIB, até chegar aos dias de hoje onde se encontra no patamar de 34% do PIB.

          2. É a dívida pública que aumenta e não a razão PIB dívida

            Mas a razão a partir deste mês deve começar a aumentar expoenciamente.

            Deus queira que eu esteja errado nesta aqui.

          3. Qual a base para sua

            Qual a base para sua previsão? Lembro que se existisse essa chance de desgraça tão grande o rating internacional já teria caído. Até por muito menos que uma ameaça “exponencial”

          4. Função exponencial

            Ok, você não sabe. Aqui tem uma explicação:

             

            Função Exponencial

                

            Toda relação de dependência, em que uma incógnita depende do valor da outra, é denominada função. A função denominada como exponencial possui essa relação de dependência e sua principal característica é que a parte variável representada por x se encontra no expoente.

            Mais informações em http://www.brasilescola.com/matematica/funcao-exponencial-1.htm.

          5. é verdade crescemos mais que o paraguai

            a minha dúvida, isso é lucro??

            fazem mais de dez anos que os lucros dos bancos esfarelam um recorde de lucro atrás do outro, isso sim é distribuição de renda. bem como proposto nos tempos idos pelo pt. graças ao bolsa-bancos.

            nada mal para quem reclamava do proer.

          6. O país tem grandes reservas,

            O país tem grandes reservas, sempre que o dólar subir muito rápido, o governo vende reservas que contribuem para a dívida cair…

          7. RARARARARARÁ!!!!!
            PIB

            RARARARARARÁ!!!!!

            PIB CAINDO?

            Você entende de economia tanto quanto um coxinha qualquer do O Globo!  O CRESCIMENTO do PIB é que está baixo, mas isso não quer dizer que esteja retroagindo. O PIB de 2010 é maior que 2011 que é maior que 2012… Quer que desenhe?

            Saimos de 600 BILHÕES com FHC para um PIB em 2012 de 2,1 TRILHÕES. Onde o PIB está caindo? É assim que Eduardo Campos quer ganhar a eleição?

          8. Desespero com gráfico errado

            Deve ser desespero ficar postando um gráfico que não é da dívida pública que aumenta de 40 bilhões por mês e sim de uma razão que também já está contrária.

            Ou é má fé, ou pensa que todos são idiotas.

          9. O gráfico é da Relação dívida
            O gráfico é da Relação dívida X PIB. Sei que você prefere o valor em reais pra dar seu escandalozinho, mas se apegar a isso é mentiroso. Afinal, é a capacidade de pagar que conta.

          10. Governo mal pagador

            Quem deve não vive, é vivido pelo credor.

            O Brasil, com o PT e a Dilma está falido.

             

          11. Discurso mais tucano do que

            Discurso mais tucano do que esse é impossível. Nem pra criticar tem originalidade!

            Ainda não sei porque o grau de investimenot do Brasil subiu com Lula e Dilma… Ah! Eu sei que você vai “prever” que cairá amanhã bem cedinho. Ou depois de amnhã. Ou semana que vẽm. Ou até as eleições. Ou depois delas….

          12. Não seria o sr. o

            Não seria o sr. o “escrevinhador” das crônicas da urubóloga, por acaso? Se não o é, é um excelente aluno dela.

      2. Alexandre, a crítica que deve

        Alexandre, a crítica que deve se fazer ao governo do PT é pela falta de: projeto, planejamento, estratégia mais soberana na economia e por não romper totalmente com o ciclo financista (Macroeconomia).

        Já na Microeconomia suas críticas não tem fundamento: a dívida pública caiu, o PIB está recuperando e a inflação não ameaça.

        1. Microeconomia

          Microeconomia que vale é o que está nas ruas, no bolso do povo, que está mais pobre hoje do que ontém e menos do que amanhã.

          Sem mais e sem menos.

          1. tão valorizado

            que trabalhador com 3 sm já paga imposto de renda!!

            nos tempos dantanho isso era coisa pra rico.

          2. Não consigo entender nada de

            Não consigo entender nada de economia, mas se até as agências especializadas cometem erros grosseiros, acho que posso perguntar: Como o povo está mais pobre se ultimamente até em cidades do interior, não se compra um medicamento sem entrar numa fila enorme p/ comprar e em outra p/ pagar ? Pq se gasta 1 hs na fila de carros p/ se entrar num shopping? Pq até se sente preguiça de ir ao supermercado devido às filas e logo após as festas de fim de ano? E o dinheiro deixado no exterior em compras?  Estarão todos se endividando ? Ao mesmo tempo houve-se nos jornais de TV s/ o aumento da poupança em 2013. O sr. conseguiria explicar a uma leiga, como se dá isso, em poucas palavras?

          3. Simples

            Basta um baralho de tarô, a última coluna de astrologia de qualquer jornal e régua, compasso e esquadro.

            Já estamos em recessão, só que os dados não foram divulgados ainda. O desemprego não vai ser criado, só irá aumentar, bem como o risco de deflação. Na resposta ao Ruy pretendo extender meu raciocínio, que se baseia na Astrologia, no Tarot e na Geometria.
             

          4. Não têm razão

            É uma besta quadrada que pensa que todos são idiotas como ele, infelizmente.

          5. Link qualquer

            Tenta contribuir com algo, depois de um tempo ou você desiste ou aprende alguma coisa. Ficar pontuando com asneiras não irá lhe socorrer nesta.

          6. A indulgência à própria ignorância

            Julgar os outros pela própria ignorância costuma não funcionar.

            Mas todos aqui no blog estamos ansiosos para você nos brindar com sua erudição, perspicácia e inteligência, não se sinta constrangido e nos ensine algo.

            Não deixe que se propague a fama de incompetência e indelicadeza que segue os que perpetram tais comentários idiotas, reaja.

          7. Cadê o seu plano de governo ou suas previsões

            Não vai me dizer que com um link qualquer da Net você se transformou de asno em gênio.

            Acorda!

          8. Recessão

            Existe uma destruição do dinheiro por parte das operadoras de cartões de crédito, assim a velocidade e a quantidade de dívidas da população aumenta mais depressa do que os rendimentos, ou seja, o povo está mais pobre e empobrece cada vez mais depressa.

            Pode acompanhar os índices da industria, estarão caindo rapidamente e o desemprego será um fantasma permanente.

            A percepção no cotidiano começará a partir do segundo bimestre.

          9. Não entendo

            Você continua vivendo numa realidade paralela. Como o desemprego pode ser um “fantasma permanente” quando a série histórica mostra que nunca houve tantos empregados no país?

            De resto, suas datas parecem como o pessoal que previa o final do mundo em 2012. A pseaudociência por trás de seus argumentos é igualmente ruim: enquanto os primeiros falavam em escrituras maias e a chegada do nibiru, você fala em tarô, astrologia e geometria.

      3. O PSB tá com um discurso tão

        O PSB tá com um discurso tão igual ao do PSDB que fica impossível distinguir!
        Inclusive uma das hipóteses é que Eduardo Campos esteja se aproximando tanto do PSDB para lhe roubar os quadros, como fez com o PPS e tenta fazer com o DEM. 

        Dá-se a mesma reposta que se dá aos tucanos: o que interessa não é o montante da dívida, mas a RELAÇÃO DÍVIDA-PIB. A dívida pública aumentou proporcionalmente menos que o PIB. Deve-se um montante maior, mas o PIB é também muito maior do que antes por causa do crescimento promovido pelo governo.

        Se a dívida era de 320 bilhões e o PIB é 500 bilhões você tem mais de 60% do PIB na dívida. Se você tem uma dívida de 520 bilhões e um PIB de 1,5 Trilhão, apesar do montante, a dívida representa uns 35% do PIB.

        O primeiro exemplo é FHC e o segundo é Dilma.

        Qual das duas relações transmite mais ideia de austeridade fiscal e dá mais confiança de pagamento?

        É por isso que o rating do Brasil aumentou nos últimos 10 anos E NÃO CAIU, apesar das interpretações econômicas enviesadas de vocês tucanos… digo, “socialistas”

    2. Pois é.

      Ouviu uma meia dúzia de verdades e ficou chorando, dizendo que foi uma “covardia”.

      Na hora em que os atuais aliados dele derem uma enquadrada e desabarem em cima dele com todo o peso de jornal nacional e manchetes de jornais com todo tipo de mentira, não dura uma semana: entrega tudo.

      Fraquinho.

    1. O PT quer fazer aliança com

      O PT quer fazer aliança com todo mundo, tudo por causa do tempo de TV, a militância fica incomodada com a perda de protagonismo do partido, para atrair os “aliados”.

      Eduardo Campos tem direito de alçar voo solo, ainda mais que a prioridade do governo sempre foi o PMDB.

      1. Os “socialistas” podem. Lula e Dilma não podem…

        A aliança de Edward Campriles em Pernambuco tem mais de 20 partidos, entre eles o PSDB e o tão falado PSC do pastor Marco Feliciano. Esta super hiper ultra mega aliança garantiu quase 65% do tempo de rádio e TV para o Coronel Esmeralda em Pernambuco em 2010. Perto da aliança do “socialista”, as forças que compõe o governo federal são até pequenas, fica parecendo brincadeira de criança… 

         

        A questão é que o Coronel Esmeralda só não monta uma aliança dessa em nível nacional porque não tem capacidade para tanto, se tivesse, faria com muito gosto e sem nenhum prurido.

  21. A tolice do ataque do PT a Eduardo Campos

    Eu achei amena a critica…

    Tinha que adjetivar de TRAÍRA  para cima…

    Não espere benevolência dessa VAGABUNDAGEM  que se diz oposição há 12 anos… Nem lisura da mídia.

    Doce ilusão Nassif.

  22. Crítica PT Eduardo Campos

    Tolice sim! Atitude adolescente. Campanha política ñ se ganha com o fígado e sim com o cérebro. Municiou a oposição e o PIG com o velho discurso do PT radical, mal educado, etc… Ouvi durante todo o dia o lixo da CBN arrotando essa asneira do PT. 

        1. ?

          A ‘desinteligência’ do PT é deveras preocupante… Deve ser por isso que o partido venceu em 2002, 2006 e 2010, além de estar próximo de emplacar a quarta vitória consecutiva…

      1. De acordo Diogo. Inclusive o

        De acordo Diogo. Inclusive o Edu dudu, deve ter conseguido mais algums votos, que perteciam ao Aécio.
        Vou repetir aqui. O povo de Lula vai votar na DILMA e não em qualquer outro representante das elites.

  23. Me desculpem, mas não se

    Me desculpem, mas não se trata de tolices……afinal o PT é o “pão que o diabo amassa”, somente ele leva porrada e não diz nada. Sou da teoria bateu, levou. Quem radicalizou foi exatamente quem mais dependeu do PT para progredir politicamente. O estado de Pernambuco é o que é graças a politica de valorização. A sua capital era conhecida como a “venerea brasileira”, se mudou não foi por causa do DUDU duas caras. Pau bateu, levou…..

  24. O que é ou vai ser a REDE de

    O que é ou vai ser a REDE de Marina senão uma Seiita Fundamentalista.Como defender Eduardo,com um comportamento moleque,covarde,traiçoeiro,calhorda,avacalhado ou coisa semelhante.Um político que até ontem era um dos mais ferrenhos aliados do Governo,adota uma postura dessa.So por esse fato Luis,está demonstrado que ele não e coisa boa.A aliança com Roberto Freire,aquele que baba pelos cantos da boca como cão raivoso,mostre de forma definitiva o caráter dele.Seu comentário Luis,com respeito a sua opinião,foi infeliz,aliás um erro crasso de avaliação sua.

  25. Não quero acreditar no que estou vendo.

    O post fala de um “ataque” do PT contra os “socialistas” mas não mostra qual é o texto em questão. E ainda de quebra o post trás agora, depois de um tempo, somente a nota ressentida e magoada da auto vitimização dos “socialistas”. Onde está a isenção e a paridade? Como é possível fazer um post criticando o PT e colocando a nota ressentida dos “socialistas” sem ao menos mostrar para os leitores o texto que gerou toda a discussão?!

     

    Neste caso, mais uma vez vou ajudar e postar novamente o texto do face (como já fiz no Fora de Pauta). Espero que o Nassif, que é um jornalista isento e correto, coloque a nota do face também como parte integrante do post, para que as pessoas possam se informar melhor e para que as pessoas não fiquem apenas com uma nota enviesada sobre os fatos, o que é prática da mídia venal, não deste belíssimo espaço.

     

    A BALADA DE EDUARDO CAMPOS

    Por um momento, desses que enchem os incautos de certezas, o governador Eduardo Campos, de Pernambuco, achou que era, enfim, o escolhido.

    Beneficiário singular da boa vontade dos governos do PT, de quem se colocou, desde o governo Lula, como aliado preferencial, Campos transformou sua perspectiva de poder em desespero eleitoral, no fim do ano passado. 

    Estimulado pelos cães de guarda da mídia, decidiu que era hora de se apresentar como candidato a presidente da República – sem projeto, sem conteúdo e, agora se sabe, sem compostura política.

    O velho Miguel Arraes, avô de Eduardo Campos, faz bem em já não estar entre nós, porque, ainda estivesse, morreria de desgosto. 

    E não se trata sequer da questão ideológica, já que a travessia da esquerda para a direita é uma espécie de doença infantil entre certa categoria de políticos brasileiros, um sarampo do oportunismo nacional. Não é isso. 

    Ao descartar a aliança com o PT e vender a alma à oposição em troca de uma probabilidade distante – a de ser presidente da República –, Campos rifou não apenas sua credibilidade política, mas se mostrou, antes de tudo, um tolo. 

    Acreditou na mesma mídia que, até então, o tratava como um playboy mimado pelo “lulo-petismo”, essa expressão também infantilóide criada sob encomenda nas redações da imprensa brasileira.

    Em meio ao entusiasmo, Campos foi levado a colocar dentro de seu ninho pernambucano o ovo da serpente chamado Marina Silva, este fenômeno da política nacional que, curiosamente, despreza a política fazendo o que de pior se faz em política: praticando o adesismo puro e simples. 

    Vaidosa e certa, como Campos, de que é a escolhida, Marina virou uma pedra no sapato do governador de Pernambuco, do PSB e da triste mídia reacionária que em torno da dupla pensou em montar uma cidadela. 

    Como até os tubarões de Boa Viagem sabem que o objetivo de Marina é se viabilizar como cabeça da chapa presidencial pretendia pelo PSB, é bem capaz que o governador esteja pensando com frequência na enrascada em que se meteu.

    Eduardo Campos é o resultado de uma série de medidas que incluem a disposição de Lula em levar para Pernambuco a Refinaria Abreu e Lima, em parceria com a Venezuela, depois de uma luta de mais de 50 anos. Sem falar nas obras da transposição do Rio São Francisco e a Transnordestina. Ou do Estaleiro Atlântico Sul, fonte de empregos e prestígio que Campos usou tão bem em suas estratégias eleitorais

    Pernambuco recebeu 30 bilhões de reais do Programa de Aceleração do Crescimento, o PAC, do qual a presidenta Dilma Rousseff foi a principal idealizadora e gestora.

    O estado também ganhou sete escolas técnicas federais, além de cinco campi da Universidade Federal Rural construídos para melhorar a vida do estudante do interior.

    Eduardo Campos cresceu, politicamente, graças à expansão de programas como Projovem, Samu, Bolsa Família, Luz para Todos, Enem, ProUni e Sisu. Sem falar no Pronasci, que contribuiu para a diminuição da criminalidade no estado, por muito tempo um dos mais violentos do País.

    Campos poderia ser grato a tudo isso e, mais à frente, com maturidade e honestidade política, tornar-se o sucessor de um projeto político voltado para o coletivo, e não para o próprio umbigo.

    Arrisca-se, agora, a ser lembrado por ter mantido entre seus quadros um secretário de Segurança Pública, Wilson Damázio, que defendeu estupradores com o argumento de que as meninas pobres do Recife, obrigadas a fazer sexo oral com marginais da Polícia Militar, assim agiam por não resistirem ao charme da farda.

    “Quem conhece Damázio, sabe que ele não tem esses valores”, lamentou Eduardo Campos. 

    Quem achava que conhecia o governador do PSB, ao que tudo indica, ainda vai ter muito o que lamentar.

    https://www.facebook.com/pt.brasil?ref=stream

          1. Se jacta de ser socó…

            E desde quando eu sou obrigado a saber quem é o responsável pela página do PT no facebook? Isso é ridículo. Quem tem que saber isso são os dirigentes do partido em nível nacional, não eu.

          2. bom eu acho que devia ser óbvio

            pelo menos para os comissários do partido, saber diferenciar a posição oficial.

  26. Manera PT

    É unanime que o PSB vai crescer em 2014 (mesmo com a saída dos irmão Gomes), não se espantem se ultrapassar o PSDB em deputados.

    Com grandes chances de reeleição no 1º turno, Dilma vai precisar do PSB na tal governabilidade e o PSB é muito melhor e mais confiável que: PMDB, PSD, PP, etc…

    Vocês já viram o PSB fazer chantagem para conseguir tal cargo no governo? Mesmo quando era da base aliada.

    1. não adianta

      foram escolhidos comos os traíras do momento.

      gente boa mesmo é o sarney, o calheiros, o barbosa, o maluf e toda a corja associada ao pt hoje em dia.

      protagonista político tem que aparecer na foto ao lado do maluf…

      1. Mas vc ama o Maluf mesmo heim

        Mas vc ama o Maluf mesmo heim ! Não tem quase nenhum comentário seu que não o mencione. Está ficando parecido com o sr. rsrsrs, que jamais esquece Cuba e Venezuela. Parece tb com a folha de sPaulo, que eu assinava quando o Pitta era o candidato do Maluf. Todas as menções que fazia a Pitta, vinha seguida de o candidato de Maluf. Que tal mudar o disco, ou o CD?

        1. quem ama o maluf é o lula!!

          que nem se importou em esquecer que a vida inteira usou, e com razão, o maluf como protótipo do político corrupto.

          mas para ganhar uma eleição vale tudo.

  27. Estamos velhos, esquecemos da juventude?

    Caro Nassif,

    Militantes jovens é que dão vida a um partido. Quando todos envelhecem, perdem a energia para lutar e procuram sempre a conciliação. Talvez sabedoria da idade.

    Se um partido só de jovens ainda não está pronto para o poder, um partido só de velhos está a caminho da extinção.

    E jovens não costumam tolerar ofensas sem alguma forma de resposta.

    Eu já sou naquela banda dos velhos, mas acho que se o PT continuar quietinho, trilhará o mesmo caminho do DEM, PSDB, etc.Precisa estrilhar para animar a militância, mostrar que tem “sangue” nas veias.

    Para o bem e para o mal, humanos são assim.

     

     

  28. Quase sempre concordo com os

    Quase sempre concordo com os textos de Nassif; na verdade aprendo; mas dessa vez acho que o PT tá certo e a reação precisa começar agora.  A última eleição presidencial chegou ao segundo turno, em grande parte, pela passivadade do partido em reagir a ataques, principalmente da mídia e das baixarias na internet.

    O jogo esse ano será muito mais pesado, não acho que será tranquilo. O número de pessoas conetadas a redes sociais é infinitamente maior que a eleição passada, a mídia certamente irá incentivar novos protestos e jogá-los no colo do Governo Federal. Não será difícil a Rede Globo fazer isso dentro de suas novelas ou até mesmo de alguma série com o tema. Pra quem lembra de “Anos Dourados” e Caras pintadas, até a música mais tocada nas ruas era a mesma do seriado.

    1. Nada disso, Sr. Clovis. O

      Nada disso, Sr. Clovis. O Nassif apenas considerou pouco eficiente, politicamente, dar munição para um adversário derrubado pela insignificância. A direita na verdade não consegue ter um candidato, mas atira pra todo lado para ver se, na soma, consegue um segundo turno. Nenhum tem vento político pra empinar o papagaio. Daí talvez não tenha sido boa idéia dar munição para o moribundo sr. Dudu. 

  29. E os ataques de EC ao PT?

    Gostaria de ver o Nassif escrevendo assim, longamente, sobre os ataques de EC (vulgo, Cel. Esmeralda) ao PT de cujos governos ele tanto apoio recebeu!

  30. O PT vem SOFRENDO NA PELA A

    O PT vem SOFRENDO NA PELE A VIOLÊNCIA DAS ELITES que querem não só governar o Brasil, mas como tamém ursurpar bens e valores que pertencem ao POVO! Eles não sabem viver sem serem CUSTEADOS pelo Estado!

    E o Eduardo Campos e a Marina são Marionetes desta elite. Estão lá para serem o Coelho numa corrida. O VERDADEIRO candidato deles ainda virá!

    Tudo que está dito ali é VERDADE! Não foi dito mentiras…

    Erro seria FINGIR que tudo isso é normal, assim como a JUSTIÇA NO CASO do mensalão é “Apenas um desvio na curva…”. Vidas estão presas e suas almas em apreensão! 

    E está acontecendo… Se deixar vão retirar a Dilma pela via juridica!

    1. fez tão bem

      que desde 2002 os bancos vem quebrando o recorde de lucros a cada balanço.

      já a reforma agrária que era peça central da campanha petista, parece que perde pro indice do fhc.

      1. Ah tá…

        Deve ser por isso que o MST está fechado com Dilma Rousseff em 2014, como esteve em 2010 e como esteve fechado com Lula em 2002 e 2006…

        1. e o melhor ano de reforma agrária do pt

          equivale a 3 meses do pior governo neoliberal que este país já teve. francamente, vá tomar vergonha na cara.

          1. Mentiroso perde o debate e fica nervoso

            Entre os reclames, choramingos e queixumes de um choroso sem argumentos e o MST, fico com o MST!

          2. Depende da mistura

            No teu caso o desespero e o choro são perfeitamente compreensíveis na política, pois tu faz parte de um contingente considerável de pessoas que se orientam por sensos comuns e que são teleguiadas pela ‘grande mídia’.

             

            E no futebol o choro também é pertinente, afinal de contas não deve ser fácil ser um segundino bi-rebaixado que não ganha um título desde o longínquo ano de 2001.

  31. Pelos comentários vê-se que o

    Pelos comentários vê-se que o PSDB e o PSB tem exatamente o mesmo discurso. Falam besteira em economia, mentem sobre a melhora das vidas das pessoas e, claro, preveem que a inflação vai subir, a dívida pública vai disparar e o PIB vai cair tanto que virará recessão (embora eles não saibam a diferença de PIB baixo para recessão).

    Falta só dizer que FHC administrou melhor a dívida, o PIB e a inflação que Dilma.

    Se perguntar para um PSBista qual o PIB do Brasil ele não saberá dizer.

    1. Este gráfico fala da razão PIB/dívida

      Não adianta tentar enganar o pessoal aqui do blog, muitos são versados em números relativos e gráficos.

      O PIB está caindo e em moeda deflacionada já caiu muito, ou seja o Brasil já está em recessão se considerarmos a inflação, a dívida têm aumentado 40 bilhões por mês e com os juros básicos selic aumentando irá aumentar mais rapidamente ainda.

      A situação contábil do governo é desesperadora!

      Não é por outro motivo que existe a tal contabilidade mentirosa, denunciada no exterior e aqui no blog.

      Me desminta se for capaz.

      1. Então vamos lá desmenti-lo
        Então vamos lá desmenti-lo quase sem esforço e vou usar suas próprias palavras para isso. Você trazendo os números não poderá alegar que estou manipulando:
        1. Qual o valor em dólar do PIB brasileiro dos 13 últimos anos?
        2. Se a situação é tão desesperadora e inevitável, explique a irresponsabilidade das agências internacionais que não diminuem a nossa nota? O que estão esperando?
        3. A relação dívida X PIB está no gráfico acima. Há algo errado ali? Se a dívida aumentar 40 vi mensal como você diz, qual será EXATAMENTE o impacto nessa relação.
        Acho que você tem capacidade de responder isso pois sabe do que está falando.

        1. Ué, cadê o desmentido

          Você não desmentiu nada, concordou que mentiu quando colocou o gráfico da razão como sendo da dívida, que aumenta como você mesmo admite também.

          Não adianta tergiversar, as contas públicas estão em frangalhos e sem perspectivas de melhoras, o que poderia nos dar esperança, seria um plano de governo que equacionasse todas as alternativas e riquezas do Brasil e as colocasse de forma inteligênte a trabalhar para vencermos as dificuldades endêmicas de nossa nação.

          1. AW, agora eu tenho certeza da

            AW, agora eu tenho certeza da sua má fé. Será esse o estilo do PSB? Realmente estão cada vez mais parecidos com os tucanos.

            Eu expliquei direitinho os limites da sua interpretação escandalosa e sem noção da dívida. Você evidentemente entendeu, porque está querendo retomar à fórceps o conceito, partindo para a baixaria e uma retórica ululante.

            Te fiz 3 simples perguntas E VOCÊ É INCAPAZ DE RESPONDÊ-LAS! Uma delas é até um convite para você trazer seus números e tarots sobre a dívida pública… Mas NEM ISSO você consegue fazer.

            E sabe porquê não consegue? Porque não sabe do que fala, apenas decorou algumas previsões pessimistas dos tucanos e da imprensa alinhada e fica repetindo como mantra para ver se convence alguém. Como esse papinho de que “a economia está em frangalhos”. Dá para ir além desse discursinho, cara-pálida?

          2. Dá, mas espera evitar falar sobre isto

            A contabilidade criativa (argh!) do governo empurrou as despesas correntes do exercício passado para o próximo, ou seja, os números do Brasil são muito piores do que divulgam.

            Fora isto, o parque industrial está desmontado e sucateado, sem perspectivas de melhoras, ou seja, voltamos a economia extrativista do império, mas dá para piorar mais, tragédia para ninguém botar defeito.

  32. A BALADA DE EDUARDO CAMPOS


    Pelo Amor de Deus, alguém por favor mostre onde está a baixaria?. Querer dizer que o Sr. Eduardo campos não traiu o PT

    é um absurdo, ele cuspiu no prato que comeu, você tem um amigo faz tudo por ele, no fim ti dar uma punhalada pelas costas por causa de um amigo novo e você fica a ver navio,  paciência né.

    PS. Fui eleitor do Sr. Eduardo não sou PT, e não voto mais nele para nada, foi covardia sim.

     

     

     

     

     

     

     

     

  33. E no site do PSDB

    Legal é o FHC e o Aécio escreverem colunas nos grandes jornais fazendo duras críticas ao PT toda semana, o site do PSDB, veículo oficial do partido, tem várias críticas ao PT e suas lideranças e isso não provoca nenhuma revolta, pelo contrário, a velha mídia destaca positivamente qualquer bobagem contra o Governo Federal ou partidos mais a esquerda.

  34. De fato, a caravana esta

    De fato, a caravana esta passando. E as hienas na oposição estão condenadas a morrer abraçadas. 

    Já que não contesta os valores, o presidente do PSB deveria dizer que outro estado da federação recebeu R$ 30 bilhões do governo federal nos últimos 10 anos.

    A mãe do eduardo campos foi lançada ao posto de ministra do TCU pelas mãos do PT. Para quem inventou um tal joaquim barbosa, nada mal, não é presidente Lula?

     

     

  35. Não sou,até pelo meu

    Não sou,até pelo meu temperamento,de ficar jogando lenha em fogueira,lendo com cuidado a nota do PT até que foi branda,senão vejamos 1)Eduardo para viabilizar seu projeto pessoal,vai da esquerda para a direita;2)Se alia ao maior inimigo do PT e de Lula,a mídia;3)Não tem um projeto de Pais,basta ver eu faço mais e melhor- o que realmente significa isso? 4)Mesmo não lhe negando um certo traquejo,não teria esta visibilidade toda,sem que o Governo Federal atuasse em Pernambuco como em nenhum outro,mesmo os doPT;4)Não tem ao seu lado figuras representativas do partido,Roberto Amaral sentiu que PSB agia como viagra não do PSDB,mas da mídia.Restou a seu lado,para os serviços sujos,um calhorda chamado Beto Alburquerque,que e igual ou pior do que ele;5)Insuflado pela mídia,agride o Governo,dia sim outro também;6)Faz acordo com Aecio para em caso de segundo turno,derrotar o PT;7)Se alia a Roberto Freire,o mais vulgar político em atividade,tão vulgar que ele Eduardo não o quis em Pernambuco;8)Da colo a Marina Silva,uma fundamentalista de direita,inimiga pessoal da Presidenta Dilma.Bom,com esses fatos aí de cima,vocês amigos do blog,acham que Eduardo Campos merecia o que?Um doce.Sim um doce,porque não.Um doce com chumbinho.A defesa de Campos,nesse caso,foi um dos momentos mais equivocados de Nassif.Não há outra leitura sobre Eduardo Campos.Tai,e pior do que Serra,pode ter certeza Nassif.Ele não e só tolo como diz a nota,e tolo e mau caráter.

  36. O outro lado

    Caro Nassif

    O artigo foi inicialmente publicado äs 18:31 sem a Nota do PT que era o objeto do seu conteúdo. Acompanho o blog sempre e também não vi, desde ontem, nenhuma publicação da Nota do PT em post.

    No entanto, além da sua opinião, negativa ao PT, as duas respostas do PSB, sua Nota Oficial e a Nota de Eduardo Campos, naturalmente negativas ao PT, fizeram parte do post na sua versão inicial.

    Somente às 20:54, com mais de 120 comentários publicados, e algumas reclamações, foi finalmente inserida a Nota do PT no post. (os dois horários citados constam no cabeçalho do post).

    Acredito que a Nota do PT foi implicitamente assumida como sendo de conhecimento de todos, e acredito que isto seja verdade. Mas o mesmo deveria valer para as notas do PSB.

    Também acho que bastaria o seu próprio texto para iniciar a discussão.

    Do jeito que foi feito, criou-se uma desigualdade de tratamento, prejudicando um dos lados.

    Faço portanto esta ressalva apenas para identificar o fato ocorrido.

    1. A nota do PT já havia sido

      A nota do PT já havia sido publicada pelo Nassif ontem. E o 247 também republicou a nota quando divulgou a nota do PSB. Eu mesmo passei por ela várias vezes em vários lugares antes de ler, o que só fiz na íntegra depois que o PSB reclamou.

      1. O Nassif errou em corrigir o post ?

        O Nassif errou em corrigir o post ?

        Jaime, o Nassif reconheceu que faltava “O outro lado” no post, tanto é que alterou o mesmo e inseriu a Nota do PT.

        Se vocë acha que ele não precisava ter feito isto, paciência.

        1. Não disse que ele não
          Não disse que ele não precisava, se você entendeu isso, paciência… O que disse é que não fez por mera e proposital omissão.

          1. Discussão boba

            O que eu disse, Jaime, foi: “Do jeito que foi feito, criou-se uma desigualdade de tratamento, prejudicando um dos lados.”

            Nem eu pensei nesta hipótese que vocë está levantando, nem tampouco o Nassif. Caso contrário, eu teria ofendido o Nasif, e ele própriio teria me respondido.

          2. Eu estava querendo te ajudar
            Eu estava querendo te ajudar a entender o contexto que evidentemente lhe escapou . Você se ofendeu não sei porquê.

  37. Estamos apanhando desde 1500,

    Estamos apanhando desde 1500, com grande piora a partir de 2002. E agora é “infantlidade” ou coisa que o valha, revidar? Acho é pouco. Semana passada me arrepiei com um comentário do Diogo Costa sobre o cenário até as eleições e cheguei a pensar que ele estava exagerando (só um pouquinho). Afinal, são eleições, vale um voto e tal e algum limite tem que haver. Mas, com a decisão do TCM de vetar os corredores de ônibus, acho que ele foi até ameno em sua análise. Estão partindo com tudo, usando as armas mais baixas. (Aliás, esses TCs podiam ser extintos. Não viram o trensalão tucano em SP, por quase 20 anos; idem em relação à máfia do ISS, durante 8 anos; são cabides de emprego para aliados que não se elegem).

    O PT se elegeu há 12 anos. Está mais do que na hora de sair da senzala e assumir o poder. Não foi acusado de “comprar votos”? Pois que os compre agora, para destituir esse stf de uma vez!  Chega de querer ser legal, pra ver se conquista corações e mentes de adversários desleais e aliados traidores. E ainda me vem o Mercadante comprar revistas da abril pra distribuir nas escolas. Quer formar uma geração de hommers simpson?

  38. Todo dia se tem “nota”

    Todo dia se tem “nota” “oficial” de algum partido na mídia, cujo mote é criticar o PT e em muitas vezes radicalizar o discurso. O PT vinha “apanhando” calado. Seja a militância ou seu diretório, é notório a sua passividade. Portanto, quando se manifesta CORRETAMENTE, alguns divergem da iniciativa. A quem interessa uma divisão do PT? Hoje ele é único partido das ruas ou de onde for. Agora,PSB assume como oposição deveria excluir da sua denominação de SOCIALISTA, é piada pronta. Em Pernambuco está acabando o reinado do PSB e certamente será bem menor do que muitos imaginam. Crescer onde? só se for dentro do buraco da avestruz, pois um partido que agrega o pior que existe na politica e que existiu ontem, tem gente que está brincando, e ainda vão sair dizendo que o Heraclito Fortes é o cara. Vamos aguardar, muita água vai passar debaixo da ponte que não será a do Capiberibe. O CIro Gomes virá para a frente do palco e quando começar a falar dirá muitas verdades. 

  39. Eduardo Campos , o traíra .

    O PT está corretíssimo , Eduardo Campos e Marina Silva são os verdadeiros traíras , cresceram e se viabilizaram pelas mãos do PT e de sua militancia , concordo que só pensam no proprio umbigo e sua carreira política , são pessoas que não pensam no coletivo . Discordo da opinião do Nassif.

  40. PT & Eduardo Campos de Jordão.

    O texto assinado pelo PT me deixou perplexo. Mediocre. O que é isso? Quem redigiu essa bobagem? Não se trata nem do conteudo mas da forma, o texto é tacanho, pobre, menor. Não está a altura nem dos vaso sanitarios da sede do partido. E concordo com Luis Nassif. Praque, meu Deus. Praque, time q tá ganhando de goleada, resolve dar um tiro no proprio pé? Pros mediocres a indiferença, não a amadoristica critica atiradas num alvo vazio. Que pena!

  41. Nassif, talvez vc tenha

    Nassif, talvez vc tenha achado que foi uma “tolice” porque vc não é militante do PT. Faça uma enquete com a militância e confira.

    Abraço,

    Roberto

    1. este comentário do Nassif

      este comentário do Nassif revela a opinião de alguém que não acredita em partidos de militância, mas sim em partidos de burocratas e tecnocratas, a famosa banca de negócios. É aquela concepção de que militante entrega panfleto e fica quietinho enquanto as decisões importantes são tomadas pelas pessoas sérias. Democracia é presentinho para quando todos se comportam bem.

        1. Nassif,
          Eu achava que você

          Nassif,

          Eu achava que você não tinha entendido e agora tenho certeza. Uma nota não assinada no FaceBook não é opinião do partido, mas da MILITÂNCIA mesmo.

          É como criticar o PT porque há militantes acampados desde outubro em frente à Papuda em solidariedade a Zé Dirceu e cia.

          Tudo bem que o partido poderia ter evitado a nota no Facebook, mas quem acompanha a ferramenta sabe que há muitos textos lá e na página da Dilma no FB muito mais críticos do que os anúncios oficiais do partido.

        2. Regra apenas para o PT?

          O PT possui militância e ela esbraveja, sim.

          Mas, as agressões contra o PT não são de militantes desse ou aquele partido, mas são travestidas de Justiça (STF, Procuradorias) ou de Liberdade de Imprensa (PIG).

          O comentário de gente do PT na internet foi civilizado, direto e responsável.

      1. tu tem em vista um pt do passado

        agora para ganhar eleição até o psdb serve.

        militante é coisa do passado, o que existe hoje são os otários filiados e um punhado de interresseiros que tem o poder efetivamente, e não se importam com o que foi dito anteriormente.

  42. Até acho que o PT enquanto

    Até acho que o PT enquanto governo deva ter uma postura diferente, descer do palanque e não ficar a toda hora chamando alguém pra briga. Aliás, o Lula fez isso muito bem, todos se lembram do quanto a oposição o atiçou, não deu tregua a ele nem um dia sequer, xingando a ele, sua família e o PT todo, levantando mentiras e acusações sem fundamentos nenhum e o que ele fez? Comportou-se como um verdadeiro estadista, a não ser quando ele subia no palanque como candidato, no seu dia-a-dia como presidente, nunca respondeu e também toreou o PT para que não respondesse. A Dilma, a mesma coisa, é uma estadista e procura não misturar as coisas. É frequente se encontrar petistas e simpatizantes cobrando uma resposta do PT, dizendo que ele não é mais o mesmo, que é frouxo, que isso e aquilo, isto é, o PT passou a ser atacado pela imprensa, oposição e de uns tempos para cá, também por petistas e simpatizantes.  Pois bem, sabem o que penso? Que o PT fez muito bem em ter uma reação. Não que ache que ele deva ir para o meio da rua e e se atracar com a oposição, afinal ele tem que ter um comportamento de um partido que está no Poder e não fica bem ficar rolando pelo chão com esses caluniadores. Mas, mostrou que está vivo e que ainda pode se defender perfeitamente. Não acho que foi um ataque, foi uma resposta bem dada. Ataques, o PT está sofrendo desde que o Lula ganhou e ninguém se indigna mais, acham até muito normal o PT ser a Geni, mas quando ele dá uma resposta, oras gente, não é o fim do mundo!

  43. entregando o ouro ao bandido

     

    excelente artigo

    é impressionante como as vezes o PT entrega o ouro ao Bandido facilmente!

    a sorte do PT é que as eleiçoes estão longe e me parece  que isso

    não vai virar uma bola de neve que venha tirar votos do PT futuramente!

    Ta provado que o povo não gosta de agressões gratuitas de qualquer partido que seja!

    Eu sou de recife e a ultima eleição para prefeito do recife eu vi o PT perder para ele proprio por brigas infantis!

    a vitoria do candidato de eduardo campos foi nada mas que resultado disso.

     

     

     

    1. Não vale para o PT?

      o povo não gosta de agressões gratuitas de qualquer partido que seja!

      O PT apanha mais do que bandido mexicano pelo PIG, pelo STF, etc.

      Isso é gratuito, pois as agressões contra o PT são trasvestidas de Justiça ou de Liberdade de Imprensa.

      O comentário de gente do PT na internet foi civilizado, direto e responsável.

  44. interessante, criticas dos

    interessante, criticas dos mesmos de desde sempre,,,

    pt governo levando pau todo dia, seja midia/ministerio publico/judiciario

    dos candidatos de oposicao, normal, parte do jogo, mas o tal eduardo campos, estava la, jogado ao chao, pt e lula em nome do avo e com enfrentamento ao coroneis de pernambuco o levantaram, ele roe a corda, se junta ao coroneismo nordestino, nao so de pernambuco, traiu acordo em minas na eleicao para prefeito em pro do aercio nos 47 min do segundo tempo, ou seja foi golpe mesmo, traiu no parana e outros mais,,,,

    agora deu pra bater no pt e na dilma, o pt muito fraco no pau no cara escreve uma notinha meia boca AI OS TRADICIONAIS OPOSITORES DE BLOGS E MIDIA descem o pau,,,

    quanto as criticas, sao so os mesmos de sempre, para eleitor que estava em duvida se edu ainda era da turma do lula, vai ficando claro, para os que nao conhecem o dudu “play boy” ja comecam sabendo do seu carater,,,

      1. SQN

        O PT sempre fez oposição ao PSDB no Estado de Minas Gerais, ao contrário do PSB, que é base de apoio de Anastasia, e já havia sido de Aécio também.

        1. mesmo??? memória curta é fogo

          Aliança PT-PSDB ajudou a eleger 149 prefeitos em 2004

          Em 51 desses municípios, houve dobradinha: um partido tem prefeito e outro o vice.
          Eleitos pela aliança, tucano e petista dizem querer manter parceria no pleito deste ano.

          amauri arrais Do G1, em São Paulo

          Tamanho da letra

          A-A+Beto Novaes / O Estado de Minas O governador de Minas Gerais, Aécio Neves (PSDB), e o prefeito de Belo Horizonte, Fernando Pimentel (PT) (Foto: Beto Magalhães / O Estado de Minas / AE)

          Estopim de discussões internas nos dois partidos desde que o governador tucano de Minas Gerais, Aécio Neves, e o prefeito petista de Belo Horizonte, Fernando Pimentel, decidiram costurar um acordo para disputar a prefeitura da cidade, PT e PSDB integraram em 2004 coligações que permitiram eleger 149 prefeitos, segundo dados do TSE (Tribunal Superior Eleitoral). Em 51 dos 149 municípios, um dos partidos tem o prefeito e o outro o vice.

           

          Para alguns desses governantes, além de ter ajudado na eleição, a aproximação entre os dois partidos – rivais no Congresso – traria benefícios à política nacional.

          O tucano Dagoberto Campos, que administra a pequena Pereira Barreto, cidade com pouco mais de 24 mil habitantes a 310 km de São Paulo, não vê razão para embates ideológicos.

          “Não vou fazer uma administração pública voltada por um ranço, um rancor de políticos regionais ou a nível de presidência partidária. Isso existe, mas são coisas contornáveis hoje”, avalia o prefeito que, com um vice petista, venceu o adversário do PTB em 2004.

          “Se você estender isso em nível partidário, a gente vê que a política municipalista não deve ser contaminada por disputas regionais ou nacionais”, completa.
           

          Divulgação A petista Moema Gramacho, prefeita de Lauro de Freitas (BA): ‘PSDB estará no leque de alianças’ (Foto: João Raimundo / Divulgação)  Camisa-de-força

          Na Bahia, onde a aliança PT-PSDB ajudou a eleger 16 prefeitos em 2004, o maior número entre os estados, petistas e tucanos têm uma explicação história para o bom resultado da parceria.

          “O PSDB sempre compôs com a gente a bancada de oposição ao ‘carlismo’”, conta a petista Moema Gramacho, prefeita de Lauro de Freitas, referindo-se às sucessivas administrações do senador Antonio Carlos Magalhães e seus aliados políticos no estado.

          Satisfeita com a aliança, a prefeita e ex-deputada, cujo vice e secretário de Administração é tucano, disse que o partido do presidente Lula nunca impôs limitações.

          “Não vejo nenhuma possibilidade, como militante petista que sou, de ter essa camisa-de-força. Acho que em nível nacional deve haver essa sensibilidade também de liberar os estados”, disse.

           

          Mesmo com a morte de ACM, no ano passado, e a derrota do carlismo nas urnas nas eleições para governador, a petista, que é pré-candidata à reeleição, acredita que a aliança deve permanecer.

          “Não posso garantir que vamos manter a vaga de vice porque essa situação ainda está sendo discutida, mas com certeza o PSDB estará no nosso leque de alianças”, diz.

           

          saiba mais

          PT pretende barrar coligações com partidos de fora da base aliadaPSDB libera alianças em todo país, até com petistasLula e Cabral definem apoio a candidato do PT no RioAécio e Pimentel minimizam frente contra PT-PSDB  ‘De portas abertas’

          “Tanto um quanto o outro [PT e PSDB] estiveram no governo federal e estão muito próximos na forma de administrar. Até porque o PT aproveitou muitos programas do PSDB, como o Bolsa Família, que já existia. Tenho que tirar o chapéu para o presidente Lula”, afirma Sidney Antonio de Sousa (PSDB), o Sidinho, prefeito da mineira São João del-Rei, terra da família de Aécio.

          Nesse caso, porém, um “problema administrativo” que envolveu funcionários da prefeitura provocou o rompimento com o vice, do PT, o que Sidinho diz lamentar.

           

          “Tivemos um golpe na prefeitura da ordem de R$ 3 milhões. Acionamos a polícia, informamos o Ministério Público e o Tribunal de Contas, apurou-se a irregularidade, prenderam-se os responsáveis e confiscamos parte dos bens. Infelizmente, o PT resolveu abandonar o governo”, diz.

          Mesmo diante do desentendimento com o vice, uma aliança com o PT na próxima eleição não está descartada em São João del-Rei. “O PSDB está de portas abertas para conversar com o PT. Essa chancela tenho do meu partido”, afirma.

           

          Xando P. O presidente do PT, Ricardo Berzoini, na posse do presidente do partido na Bahia (Foto: Xande Pereira / AE)  Prática comum

          Secretário-geral da Executiva Nacional do PSDB, o deputado Rodrigo de Castro (MG) não vê a aliança como uma tendência. “Se pegarmos os maiores municípios, não é uma pratica comum”, minimiza.

          Segundo Castro, mesmo no caso de Belo Horizonte, as negociações para uma possível aliança só provocaram discussões no partido por ser o estado governado por um possível pré-candidato a presidente em 2010.

          Na noite da última terça (25), a Executiva tucana aprovou resolução que submete a aprovação das alianças ao diretório estadual nas cidades com até 50 mil eleitores. Nas cidades com mais eleitores, a coligação será avaliada pelo diretório nacional.

          De acordo com o presidente nacional do PT, deputado Ricardo Berzoini (SP), o partido recomenda um elenco de alianças preferencial, mas também prevê exceções. “Sabemos que existem essas cidades, e o PT avalizou, não foi feito à revelia do PT”, diz.

          Um exemplo clássico, diz Berzoini, foi a aliança do PT com PSDB no Acre em 1998, que elegeu o ex-governador Jorge Viana. Isso ocorre porque, segundo o petista, nos municípios, “questões mais objetivas da gestão se colocam em relação à vida da cidade. O conflito ideológico está mais no plano nacional”, disse.

  45. Infantilidade

    Políticos se movimentam pelos seus próprios interesses, e a ambição pessoal é a palavra de ordem.

    Os militantes petistas sabem disso de cor: Lula, chegando ao poder, fez pacto com antigos inimigos, como Sarney, não pisou uma vez no Maranhão quando Jackson Lago desalojou a oligarquia em 2006, e promoveu um processo de boicote ao diretório estadual que deixou muitas mágoas.

    Isto poderia ser considerado muito bem uma “traição” a quem sempre militou, muitas vezes de graça e pagando até, pelo partido, mas não, é considerado genialidade, estratégia política de sobrevivência.

    A mesma reação madura não se verifica em relação a Campos. “Traíra”. Em que mundo vocês vivem? Ou melhor, que idade vocês têm, 15? “Ele está sendo ambicioso!!!!!!!!!!!!”. Jura? Eu achei que todos os políticos, de A a Z, sempre se pautassem pelo mais alto relevante interesse público e esse negócio de cobiça e ganância fosse matéria para tragédia Shakespeareana.

  46. Uma pena tratar a verdade como tolice.

    Nassif,

    Uma pena tratar a verdade como tolice.

    Tola é a nota resposta do PSB. 

     

  47. Nassif, meu querido, você não

    Nassif, meu querido, você não entendeu. O PT a estas alturas, jamais faria bobagens infantis como a que sugere. Simplesmente é hora de atacar. Uma questão militar. Com esta, Eduardo Campos está frito. E o PT tem de Norte a Sul posição sobre estas candidaturas auxiliares do PSDB. E a Marina, que será a candidata-sombra, não poderá se apoiar em alguem frito. 

  48. Achei bobagem total

    Vários analistas dizem que brasileiro não gosta de quem ataca à toa. Eventualmente, alternativamente, protege os atacados.

    Não foram os petistas que diziam (com razão) que quanto mais o PSDB batia mais Lula crescia, que nem fermento? Que foi em função de campanha agressiva que Alckmin teve menos votos no 2º turno que no 1º?

    Não diziam (com razão também) que a agressividade de Serra transbordou tanto que levou a rejeição até de pessoas que gostam do PSDB? Muito tucano votou em Chalita (aliás vítima dessa agressividade) por isso.

    O que vale para Chico vale para Francisco.

    1. Atacar gratuitamente é uma

      Atacar gratuitamente é uma coisa, mas atacar por traição é outra. Na eleição, nós temos que usar os vídeos de Eduardo elogiando Dilma para derrubá-lo.

      O que a população não aceitou foi o falso moralismo da oposição. A retórica de Serra e Alckmin sobre Mensalão, aborto e etc. nunca foi convincente e quando eles usavam desse discurso pareciam menos convincentes e honestos para população.

      Dilma tem tudo para fazer uma grande campanha baseada no caráter e na personalidade dela. Uma pessoa do povo contra dois candidatos que não tem nenhum compromisso com o povo.

      1. traição

        me cite um político que não tenha traído seus princípios para garantir uma eleição.

        falam como se político fosse gente de confiança, o gente tonta.

    2. Achei bobagem total
       
      tem

      Achei bobagem total

       

      tem algo que pt fez que voce nao considerou “bobagem total”

       

       Que foi em função de campanha agressiva que Alckmin teve menos votos no 2º turno que no 1º?

       

      voce realmente acredita nisso? votos alckmin+HH = alckmin-2milhoes???

      haja fe no,,,

      1. Recentemente?

        Pouca coisa. As declarações de Cardozo contra a redução da maioridade penal, por exemplo. E a tentativa interrompida de redução de juros. E o programa Mais Médicos.

    3. Coerência

      O que fez crescer ao PT foi a coerência. O Lula teve que postular quatro vezes para ser eleito.

      O cargo de Presidente não favorece aos tipos “Maria Magdalena”, que somente apanham, mas a quem possui ideais e que luta por eles durante a sua vida inteira.

      Não será uma troca de bobagens na internet que irá mudar essa situação.

       

  49. Guerra é guerra

    Para os que têm esperança num eventual apoio do PSB a Dilma, num segundo turno, desistam. No máximo, alguns apoios pontuais, como o do Roberto Amaral e da senadora Lídice da Matta. A postura adotada por Campos nos últimos meses é uma postura claramente de preferência ao PSDB, aceitando alianças regionais , inclusive em Pernambuco. Os alvos dos ataques nunca são Aécio, mas sempre Dilma. A aliança PSB-PSDB só não vai sair em São Paulo para agradar o serrista-marineiro Walter Feldman e fingir alguma diferença. Os dois candidatos oposicionistas atuam coordenados e direcionados ao objetivo de derrotar Dilma. O problema da nota é que ironizou outros aspectos secundários de Campos ao invés de  ir no lado explícito, chamando-o de traidor. O que o governo federal tem mais é que fazer é buscar uma estratégia de buscar aniquilar os grupos mais fortes do PSB ligados a Campos. DF, se Agnelo não for viável, votar até em Roriz, mas evitar Rollemberg. RS, derrotar Beto Albuquerque em qualquer pretensão majoritária. Em SP, tentar até aliciar Marcio França, aliado de Alckmin, mas que deve estar furioso por ter seu sonho de ser vice-governador limado por Marina e Campos. Em PE, jogar tudo que for possível para conseguir o governo de Pernambuco e decapitar Campos politicamente.

    Obs.: Por fim, eu acredito que o PT deve priorizar em sua agenda parlamentar de 2015 formas de reduzir os poderes dos presidentes de partidos. Por exemplo, no PSB, é difícil alguém contestar Campos, pois ele possui poderes enormes para afastar qualquer adversário. No PDT, a mesma coisa aconteceu quando Brizola Neto tentou contestar Lupi. Isso sem contar as legendas de aluguel que são verdadeiras captanias hereditárias, como PRTB (Fidelix), PTN (Masci de Abreu) e PRP (Rezende). Essa reforma também deve buscar aumentar os mecanismos de participação dos filiados na vida interna dos partidos, como por exemplo permitir que ao invés da filiação direta, o eleitor faça a filiação diretamente no cartório eleitoral, assegurando direitos plenos de participação e representação.

    1. O PSB do Beto Albuquerque

      O PSB do Beto Albuquerque está longe de ter algum cacife ou estrutura aqui no RS para chegar ao governo do Estado. Se ele sair candidato, é só para ter algum palanque local (inexpressivo) para o Campos.

    2. Tomara que Beto concorra ao governo do Estado

      O PSB é um partido microscópico e inexpressivo no Rio Grande do Sul, desde sempre. Se o Beto sair como candidato a governador será ótimo, pois não fará sequer 05% dos votos.

  50. Ataque a Eduardo Campos

    NÃO estou entendendo Nassif.  Isso é disputa política. A direita , agora engrossada pelo PSB , passa o DIA ofendendo o PT e om Povo Brasileiro, como se fossemos completos imbecis e, como se ninguém estivesse vendo este NOVO PAÍS que está sendo construido. Não temos que ficar calados, temos, no mínimo que nos defender.  T

    Talvez não devamos usar os termos chulos que eles usam diáriamente (inclusive na TV) para nos ofender., mas devemos responder todas as ofensas.

    1. Angelo, concordo.
      O fato do

      Angelo, concordo.

      O fato do PT ficar calado faz com que nos períodos entre-eleições espalhe o discurso de que não fez nada, não tem projeto, é anti-democrático e que o país foi pro vinagre. Aí só durante a eleição o PT mostra o que fez, desmente as fantasias e ganha.

      Mas ao deixar o pessoal manipular a informação, o PT deixa viabilizar um monte de oponentes “ocos”. O pessoal pensa que pode derrubá-lo com esse discursinho mequetrefe que vemos bem representado nos comntários daqui. ISSO DESQUALIFICA O DEBATE. 

      O PT tem que tensionar mesmo, mostrar a incoerência do catastrofismo e forçar a oposição a pensar.

  51. COMO FAZER O BRASIL DE TODOS COM CASA GRANDE?

    Uai!

    Porque bater nos anões e preservar, quando não financiar, o partido da mídia, que é o que importa, nunca tão débil e mesmo assim quem tem a força na oposição e usa-a durante todo o tempo, desde 2003, tentando destruir o governo, na base do vale tudo e do custe o que custar?

    Não dá para entender, síndrome de Golias e de Estolcomo, em dose única, justo no momento de focar no inimigo, a mídia milênica, desmoralizada e débil como nunca, e “bater” sem dó, nem piedade, até que se renda e deixe de ser partido, atentando contra a ordem democrática do país.  

    Esse negócio de apanhar quieto, apenas não tornou-se um desastre irreversível, graças a abnegação, capacidade política, a resistência estoíca e o poder de luta em qualquer cenário, da imensa e teimosa militância sem rosto do PT e dos simpatizantes não petistas desse governo do Brasil de todos.  

    O Brasil não é país pronto, de adversários políticos, na realidade tem lados inimigos e é pura ilusão, nessa altura do campeonato e dadas as infinitas tentativas, imaginarmos que a Casa Grande vá civilizar-se e tornar adversária, portanto de um lado, o atraso, do outro, o amanhã, e a verdade nua e crua, quer gostemos dela ou não, que enquanto houver atraso, não haverá amanhã e sem enfrentá-lo, o atraso persistirá, adiando o amanhã, sempre. 

  52. pela falta de mídia favorável, gostei…

    PT tem mais é que se expressar claramente sim e sempre com a verdade.

     

    Já que a mídia esconde que Campos e Marina já despontam derrotados, não é tolice se ocupar do computador para deixar bem claro que ele e ela representam atualmente o oposto do que defenderam a princípio

     

    para não dizer que são traíras da pior espécie e que justificam-se abraçados porque nada significam para o povo

     

  53. Minha contribuição ao PSBd (*)

    Minha contribuição ao PSBd (*)

    PSBd lança chapa Dudurina: “VOTE NUM TRAÍRA E LEVE DOIS” 

    ______________________________________________

    (*) Evidentemente “o PSB de Miguel Arraes não é o PSB de Eduardo Campos”, o que ficou mais do que claro quando Dudu trouxe para o partido os senhores Jorge Bornhausen e Hieráclito Fortes, que, juntos com outros golpistas, foram os responsáveis pela derrubada, prisão e desterro do velho socialista Miguel Arraes.

    Assim sendo, o “novo partido” deve ser designado apropriadamente da seguinte forma:
    PSBd – Partido da Social-Duducracia Brasileira

    e fará dobradinha doravante com o outro “partido de esquerda” (kkk, lembram ?), o 
    PSDB – Partido da Social-Democracia Brasileira
    de triste memória para o povo brasileiro.

  54. Tolice é levar vida de Geni

    Tolice é levar vida de Geni enquanto os outros nadam de braçada…

    Mas lembrando, com a devido vênia, que o Marco Aurélio Mello teve entendimento similar em relação a AP 470.

    Fonte: http://www.brasil247.com/pt/247/poder/126290/STF-decide-desmembrar-processo-do-cartel-tucano.htm

    STF decide desmembrar processo do cartel tucano

     

    Só serão julgados pelo Supremo os réus com prerrogativa ao chamado foro privilegiado, no caso, quatro dos dez envolvidos: o deputado federal Arnaldo Jardim (PPS-SP) e três secretários do governador Geraldo Alckmin, licenciados do cargo de deputado: Edson Aparecido, José Aníbal e Rodrigo Garcia; na prática, os envolvidos no esquema de propina em governos do PSDB que não ocupam cargos políticos terão direito a recorrer a outras instâncias da Justiça, algo que não ocorreu na Ação Penal 470; em 2012, o STF decidiu não desmembrar o julgamento do ‘mensalão’, apesar de apenas três – de 38 – terem direito ao foro especial; réus como José Dirceu, José Genoino e Delúbio Soares foram, portanto, direto para a corte suprema; decisão sobre o cartel foi do relator, ministro Marco Aurélio Mello

     

    8 de Janeiro de 2014 às 17:43

    247 – O ministro Marco Aurélio Mello, do STF, decidiu desmembrar a ação que investiga a formação de cartel em licitações do Metrô e da CPTM durante governos do PSDB no estado de São Paulo. Com a decisão, apenas os envolvidos na denúncia que têm direito ao chamado foro privilegiado serão julgados pela corte suprema (quatro, de dez réus). No caso dos outros seis réus, o processo volta para a Justiça Federal de São Paulo.

    A decisão seria natural e correta, não fosse uma lembrança recente. Em agosto de 2012, o mesmo Supremo Tribunal Federal decidiu, por 9 votos a 2, que a Ação Penal 470, o chamado ‘mensalão’, que envolve dirigentes petistas, seria analisada integralmente pela corte, e não desmembrada. No caso, apenas três de 38 réus tinham prerrogativa de foro especial, por serem parlamentares: os deputados João Paulo Cunha (PT-SP), Pedro Henry (PP-MT) e Valdemar Costa Neto (PR-SP).

    Na ocasião, advogados de defesa de réus que não tinham foro privilegiado entraram com recurso pedindo para que o processo fosse julgado separadamente, com seus clientes respondendo em instâncias inferiores. De acordo com a Constituição, têm foro privilegiado apenas parlamentares, ministros, presidente e vice. O relator da AP 470, ministro Joaquim Barbosa, rejeitou o pedido e foi seguido pela maioria dos ministros. O plenário decidiu que as acusações do processo estarem ligadas ao mesmo fato justificaria que todos fossem julgados simultaneamente.

    No processo do cartel tucano, ficam sob o julgamento dos ministros do STF o deputado federal Arnaldo Jardim (PPS-SP) e três secretários do governador Geraldo Alckmin (PSDB), licenciados do cargo de deputado: Edson Aparecido (Casa Civil), José Aníbal (Energia) e Rodrigo Garcia (Desenvolvimento Econômico e Social). O caso já tramitava na Justiça Federal de São Paulo, mas foi transferido para o Supremo pelo envolvimento dos quatro parlamentares. A ação, que terá a relatoria do ministro Marco Aurélio Mello, corre em segredo de Justiça.

     

  55. Engraçado, por onde andam

    Engraçado, por onde andam aqueles que atacavam o PT por ter ser tornado cordeirinho?

    Tem que reagir sim, e isso não foi feito de forma atabalhoada, tá na cara que Eduardo Campos

    esta mais que cooptado pela mídia venal, não demora é capa da Veja, não demora estará   no

    Manhattan connection, não demora  vai dar uma de Tuma Jr., não demora vai inventar uma do lula.

    Quem não estiver satisfeito que vote  nele, mas ficar segurando onda de “mané? Se marcar ele

    perde até no próprio estado.

  56. Tenho curiosidade de saber

    Tenho curiosidade de saber quem é o moleque que anda redigindo pelo PT nas redes. Não faz nem 3 dias que me irritei com o perfil PTBrasil no Twitter, que em vez de ter postura institucional, passou a escrever como moleques agitando briga no ginásio, a respeito do Aécio e as enchentes em Minas. Agora isso.

    Se a idéia é atingir a juventude depois da reflexão do mês de junho, estão indo pelo caminho errado. Até o Romário está conseguindo um discurso jovem no Facebook, sem deixar de apresentar propostas em tom compatível com a instituição da qual ele faz parte. Aliás, não é raro ver alguém compartilhar uma fala do ex-jogador. Mas do “novo” PT, por enquanto nada.

  57. Alexandre Weber o problema

    Alexandre Weber o problema dos petistas é que eles são arrogantes. Qualquer um que discorde do  pensamento deles é massacrado. Eles se parecesem mais com uma orda de bárbaros. Mas a arrogância precede a queda.

     

     

    1. Não é verdade

      Não é verdade Nivaldo!

      Existem no Brasil apenas 30% de petistas. O restante é Anti-PT!

      A tal de discordância de pensamento que você alude é apenas isso: “anti” o que aqui está, sem programa nenhum, apenas sendo mexida pelos ventos do PIG ou por causas pessoais mesquinhas. 

      1. E as águas turbulentas que o Brasil está atravessando

        Parece que você não mora no Brasil.

        O Povo não têm dinheiro nem para tomar uma cervejinha no bar da esquina.

        A economia está produzindo uma tragédia social, destas que não tem voluntarismo que dê jeito.

        É do couro que sai a correia, esta tragédia, por mim alertada aqui no blog há muito tempo, não caiu do céu agora, vem sendo cevada pelo PT há anos, agora, quem planta chuva, colhe tempestade.

        Um programa de governo que equacionasse possibilidades e riquezas do Brasil e acordasse com o povo e as elites um plano para que isto não ocorresse teria tido o condão de subtrair muita dor e sofrimento à nossa população.

        Agora Inês é morta!

        1. Aqui na minha cidade não é

          Aqui na minha cidade não é isto que observo.

          Nunca vi tanto investimento nesta cidade. Construção civil, industrias sendo instaladas, aumento considerável em infra estrutura de educação e saúde(isto, depois que o PT assumiu o governo federal), restaurantes lotados, grande aumento em profissionais que prestam serviços, de eletricista a cabeleireiros, fisioterapeutas, enfermeiros,etc.

          Trabalho em um banco e posso perceber como aumentaram as aplicações em renda fixa, poupança(para quem tem dinheiro sobrando) e os empréstimos, tanto PF quanto PJ(para quem tem dinheiro faltando) que quer investir.

          Também, nunca se vendeu tanta cerveja.

          As três novas distribuidoras de cerveja(Polar, Itaipava e Budweiser/Kaiser) na cidade comprovam o fato.

          Isto sem falar nas importadas que antes não víamos por aqui.

           

        2. Vivo, trabalho e dou emprego

          Este Governo do PT foi que me animou a montar a minha própria empresa, e hoje tenho 12 funcionários satisfeitos. Não para de aumentar a minha carga de trabalho e pretendo abrir outra empresa em parceria com outras do meu ramo.

          Este Governo do PT foi que me animou a casar, viver melhor e contratar empregada com carteira a assinada.

          Para sua informação, passei desempregado quase exatamente nos oito anos do Governo FHC!

          Vai dar conselhos a outro!

          1. O sonho

            Caro Alexis, um cara muito mais esperto do que eu têm a frase lapidar para a sua situação:

            A gente acredita no que têm de acreditar, quando precisa acreditar.

            Mas nem você, nem eu temos o condão de mudar a realidade econômica do Brasil e esta é crítica, com o povo já muito endividado e com perspectivas quase nulas de quitar seus débitos, muito pelo contrário.

            A causa, na minha discussão que ficou sem contra argumento, é o imposto sem contrapartida confiscatório das taxas cobradas pelas operadoras dos cartões de crédito.

            Não sei a veracidade dos números, mas o que corre é que 61,38% dos brasileiros estão rolando uma dívida no cartão de crédito sem perspectivas de pagamento.

            O povo já está de joelhos.

        3. Alexandre Weber, você está

          Alexandre Weber, você está convidando para tomar uma cervejinha comigo no bar da esquina.

          Vamos discutir política numa boa, pois discordo totalmente de comentaristas que acreditam que petista é fanático que não aceita críticas. O Mercadante, por exemplo, pode ser criticado à vontade e eu concordo.

          Moro em MG, estado governado pelo PSDB e por Aécio Neves, durante 8 anos, cujo maior legado é a Cidade Administrativa, elefante branco que não trouxe nenhum benefício para a população e custou 1,2 bi.

          Essa de dizer que o povo não tem dinheiro não condiz muito com a realidade dos fatos. Não sei que agruras você passa no momento, mas A MAIORIA das pessoas que conheço não estão reclamando de falta de dinheiro, não tenho nenhum familiar desempregado, nem do meu lado, nem familiares do lado da minha esposa.

          Mas, pode ficar tranquilo quanto às cervejinhas: EU PAGO.

    2. Não é tão assim

      Não são todos os eleitores do PT que se comportam assim. Meus amigos presenciais, por exemplo, não. Eles aceitam que pode existir oposição e críticas, do mesmo modo que em 2002 se fazia oposição e críticas ao PSDB.

      Mas concordo com você que a postura de alguns militantes aqui não é nada construtiva. Ficam brigando com as pessoas como se ao elas falarem de problemas fossem as criadoras dos problemas.

      Tem um pouco de messianismo nisso. Em 05 de outubro iremos escolher um/a líder de governo, que terá várias funções, principalmente escolher uma equipe de ministros que faça boa gestão de orçamento e programas.

      Mas as pessoas falam como se tratasse de uma guerra civil.

  58. Eu gostei

    Reflete o anseio da militância. O texto é afiado e bem redigido. Aliás, gostaria que agora o autor escrevesse, esclarecendo aspectos que o PT se omite de divulgar sobre Marina. Com essa omissão petista, a senhora em questão prossegue, impávida e impunemente, enganando os incautos e a juventude. Depois vão reclamar que ninguém avisou. Há muitos fatos incontestáveis nada nada abonadores dessa senhora, mas o PT se cala, enquanto ela lhe faz ataques mordazes à vontade, e quem cala consente: e o PT sempre se cala. Não estamos gostando de ser saco de pancadas, principalmente desse tipo de gente sem moral. É preciso que se esclareça de quem vem a crítica, afinal, o meio é a mensagem. Reprovamos a ingratidão como atitude, e esses são bons exemplos disso. 

  59. Olha, o pessoal do PSB nos
    Olha, o pessoal do PSB nos comentários já gastou todo discurso e só mostrou pessimismo, desconhecimento e tucanagem. Tô esperando o tal nababesco Programa de Governo mas foi só blefe.

    1. Anti pasmaceira do PT

      O PT já mostrou a tragédia que é governar sem programa de governo que valha o nome. Mais ainda, para eleger a Dilma vendeu a alma para o diabo, digo a banca.

      Qualquer coisa anti-isto já será um ganho de qualidade sem tamanho para o povo e a nação, mas pode esperar mais, gente com inteligência e conhecimento para produzir um programa que realmente equacione os problemas brasileiros e coloque soluções factíveis, críveis e negociadas será apresentado muito antes do que você imagina.

      1. Para quem no primeiro

        Para quem no primeiro comentário disse em negrito que o Projeto de Governo do PSB é o “ó-do-borogodó”, admitir em poucas horas de discussão que não passa de uma “coisa anti-isto” é um retrocesso enorme. Diria até vergonhoso.

        Não prometa o que não pode entregar. Fazendo isso o PSB fica ainda mais parecido com o PSDB (como se fosse possível!)

        1. Falta de Norte, Rumo e Estrela do atual governo

          Acontece que quem governa o país hoje está perdido no mato sem cachorro e o povo e a nação, por consequência, junto.

          A assimetria da falta de programa de governo é muito grande, o PSB irá governar só em 2015 enquanto que o PT causa estragos há mais de 13 anos.

          Mas o programa existe, eu garanto.

          1. Compra que o Alexandre garante!

            Convenhamos que para convencer o eleitor é necessário bem mais do que sua garantia. E não transmite confiança nenhuma você dizer que é fiador de um programa que nem conhece ou que nem mesmo existe.

              

          2. Estou feliz perdido no mato

            Teço enormes críticas ao PT, devido a alguns problemas governamentais e a pouca ação em alguns setores.

            Porém, essa de O POVO e A NAÇÃO perdidos no mato sem cachorro me fez rir.

            A maioria do povo então, está perdida no mato sem cachorro SATISFEITA COM O GOVERNO ATUAL,

          3. Rir para não chorar

            Sê queres despojá-lo é preciso primeiro presenteá-lo.

            Cruel, mas verdadeiro.

  60. Esse post serviu pra mostrar

    Esse post serviu pra mostrar duas coisas:

    90% dos leitores desse blog são militantes petistas.

    Militantes quase sempre são irracionais, tratam política como Fla x Flu.

    1. Fla X Flu

      Negar o direito de participar aos menos versados nas artes políticas é anti-democrático, na minha humilde opinião.

    2. Acho que este e alguns outros posts

      serviram para mostrar que quem tem chances de crescer é Campos mesmo, não fosse isso ele não incomodaria tanto.

      E que Aécio desapareceu do imaginário. Mal se vê o nome.

      1. Chances

        Chances ele tem de crescer, considerando a sua ainda baixa rejeição, que permitiria canalizar votos Anti-PT, insuflados pelo PIG. De qualquer modo, estamos acostumados a ver, aqui neste blog, enorme quantidade de posts e comentários em favor dele, apenas que são provenientes de uma pessoa só: você! E, embora você sea inteligente, articulado e fale muito, o seu voto é um só!

        1. Nananinanão

          Tem vários comentaristas que poderão votar em Campos. Weber, Frederico e Militão, por exemplo.

          Se matérias em clipping são tornadas posts não é minha responsabilidade.

           

    3. Blog de gente comprometida

      A maioria deste blog é de gente pensante e comprometida com um futuro melhor para o Brasil e os seus filhos. Dentro desse tipo de pessoas, é natural que a maior parte delas enxergue no PT e no atual Governo a melhor opção política para o Brasil, durante um bom tempo.

      Se a Revista Caras tivesse um blog, provavelmente o resultado do seu enquete seria outro bem diferente.

      Entre os leitores da folha, você também irá achar um outro perfil. Eu acompanho vários blogs e este é um dos mais democráticos e participativos. Gastamos parte do nosso tempo em trocar ideias e, por que não, em defender o que achamos certo. Brigamos em muitos aspectos, mas estamos juntos nos temas relevantes para o futuro do país.

  61. Eu concordo com o Nassif, por

    Eu concordo com o Nassif, por dois motivos: 1 – Nem acredito que estamos ouvindo um POLÍTICO, depois de quase um ano escutando magistrados, sem noção, ” politicando” e, 2- A disputa política voltando ao tatame político, como deve ser e sempre foi… Que a tentativa de usurpação da política pelo Judiciário tenha ensinado tanto a nós qto a nossos adversários. É ano de eleições, que falem os canditados e calem-se os magistrados. Sejam bem-vindos a disputa TODOS os partidos, candidatos e militantes; façamos o bom combate como sempre fizemos até que o STF decidiu entrar para tirar o brilho das campanhas… Vambora do nosso jeito, sem dar a menor atenção a esses caras; todos os candidatos são representantes de alguém e merecem nosso respeito. Boa campanha para todos nós e lembrem-se, urna não registra toga. O PT tem sido muito atacado pela mídia. MPF e STF; Eduardo Campos é um político, não é idiota e sabe disso. Tenho certeza que, partidos, candidatos e militantes, saberão separar as eleições da tentativa de golpe do STF. As eleições de 2014 são uma luta nacional e não partidária; que todos os partidos de DEM ao PSTU saibam avaliar isso. Cada partido, a seu modo, deseja um país melhor para todos nós; bem ao contrário do STF que, deseja para 2014, um país melhor, apenas para seus membros. Não são como nós; Não passarão.

    1. Cristiana, não é possível

      Cristiana, não é possível separar o debate político-eleitoral da tentativa de golpe. Porque houve um golpe mesmo. Apenas não foi consumado nos moldes tradicionais. Mas, deixou uma marca indelével no PT, como associado a corrupção. Se o partido decidiu se esquivar de abordar essa questão eminentemente política, poderia, pelo menos, divulgar e exaltar os feitos dos seus parlamentares presos políticos, que sabemos, não foram poucos. Genoino, por exemplo, foi o 1º que ouvi falando em desmilitarização das polícias, na década de 90, e muito tentou polemizar o tema reforma política. Mas, nem isso o partido faz. Persiste calado, portanto consentindo, ao ser torpedeado por todos, inclusive, por suas crias, como Marina. E quem tem que ficar diuturnamente corrigindo as informações errôneas propagadas somos nós, a militância ou simples eleitores e simpatizantes, além dos jornalistas autênticos, cuja voz é encoberta pelo berreiro da midia. Talvez tivéssemos que ter um meio próprio para nos expressar, não sei, mas essa voz tem que constar. 

      1. nilccemar, é certo que sua

        nilccemar, é certo que sua voz está constando e muito… é sério.  Com relação ao Golpe, concordo e acho mesmo que já foi dado, por isso minha felicidade em ouvir algo de político para político… campanha mesmo… Já estava de saco cheio de bater boca com magistrados. Vamos apostar todas as nossas fichas na política, de sempre; depois a gente muda tudo mas, agora, a gente ´que se livrar dessas togas!!!!

        1. Cristiana, essas togas estão

          Cristiana, essas togas estão impedindo Haddad de governar. 1º barraram a implantação do imposto progressivo, agora impediram a continuidade dos corredores de ônibus. Como vamos nos livrar dessas togas com o PT tão inerte ? E nós ? Ainda nos esmerando em coletar dinheiro para pagar a absurda multa ( ! ? ) legitimando ainda mais a farsa ! Temos que pensar melhor nisso tb. Parece que estão ( ou estamos ) reféns de sequestradores ! Mas, de fato, esse candidato é café pequeno perto dos togados golpistas, tem razão, Cristiana. Porém, o texto do militante sinalizou a insurgência necessária, mesmo que contra esse pequeno objeto, que, no entanto, no simbólico, significa traição. Estamos lidando com valores morais. 

  62. Esse papo de traíra é tolice também

    Marina e Campos e Paulinho da Força e Dutra e sei lá mais quem são traíras por terem deixado um partido ou uma coligação?

    Oras, essa camisa de força não existe e o Brasil é famoso pelo pluripartidarismo e recomposição de coligações, com diferenças entre níveis federal, estadual e municipal.

    É tudo no fundo facção de um projeto geral muito parecido.

    Eu lembro quando nos anos 1980 (que eu queria votar no PT, olha só…) meus parentes e amigos pediam pra eu votar no MDB, pois as eleições eram em turno único, para evitar a Arena (já travestida de PDS) de Maluf. Ok.

    Depois nos anos 1990, meus parentes e amigos falavam que quando o PT não fosse viável, era pra votar no PSDB de Covas e Montoro para evitar o PMDB do Quercismo. Ok.

    Agora querem que eu vote no PT aliado a Maluf (agora PP) e ao que sobrou do quercismo, mais o que migrou da Arena travestido de PSD (que abriga Kátia Abreu), para evitar o PSDB?

    Um desses blogs ácidos, não sei se amigos da Dilma ou algo assim, fez no começo de 2012 um post “ácido” em relação a Maluf (porque ia apoiar Serra.) Guardei o link. Meses depois o post “sumiu”…

    Isso não é mais ideologia, é gincana.

    E entre PFL (hoje DEM), PSD, PP, PR, PRB, etc eu já me perdi sobre onde tem mais ex-Arena. Se eu acho legal o PSB ter filiado Bornhausen? Não, não acho. Mas também não me choca nessa confusão toda.

    Mas além de que eu acho fútil chamar pessoas próximas, e que foram aliados de primeira hora até muito recentemente, de “traíras”, acho igualmente equivocado vaticinar o fracasso em função disso.

    Afinal de contas, em algum momento do passado o PSDB saiu das costelas do PMDB, que de tão grande valia pela coligação atual.

    E os neoalidos Cabral, Paes, Fruet, Ciro Gomes, todos já foram, por sua vez, “traíras” do PSDB.

    Só é traíra quem sai, mas não quem sai dos outros?

        1. Falou sim

          “querem que eu vote no PT aliado a Maluf (agora PP).”

          Maluf e o partido dele apoiam o PT, em determinados lugares e não ao contrário.

          1. Exatamente

            PT é aliado a Maluf em SP e aliado no plano federal também, pois PP tem ministério.

            Ser aliado não diz quem apoiou quem, diz apenas que é aliado.

            E um blog governista, em um processo “à la 1984” apagou fortes críticas a Maluf tão logo se confirmou a aliança com Haddad.

            Não falei nada demais, você e Diogo é que estão procurando pêlo em ovo.

          2. pois é traíra é traíra

            mas aliado bom é o maluf. 

            esse não trairá um aliado enquanto puder lucrar. enquanto a grana estiver rolando solta o maluf estará lá, todo sorridente.

             

    1. Não. Observe que nunca

      Não. Observe que nunca ninguém chamou Erundina de traíra. Ela saiu do PT, teve seus motivos, e tem continuado íntegra no partido de adesão. Muitos outros saíram do PT e não são chamados de traíras, ninguém chama Ivâ Valente de traíra, nem Heloisa Helena.

      Eduardo Campos não sei se seria o traíra típico. É assim considerado porque, praticamente, foi apadrinhado por Lula, que sempre manteve por ele muito carinho, incluive em respeito ao seu avô, Miguel Arraes. E não é demais atribuir-se seu sucesso eleitoral na eleição a governador a esse apoio que Lula lhe deu, ele era ministro de Lula tanto quanto Dilma e Marina. Assim se destacou, depois saiu do governo, foi tentar sua carreira solo, muito bem até ai, mas se aliou a adversários político-ideológicos históricos, como Bornhausen e Heráclito Fortes ( ! ) Ai, traiu também a história de seu avô, se unindo aos que o perseguiram ( ! ) 

      Agora, no caso de Marina a coisa é bem grave. Quem seria Marina se não fosse seus 20 anos de PT ? Como pode ter passado no partido 20 anos e depois sair destilando tanto veneno ? Esteve enganada durante 20 anos ? O que ela é na vida política deve ao PT, isso não há dúvida alguma. E mais, ela deve, pura e simplesmente, a própria vida a alguns petistas. Teve uma doença no sangue, diagnosticada por David Capistrano, por quem foi tratada, mas depois teve que ser removida para os USA para tratamento, o que conseguiu graças à interferência de Genoino e Dirceu. Assim sua vida foi salva, mas não consta que ela os tenha sequer agradecido.

      Trata-se de uma questão de ingratidão, é o popular cuspir no prato que comeu; isso causa uma incontrolável indignação.

      1. Bom, entendo

        Indignações podem variar de pessoa a pessoa.

        A questão é que é razoável para petistas não quererem votar neles.

        Mas para o restante da população não há essa percepção.

        E não acho que usar essas adjetivações em redes sociais ajude em eleições.

        Vamos imaginar por absurdo que ocorra tal reviravolta que Aécio e Campos vão para o 2º turno.

        Os petistas irão preferir Campos e Marina.

        Não tem muita importância, no final.

         

        1. Quais adjetivações ? Traíra ?

          Quais adjetivações ? Traíra ? Alguma reflexão sobre a índole, personalidade, caráter, de agentes e/ou partidos políticos faz parte do debate político, não o descaracteriza, mormente quando especifica as ações das quais se derivou tal. Identifica as intenções não explicitadas no disurso oral, mas presentes no discurso da ação. Traidores da pátria, por exemplo, claro que têm que ser identificados. O que não faz parte é a propagação de preconceitos como trocar pejorativamente popular por populista, a luta pela autonomia da AL e seu símbolo Simón Bolivar por bolivarismo, e outros como chavismo, e outros ainda que são meras xingações e acusações vazias que vemos ai pela internet que nem dá para mencionar num site sério, como as que sofrem Lula e seu filho. Essas são formas reduzidas, esquemáticas, propagandísticas, sem reflexão nenhuma, mas a imposição de uma visão, de uma ideologia, tentando mudar a percepção histórica local e subverter valores sem debate, de cima para baixo, e percebemos que trata-se da visão do estrangeiro. O PT nunca inicia os ataques, e não pode sequer se defender ? Então, que debate teremos ?

    2. Eu lembro quando nos anos

      Eu lembro quando nos anos 1980 (que eu queria votar no PT, olha só…) meus parentes e amigos pediam pra eu votar no MDB, pois as eleições eram em turno único, para evitar a Arena (já travestida de PDS) de Maluf. Ok.

      Depois nos anos 1990, meus parentes e amigos falavam que quando o PT não fosse viável, era pra votar no PSDB de Covas e Montoro para evitar o PMDB do Quercismo. Ok.

      ou seja, os argumentos mudam o objetivo nao,  NAO VOTAR NO PT, desde 80,,,

      pelo jeito convenceram,,,,

  63. Publico e notorio que o PT

    Publico e notorio que o PT antecipou a baixaria para depois culpar a oposicao de baixaria. Sempre foi assim. 

    Atacar o PSDB e Serra e’ normal dado o cunho do partido, mas antecipar o ataque a Eduardo Campos e Marina, crias do lulopetismo, ja’ e’ demais…

    Se bem que ai e’ tudo vermelho, PSDB, PSB, Rede, PT sao todos monstrossauros daquilo contra o mundo que so’ existe neste subcontinente…..

    Isso que ainda  nem foi dado a largada oficial para a eleicao 2014, daqui a pouco comecam a aparecer os famosos dossies petistas contra Eduardo Campos..

    Eduardo Campos, Marina Silva, como Cronos, o lulopetismo comeca a devorar seu proprios filhos…..

    E nos da direita democratica, os liberais, completamente sozinhos, falando ao leo, desesperadamente tentando achar alguem que fale por nos. 

     

     

     

     

    1. Baixaria nenhuma

      O texto chega a ser até educado em relação aos fatos. Não passa de algumas verdades e ponto.

      Canalhice é se fazer de vítima!

       

    1. Desespero 2

      O PT está tão sem ação e perdido neste tiroteio que tenta colar estigmas em tudo e todos.

      O PSB é um partido de esquerda e por mais que você torça não irá mudar a realidade.

      Quem tucanou foi o PT que vendeu à alma ao diabo, digo a banca, para eleger a Dilma e fazer esta lambança com a governabilidade no Brasil.

      Fingir que a situação não é crítica é ir contra a realidade, que a própria mensagem no face do próprio PT já admitiu.

      Falta aptidão à Dilma para ser Presidênta do Brasil, coisa que obviamente não é para qualquer um.

      1. Nada disso

        Gente do PT escreveu uma crítica franca e responsável.

        É o PSB quem quer fazer papel de vítima neste episódio, cujo uso político tem sido mais amplificado que a própria filiação da Marina, demonstrando que o PSB nem fatos próprios é capaz de exibir.

        Aqui ninguém está perdido. O PT é e continuará sendo Governo, pois é o melhor para o Brasil.

        Acorda Weber!!!

      2. Já disse que AW ainda vive

        Já disse que AW ainda vive em1999 e está pensando que o país é governado pelo seu neo-aliado FHC. 

        INCAPAZ de trazer qualquer dado concreto que comprove suas milabolantes futurologias, ele acha suficiente copiar o discurso da direita nos jornais. Sem coerência, toma as dores dos banqueiros e em seguida reclama que o PT é pró-mercado. Diz que “falta aptidão à Dilma” sem QUALIFICAR sua crítica (demostrando sua falta de aptidão).

        É esse o “socialismo” do PSB? 

        Tô pegando no pé? Tô sim. Se um militante qualificado (sic) do PSB não consegue fazer nem mesmo uma análise concreta e factual, imagine o que conseguirá propor? Mais raso que um pires.

        Que o governo do PT esteja cheio de erros, é livre que sustente essa opinião. Mas ficar só nesse discursinho fácil sem capacidade de analisar nada e propor coisa nenhuma, aí merece ser cobrado. Afinal, seu partido quer eleger um presidente da república para fazer melhor. Ou só deseja ganhar a eleição e chegar ao poder, nem que para isso tenha que enterrar um bom projeto em andamento?

  64. É incrível

    O PT é massacrado pela grande mídia, insuflada e municiada pelos partidos de oposição, com ataques diários.

    As primas donas como FHC, Aécio e Campos atiçam o fogo e ficam em suas trincheiras sorrindo que nem virgens puras e impolutas.

    Quem estranha o clima ácido da política no mínimo não acompanha o dia a dia brasileiro.

    É o nababesco estilo brasileiro que não difere a forma do conteúdo e o mundo do faz de contas

    Chamar uma mulher de puta choca, mas angelicalmente chamar a mesma “como uma mulher que troca de marido como se troca de roupa” pode.

    Os comentaristas mais sagazes aqui do blog (aqui é maravilhoso) já tinham adiantado que a campanha seria de ataques.

    São pitonisas, ou conhecem o dia a dia da vida brasileira?

  65. Quanta felonia,hem seu

    Quanta felonia,hem seu Eduardo.Parabens Assis,sempre na mosca em seus comentários ,sem querer ser o dono da verdade.Menos,Gunter ,menos por favor.Uma eleição praticamente decidida no primeiro turno,e nos aqui jogando conversa fora.O que e pior,alguns preocupados com Eduardo ou enchendo a bola dele.Ultimo colocado nas pesquisas e se colocando como “novo”.Prefiro ficar o Patinhas( João Santana) ,quando disse,Dilma no primeiro turno,e os outros se matando embaixo.Ate agora,certeira a profecia.

  66. Pelo que tenho acompanhado, o

    Pelo que tenho acompanhado, o que irritou mais foi o “Playboy Mimado”. E, se passar recibo, pega: Playboy Mimado…rs

  67. Direitos de torcida e deveres do clube (e vice-versa)

    Vacinado há mutio contra esta míRdia, confesso que fui suscetível aos efeitos do veneno diariamente destilado, neste caso. Felizmente há blogs como este que servem como “soro anti-míRdico”, para uma rápida recuperação.

    Pelo tudo que agora li, entendo que os fatos são:

    1) O tal ataque não foi uma declaração oficial “do PT”, mas de apócrifo(s) num Facebook do PT.

    Daí vejo um erro em não separar uma posição do partido confundida com a de algum(ns) militante(s). A declaração deveria ter um autor(es) explicito(s), para não confundir posição de partido com declaração de militante.

    Algo como um “disclaimer”, como “as opiniões aqui expressas não refletem necessariamente as do partido …”, mantendo o apoio à livre expressão de seus militantes, sem confundir as coisas ou concordar com tudo.

    2) O texto foi muito mais uma crítica ácida do que um “ataque” (não tinha lido tudo, entrei na manchete … da míRdia!!!).

    Não chega sequer a ser baixaria, é aceitável para um militante, embora não o deva ser eleitoralmente para o partido, por razões de ética e nível tático.

    Embora ainda nas preliminares, sabe-se que táticas eficazes dependem muito mais de inteligência do que de emoção, o que não é comum em torcidas (militantes). Não costumam ganhar campeonatos e eleições.

    3) A míRdia (de oposição explícita) aproveitou, como sempre aproveitará qualquer chance de tumultuar contra o governo e seu partido. Se um vacinado entrou, imagine-se os demais (vacinados ou não)…

    Este caso é apenas exemplo de exploração miRdiática do negativo exacerbado de um lado e abafado de outro VERSUS o positivo exacerbado do outro e abafado do um.

    A discussão não é se “o texto é bom, baixaria, merecido ou injusto”. É sobre o efeito trazido.

    E isto é evidentemente de interesse dos torcedores e dos clubes. Incluindo os adversários.

    Bolinhas de papel são fáceis de atirar e trabalhosas de desmentir. Quando se desmascara tudo bem, Quando não, é munição cedida ao adversário.

    Distinguir trapalhões emocionados (ainda que com razão) ou mesmo infiltrados parece boa prática.Distinguir ações de torcida daquelas do clube. E assegurar que não existam provocadores infiltrados.

    Mantendo-lhes o essencial espaço nas arquibancadas.

    Para que o adversário não ganhe no grito.

  68. Cheguei atrasado, por isso só

    Cheguei atrasado, por isso só registro que achei a nota um pouco acima do tom. E não me parece producente, apenas dá mais visibildade ao Dudu, que ainda é pouco falado entre os não politizados.

    Mas é claro que o conteúdo só diz verdades. E não me parece uma nota oficial, mas sim um artigo opinativo de membro do partido, o que é diferente. Mas estrategicamente é questionável pelas razões acima.

    PS: Prefiro um PT mais aguerrido. Só falta acertar o cálculo estratégico. Ver o Mercadante comprar material didático da Abril sem licitação me deixa muito mais irritado

     

  69. Essa nota eu já antes!

    A nota do PT que foi primeiramente lida via facebook por mim, ontem de tarde, não traz novidade nenhuma de conteúdo. 

    Vamos ser sinceros: quem acompanha os blogs progressistas e compara as críticas feitas (por eleitores de LULA e DILMA + analistas da relação velha mídia e partidos políticos nos anos 2013 e início de 2014) ao Governador Eduardo Campos lê exatamente, com outras palavras dizendo a mesma coisa, o que está na nota.

    A única diferença é que a repercussão é outra (milhares de vezes maior) e serve de bala na agulha para a velha mídia “realizar suas indignações seletivas” e defender seus candidatos. 

    Quem lê os Jornalões pode me dizer se publicaram a nota na íntegra para todos lerem? Ou só colocaram algumas palavras pinçadas do texto para criar as polêmicas de sempre?

    Essa nota faz parte dessa estratégia do PT de em determinados momentos jogar para a militância – dando energia extra para a campanha de 2014. É feita para agradar a militância petista virtual. 

    Na nota do PT do julgamento do “Mensalão” nós tínhamos a mesma impressão. Era uma compilação de tudo o que foi dito pelos blogs progressistas sobre o Julgamento. 

    Mas, as duas notas vão além dessa ideia de que precisa ser petista para concordar com o teor dela. 

    A discussão que se abre é que temos mais do mesmo com Eduardo Campos, pelo que se percebe.

    O PSDB e seu candidato Aécio não decolam e estar acenando para a velha mídia é tornar-se um clone do que foi o PSDB, hoje, um partido que sequer o DEM parece querer como aliado. 

    A luta política tem lado, penso eu. Partido Socialista e velha mídia do mesmo lado? Só mesmo numa ingenuidade política das grandes. 

    Da mesma forma que PSDB – nunca pode abraçar qualquer modelo de sociedade Social Democrata aliado da velha mídia, nunca um Partido Socialista, aqui em maior escala, poderá implantar qualquer modelo de Governo Socialista, aliado da velha mídia.

    Apoio da velha mídia é suicídio partidário. 

    A mídia que está hegemônica no Brasil defende o Livre Mercado, o Estado Mínimo, o imperialismo Norte-Americano, os banqueiros, as grandes empresas multinacionais e não os interesses nacionais. 

    O PSB pode até vencer uma eleição com apoio midático, mas em três tempos vira o PSDB, não tenho dúvidas disto. 

    O PSB cresceu aliado do Lulismo e de DILMA.

    Agora, na oposição terá que enfrentar ao menos estas cinco contradições:

    1) a de ter apoiado o Governo Federal até parte de 2013;

    2) a de falar que o Estado não está bem-administrado pela Presidenta DILMA e ao mesmo tempo querer ser amigo e aliado do LULA, que fará o contrário, dirá que o Governo está bem-administrado e que a Presidenta DILMA é brilhante administradora;

    3) Terá o PSB que explicar o repentino apoio/aliança do PSDB, o número um em falar mal de LULA. (PSDB – partido que emitiu nota em apoio à Eduardo Campos por causa desta nota do PT);

    4) Ter espaço numa mídia que fala mal do LULA o tempo todo, para falar bem dele. Mídia que quer ver a caveira do PT e do LUA 24 horas por dia. 

    5) Apresentar um Programa de Governo socialista aliado do maior representante do Capitalismo Financeiro do Brasil que é a velha mídia. Alguém acredita que o Governador Eduardo Campos vai poder falar das propostas socialistas (se é que fazem parte do seu Programa de Governo) na velha mídia? Se sim, só para derrotar o PT? Ou para realizá-las? 

    Imagina o cenário de contradição! LULA foi um ótimo Presidente e o partido do Presidente não é ótimo. Como se fosse possível dissociar PT de LULA e LULA de PT. 

  70. Seu Nassif pois fogo em Roma,

    Seu Nassif pois fogo em Roma, , 11 hs da manhã e o post tá com 298 comentários, se continuar assim vai ser o post da semana. Coitadas das traíras, são sempre comparadas com a escória.

  71. A candidatura do Aécio tá tão

    A candidatura do Aécio tá tão ruim que para aparecer tem que falar bem do Eduardo Campos. É como se admitisse que o PT nem tá considerando ele como adversário em outubro, dada sua crescente irrelevância.

  72. Como o assunto está se

    Como o assunto está se esgontando, deixei para fazer um comentário um pouco mais longo no final.Pelo que entendi,toda celeuma foi criada em cima do fato de Eduardo Campos por,no entender da maioria, ser o benefeciario dos tais 66% de eleitores que clamam pelo tal “novo na política”.Quanto tempo se perdeu discutindo uma “tolice” dessa.Antes,quero ressaltar que Nassif nada tem a ver com isso.Esperto como é,jogou o anzol e o morderem como ele previu,não é nada,não é nada já passamos dos 300 comentários. Onde Eduardo se encaixa nessa historia de novo?Como já coloquei,fruto do lulopetismo em seu estado mais puro.Até outro dia, um dos mais ferrenhos aliados do lulopetismo.Tem hoje como maiores aliados,primeiro a mídia,mais suja do que pau de galinheiro,desacreditada e desmoralizada.Em estado comatoso,como diz PHA.A outra aliada, Marina Silva uma fundamentalista de direita e o mais importante,rahou a seita,quero dizer a REDE.Outro “forte” aliado Roberto Freire.Como todo humano,faz por dia tres refeições.No café da manhã se alimenta de raiva,no almoço se farta de ódio e no jantar se entope de ressentimento.Como podemos observar,onde Eduardo vai encontrar,achar,buscar,encaixar o discurso do “novo”A mim me parece e a população já percebeu,que Eduardo de novo não tem nada,pelo contrario,a vista dos fatos contra quais não há argumentos,trata-se de um aventureiro.Sua candidatura é, nada mais,nada menos,na forma e conteúdo,uma aventura política.Tem mais,duvido muito que boa parte do partido dele embarque nesta aventura.Me parece que se suicídou-se.E o resto,pergunta o outro,ora o resto é silêncio. 

    1. Tem um erro amplamente

      Tem um erro amplamente divulgado nesse tal “66% querem mudanças”. Isso é a soma de quem quer que o governo Dilma mude o rumo de algumas coisas e aqueles que querem outro governo (parecido ou muito diferente).

      Separando desses 66% aqueles que querem mudança mas com Dilma/PT à frente, temos que o número de insatisfeito que REALMENTE querem mudança mesmo, é exatamente igual ao número de votos da oposição (não achei os dados da pesquisa, mas já fiz esse cálculo na época).

      Ou seja, essa pergunta sobre mudança que deu 66% não é bem assim. Puro marketing político dos jornais à favor deste ou daquele candidato.

  73. Manifesto Gratuito e Inútil

    Nassif: não entendi esse repentino e desnecessário ataque do PT ao governador. Nos do povo já conhecemos o coronel Dudu, histórico e ambições desmedida, goela profunda e vazia, à procura de manjares políticos e econômicos. Conhecemos a infâmia e baixeza dos tucanos e dos demoníacos, seus asseclas. Conhecemos também do playboy das alterosas. Conhecemos dessa pseudo esquerda, que ignora democracia e na primeira contrariedade, normalmente na distribuição de benesses, debanda e sai falando mal do governo e vomitando ódio aos quatro ventos. Sabemos de uma elite atualmente desalojada das decisões. De fardas desbotadas, sonhando com reedição de AI-5. E o PT sabe que sabemos. Já demos mostra disto, em 2010, nas urnas. Então, por quê esse Manifesto”? A quem se dirigia? Que não a nós, hoje mais istruidos, alimentados e com perspectivas de futuro melhor, o que não tinhamos até 2003. Parece mais uma peça de narcisistas, ou como disse você, “retórica de palanque”, sem sentido, no momento, e que em nada contribui para a concretização dos planos governamentais, a duras penas implantados e executados. Melhor seria que esta ala fundassem nova agremiação partidária, a exemplo de Freire, de Erundina, de Eloisa Helena, de Marina etc.  Seriam mais práticos e úteis à nossa causa, a causa do governo atual, a causa do Povo!

  74. Militantes e simpatizantes do

    Militantes e simpatizantes do PT pensam assim mesmo, têm motivos pra isso e direito de se expressarem. Mas essa não é uma nota oficial do partido. Certamente na campanha a oposição vai partir pra baixaria, e a de Dilma não vai entrar nessa. Por enquanto, Campos e Marina ainda disputam quem vai ser cabeça da chapa que vai dividir os votos da oposição com Aécio, que ficou pra trás… Duas “crias” de Lula, traíras ou não, disputam a presidência do Brasil com outra “cria” de Lula, francamente favorita, sendo que o próprio ex-presidente mais popular do Brasil bateria quaisquer candidatos, caso quisesse se candidatar. Por fora, e minoritário, mas significativo, há o Psol, que também veio do PT. E ainda há quem tente questionar a grande importância e o sucesso de Lula e do PT no cenário político brasileiro…

  75. Caro Nassif, podemos

    Caro Nassif, podemos questionar se a manifestação petista foi oportuna táticamente ou sofrer algumas mudânças adjetivas. Acho apenas, que não podemos adjetivá-la superficialmente de “tolice”. A nota , embora com algumas adjetivações desnecessárias, traz à consideração para a luta politica, o “oportunismo” do PSB e o Sr. Campos. Desmistifica, o discurso da “nova politica” e a abertura para uma via “alternativa” , deixando claro, que o PSB, com Eduardo e a companhia de Marina, fazem parte do mesmo campo da direita, junto ao PSDB e outros, para o enfrentamento com o PT. Pois o PSB, preferiu o afastamento do PT, para juntar-se ao PSDB. Caminham juntos, forçando segundo turno, para combaterem o PT. O PSB, talvez, pense em substituir o PSDB no campo da Direita. Acho, que o companheiro poderia sim analisar a resposta, evasiva, despolitisada e escapista, tanto de Campos, quanto a oficial do PSB.

  76. Campos está atolado até o

    Campos está atolado até o pescoço no lamaçal da turma golpista, entreguista e antissocial (leia-se oposição demotucana,  PIG e ala podre da justiça). E não adianta tentar disfarçar. Os laços dele com aquela turma são mais do que óbvios. Nestas condições, não vejo nada de errado em devolver a ele uma pequena parte da “cortesia” com que eles tratam Lula, Dilma e o PT.

  77. Luis,como você já deve ter

    Luis,como você já deve ter percebido minha cachaça  e política(não bebo),substitui por política.Conheco dela um pouco.Reli os comentários,ainda sobre seu texto A tolice do ataque do PT a Eduardo Campos.Tenho certeza que você foi surpreendido por dois fatos inusitados.O primeiro-322 comentários.O segundo”E preciso que nada mude para que tudo fique como esta”. Sem querer,querendo,com seu texto,voltou a tona uma frase,já em desuso,dita nos anos Collor,pelo jornalista,com licença da ma palavra,Claudio Humberto,que doravante o PT vai adotar “Bateu,Levou”.Pode anotar.

  78. Essa nota foi muito mais para

    Essa nota foi muito mais para dar uma satisfação a militância do PT que propriamente um ataquele tolo a Campos. Quem milita no PT há décadas sabe muito bem que quem decide a eleição é o trabalho combativo. E espontâneo dos militantes, muitos ou em grande parte só aparecem nos períodos decisivos da eleição e nem filiados são. Terminada a eleição desaparecem no anonimato.São essas pessoas não vinculada a burocracia do PT que anda criticando a passividade do PT diante dos ataques da mídia, do STF e dos ex- aliados  que ” cospem no prato que comeram”.O PT vem sendo pressionado a dar uma resposta a esses ataques..Na minha avaliação , esse ataque de tolo não tem nada, visa manter viva  a combatividade desses militantes anõnimos  cansados da ” frouxidão” do PT. Tal como aconteceu no Congresso do PT, a militância cobra uma resposta contundente da direção do partido e de suas lideranças.

  79. É. Foi tolice mesmo. Só para


    É. Foi tolice mesmo. Só para dar uma satisfação qualquer. Mas esta bem escrita. É leve. Não é baixaria. Parece conversa de quem esta com ciumes. Acho que deve  parar por ai. No meu estado, Sergipe, Eduardo Campo fez um estrago considerável no PSB. Por pura vaidade mesmo, Exigiu que o partido rompesse com o atual governador que é do PMDB, e  que entregue as 3 secretarias que possui. Ora, para um partido fisiologico como o PSB, isso deve ser a morte. O pobre senador Valadares agora deve sair candidato a governador só para montar palanque para o Campos. O problema é que Valadares esta isolado pois seus potenciais aliados vão montar palanque para Aécio.  Veja que situação. Desestruturou uma aliança de mais de 10 anos no estado de Sergipe. Acabou com um “casamento” solido  que o PSB tinha com o PT e o PMDB. Jogou o PSB de Sergipe no gueto. Tudo isso foi obra de Eduardo Campos.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador