Alerj aprova privatização do Cedae e ao menos 20 são detidos em protesto

protesto-alerj_cedae.jpg
 
Jornal GGN – Nesta segunda-feira (20), a Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) aprovou o texto-base do projeto de lei que autoriza a privatização da Cedae, empresa estatal de águas e esgoto.
 
O projeto foi aprovado por 41 votos a favor e 28 contra, sendo que um deputado não votou. A privatização da estatal faz parte das exigências do governo Temer para o plano de recuperação fiscal do Rio de Janeiro. 
 
Manifestantes contrários à medida se concentraram em frente à Assembleia e saíram em passeata em direção à Candelária. De acordo com o jornal O Globo, ao menos vinte pessoas foram detidas, incluindo um adolescente que foi levado para a Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente. 

 
A PM afirma que um dos presos agrediu policiais e que outros manifestantes tentaram impedir a condução dos detidos. O Batalhão de Choque usou bombas de gás lacrimogêneo contra a multidão. 
 
Hoje (21), serão votadas as emendas do texto base da privatização da Cedae, em sessão ordinária que deve começar às 15 horas. Todas as 221 emenda apresentadas na fase de discussão foram rejeitadas nas comissões pelas quais o projeto passou. A oposição apresentou emendas que serão votadas em destaque, separadamente. 
 
O presidente da casa, Jorge Picciani (PMDB), ressaltou que, após a autorização para venda da Cedae, as novas medidas só serão votadas após o pagamento em dia dos salários dos servidores. 
 
Para Marcelo Freixo (PSOL), o valor que será obtido com a privatização é “pífio” se comparado com o deficit das contas públicas. “Sabemos que não é esse o caminho para sair da crise”, afirmou o deputado, falando na proposta do partido que oferecer, em garantia a novos empréstimos, a dívida ativa do Estado, no lugar das ações da Cedae. 
 
0gif-tarja-acesso_prioritario.jpg
 
Redação

5 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Sobre o RJ, pobre RJ

    Como, ao que aparece o Brasil é de SP e do PSDB, um estado como o RJ que NÃO é PSDB é um acinte a eles, vingança em curso, tem que acabar com o RJ. Não estou dizendo que os políticos de lá são santos, não é isso, mas em qualquer estado do Brasil, pelo menos a grande maioria, se forem feitas investigações sérias e não direcionadas, vão achar escândalos tremendos, mas o Governo de SP é blindado, faz o que quer e não vem ao caso. Acaba-se com o RJ e ES, por ex., a maioria do pré-sal está lá, e nada é por acaso para os golpistas, eles estão à solta, desvairados e embriagos e surtados pelo poder, s.m.j., o resultado é o desmanche do país e dos estados que lhes interessa levar à ruína. Santos como Aécio, Alckmin, FHC, Dória, Cerra e por aí vai, não vem ao caso, são probos e não vem ao caso, nada lhes acontece, e a roubalheira e o desmonte do Brasil continua, s.m.j. Um país que pode ter um Moreira Franco como ministro, um Alexandre de Moraes perigososo, ardiloso, com cara de fascista no STF não é um país sério, como dizia De Gaulle, corcordo com o estadista francês.

  2. alerj….

    Uma das jóias da coroa que o governo FHC não conseguiu privatizar da forma que gostaria foi a água. Uma, porque a ONU impediu tamanha barbárie. àgua sendo usado como ganho de capital em especulação em Bolsa de Valores. Então contas de consumo em todo o país tiveram uma reversão. Em todos os estados a conta da captação de esgoto, que depois será jogado no rio mais próximo, tornou-se cerca de 70 a 90% do valor das contas de água. Geraldo Alckmin, afamado Picolé de Chuchu, ficou sem investir por 1/4 de século no maior sistema de distribuição de água do Hemisfério Sul, o Sistema Cantareira. Levou a grande São Paulo à beira do colapso e da tragédia por falta de água, , enquanto especuladores ficavam milionários com as ações da Sabesp negociadas na Bolsa de Valores de NY. (E tem lunáticos querendo isto na Presidência da República?! Dá pra acreditar?!). Agora Temer, investe pesado na volta das Privatarias. Só não enxerga quem não quer. Um país que vergonhosamente não fornece água encanada nem rede de esgoto e tratamento, o próximo grande investimento nacional, para tirar o país do 5.o Mundo da Era Medieval, será a prestação deste serviço. Com empresas privatizadas finaciadas por enxurradas de dinheiro público para construir tais obras, quem não quer ter uma parcela desta mamata? (P.S. Para que criar uma empresa, investir, aguentar sindicatos e a legislação brasileira, uma esquerda burra anticapitalista, quando é só transformar uma Estatal em S/A e ser dono “anonimamente” de um pedaço desta empresa. Mercado e lucro garantidos de forma monopolizada e protegidas por Agências Reguladoras). O Brasil se explica.      

  3. Vão acabar privatizando até nossa dignidade

    Dizem que um CEO ou ex-CEO da Nestlé de nome Peter Brabeck-Letmathe teria sido favorável à privatização do líquido essencial à vida mas agora vi que ele não foi tão longe quanto a nossa elite sanguessuga:

    “A água que você precisa para a sobrevivência é um direito humano, e deve ser disponibilizada a todos, onde quer que estejam, mesmo que eles não possam se dar ao luxo de pagar por isso. No entanto, também acredito que a água tem um valor. As pessoas que usam água canalizada para irrigar seu jardim ou lavar seu carro devem arcar com os custos necessários para o seu fornecimento”.

    É o que teria dito o CEO da Nestlé. Ele é bem menos pior do que a nossa elite de merda.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador